Ir ao conteúdo

Esse meu gabinete é bom para um case?

Wesley Queiroz

Posts recomendados

Postado

Gente, sou novo nesse tipo de coisa, mas após dar umas lidas me interessei bastante.

Meu PC é novo, tenho ele a 6 meses, mas gostaria de fazer algumas modificações.

Uma delas seria o gabinete, e como me interessei por esse assunto de "fazer o seu próprio", decidi postar minha dúvida aqui.

Bom, vamos lá.

Meu gabinete já veio da loja, a loja é Cecomil, acho que só tem aqui na minha cidade.

Não é um gabinete grande, mas da para o gasto.

Altura: 35cm

Largura: 17cm

Comprimento: 40cm

Dei umas olhadas aqui em alguns tópicos e pensei em colocar nele um acrílico na lateral e alguns fans.

Poderiam me ajudar? Vou até postar umas fotos dele pra vocês me darem dicas de onde colocar.

A parte de traseira dele:

http://imageshack.us/scaled/medium/545/foto0632y.jpg

Em cima:

http://imageshack.us/scaled/medium/402/foto0631s.jpg

E do lado (onde eu colocaria o acrilico):

http://imageshack.us/scaled/medium/844/foto0630i.jpg

Taí como ele é :P

Gostaria de saber se esse tamanho dele já está bom, se ficaria legal com acrílico e fans (se possível com leds) e quais possíveis fans eu deveria colocar.

Espero resposta, obrigado desde já.

Postado

Cara, tudo vai da sua imaginação, começa rabiscando no paint, como +/- você quer seu gabinete, LEDs, Acrilico e fans é possivel sim, mas aí depende muito do que você tem em mente...

Postado
Cara, tudo vai da sua imaginação, começa rabiscando no paint, como +/- você quer seu gabinete, LEDs, Acrilico e fans é possivel sim, mas aí depende muito do que você tem em mente...

Certo.

Mas assim, tem um "limite" de fans para o gabinete? Posições certas e tal? Porque não adianta nada colocar um fan em um local que vai ficar "inútil".

Outra dúvida é sobre o tamanho dele. Caso um dia eu venha fazer futuros upgrades (placa mãe, placa de vídeo, etc) ele iria caber tudo.

Postado

entendi...

Limite não tem, mas aí entra a coerencia, por exemplo, existe a necessidade de ter uns 7 cooler? sim e não

Sim --> Minha máquina está muito quente, mesmo com 6 coolers o processador está e a temperatura interna está muito alta

Não --> Minha máquina está com a temperatura normal.

Tamanho depende, acho razoável 120mm para frontrais e traseiras e 80mm para laterais, quanto a posição, vai bastante do projeto, mas eu particularmente penso na parte da ciencia, pois, até onde eu sei o ar quente sobe e o frio desce, sendo assim, a 1 (ou 2) cooler(s) embaixo puxa(m) o ar para dentro e outros emcima puxam para fora

Postado

Olha tem pequenas coisas a se fazer e avaliar.

Seu projeto realmente e legal mas pouco viável.

Por que?

Vou citar:

1° No seu projeto as fans estão mal posicionas para ventilação

2° Esse gabinete não e muito largo para coolers de processador melhores

3° Ja fiz manutenção nesses gabinetes não cabem placas de video grande.

4º Fonte desses gabinete são postas em cima e para quem joga deve ser embaixo para por uma fonte que puxe o ar frio de fora.Ou adaptar de forma que o ventilador fique para cima e você faça a furação em cima para ventilar ela

Minha recomendação seria procurar um gabinete mais largo e barato para fazer as modificações que você quer.

Ou ja compre um que te chame atenção seria a melhor opção

Ex de gabinetes que eu considero exemplos de ventilação e pode servir de inspiração para seu projeto:

Cooler Master HAF 912 Plus

Corsair CARBIDE 400R

Agora se insistir em fazer as modificações tente seguir base desse gabinetes que linkei para ter um bom desempenho e se for fazer a lateral toda ou parcial em acrilico pode comprar fitas de led para deixar bem show o gabinete. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476486635-fita-flexivel-led-vegas-akasa-ak-ld02-05rd-vermelho-_JM

Postado
Olha tem pequenas coisas a se fazer e avaliar.

Seu projeto realmente e legal mas pouco viável.

Por que?

Vou citar:

1° No seu projeto as fans estão mal posicionas para ventilação

2° Esse gabinete não e muito largo para coolers de processador melhores

3° Ja fiz manutenção nesses gabinetes não cabem placas de video grande.

4º Fonte desses gabinete são postas em cima e para quem joga deve ser embaixo para por uma fonte que puxe o ar frio de fora.Ou adaptar de forma que o ventilador fique para cima e você faça a furação em cima para ventilar ela

Minha recomendação seria procurar um gabinete mais largo e barato para fazer as modificações que você quer.

Ou ja compre um que te chame atenção seria a melhor opção

Ex de gabinetes que eu considero exemplos de ventilação e pode servir de inspiração para seu projeto:

Cooler Master HAF 912 Plus

Corsair CARBIDE 400R

Agora se insistir em fazer as modificações tente seguir base desse gabinetes que linkei para ter um bom desempenho e se for fazer a lateral toda ou parcial em acrilico pode comprar fitas de led para deixar bem show o gabinete. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476486635-fita-flexivel-led-vegas-akasa-ak-ld02-05rd-vermelho-_JM

Obrigado pela resposta. Como eu li alguns tópicos aqui sobre gabinetes e preços para modificar o próprio, comparei e cheguei a pensar que seria mais em conta eu personalizar o meu.

Porém, como dissestes, o meu gabinete é pequeno e, no caso de um PC gamer, a fonte não tem o local adequado.

Dei uma olhada nos gabinetes dos links, achei ambos interessantes.

Caso eu comprasse um dos 2, gostei mais do Cooler Master, daria para refrigerar bem minha config? (vou coloca-la abaixo)

4X120mm? oO

qual a sua config?

Devido ao pouco que eu li, acho que exagerei um pouco na quantidade e tamanho dos fans.

Vou colocar minha config.

Placa mãe: Megaware MW-H61M-2H

Processador: i3-3210 3.20GHz (Ivy Bridge)

Memória: 1x4gb DDR3

Fonte: A minha é uma genérica que veio da loja, mas estou esperando chegar uma ANTEC HCG 400

VGA: Não possuo ainda, mas pretendo comprar uma GeForce 550ti ou uma ATI Radeon HD7770 (vai depender do orçamento).

Espero que entendam meu exagero, leigo é assim mesmo.

Postado

Devido ao pouco que eu li, acho que exagerei um pouco na quantidade e tamanho dos fans.

Vou colocar minha config.

Placa mãe: Megaware MW-H61M-2H

Processador: i3-3210 3.20GHz (Ivy Bridge)

Memória: 1x4gb DDR3

Fonte: A minha é uma genérica que veio da loja, mas estou esperando chegar uma ANTEC HCG 400

VGA: Não possuo ainda, mas pretendo comprar uma GeForce 550ti ou uma ATI Radeon HD7770 (vai depender do orçamento).

Espero que entendam meu exagero, leigo é assim mesmo.

Uma boa pedia é saber exatamente qual temperatura interna do Gabinete...

Fiz um esboço de como usar 4 fans, os 2 de baixo podem ser de 120mm, ele irao puxar ar frio de fora, os 2 de cima podem ser de 80mm e eles irao jogar o ar quente fora, nao nececista ser dois de 120mm pois, a fonte tambem puxa o ar quente...

Postado

Entendi.

Mas, nesse caso, como saber a temperatura interna do gabinete? Tem algum programa que calcula isso?

Ao colocar a mão na CPU, ou do lado, não sinto ela quente, mas isso poderia mudar com o uso de uma VGA.

Postado
Entendi.

Mas, nesse caso, como saber a temperatura interna do gabinete? Tem algum programa que calcula isso?

Ao colocar a mão na CPU, ou do lado, não sinto ela quente, mas isso poderia mudar com o uso de uma VGA.

Pode ver as temperaturas pelo AIDA64 ou pelo SpeedFan.

Postado

Bem, minha resposta vai parecer mais perguntas também:

Moro em Fortaleza também, se quiser algum contato, posso lhe ajudar ainda mais!

O seu gabinete é relativamente pequeno, porém, é ótimo para casemod, já que ele não possui curvaturas, é um designer reto, dando, com certeza, mais possibilidades para colocações de fans em determinados lugares de difícil acesso.

Sua configuração não vai pedir muito em refrigeração, por experiência própria, já tive duas cm r4 (são fans de 12cm que comprei na ibyte com um preço muito barato) e elas fazem muito barulho, ela ventila legal, beleza, mas fazia bastante barulho, mais por causa das grelhas (veja o meu gabinete). Mas com uma VGA a mais, deverá sim, pelo menos, colocar uma lateral.

Bem, agora sobre a vga/ fonte: não querendo fazer offtopic, só lhe digo que deverás trocar a fonte de alimentação, antec é ótima, tenho a minha 520c há mais de 3 anos ligado direto na energia!

Agora sobre o processador: Fortaleza, como sabemos, é bastante quente em determinadas (muitas) passagens do ano, então processador com o cooler box é osso, acho que seria bom você colocar algum cooler air mesmo, um simples como o meu finado TX3, que passou quase 3 anos funcionando legal e foi relativamente em um bom preço (comprei na ibyte também).

Bem, queria mais fotos, ao que deu para entender sobre as fotos, uma boa receita que acho seria:

1 duto fan frontal, jogando ar para dentro, 8cm, só para hd's.

1 fan em baixo do case (sim em baixo mesmo) de 12cm também jogando ar para dentro, lembrando que seu gabinete tem que ter pezinhos um pouco grandes para ter uma eficiência melhor a fan.

1 fan lateral de 12cm jogando para dentro o ar

1 fan traseira de 8cm( se couber maior, coloque-a) tirando o ar quente.

1 fan em cima de 12cm tirando o ar de dentro do gabinete!

E para controlar isso tudo, podes fazer dois controladores de fan (fazer mesmo, comprando os transistores, potenciômetros, etc) ou então comprar um controlar de fan, claro, se o barulho (que vai ser grande) lhe incomodar.

Não sei se vai querer algum casemod no quesito beleza, mas se for, acho que era totalmente cabível uma pintura interna de outra cor sem ser preto, iluminação de fitas led(é mais barato do que cathode e ilumina mais, fora que esquenta menos, dura mais, etc), 2 pedaços de 30cm já era o suficiente; também um acrílico lateral (ou vidro mesmo) e, sendo ou não sendo casemod, alguns spiraflex, para organizar o gabinete em si.

Espero ter ajudado, me desculpe mas não tive tempo de ver todos os posts, por isso, posso ter repetido algo. Qualquer dúvida técnica, me mande uma MP que eu lhe passo o meu Facebook ou algo do gênero!

Até mais colega e boa sorte! =)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!