Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Q9550 + GTX 660 Gargalo?


jobjms

Posts recomendados

Oi galera!

Acabei de adquirir uma GTX 660 e achei que o desempenho nos jogos iria subir muito, antigamente tinha um gts250 em determinados casos acho que até piorou...

Minha placa Mãe é uma ep45-ud3l...

Tentei jogar crysys e tera e travou d+ acredito até que o desmpenho era melhor na minha 250...

Testei tb no D3 e continua tendo um bom de um lag de video quando tem muitos elementos na tela...

abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você atualizou o driver?Porque artefatos etc não era pra acontecer com jogos recentes como D3,eu tenho um q8400(não funciona mais) e de uma hd5770 para hd7850 não notei nada por causa do processador,mas o seu q9550 é melhor,sua placa mãe suporta até 1600mhz de FSB,então pode subir na bios,ou se não tiver pode usar programas como SETFSB(eu uso aqui para subir meu c2d e7400 de 2.8 para 3.4).

Mas desempenho cair é errado,é sua placa de vídeo com problema ou fonte,qual sua fonte(marca e modelo,não escreva "500w REAL"),porque se for uma bluecase da vida não vai durar muito suas peças,tambem cheque as temperaturas,um programa bem simples é o hwmonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera!

Acabei de adquirir uma GTX 660 e achei que o desempenho nos jogos iria subir muito, antigamente tinha um gts250 em determinados casos acho que até piorou...

Minha placa Mãe é uma ep45-ud3l...

Tentei jogar crysys e tera e travou d+ acredito até que o desmpenho era melhor na minha 250...

Testei tb no D3 e continua tendo um bom de um lag de video quando tem muitos elementos na tela...

abraço...

Não há gargalo. Mesmo se houvesse, o desempenho iria melhorar com a troca da placa, não piorar. O que ia acontecer é uma maior oscilação nos frames e alguma limitação com relação aos frames máximos... Lembrando que o Core2Quad Q9550 é um processador antigo, mas muito forte para a época. Tem um desempenho similar aos Core i3 LGA1155 da série 2xx0, o que não é uma marca ruim. E usando uma placa-mãe Intel P45, como é seu caso, não há limitação de performance, o que é ótimo! Tenho um amigo com placa-mãe idêntica a sua e ele só elogia, pois ela é muito boa mesmo. Entretanto, o ideal é ter no mínimo 4GB DDR2 800MHz em dual channel (ou seja, dois ou quatro pentes de memória iguais totalizando no mínimo 4GB). Se sua memória for DDR2 1066MHz e/ou for 8GB em dual channel (dois ou quatro pentes iguais totalizando 8GB), melhor ainda! Se estiver em single channel (um ou três pentes de memória ou pentes de memória diferentes), ter menos de 4GB e/ou for DDR2 inferior a 800MHz, pode ter certeza de que há limitação de performance aí, o que não é desejável.

Mas enfim... Endosso o que disse o colega acima: isso cheira a drivers mal instalados. Instalar driver por cima dos antigos ou fazer uma desinstalação porca antes da nova instalação pode trazer esses problemas de desempenho e até compatibilidade. Inclusive pode trazer bugs em jogos, o que vai te incorrer em erro pensando que algo está com defeito aí. O ideal é formatar o PC e fazer uma instalação limpa de drivers, mas se isso for inviável para você, faça uma desinstalação caprichada de todos os drivers de vídeo e instale a versão mais atual do driver de sua placa baixado no site da NVIDIA.

Informe o modelo da fonte do seu PC (da forma como o colega acima descreveu: marca e modelo - "Watts Reais" não existe), pois o problema também pode estar aí.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, obrigado pelas respostas.

Junto com minha placa de video comprei tb um HD então acabei de instalar o windows 7 e o driver da placa de video é o mais atual la do site da nvidia...

Vou colocar algumas imagens do cpu-z para ver se ajuda um pouco, ja que sou meio leigo...

Minha fonte é uma Ocz StealthXstream 500w

cpuzju.jpg

tempcn.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maximo 99 e minimo -25?Seu processador ta pegando fogo!troque a pasta termica dele e limpe o cooler urgente,o meu q8400 chegou assim quando eu limpei o cooler e não troquei a pasta,ficava a 90~95.Ou o sensor ta com problema,parece que até resetou e foi parar em --25ºC,mas provavelmente seu processador está muito quente,não sei como não reinicia,o gargalo deve ter sim não confio mais nos quads depois do meu q8400 fazer os jogos ficarem a 20fps e a placa de vídeo a 30% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, obrigado pelas respostas.

Junto com minha placa de video comprei tb um HD então acabei de instalar o windows 7 e o driver da placa de video é o mais atual la do site da nvidia...

Vou colocar algumas imagens do cpu-z para ver se ajuda um pouco, ja que sou meio leigo...

Minha fonte é uma Ocz StealthXstream 500w

cpuzju.jpg

tempcn.jpg

Cara, seu processador está fritando!!! É por isso que a performance está estranha aí!!! Recomendo a você comprar um cooler ou watercooler novo para seu processador e usar uma boa pasta térmica. Antes disso evite de ligar o PC novamente, pois a coisa está bem séria aí!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí: superaquecimento do processador.

TCase do 9550 é 71,4 graus.

http://ark.intel.com/products/33924

Qual é o gabinete usado ? Normalmente tem que ver a largura do gabinete para saber quais coolers vão caber, pois os mais potentes tem a cabeça de dissipação bem maiores que os coolers BOX da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, de qualquer maneira está ocorrendo gargalo sim... Eu tinha um pentium dual-core e5400, 4gb de ram com uma GTS 450, rodava tudo muito bem, mas os jogos lançados em 2012 já começaram a pedir mais. Fui montando meu pc aos poucos, comprei a minha atual GTX660 da ZOtac e o desempenho permaneceu quase o mesmo, e até apresentou algumas travadinhas, pois eu podia aumentar a qualidade, mas em ambientes abertos os FPS caiam demais... Isso ocoreu principalmente em Far Cry 3 e Tomb Raider; viajei para a casa dos meus pais, e meuj irmão tem um Q8200 + hd6850, e qual a minha surpresa de ver que os travamentos ocorriam igualzinho nesses jogos... no mês seguinte, com rei uma GA-b75m-D3H, Core i5 3330 e Memo DDR3 Geil 8gb 1600MHZ. Simplesmente triplicou o desempenho nesses jogos e também no fifa, que sofria para rodar também. Creio que você tenha que trocar mobo + Proc + Memória, como eu fiz, para poder usufruir da GTX 660 em sua plenitude... Até lá, vai ficar dando murro em ponta de faca, mendingando uns fps com otimizadas falhas. Até mesmo baixar a temperatura no processador não vai ter um ganho significativo...

A Arquitetura dos nehalen pra cá dão um banho nos Core 2 Duo e Core 2 Quad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelas respostas pessoal, essa semana vou fazer uma limpeza nele e trocar a pasta, posto o resultado em seguida...

eu tinha medo que minha placa gtx660 teria vindo com algum defeito mas pelo visto não é isso.

o slot pcie da minha placa-mãe é 2.0 isso deve somar tb aos meus problemas...

o que vocês acham?

o gabinete é bem grande é um g3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, de qualquer maneira está ocorrendo gargalo sim... Eu tinha um pentium dual-core e5400, 4gb de ram com uma GTS 450, rodava tudo muito bem, mas os jogos lançados em 2012 já começaram a pedir mais. Fui montando meu pc aos poucos, comprei a minha atual GTX660 da ZOtac e o desempenho permaneceu quase o mesmo, e até apresentou algumas travadinhas, pois eu podia aumentar a qualidade, mas em ambientes abertos os FPS caiam demais... Isso ocoreu principalmente em Far Cry 3 e Tomb Raider; viajei para a casa dos meus pais, e meuj irmão tem um Q8200 + hd6850, e qual a minha surpresa de ver que os travamentos ocorriam igualzinho nesses jogos... no mês seguinte, com rei uma GA-b75m-D3H, Core i5 3330 e Memo DDR3 Geil 8gb 1600MHZ. Simplesmente triplicou o desempenho nesses jogos e também no fifa, que sofria para rodar também. Creio que você tenha que trocar mobo + Proc + Memória, como eu fiz, para poder usufruir da GTX 660 em sua plenitude... Até lá, vai ficar dando murro em ponta de faca, mendingando uns fps com otimizadas falhas. Até mesmo baixar a temperatura no processador não vai ter um ganho significativo...

A Arquitetura dos nehalen pra cá dão um banho nos Core 2 Duo e Core 2 Quad

Cara, você não quer comparar um Pentium E5400 com um Core2Quad Q9550, né? Com certeza o Core i5-3330 é mais forte que o Core2Quad Q9550, mas ele tem performance similar a um Core i3-2120, o que não é uma marca ruim para um processador antigo. Fora que se resolver o problema do superaquecimento dá até para arriscar um overclock leve ou médio.

obrigado pelas respostas pessoal, essa semana vou fazer uma limpeza nele e trocar a pasta, posto o resultado em seguida...

eu tinha medo que minha placa gtx660 teria vindo com algum defeito mas pelo visto não é isso.

o slot pcie da minha placa-mãe é 2.0 isso deve somar tb aos meus problemas...

o que vocês acham?

o gabinete é bem grande é um g3...

O barramento PCI-Express 2.0 praticamente não limita a performance de sua placa-de-vídeo PCI-Express 3.0 em jogos. Há uma limitação considerável em alguns programas muito específicos, especialmente o Media Espresso. Não esquente cabeça com isso. Você precisa é resfriar seu processador uns 40ºC a 50ºC para ficar redondo. Isso sim!

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho essa coisa de “capar” limitar os processadores a cada nova série de VGA’s é uma bobagem de muito desinformado . Eu tinha um E5300 é uma ATI Radeon HD 5770 e jogava numa boa sem problemas. Fica de boa seu processador mesmo sendo 775 ainda é um excelente processador e com cerveja “ops certeza” ele não vai capar nada sua nova placa de vídeo. O inconveniente é você encontrar boas placas ATX para esse soquete no Brasil e acredito que só ira compra na Amazon. E por esse motivo é bom prensar em atualizar processador e mobo só por medida de segurança uma vez que a tendência é diminuir cada vez mais a fabricação de placas 775. Se toda vez que sair uma nova série de placas de vídeo tivermos que mudar todo o hardware do PC muita gente vai ficar sem poder acompanhar as novidades do mundo dos games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você não quer comparar um Pentium E5400 com um Core2Quad Q9550, né? Com certeza o Core i5-3330 é mais forte que o Core2Quad Q9550, mas ele tem performance similar a um Core i3-2120, o que não é uma marca ruim para um processador antigo. Fora que se resolver o problema do superaquecimento dá até para arriscar um overclock leve ou médio.

Eu não queria, até ver que acontece a mesma coisa com o processador Q8200, que é mais pareo com o 9550...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Remova o driver de vídeo.

Use Driver Fusion + MV RegClean e Glary Utilities.

Reinicie o computador.

Reinstale o driver mais atual unicamente quando o sistema se reiniciar.

Obs: O Q9550 dará um pouco de gargalo com a GTX 660, em jogos mais atuais (de 2012/2013), mas a perda de desempenho não justificaria uma troca de processador. Não para a GTX 660.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não queria, até ver que acontece a mesma coisa com o processador Q8200, que é mais pareo com o 9550...

Entre o Core2Quad Q8200 e o Q9550 há uma distância bem boa. Como eu falei, o Q9550 tem performance similar a um Core i3 de segunda geração, que não é uma marca ruim. O Core2Quad Q8200 fica um bocadinho longe dos Core i3 de segunda geração em performance. Ele se equipara em performance a um antigo Core2Quad Q6600, da antiga linha de 65nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem alguns testes de um dos sites mais conceituados em informática no mundo:

Core2Quad Q9550 vs. Core i3-2100 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=289 (o Core2Quad ganha em alguns testes por uma margem pequena e perde em outros por uma margem pequena, com raríssimas exceções, ou seja, empate técnico)

Core2Quad Q9550 vs. Core i5-750 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=109 (o Core2Quad perde por uma margem pequena em todos os testes)

Core2Quad Q9550 vs. Phenom II X4 955 BE = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=88 (similares)

Core2Quad Q9550 vs. FX-4300 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=700 (leve vantagem para o FX)

Core2Quad Q9550 vs. A10-5800K = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=675 (leve vantagem para a APU da AMD)

Core2Quad Q9550 vs. A8-3850 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=399 (leve vantagem para o Core2Quad)

Core2Quad Q9550 vs. Athlon II X4 645 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=188 (leve vantagem para o Core2Quad)

Core2Quad Q9550 vs. Core2Quad Q8200 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=52 (vantagem considerável para o Q9550)

Lembrando que resolvendo o problema de temperatura, especialmente com a adição de um watercooler selado ou cooler bem bruto, em conjunto de boa pasta térmica, o Core2Quad Q9550 suporta um overclock interessante. Não é difícil deixá-lo estável a 3.4GHz e tem gente mais ignorante que já usou ele em 4.0GHz direto (embora eu não recomenda essa última configuração), o que já trás um fôlego a mais a esse antigo processador, que ainda tem força bruta suficiente para segurar uma GeForce GTX 660.

Se fosse uma GeForce GTX 670 ou Radeon HD 7950 eu ficaria calado, pois realmente já teria um certo gargalo. Mas não vejo razão para esquentar cabeça com troca de kit agora, ainda mais usando uma placa-mãe boa. O que mata aí são esses mais de 90ºC no processador, o que está prejudicando a performance e colocando seriamente em risco a vida útil do processador.

E, por fim, mas não menos importante: TODOS os processadores LGA775 só apresentam sua performance total ao se usar uma boa placa-mãe. Se um Core2Quad Q8200 for usado em conjunto de uma placa-mãe mixuruca, com chipset fraco (a exemplo de todos os da SiS, da VIA e os mais antigos da Intel, como o 945GZ e 945GC, por exemplo), a performance do conjunto fica prejudicada. Fora que o uso de dois ou quatro pentes de memória iguais de no mínimo 800MHz (DDR2) ou 1066MHz (DDR3) se faz necessário para aproveitar toda essa performance, ativando o dual channel. Se for possível usar memórias ainda mais rápidas, como as de 1066MHz (DDR2) ou mesmo 1333MHz (DDR3), melhor ainda, pois apesar de ser pequeno, já dá um ganho a mais. Lembrando só que DDR3 1600MHz só faz sentido para LGA775 se usadas em conjunto de placas-mãe Intel X48 e o processador Core2Extreme QX9770, pois qualquer configuração abaixo disso não aproveita todo o desempenho dessas memórias mais rápidas.

No caso do colega do tópico, a placa-mãe GIGABYTE GA-EP45-UD3L suporta APENAS memórias DDR2, então o ideal é usar pares de pentes de memória iguais com clock de 800MHz ou 1066MHz. Se usar memórias de 533MHz ou 667MHz, ou mesmo um ou três pentes de memória, com certeza haverá limitação de desempenho.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Seguem alguns testes de um dos sites mais conceituados em informática no mundo:

Core2Quad Q9550 vs. Core i3-2100 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=289 (o Core2Quad ganha em alguns testes por uma margem pequena e perde em outros por uma margem pequena, com raríssimas exceções, ou seja, empate técnico)

Core2Quad Q9550 vs. Core i5-750 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=109 (o Core2Quad perde por uma margem pequena em todos os testes)

Core2Quad Q9550 vs. Phenom II X4 955 BE = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=88 (similares)

Core2Quad Q9550 vs. FX-4300 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=700 (leve vantagem para o FX)

Core2Quad Q9550 vs. A10-5800K = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=675 (leve vantagem para a APU da AMD)

Core2Quad Q9550 vs. A8-3850 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=399 (leve vantagem para o Core2Quad)

Core2Quad Q9550 vs. Athlon II X4 645 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=188 (leve vantagem para o Core2Quad)

Core2Quad Q9550 vs. Core2Quad Q8200 = http://www.anandtech.com/bench/Product/50?vs=52 (vantagem considerável para o Q9550)

Lembrando que resolvendo o problema de temperatura, especialmente com a adição de um watercooler selado ou cooler bem bruto, em conjunto de boa pasta térmica, o Core2Quad Q9550 suporta um overclock interessante. Não é difícil deixá-lo estável a 3.4GHz e tem gente mais ignorante que já usou ele em 4.0GHz direto (embora eu não recomenda essa última configuração), o que já trás um fôlego a mais a esse antigo processador, que ainda tem força bruta suficiente para segurar uma GeForce GTX 660.

Se fosse uma GeForce GTX 670 ou Radeon HD 7950 eu ficaria calado, pois realmente já teria um certo gargalo. Mas não vejo razão para esquentar cabeça com troca de kit agora, ainda mais usando uma placa-mãe boa. O que mata aí são esses mais de 90ºC no processador, o que está prejudicando a performance e colocando seriamente em risco a vida útil do processador.

E, por fim, mas não menos importante: TODOS os processadores LGA775 só apresentam sua performance total ao se usar uma boa placa-mãe. Se um Core2Quad Q8200 for usado em conjunto de uma placa-mãe mixuruca, com chipset fraco (a exemplo de todos os da SiS, da VIA e os mais antigos da Intel, como o 945GZ e 945GC, por exemplo), a performance do conjunto fica prejudicada. Fora que o uso de dois ou quatro pentes de memória iguais de no mínimo 800MHz (DDR2) ou 1066MHz (DDR3) se faz necessário para aproveitar toda essa performance, ativando o dual channel. Se for possível usar memórias ainda mais rápidas, como as de 1066MHz (DDR2) ou mesmo 1333MHz (DDR3), melhor ainda, pois apesar de ser pequeno, já dá um ganho a mais. Lembrando só que DDR3 1600MHz só faz sentido para LGA775 se usadas em conjunto de placas-mãe Intel X48 e o processador Core2Extreme QX9770, pois qualquer configuração abaixo disso não aproveita todo o desempenho dessas memórias mais rápidas.

No caso do colega do tópico, a placa-mãe GIGABYTE GA-EP45-UD3L suporta APENAS memórias DDR2, então o ideal é usar pares de pentes de memória iguais com clock de 800MHz ou 1066MHz. Se usar memórias de 533MHz ou 667MHz, ou mesmo um ou três pentes de memória, com certeza haverá limitação de desempenho.

Boa sorte!

Não entendo seus critérios de analise. A meu ver tudo é muito parecido e equivalente ou vantajoso FX-4300 “perdeu”, A10-5800K “perdeu”, A8-3850 “perdeu feio”. Bem deve ser porque estou usando óculos. Mas o realmente importa é que para jogos você não terá rendimento significativo. Mas se quiser fazer cálculos matemáticos, astronômicos , computação gráfica pesada, um grande banco de dados vai de Xeon E7-8870. Ai a galera deixa de por defeito no seu hardware.

__________________________________________________ _______________

AMD Phenom II X4 955 (OC 3.7) + Cooler Master Hyper TX-3 / 2x4 GB RAM DDR3 Markvision 1333 / Zotac GTX 550 Ti /Sentey ERP600-SS 600W, Gigabyte GA-M68MT-S2P v2.3 / HD 500 GB Seagate Barracuda 7200RPM SATA III (Sistema) - HD 1 TB SAMSUNG 7200RPM SATA II (Dados) / Optiarc DVD RW AD-7240S SCSI /Samsung SyncMaster S19A300B/S19A350B LED 18.5¨ (1366X768)/ Gabinete MultiLaser Gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo seus critérios de analise. A meu ver tudo é muito parecido e equivalente ou vantajoso FX-4300 “perdeu”, A10-5800K “perdeu”, A8-3850 “perdeu feio”. Bem deve ser porque estou usando óculos. Mas o realmente importa é que para jogos você não terá rendimento significativo. Mas se quiser fazer cálculos matemáticos, astronômicos , computação gráfica pesada, um grande banco de dados vai de Xeon E7-8870. Ai a galera deixa de por defeito no seu hardware.

__________________________________________________ _______________

AMD Phenom II X4 955 (OC 3.7) + Cooler Master Hyper TX-3 / 2x4 GB RAM DDR3 Markvision 1333 / Zotac GTX 550 Ti /Sentey ERP600-SS 600W, Gigabyte GA-M68MT-S2P v2.3 / HD 500 GB Seagate Barracuda 7200RPM SATA III (Sistema) - HD 1 TB SAMSUNG 7200RPM SATA II (Dados) / Optiarc DVD RW AD-7240S SCSI /Samsung SyncMaster S19A300B/S19A350B LED 18.5¨ (1366X768)/ Gabinete MultiLaser Gamer.

Quem não tem argumento apela para a ignorância. Se você não entendeu meus critérios, coloque seu óculos e leia: eu me baseei em média de resultados, pois na maior parte das vezes um determinado processador ganha em um teste e perde em outro. Claro que quando há uma diferença grande, especialmente quando essa diferença fica visível em vários testes (ou todos), aí realmente um ganha por uma boa margem e o outro perde feio. E a questão aqui é se o Core2Quad Q9550 gargala ou não uma GeForce GTX 660, não se você faz parte da NASA e deseja fazer cálculos científicos. Se você raciocinar um pouquinho após comparar esses testes é só somar dois mais dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao criador do tópico. Você só tem um problema real que deve levar em consideração. O Mercado brasileiro tende a descontinuar a venda peças de informática de plataformas antepassadas com muita rapidez, coisa que não acontece no Tio San. Por esse motivo encontra placa mãe de alto desempenho fica mais difícil a cada dia e sendo assim teria que recorrer ao Amazon para compra via EUA uma boa MOBO. Logo sua única “limitação real” é essa e por isso, por apenas isso, caso deseje evitar compras no exterior ou de material usado. Um Upgrade para um soquete Intel 1155 iria abri um gama de opções maiores que o soquete 775 no Brasil. Ressalvo que seu processador é excelente e sim ele roda com todas as placas de vídeo existentes sem problema. Gostaria que em nosso país as leis de ISSO funcionassem melhor na pratica.

__________________________________________

AMD Phenom II X4 955 (OC 3.7) + Cooler Master Hyper TX-3 / 2x4 GB RAM DDR3 Markvision 1333 / Zotac GTX 550 Ti /Sentey ERP600-SS 600W, Gigabyte GA-M68MT-S2P v2.3 / HD 500 GB Seagate Barracuda 7200RPM SATA III (Sistema) - HD 1 TB SAMSUNG 7200RPM SATA II (Dados) / Optiarc DVD RW AD-7240S SCSI /Samsung SyncMaster S19A300B/S19A350B LED 18.5¨ (1366X768)/ Gabinete MultiLaser Gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!