Ir ao conteúdo

Som caseiro 5.1

leiriel

Posts recomendados

Postado

Colegas, primeiramente boa noite =)

Segundo que não sei se estou na área correta, caso não esteja por favor algum modera mova o tópico para mim por favor...

OK, vamos ao que interessa:

Eu tenho um som 2.1 aqui no meu quarto para o meu pc que deve ter uns míseros 10W RMS(este daqui: Apenas FOTO, não sei o modelo e especificações) porém tinha um grave aceitável. Porém como gosto muito de grave logo estraguei ele e agora não supre mais minhas vontades =(.

Fui procurar home theathers(confesso que sei pouquíssimo de áudio) e subwoofers mas o valor fica meio fora do meu orçamento.

Logo meu plano seria de construir meu próprio som 5.1 comprando os speakers e construindo as caixas.

Existe aqui no fórum algum tutorial sobre isso? Caso exista alguém poste o link por favor porque não achei na busca :(. Seria extremamente grato se encontrarem algum tutorial...

Caso não exista, alguém consegue me ensinar pelo menos o básico? Preciso saber pelo menos como montar um subwoofer e as outras 5 caixas "complementares" que pelo que entendo não precisam necessariamente do grave e combiná-las em um cabo para conectar no PC e tocar bonitinho =)

Também preciso saber quantos watts preciso para cada caixa, ou polegadas...Quero realmente fazer um barulhão, já que em 1 mês chega minha encomenda de espumas acústicas :D.

Não sei se soube explicar muito bem mas o básico que conseguirem ajudar já serei muito grato!

Quaisquer dúvidas também responderei de bom grado, gosto muito de construir minhas próprias coisas e este é o meu objetivo do semestre =).

Abraços e obrigado!

• Coordenador
Postado

Basicamente seria construir 4 amplificadores iguais com o CI TDA2030 (14W) e um amplificador com o CI TDA2050 (32W), totalizando 88W HI-FI RMS...

Links dos datasheets:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1458.pdf

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1461.pdf

Nos datasheets já tem até o desenho das placas que tem que ser construídas.

Lembrando que seria uma placa para cada canal.

Postado

Até aí tudo bem, eu me viro tranquilo com o que dá pra achar na net. Mas como juntar os 5 amps em um receiver e enviar pro pc de modo que ele reconheça ter 5 canais? Essa parte que eu realmente não faço ideia, porque acho que ao colocar tudo no receiver o pc vai entender as 5 caixas como um só canal e tal.. hahaha

Postado
Basicamente seria construir 4 amplificadores iguais com o CI TDA2030 (14W) e um amplificador com o CI TDA2050 (32W), totalizando 88W HI-FI RMS...

Links dos datasheets:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1458.pdf

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1461.pdf

Nos datasheets já tem até o desenho das placas que tem que ser construídas.

Lembrando que seria uma placa para cada canal.

só uma observação, ao invés de 4 seriam 5 amplificadores com o TDA2030, para que se formasse os 5.1 que ele deseja.

Até aí tudo bem, eu me viro tranquilo com o que dá pra achar na net. Mas como juntar os 5 amps em um receiver e enviar pro pc de modo que ele reconheça ter 5 canais? Essa parte que eu realmente não faço ideia, porque acho que ao colocar tudo no receiver o pc vai entender as 5 caixas como um só canal e tal.. hahaha

como você vai juntar eu não sei, mas se você é iniciante o mais prático seria montar esses amplificadores em cima de uma forma de mdf para começar, usando "talvez" uma fonte de pc para alimentar as várias placas.

cada placa vai utilizar um determinado comprimento (? m) de cabo coaxial flexivel 0.75mm (ou menor do tipo usado em headfone) de onde vai ficar até onde está localizado o pc.

para cada 2 placas você vai conectar esses cabos em conectores P2 stereo, o qual serão ligados nas saídas de áudio da placa mãe (pc), sendo L e R frontais em 1 conector P2, L e R traseiros em outro conector P2 e o sub e a central em outro conector P2, não esquecendo de configurar a saída de alto falantes do pc para 5.1 no gerenciador de áudio do pc.

aguarde mais comentários para saber o tipo correto de alto falantes para essa sua configuração, "talvez" os mid bass ou coaxiais.

• Coordenador
Postado
só uma observação, ao invés de 4 seriam 5 amplificadores com o TDA2030, para que se formasse os 5.1 que ele deseja.

Bem observado Maclover!, Obrigado pela correção.

Postado

a parte "física" das caixas eu encontrei uns tutoriais bacanas ensinando como "acoplar" os speakers nas tábuas de mdf, passar os fios e isolar as respectivas caixas, onde eu acho que vou travar mesmo é na hora de configurar tudo pro pc reconhecer..

O BcPetronzio afirmou precisar de uma placa para cada canal...A placa que você se refere é a da datasheet que envio ou a placa de som off-board? Se for placas de som, um receiver já não possui as 6 entradas? Ou estou falando besteira e vou ter que trocar de placa-mãe para uma que suporte SEIS placas de som? rs

Postado

Se na sua placa de audio tiver as seis saídas, basta separar por par de caixas (speakers ou seja lá qual for o nome, não entendo de audio). 2 pares e 1 sozinho + Grave, no Cabo P2 você adapta para RCA, e então conecta um em cada caixa com exceção da caixa central... L frontal + R Frontal e C frontal (este deve ter os dois cabos RCA juntos, na mesma caixa, mesclado ou seja lá o que for) com o L traseiro + R traseiro e um para o grave. Nos driver de sua placa de áudio, você faz a configuração de modo intuitivo, não tem mistério.

Eu fiz isso utilizando caixas de som de um aparelho antigo do meu pai. Funcionou muito bem, mas pela idade das caixas, não tive perfeição no som.

• Membro VIP
Postado

na toni eletronica tem projetos bons de circuitos 5.1, e com praticamente "qualquer receiver" não custa olhar lá.

quanto a ter ou não 5.1 acredito que tu possas fazer isso artificialmente, ou conectar cada saída em 5.1 daí a fonte de áudio se encarrega

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!