Ir ao conteúdo

PC com windows 7 travando horrores

fcruz.rj

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!!!

Estou passando por um problema a bastante tempo com meu pc. As vezes estou jogando, as vezes estou no facebook e do nada o PC congela. As vezes congela com tela azul, as vezes congela com a imagem que está em anexo. As vezes demora a ligar, as vezes trava na tela de bem vindo, as vezes trava na área de trabalho. Eu estou suspeitando entre placa de vídeo, fonte e memórias. ALguém poderia me dar uma luz sobre o que pode estar ocorrendo?!

post-1045740-13884965762165_thumb.jpg

Postado

Caro amigo,

Tenho quase certeza que seu problema é memória, faça o seguinte:

1º Tire o pente de memória da máquina e passe uma borracha no contato limpando-o e veja se o problema acaba.

2° Se estiver utilizando dois pentes de memória, um deles deve estar com defeito. Tire um pente e deixe funcionando com o outro, se o problema for resolvido o pente removido estava com problemas, se não resolveu apenas substitua um pente pelo outro.

Espero ter ajudado.

Renato.

Postado

Placa mãe: Gigabyte GA-X58A-UD3R

Memórias: 6 pentes de 2GB Kingston

Processador: Core i7 950

Fonte: Seventeam 750w real

Placa de vídeo: Radeon HD 7850

Windows 7 ultimate x64

O tempo de utilização varia... as vezes eu acabo de ligar e dá o problema, as vezes nem liga, as vezes consigo jogar um bom tempo antes de travar

Se for memória mesmo, vou sofrer pra descobrir qual é a que está com defeito!

Postado

Já verificou as temperaturas da CPU e da GPU ( placa gráfica) ?

Um problema intermitente desses não me parece ser memória . A memória tem sintomas quase automáticos.

1) é interessante ver a ventilação do gabinete: é uma configuração adequada a essa configuração pesada ? A ventilação lateral é imprescindível com essas placas gráficas mais potentes

2) quanto ao tempo, eu me referia ao tempo de uso: talvez seja a época de uma limpeza geral pente fino, com troca da pasta térmica tanto da CPU quanto da GPU. Aproveite para uma desmontagem com limpeza geral e com o único produto adequado a isso: álcool isopropílico, qualquer outro pode danificar os componentes.

3) por fim, pesquise sobre esse seu fonte, pois essa marca não é das mais confiáveis, tem que ver se está entregando realmente a corrente necessária á sua configuração.

Postado

Mais uma dúvida... calor em excesso pode fazer com que o driver da placa de vídeo pare de funcionar e volte?!

Já instalei uns 3 aqui e continua o problema... sempre removendo todos os vestígios do driver anterior e o problema sempre acontece quando eu vou jogar o Just Cause 2 versão Steam. Já desinstalei o jogo e instalei de novo e nada!

Postado

Passe um CCleaner. Mas o calor excessivo provoca o reboot e tela azul, principalmente da CPU. A GPU aguenta mais calor, mas tem seus limites sim.

Não respondeu a nenhuma das perguntas.É não a todas ?

Postado

Opa, desculpa cara... a temperatura da CPU já chegou a 83º. da GPU eu não vi...

Cara desde já quero agradecer pela boa vontade aí pra tentar me ajudar... obrigado mesmo!

Postado

Bom, 83 graus está bem acima da temperatura admissível, voce deve providenciar a refrigeração dessa CPU urgente.

Para ver da GPU use o Speedfan

http://www.baixaki.com.br/download/speedfan.htm

http://ark.intel.com/products/37150

Só tem duas formas de fazer a temperatura baixar: uma é fazer a limpeza do cooler da CPU e aplicar uma nova pasta térmica. A outra é melhorar a ventilação do gabinete. Que lugar do BR voce é ?

Se o travamento está desde o início, desconfie desde já que o processdor foi mal montado, veja os vídeos de montagem no you tube, é fácil, é só colocar o nome do processador e da placa mãe que vai ver vários vídeos de montagem.

Pode providenciar desde já o álcool isopropílico e uma boa pasta térmica como a Arctic Silver( já que esses I7 vem com uma pasta original grudada nele, vai ter que limpar bem o processador, deixando lisinho).

Se tiver verba, aproveite e compre desde já um cooler novo, aí vai ter que pesquisar o melhor para seu caso.

E não se esqueça de responder sobre seu gabinete, pois todos que ajudarem vão precisar dessa informaç]ão, inclusive quanas ventoinhas estão montadas, assim como a localização.

Postado

Fala PedraX... meu gabinete é um ThermalTake V4 aberto com 2 ventoinhas que vieram nele mesmo...

Acabei de fazer uma limpeza geral no pc (passei borracha branca e alcool isopropílico nas memórias e na placa de vídeo, troquei a pasta térmica da placa de vídeo e do processador), e testei com o Just Cause 2 do Steam que SEMPRE travava, era só abrir o jogo e o pc congelava... até agora estou jogando normalmente e não apresentou mais problemas, o que é um bom sinal, mas antes de fechar o tópico como concluído, vou testar essa semana pra ver se continua assim.

Além disso também formatei o pc, mas antes da limpeza, o problema ainda persistia.

Em anexo vai a imagem do SpeedFan aqui da máquina, com o Just Cause 2 rodando minimizado.

post-1045740-13884965818879_thumb.jpg

Postado

Atualizando: embora consiga jogar normalmente, agora, na hora do teste de memória, ele dá a mensagem "Recovering lost DRAM size" e reinicia. Isso acontece umas 4 vezes e depois reinicia normalmente.

Será q algum módulo de memória está bichado?!

Postado

Após inverter os pentes de memória o erro parou de acontecer e até agora o pc está funcionando normalmente... vou testar durante uma semana antes de fechar o tópico!

Postado

Bom dia colega, como as temperaturas ainda estão altas( isso diminui a vida do processador), o que eu recomento é colocar pelo menos uma ventoinha lateral, e se quiser baixar mesmo a temperatura da CPU , troque o cooler. Recomendo um 212 EVO ou equivalente, antes veja as especificações para ver se cabe no seu gabinete, pois a torre de dissipação do cooler é bem alta.

Postado

Atualizando o tópico... os travamentos não aconteceram mais, agora o que ocorre é o Recovering lost DRAM size e, as vezes, ele não utiliza toda a memória... no windows aparece q tem 12GB (xGB utilizáveis) e na bios aparece como se os encaixes de memória estivessem desabilitadoos. Daí eu abro e troco as memórias de lugar e pronto, volta a funcionar de boa...

Tem algum jeito de descobrir se o problema está no pente ou no encaixe, além de ficar testando uma por uma?

Postado

Se as temperaturas são aquelas mostradas acima, mesmo não travando ainda tem problemas de aquecimento ( que vão repercutir nas memórias ). Proponho um experimento fácil: deixe o gabinete aberto e coloque um desses ventiladores comuns direto .

Se pararem os travamentos providencie ventoinhas para o gabinete e um novo cooler para o processador.

• 3 semanas depois...
Postado

Fala pessoal... to voltando aqui pra dizer que fiz tudo q foi aconselhado pelo PedraX e o pc está funcionando normalmente agora. Fico jogando por horas no final de semana, deixo ligado pela madrugada baixando coisas e não tenho nem travamento nem o DRAM lost size...

Gostaria de agradecer ao nosso amigo PedraX que pacientemente me ajudou em todos os questionamentos... você arrebenta.. :lol:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!