Ir ao conteúdo

Ajuda: Preciso de ajuda na criação de um painel de leds

benitoneto

Posts recomendados

Postado

Sou bem novo nessa area e estou com duvida na criação de um painel de leds.

O painel é composto de 30 leds vermelhos de 2.0 v, 20 ma e 10 leds azuis de 3.3 v e 20 ma. Será utilizado fonte de 12v.

Para os leds vermelhos penso em utilizar 5 colunas de 6 leds cada ligadas cada uma por resistores de 1/4w 1ohms e nos leds azuis 5 colunas de 2 leds cada ligadas cada uma a resistores de 1/4w 270 ohms.

Esta certa esta conta ou existe forma melhor de fazer esta ligação.

Posso utilizar placa de fenolite para ficar mais organizado?Se sim, quais procedimentos devo tomar para não queimar nada.

Postado

Creio que não é aconselhável usar um resistor de tão baixo valor (1 ohm) pois, o risco de queimar os LEDs será grande, já que uma pequena variação na tensão de alimentação ou na tensão nos LEDs provocará uma grande variação na corrente.

Esses LEDs não suportam mais do que 30 mA. Supondo que todos sejam de 2,0 V exatamente, o que é muito pouco provável, se a tensão de alimentação for a 12,1 V, a corrente será de 100 mA.

O melhor é você ligar 5 LEDs e usar um resistor de 100 ohms. Nesse caso, mesmo que houvesse uma variação de 0,5 V na tensão de alimentação, a corrente aumentaria em apenas 5 mA.

• Membro VIP
Postado

Veja ai a solução para os led's vermelhor e entenda porque usei 11,999999999 Volts ao invés de 12 Volts.. Experimente você mesmo na calculadora

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=11.99999999999,2,20,30,0〈=pt-BR

Para os leds azúis use isso dai, aumente dois leds. Use doze deles

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.3,20,12,0〈=pt-BR

Pode até mesmo usar resistores de 100 Ohms ou de 120 Ohms..

Postado
Veja ai a solução para os led's vermelhor e entenda porque usei 11,999999999 Volts ao invés de 12 Volts.. Experimente você mesmo na calculadora

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=11.99999999999,2,20,30,0〈=pt-BR

Para os leds azúis use isso dai, aumente dois leds. Use doze deles

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.3,20,12,0〈=pt-BR

Pode até mesmo usar resistores de 100 Ohms ou de 120 Ohms..

Faller, posso usar resistores de 150 ohms em todos os leds? Não sou muito de ficar perdendo tempo e esses foram os unicos q achei pra vender fácil.

Com relação a placa de fenolite (tamanho 5cm x 7cm), posso montar esse painel nela? Precisa de algum cuidado especial?

post-1042948-13884965656378_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado
Faller, posso usar resistores de 150 ohms em todos os leds? Não sou muito de ficar perdendo tempo e esses foram os unicos q achei pra vender fácil.

Com relação a placa de fenolite (tamanho 5cm x 7cm), posso montar esse painel nela? Precisa de algum cuidado especial?

Um resistor de 150 Ohms, se percorrido por uma corrente de 20 mA estabelece uma queda de 0,02A x 150 ohms = 3 Volts. Desse modo resta para os led's 12-3 = 9 Volts

Para leds de 2 Volts teria de ser 9/2 = 4,5 leds

Ou usas 5 leds e o brilho fica pouco menor ou usas 4 led's na série e o brilho fica pouco maior... Quanto maior????

4 leds = 8 Volts => restam 4 Volts sobre 150 Ohms o que estabeleceria uma corrente de 4/150 = 27 mA, pouco forte (35% a mais) mais ainda tolerável. Reduz um pouco a vida útil dos leds quem sabe..

Se usares 5 led's seria => 5 leds = 10 Volts. Corrente = 2 Volts /150 = 13,3 mA, cerca de 2/3 do brilho máximo..

Para os leds azúis..

resistor de 150 Ohms 9V / 3,3 = 2,7 leds ..

O correto seria usar 3 leds e ter o brilho deles diminuido para 70% de seu brilho nominal..

12-(3x3,3) = 2,1 / 150 = 14 mA = 0,7

É isso, sua mania de não ficar perdendo tempo em achar os corretos valores tem um preço.

Ou o led fica "de olho arregalado" com cerca de 35% a mais de brilho, reduzindo sua vida útil ou fica "de farol baixo" com 70% de seu brilho nominal. Se isso não atrapalhar, tudo legal..

Fora disso nenhum problema...

Postado

Faller,

estarei procuranco os resistores de 100 ohms e asim que o projeto astiver pronto retorno com mais comentarios. Acredito que até o fim de semana esteja pronto.

Até então obrigado pelas informações.

Só continuo com duvida na placa.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!