Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenciar valores iguais por meio de uma informação


Dinei

Posts recomendados

Olá, pessoal.

Estou com um pequeno problema. Possuo uma planilha com diversas transportadoras (20 ao todo) e cada uma delas tem uma pontuação referente ao resultado que desempenham durante o ano. Com estes resultados, preciso fazer um "RANKING" para demonstrar quais delas estão em maior evidencia.

O problema ocorre quando duas transportadoras contém a mesma pontuação. Para o RANKING de pontos, utilizei a fórumula "=MENOR" para me mostrar os menores pontos e depois um "=PROCV" para ligar o número de pontuação ao nome da transportadora.

No exemplo em anexo, as transportadoras 1 e 2 obteram a mesma pontuação de 350 pontos, mas na hora de calcular, a fórmula acha a primeira opção que vier na frente e à mantém.

A minha pergunta é:

Como posso fazer para diferenciar as pontuações iguais de uma transportadora da outra?

Desde já agradeço.

http://wikisend.com/download/355446/Ranking.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pessoal!

Primeiro gostaria de agradece-los, porque ambos resolveram o meu problema. :D

Mas tenho algumas dúvidas e curiosidades com relação aos métodos.

Patropi,

Achei o seu método bem simples. Não sabia para que servia a fórmula "=LIN". Fui até a parte de ajuda do excel e ví que ela "retorna o número da linha de uma referência." Essa parte eu entendi, mas o que eu não entendi, foi como você conseguiu fazer isso apenas dividindo o resultado por 1000000000. Não entendi essa lógica, pode me explicar?

zinhovba,

Cara, que fórmulas doidas são essas ??? :wacko: aushuahsuahsua!!!! :D

Apesar do seu método ser mais complexo, eu achei muito louco só pela complexidade dela *-*! Li e reli sobre as fórmulas que você utilizou e tentei entender a lógica. Algumas coisas eu entendi e outras não... As partes que não entendi estão em vermelho e gostaria que você ou mesmo o Patropi, se possível, me explicassem essa lógica.

1ª - =CONT.NÚM($B$4:$B$23)-(ORDEM(B4;$B$4:$B$23;0)+CONT.SE($B$4:B4;B4))+2

2ª - =DESLOC(B$4;CORRESP(MENOR($D$4:$D$23;LIN()-LIN(G$4)+1);$D$4:$D$23;0)-1;0)

Também queria saber quais destes métodos é menos suscetível a erros?

Posso usar qualquer um dos dois métodos sem problemas, caso eu tenha um número bem maior no meu Ranking?

Desde já agradeço pela paciência. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia Dinei

A função LIN() não tem nada de complicado.

Para entender a função digite numa célula =LIN()

Irá retornar o número da linha, então na fórmula onde tem a função LIN() é só interpretar.

No caso da minha fórmula: =B4+LIN()/1000000000

B4 + (nº da linha dividido por 1000000000.

No caso da fórmula do Alexandre, ;LIN()-LIN(G$4)+1)

O primeiro LIN() vai retornar o número daquela linha, menos LIN(G$4) que vai retornar o número 4,( pois ele digitou a coluna e a linha e travou o número da linha com $), mais 1.

Sempre digite só o pedaço da fórmula que você tem dúvida, em alguma célula da tua planilha para ver o resultado e entender a função.

Use também a tecla F1.

Espero ter conseguido clarear um pouco.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!