Ir ao conteúdo

SATA 3.0 - HD ou SSD

Guiba

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

To com uma dúvida. Estou querendo montar um PC e me deparei com uma questão que não achei resposta no fórum.

Estou querendo comprar a placa mãe GigaByte p/ Intel GA-B75M-D3H, mas percebi que ela só tem uma porta SATA 3.0 (6 GB/s). Mas estou querendo comprar um HD SATA 3.0 e um SSD SATA 3.0.

O que é melhor fazer? Investir mais numa placa mãe que tenha 2 portas SATA 3.0 (como a GIGABYTE GA-H77-DS3H) ou deixar apenas um dos hardware no SATA 3.0? Se for para escolher um, é melhor deixar o HD ou o SSD no SATA 3.0?

Valeu!

Postado

Se a diferença de preço não for muita, prefira com duas portas SATA3, o desempenho de um HD SATA2 ou SATA3 não é muita, pois o que afeta a performance do HD é a RPM e o tamanho do cache, talvez valha a pena investir em um HD mais caro.

Postado

Use a porta SATA III para SSD.

O desempenho de um HD ligado em SATA II ou em SATA III não muda, já que um HD mecânico alcança no máximo 150 MB/S (estou sendo bem generoso neste desempenho) que é a metade da banda em SATA III.

Já SSD's usam quase o total da banda SATA III, contando transferência sequencial e randômica.

Só vale a pena investir em placa com mais de uma porta em SATA III se você for usar mais de 1 SSD. Lógico que estas placas mais avançadas tem outros recursos adicionais, aí fica a seu critério.

Tem que ver isso ae

Putsss

Postado

Eu compraria uma placa com mais portas sata 3, a tendencia agora é o ssd baixar um pouco o preço e num futuro breve você teria maior possibilidade de upgrade.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!