Ir ao conteúdo

Amplificador não inversor com capacitor

kito.eag

Posts recomendados

Postado

Vou te explicar bem o que e isso, um circuito passa faixa e um circuito formado por um capacitor e um indutor, o indutor matara as baixas, e o capacitor matara as altas, deixando passar apenas as frequencias medias ou seja: se o indutor matafrequencias ate 1khz e o capacitor mata acima de 10khz... então passara apenas as frequencias entre 1khz e 10khz..

Nao e o caso especifico desse circuito.. Poderia ate dizer que e um LPF, passa baixa, pois as baixas ele nao mata, as altas ele atenua NAO MATA...

Isso ai e a realimentaçao do amp, se entra 1vp e deve sair 10vp, os dois resistores atenuara os 10V para 1V, se a saida tiver maior que eu quero a tensão atenuada sera maior e isso sera comparada com a entrada, se essa tensão atenuada estiver diferente a da entrada o circuito ira corrigiar a saida... Se quiser entender isso tera que analisar um circuito amp transistorizado.

O capacitor esta ali so para que quando nao haver sinal, a tensão na saida seja ½VCC, mas para isso nao poderá ser atenuado, assim em dc o capacitor sera um circuito aberto e nao atenuara... E quando haver variaçao o capacitor comportara como um curto, sobrando apenas os dois resistores que ira atenuar o sinal.

Postado
Boa noite pessoal,

Estou tentando entender qual é a função do capacitor no circuito abaixo:

540x405

edit?usp=sharing

Esquema: https://docs.google.com/file/d/0B_YNfBKzwmIBWGxjLV85bzJad0k/edit?usp=sharing

Site:https://www.circuitlab.com/circuit/f868eh/op-amp-non-inverting-shelving-amplifier/

Alguém pode de dar alguma ideia?

Na realidade esse circuito é um circuito diferente e semelhante a filtro passa-alto.

Para dc tem ganho 1.

Este ganho vai-se manter até á frequencia definida pelo condensador e resistências.

A partir daí aumenta o ganho com a frequencia até se estabilizar de acordo com R1 e R2 .

O ganho volta a decair quando a frequência atinge valores do limite do opam.

Aqui tem a curva de resposta tipica.

.

Postado

Boa noite,

Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Fiz algumas simulações deste circuito no Proteus e percebi que ele é um circuito passa faixa mesmo. Demorei pra perceber isso porque ele passa uma faixa muito larga. Nos meus testes ele permitia a passagem de 3KHz a 2,6MHz. Procurei em vários sites mas não consegui encontrar um cálculo para este circuito.

Bcpetronzio, a fórmula que você citou é para calcular a frequência de corte abaixo ou acima?

Postado

Esse circuito nao esta ai para passar uma banda, nao confunda, a saida desse filtro e o pino - do ci.

Se testar na prarica vera q em altissimas frequencia ele funcionaria com um trap se o capacitor for eletrolitico, ele tera uma reatancia indutiva. Mas isso n e proposital por isso n pode chamar ele disso..

Vai ver q baixas frequencias a amplitude fica alta na saida desse filtro, e em alta frequencia a amplitude sera menor.

• Coordenador
Postado
Boa noite,

Bcpetronzio, a fórmula que você citou é para calcular a frequência de corte abaixo ou acima?

A frequência mais baixa.
Postado
Boa noite,

Fiz algumas simulações deste circuito no Proteus e percebi que ele é um circuito passa faixa mesmo. Demorei pra perceber isso porque ele passa uma faixa muito larga. Nos meus testes ele permitia a passagem de 3KHz a 2,6MHz. Procurei em vários sites mas não consegui encontrar um cálculo para este circuito.

Se é passa faixa mesmo, explique como controla a banda passante, isto é como calcula a frequência mais baixa e como calcula a frequência mais alta.

Mais como chegou a esses 2,6MHz ?

Qual a tensão de saída para tensões dc?

Qual o ganho do circuito a meio da Banda Passante?

Na formula indicada R é o quê ? R1 ? R2 ?

Postado

Ola Bastassim,

Desculpe nao poder responder sua pergunta. Eu também estou querendo muito mesmo entender este circuito. Pra chegar no valor 2,6MHz eu fiz uma simulaçao meio rápida no Proteus. Mas é bom desconsiderar este valor pois talvez nao fiz o circuito direito.

Pesquisei um pouco e encontrei este tipo de circuito no sensor ultrassônico LV-MaxSonar -EZ1 - Datasheet: http://www.maxbotix.com/documents/MB1010_Datasheet.pdf

Fiz uma nova simulação com base neste circuito e tive os seguintes resultados:

Ver anexos abaixo: Esquema, Simulação para 13KHz, para 42KHz e para 400KHz respectivamente.

O grande problema é que não consigo achar nenhum calculo para este circuito.

post-533186-13884965746362_thumb.png

post-533186-13884965746887_thumb.png

post-533186-13884965747352_thumb.png

post-533186-13884965747884_thumb.png

Postado

Esta fazendo errado, isso ai e um amplificador, como você quer medir o filtro se esta medindo apenas a saida do amp? A faixa de operaçao do amp n tem nd a ver com o capacitor, ele vai ate ele aguentar antes de defasar a onda toda..

você deve medir com o osciloscopio o pino - do ci, o filtro e apenas o resistor e o capscitor nao o Ci. Veja o que e um filtro lpf http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e7/Low_pass_filter.png

E exatamente igual o seu.

Postado

kito.eag

Algumas notas:

Compreendo que tenha feito a simulação como fez , mas note que ao usar o condensador na entrada elimina a componente continua do sinal.

No entanto mesmo assim pode medir a saida , sem sinal, e vai ver que vai ter um ganho = a 1, isto é a saida vai acompanhar a tensão de polarização que impos.Se alterar os valores de R6 e R7 a saída vai acompanhar essa alteração.

Para simular o circuito original deveria usar alimentação simétrica e referir os sinais ao ponto comum .Desta forma poderia avaliar o comportamento do circuito desde DC até as frequências mais elevadas.

Com os valores dos componentes que usou teste com:

100 Hz =» ganho ~~1

25 khz =» ganho ~~10

450 khz =» gango ~~50

Depois teste 50Mhz e vai ter ~~ 0

Isto é de frequências Dc a 1 khz vai ter ganho ~~1, a 450 kz vai ter máximo ~~50 e este ganho vai manter-se atá ao atingir os limites do opamp.

Note que os ganhos podem ter alguma variação conforme o ci usado.

Quando fizer as medidas com oslciloscópio atenção às escalas.

Os valores que obteve devem-se a ter escolhido frequências que se situam na zona de transição da resposta em frequência do circuito, isto é na zona de subida do ganho função da frequência.

A diferença desse circuito para um passa-alto reside em que o ganho nunca desce abaixo de 1 , mesmo para DC.

Agora pense e estude as perguntas que coloquei antes.

Espero ter-me feito entender.

Postado

mroberto98,

Fiz a simulação analisando o pino (-) como você disse. Ver anexo...

Se eu fizer isto, com base no sinal analisado, aparentemente teria um circuito passa baixa. Na simulação que fiz anteriormente, observei que quando a frequência aproxima dos 42KHz, o sinal fica mais intenso.

Obs.: Mudei a amplitude dos canais do osciloscópio para 20mV pra melhorar a visualização

Bastassim,

Vou fazer a simulaçao com fonte simétrica e depois posto o resultado. Fiz o esquema deste jeito pois encontrei um circuito parecido no datasheet do Sensor LV-MaxSonar -EZ1 http://www.maxbotix.com/documents/MB1010_Datasheet.pdf .

Veja o esquema em anexo.

Agradeço a atenção.

post-533186-13884965749095_thumb.png

post-533186-13884965749542_thumb.png

post-533186-13884965749976_thumb.png

post-533186-13884965750789_thumb.png

post-533186-13884965751226_thumb.png

Postado

Para entender o funcionamento do circuito seria melhor com fonte simples, com fonte simetrica o circuito ficara mais fácil, entender brm os capacitores de amp e melhor com fonte simples. Pelo menos foi assim que aprendi melhor.

voce perguntou nl inicio a funçao do capacitor, ele e os resistor puramente sao um filtro LPF! Agora se quer saber sobre o ci, no datasheet diz a frequencia de operaçao dentro outras coisas...

Postado

Bastassim,

Fiz a simulaçao com fonte simétrica como voce havia dito. Ver anexo.

________

Opa, percebi que voce editou o seu post. Depois que postei aqui que vi seu comentario. Vou fazer os teste nas frequencias que voce mencionou.

100 Hz =» ganho ~~1

25 khz =» ganho ~~10

450 khz =» gango ~~50

Depois teste 50Mhz e vai ter ~~

0

post-533186-13884965751918_thumb.png

post-533186-13884965752278_thumb.jpg

Postado
Para entender o funcionamento do circuito seria melhor com fonte simples, com fonte simetrica o circuito ficara mais fácil, entender brm os capacitores de amp e melhor com fonte simples. Pelo menos foi assim que aprendi melhor.

voce perguntou nl inicio a funçao do capacitor, ele e os resistor puramente sao um filtro LPF! Agora se quer saber sobre o ci, no datasheet diz a frequencia de operaçao dentro outras coisas...

Mais ma boa ocasião perdida....

O circuito inicial não é LPF.

Monte , use um gerador e oscilscópio e vai ver que tem nada a ver.

Postado
Bastassim,

________

Opa, percebi que voce editou o seu post. Depois que postei aqui que vi seu comentario. Vou fazer os teste nas frequencias que voce mencionou.

0

Desculpe estava a completar o post.

Ok meça e verifique.

Postado
O circuito do capacitor e os dois resistores sem o ci e mais um lpf q um hpf ou bpf.

a diferença de um lpf e q ele ira atenuar as altas nao eliminar completamente.

Lá vem a desculpa ....

Ninguém está a falar de circuito sem ci.

Será que ainda não percebeu isso.

Postado
Boa noite pessoal,

Estou tentando entender qual é a função do capacitor no circuito abaixo:

540x405

edit?usp=sharing

Esquema: https://docs.google.com/file/d/0B_YNfBKzwmIBWGxjLV85bzJad0k/edit?usp=sharing

Site:https://www.circuitlab.com/circuit/f868eh/op-amp-non-inverting-shelving-amplifier/

Alguém pode de dar alguma ideia?

Leia bem o que está pedido.

Estou tentando entender qual é a função do capacitor no circuito abaixo

Postado
Mesmo com o ci o capacitor + o resistor continua sendo praticamente um lpf.

Vai continuar a teimar mas só.

Eu vou esperar pelos testes do autor.

Aliás já os sei.

Postado

Ja sabe? Pelo menos deve saber que o conjunto de resistor com o capacitor filtrara baixas e altas para o pino - do ci, atenuara as altas. Me diga se isso e um passa banda?

Postado
Bastassim,

________

0

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=93229&stc=1&thumb=1&d=1367950461

Por esta figura que colocou já vê como o circuito funciona.

Repare que à medida que aumenta a frequência de 13k até 80k o sinal de saida aumenta.

O resultado a 400kz é normal pois depende do opamp.

Só falta confirmar o ganho 1 para frequênciasde 0 a ~~1k.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...