Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem algo superquecido aqui...


Posts recomendados

Galera, é o seguinte. Montei essa config há 8 meses e nunca necessitei validar a garantia das peças, mas há umas 2 semanas, encarei alguns desligamentos repentinos em meu PC. Acontecem geralmente enquanto jogo Dota, mas agora a pouco, aconteceu enquanto jogava BioShock. Atualizei drivers de GPU, monitorei as temperaturas fora dos games, mas nada descobria. Como minha casa é meio quente, suspeitei de superaquecimento, então tive a ideia de remover a tampa lateral do gabinete e colocar um ventilador de ambiente do lado... E, acreditem, deu certo! 1 semana sem desligamentos, caso o gabinete esteja sendo ventilado. Não, não é uma bluescreen, e sim uma blackscreen + sound loop. É como se o monitor não estivesse mais recebendo sinais de vídeo, e o PC não reinicia, nem nada, tenho que desligar manualmente pelo estabilizador. Ao reiniciar, o Windows nem dá uma mensagem de erro... Socorro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi a dúvida. Se o problema é aquecimento tem que melhorar a ventilação do gabinete.

E não deve usar estabilizador, estraga a fonte. Use um bom filtro de linha, veja tópicos em destaque em Fontes e Energia. Ao desligar sem fechar o Windows pode ter corrompido arquivos, faça uma verificação de erros no disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi a dúvida. Se o problema é aquecimento tem que melhorar a ventilação do gabinete.

E não deve usar estabilizador, estraga a fonte. Use um bom filtro de linha, veja tópicos em destaque em Fontes e Energia. Ao desligar sem fechar o Windows pode ter corrompido arquivos, faça uma verificação de erros no disco.

Então, a minha dúvida é: Qual das peças, caso superaquecidas, resultam nesse problema e o porquê disso ter acontecido a algumas semanas, se minha config tem, em média, 8 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é o seguinte. Montei essa config há 8 meses e nunca necessitei validar a garantia das peças, mas há umas 2 semanas, encarei alguns desligamentos repentinos em meu PC. Acontecem geralmente enquanto jogo Dota, mas agora a pouco, aconteceu enquanto jogava BioShock. Atualizei drivers de GPU, monitorei as temperaturas fora dos games, mas nada descobria. Como minha casa é meio quente, suspeitei de superaquecimento, então tive a ideia de remover a tampa lateral do gabinete e colocar um ventilador de ambiente do lado... E, acreditem, deu certo! 1 semana sem desligamentos, caso o gabinete esteja sendo ventilado. Não, não é uma bluescreen, e sim uma blackscreen + sound loop. É como se o monitor não estivesse mais recebendo sinais de vídeo, e o PC não reinicia, nem nada, tenho que desligar manualmente pelo estabilizador. Ao reiniciar, o Windows nem dá uma mensagem de erro... Socorro...

Olá amigo.

Antes de mais nada, poste por gentileza todos os detalhes da sua configuração (Proc, Placa mãe, Fonte, Placa de video gabinete etc)

De preferência se souber marca e modelo de todos.

Poste também a quantidade de Fans (ventoinhas auxiliares) que seu gabinete possui.

Baixe também o programa SpeedFan para fazer o monitoramento das temperaturas.

Deixe o pc ligado por cerca de 10min com apenas o SpeedFan executando, e tire uma PrintScreen.

Posteriormente, abra algum de seus jogos favoritos (também com o Speedfan aberto), jogue por cerca de 10min, volte ao programa sem fechar o jogo, e tire novo print. Poste todas as informaçeos aqui.

Baseaso nelas podemos descobrir a causa do problema, e lhe encaminharmos a melhor solução.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo.

Antes de mais nada, poste por gentileza todos os detalhes da sua configuração (Proc, Placa mãe, Fonte, Placa de video gabinete etc)

De preferência se souber marca e modelo de todos.

Poste também a quantidade de Fans (ventoinhas auxiliares) que seu gabinete possui.

Baixe também o programa SpeedFan para fazer o monitoramento das temperaturas.

Deixe o pc ligado por cerca de 10min com apenas o SpeedFan executando, e tire uma PrintScreen.

Posteriormente, abra algum de seus jogos favoritos (também com o Speedfan aberto), jogue por cerca de 10min, volte ao programa sem fechar o jogo, e tire novo print. Poste todas as informaçeos aqui.

Baseaso nelas podemos descobrir a causa do problema, e lhe encaminharmos a melhor solução.

Abraço

OK, lá vão:

Processador Phenom X4 965BE

HD Samsung 320GB

Uma humilde Placa de Vídeo GeForce GT430

MOBO Gigabyte 78LMT-S2P

Uma humilde Fonte Mymax 430W reais

Um Pente de Memória Kingston 4GB 1033MHz

O Gabinete não sei o dizer, só sei que é um Positivão MicroATX. xD

Na Desktop:

fiHuQcs.jpg

Enquanto jogo Dishonored:

A7DXeUy.jpg

E Dota 2:

SR7TjKw.jpg

PS.: Perdão por não ter cortado a Desktop, to sem programa de edição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, lá vão:

Processador Phenom X4 965BE

HD Samsung 320GB

Uma humilde Placa de Vídeo GeForce GT430

MOBO Gigabyte 78LMT-S2P

Uma humilde Fonte Mymax 430W reais

Um Pente de Memória Kingston 4GB 1333MHz

O Gabinete não sei o dizer, só sei que é um Positivão MicroATX. xD

fiHuQcs.jpg

PS.: Perdão por não ter cortado a Desktop, to sem programa de edição.

Certo. Configuração Ok.

Pelos icones em aberto da pra concluir que essa Screen foi tirada em com o Pc em descanço (IDLE), faltou então um teste de stress.

Como sugerido anteriormente, abra o jogo com o qual seu pc costuma superaquecer, jogue por cerca de 10min, então use alt+tab para acessar a area de trabalho e tirar uma nova Screen do SpeedFan.

No aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem duas possíveis causas para os desligamentos que vem lhe aborrecendo.

O primeiro deles é o superaquecimento. Segundo a AMD, a temperatura máxima segura de operação de seu processador é de 62°. Então vemos claramente na Screen do jogo Dishonored, que a temperatura está muito acima do recomendado (78°).

Embora exista uma contradição, na Scrrem de DOTA 2, a temperatura está abaixo do recomendado, ou seja, não há motivos para o pc simplesmente desarmar.

Vamos então a segunda possibilidade, e em minha opinião a causa dos desligamentos, sua fonte de alimentação.

Esta Mymax 430W é um modelo genérico de baixa qualidade e não fornece a tensão rotulada. Mesmo sua configuração não sendo High End (topo de linha), a fonte de alimentação é um item vital para a saúde e bom funciomento do hardware.

Acredito que seja sim necessárias medidas para reduzir a temperatura, como a troca do cooler do processador por um modelo de maior desempenho e adicionar Fans para melhorar o fluxo de ar, mas atribuo os desligamentos a baixa capacidade de sua fonte.

Caso tenha oportunidade, teste seu pc com uma fonte de qualidade para que de imediato possamos eliminar esta possibilidade.

Passe na sessão de Fonte x Configuração e solicite auxilio, la eles podem lhe indicar as melhores opções para sua configuração.

Para uma melhor refrigeração geral de seu hardware, instale pelo menos 2 Fans de tamanho compatível com as furações de seu gabinete (as melhores são de 120mm), uma na parte frontal injetando ar frio no gabinete, e uma na parte traseira retirando ar quente, essa prática evita o acumulo de ar quente, transformando seu gabinete em um forno, e "assando" seu hardware la dentro.

Sobre os coolers, existem diversas opções.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476945091-cooler-master-hyper-tx3-tx-3-intel-amd-c-super-base-cobre-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-479610695-cooler-cooler-master-hyper-412-pwm-amd-e-intel-1300-rpm-_JM

http://www.kabum.com.br/produto/7377/cooler-coolermaster-hyper-212-plus-rr-b10-212p-gp

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-472691026-cooler-775-venom-vodoo-socket-2011-am3-melhor-que-v6-v8-_JM

Vale ressaltar que antes de efetuar sua escolha por qualquer item recomendado, faça uma medição em seu gabinete para ver se há realmente espaço suficiente para acomodar os coolers, evitando assim surpresas posteriores.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!