Ir ao conteúdo

O que pode acontecer se continuar usando essa fonte?

Squezzer

Posts recomendados

Postado

Bom, eu fiz a troca do meu gabinete, e nele a minha fonte antiga não alcançava os cabos nos periféricos.

Então no mesmo dia eu pedi uma Fonte REAL de 500w

E comprei essa que se diz ser real da MultiLaser

E como vi as pessoas falam que ela é horrivel, e to com medo de ficar usando ela ou colocar uma placa de video, até porque nao tenho mais dinheiro pra ficar gastando, nao quero gastar dinheiro da placa de video pra por outra fonte...

Posso usar ela pra colocar uma

Minha configuração atualmente

Processador : Corei3 2100

Memoria : 4GB DDR3 1333mhz

Placa Mãe : Gigabyte GA-H61M-S2-B3

e 2 hd's um de 500gb(Sistema operacional instalado) e um de 80gb(Downloads)

Placa de video : futura GTX 550ti

Minha "fonte"

S9elVWf.jpg

Abraços

Postado

De real, isso aí não tem nada.

Quando comprastes essa fonte? Se ainda tiver tempo devolva e peça dinheiro de volta, adote uma fonte melhor pra sua configuração, uma Antec HCG 400W ou Corsair CX430W WW Bronze é suficiente e bem melhor.

Postado

Nessa foto que você postou, consta que a fonte é de 650W.

Fazendo as contas: 12*35 = 420W + 40W = 460W totais

Eu acho difícil essa fonte fornecer mais que 400W com um mínimo de qualidade, por isso recomendaria gastar uns 150-200 reais em uma boa fonte.

De que adianta ter um computador novo, moderno, se continua com o principal, a fonte, de uma qualidade duvidosa??

Postado

Real ela é. Tudo que existe é real. E ela existe. O que ela não tem é qualidade nenhuma. Nem 500W.

Da próxima vez peça uma fonte boa de 300W e não uma fonte de 500W, que é coisa de que seu computador não necessita e certamente você consideraria cara demais. Inclusive porque nem 300W essa daí é capaz de fornecer. E aí o que pode acontecer é o computador não funcionar em load por falta de alimentação ou, pior, a fonte danificar a sua GTX550 ou outro componente qualquer.

Existe falta de boas fontes de 300 ou 350W no Brasil. Vá de Antec HCG-400 ou Corsair CX430.

• Membro VIP
Postado
Bom, eu fiz a troca do meu gabinete, e nele a minha fonte antiga não alcançava os cabos nos periféricos.

E como vi as pessoas falam que ela é horrivel, e to com medo de ficar usando ela ou colocar uma placa de video, até porque nao tenho mais dinheiro pra ficar gastando, nao quero gastar dinheiro da placa de video pra por outra fonte...

Posso usar ela pra colocar uma

Minha configuração atualmente

Processador : Corei3 2100

Memoria : 4GB DDR3 1333mhz

Placa Mãe : Gigabyte GA-H61M-S2-B3

e 2 hd's um de 500gb(Sistema operacional instalado) e um de 80gb(Downloads)

Placa de video : futura GTX 550ti

Minha "fonte"

S9elVWf.jpg

Abraços

Tem pelo menos uns 3 a 4 anos que ensino, dou a dica, explico, mas o pessoal não repara, não checa, não dá atenção... Tenho até tópicos por ai acerca disso, de como checar numa conta de budegueiro, a capacidade de uma fonte...

Desde o tempo de colégio se aprendeu que potência = corrente x tensão..

Para quem lê um mínimo que seja esses fóruns ai vai saber que uma config demanda coisa de 40 Watts nas linhas de 3,3 Volts e de 5 Volts, somadas..

Desse modo essa sua fonte, essa porcaria dai, que promete 18 Amperes na linha de 12 Volts somente poderá entregar 18A x 12V = 216 Watts na linha de 12 Volts que somados aos 40 Watts que a config deverá pedir em 3,3 + 5 Volts integraliza a capacidade total de entrega de potência da maldita que chega ai perto dos 250 Watts.. Pode ser menos, mas mais nunca..

Tá escrito na fonte, mas você preferiu acreditar no nomezinho dela e acreditar no vendedor..

Deu no que deu

Aquele "real" que acompanha o nome da fonte, seus Watts reais, significa:

Realmente enrabamos outro;

Realmente mas um pato;

Realmente pegamos mais um;

....

LA-MEN-TÁVEL...

Postado
... Desse modo essa sua fonte, essa porcaria dai, que promete 18 Amperes na linha de 12 Volts somente poderá entregar 18A x 12V = 216 Watts na linha de 12 Volts que somados aos 40 Watts que a config deverá pedir em 3,3 + 5 Volts integraliza a capacidade total de entrega de potência da maldita que chega ai perto dos 250 Watts.. Pode ser menos, mas mais nunca ...

Faller,

Na imagem da fonte do squezzer tem várias informações de corrente e Watts para cada linha/coluna e eu tenho uma certa dificuldade de "interpretar" estes valores ... tem algum post que explique como devemos ler estes valores?

Abraços

• Membro VIP
Postado
Faller,

Na imagem da fonte do squezzer tem várias informações de corrente e Watts para cada linha/coluna e eu tenho uma certa dificuldade de "interpretar" estes valores ... tem algum post que explique como devemos ler estes valores?

Abraços

É muito simples se pensares o seguinte...

Um PC é alimentado por 3 tensões basicamente

3,3 Volts

5 Volts

12 Volts

Uma config típica, moderna, contemporânea, pede cerca de 40 Watts somando-se as linhas de 3,3 e de 5 Volts. De nada adianta a fonte oferecer 50, 90, 150, ou 900 Watts nessas linhas que a config não vai demandar. Só vai pedir mesmo algo em torno daqueles 40 Watts mesmo..

Seja um PC típico para escritório, sem placa de vídeo, ou seja um PC daqueles Ultra Mega Power, especial para games, com tri SLI de PV daquelas que custa igual a um fusca...

40 Watts e deu... Só 40 Watts..

"Mas e se eu der um up nele, não vai aumentar a demanda ai em 3,3 e 5 Volts????"

Praticamente não, a não ser que seu up seja implantar algumas dessas pantufas, que se alimentam de 5 Volts:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller1/PantufasUSB.jpg

Veja bem, duas delas entretanto só pedem coisa de 2,5 Watts.. Para você e sua namorada, curtir uns vídeos no YouTube, com os pés quentes aumenta a demanda do PC em 5 Watts, na linha de 5 Volts, Seriam 4 pantufas...

Se seu up for com fans de gabinete, com placas de vídeo, com nova CPU, com alguns tocadores de CD, DVD, blu-ray, placa de áudio, memória, ou seja, quase tudo no PC, a demanda da linha de 12 Volts é a que vai aumentar, tudo isso dai é alimentado com 12 Volts..

Se resolveres fazer OC na CPU ou na placa de vídeo, a demanda de 12 Volts é que vai aumentar, somente ela...

Encare agora a etiqueta da fonte... Parta do princípio de que os dados ali postados sejam fidedignos, não sejam falcatrua da pura. Acredite a princípio...

Veja a máxima oferta na linha de 12 Volts, mas cuide com a informação, lhe mostro em uma etiqueta..

AntecBP300P_zpsc9d407d3.jpg~original

Note ai, em azul, a declaração daquilo que a fonte é capaz de entregar nas linhas de 3,3 e 5 Volts. Esqueça pois vamos considerar somente aqueles 40 Watts que uma config típica haverá de solicitar, afinal, se a fonte entrega mais e não se consome, de nada vale...

Na linha de 12 Volts temos duas informações:

Aquela em cada uma das linhas, que ai circundada em vermelho mostra 18 Amperes em cada linha.. Essa dai é a corrente limite naquela linha. Não pode passar por ela mais de 18 Amperes. Se transgredido o valor dessa corrente, em qualquer uma das linhas, a fonte reseta, bloqueia, se desliga, para proteção dela mesmo.. Ai tem de desalimentar da rede AC e religar para ela voltar. O erro mais comum de avaliação é somar essas duas correntes, o que daria 36 Amperes, como sendo corrente máxima em 12 Volts da fonte. Pode até ser mas nessa dai não é não. Como sei???

Basta olhar a real capacidade de oferta da fonte, escrito daquele modo ali mostrado, embaixo, como sendo de 276 Watts a máxima potência combinada das linhas de 12 Volts. Ou se quiseres em Amperes, 276Watts / 12 Volts = 23 Amperes...

Desse modo, se uma das linhas estiver no seu limite de 18 Amperes, só restam (23-18) = 5 Amperes para a outra linha...

Avaliação da potência máxima para essa fonte será

Limite de oferta na linha de 12 Volte = 276 Watts

Somado a 40 Watts da linha de 3,3 somado a linha de 5 Volts = 40 Watts

Total = 276 + 40 = 316 Watts..

Como o fabricante afirma que ela pode entregar uma saída de contínuos 300 Watts somente, acredite nisso e entenda ela agora desse modo

Garanta 40 Watts para as linhas de 3,3 e 5 Volts e o restante 300-40 = 260 Watts para a linha de 12 Volts...

Muitas fontes vendidas como 500 Watts por exemplo, ao fazer essa matemática dai podem dar cerca de 300 Watts somente nos cálculos ===> Isso significa que os dados pode estar incoerentes e a fonte sequer entregar 100 Watts.. Se o fabricante mente vergonhosamente na potência oferecida pode mentir e tudo mais.. Etiqueta nada confiável...

Postado

Acho que estou quase lá ... senão vejamos ...

Nas linhas de 3,3 e 5 Volts vamos considerar sempre 40 Watts independente do que a etiqueta do fabricante dizer, afinal é o que a nossa config irá demandar da fonte ... até aqui vamos bem ...

Já na linha de 12 Volts é que se encerra o segredo: na verdade o que você faz é verificar se o resultado da multiplicação dos amperes informados com os 12 Volts tem qualquer coerência com os Watts informados na etiqueta. No exemplo que citas o resultado desta conta é coerente com a informação do fabricante então você acredita nos 276 Watts e assumes que a fonte pode entregar 316 Watts (já que somas os 40 Watts das linhas 3,3 e 5 Volts) ... e ponto.

Abri minha fonte fabulosa de 500 Watts que comprei já faz uns 2 anos e examinei a etiqueta chegando a seguinte conclusão:

font.jpg

Linha 3,3V x 18A entrega 59 Watts

Linha 5V x 28A entrega 140 Watts

O que somado dá quase 200 Watts, mas que minha config só demanda 40 Watts.

Linha 12V1 x 12A entrega 144 Watts

Linha 12V2 x 15A entrega 180 Watts

Ou seja, 324 Watts nas duas linhas de 12V somadas ... que com os 40 Watts da 3,3V + 5V dá um total de 360 Watts.

É isso que minha fonte entrega na real ... 360 Watts?

... a não ser que seu up seja implantar algumas dessas pantufas, que se alimentam de 5 Volts: http://i137.photobucket.com/albums/q...antufasUSB.jpg

Veja bem, duas delas entretanto só pedem coisa de 2,5 Watts.. Para você e sua namorada, curtir uns vídeos no YouTube, com os pés quentes aumenta a demanda do PC em 5 Watts, na linha de 5 Volts, Seriam 4 pantufas ...

Legais essas pantufas hein? ... quem sabe não compro mesmo? ... rs

• Membro VIP
Postado
...Abri minha fonte fabulosa de 500 Watts que comprei já faz uns 2 anos e examinei a etiqueta chegando a seguinte conclusão:

font.jpg

Linha 3,3V x 18A entrega 59 Watts

Linha 5V x 28A entrega 140 Watts

O que somado dá quase 200 Watts, mas que minha config só demanda 40 Watts.

Linha 12V1 x 12A entrega 144 Watts

Linha 12V2 x 15A entrega 180 Watts

Ou seja, 324 Watts nas duas linhas de 12V somadas ... que com os 40 Watts da 3,3V + 5V dá um total de 360 Watts.

É isso que minha fonte entrega na real ... 360 Watts?

Provavelmente não...

Tem outra coisa que esqueci de lhe dizer..

O fabricante tem de minimamente colaborar na descrição da etiqueta..

Ao declarar do modo como tens ai declarado ele, o fabricante, é taxativo em fornecer os limites de cada linha, mas absolutamente não garantindo que a oferta total pode ser a soma das duas... Isso dali, 12A em +12V1 e 15 Amperes em +12V2, são limites individuais de corrente em cada uma das linhas.

Igual ao quadro de disjuntores em sua casa. Lá no relógio medidor bem pode ter um disjuntor de 50 Amperes, um único, por onde passa toda a corrente de sua casa. Logo, no quadro de disjuntores interno de sua casa poderia ter quatro disjuntores dois de 15 Amperes, para lâmpadas e tomadas, um outro, de 20 Amperes, para a cozinha e mais um de 35 Amperes. Se sabe que a máxima corrente que pode ser admitida ai na sua casa é de 50 Amperes, para não desligar o disjuntor lá do relógio..

Bem, o que você está fazendo é somar os disjuntores internos, que somente definem a máxima corrente em cada linha de distribuição e tomar isso dai como corrente máxima, o que está errado pois são limites individuais.. No seu caso dai daria, 15A + 15A + 20A + 35A = 85 Amperes, que absolutamente é irreal, pois está limitado pelo disjuntor de 50 A.

A dica que faltou lhe dar é a de que se o fabricante vergonhosamente esconder o limite da linha de 12 Volts como um todo, fuja dela, e não olhe para trás. Não compre, pois ai tem coisa...

É o caso de sua fonte ai.... Basicamente tem dois modos de oferecer, numa etiqueta, o limite da fonte como um todo na linha de 12 Volts..

Uma já lhe mostrei ai por cima, mas mostro de novo:

http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/AntecBP300P_zpsc9d407d3.jpg.html

Veja que individualmente as correntes da linha de 12 Volts são: 18A em +12V1 e 18A em +12V2 (se somadas vai dar 36 Amperes, ou 36x12 = 432 Watts, visivelmente fora de questão em uma fonte de 300 Watts).

Veja que o fabricante escreve ali embaixo: +12V1, +12V2 carga máxima = 276 Watts ou se quiseres 276/12 = 23 Amperes..

Outro modo de mostrar isso dai é o que segue:

SeasonicSS-330GB_zpsb2eb9fe9.jpg~original

Note a preocupação em definir como 17Amperes a corrente limite de cada linha e em definir como 288 Watts a potência total nas duas linhas de 12 no modo combinado (ambas fornecendo potência). Só faltou fazer uma continha para saber da corrente total em 12 Volts que é de 288Watts / 12Volts = 24 Amperes..

Essa dai, a corrente total ou a potência total na linha de 12 V olts é a que o fabricante de sua fonte não citou, escondeu. Veja, os limites de cada linha, para reset, para desligamento da fonte, esses podem ser aumentados sem maiores prejuízos. É como se você trocasse o disjuntor de 15 Amperes do quadro interno de sua casa e lá colocasse um outro de 30 Amperes no lugar.. Tudo iria funcionar, e provavelmente, embora mal dimensionado, também iria, com alguma deficiência, oferecer a proteção adequada

Veja como é simples então..

Sabido que em 12 Volts a fonte pode oferecer 288 Watts some 40 Watts e terás 328 Watts (para facilidade mercadológica arredondada para 330 Watts) que é a potência total dessa fonte, corretamente classificada e corretamente informada na etiqueta...

Portanto, claro que não sabias, se o fabricante omite, esconde esses dados ele não está agindo em favor do usuário. Se não está a seu favor, esta contra...

Eu aconselho fortemente deletar esse fabricante de sua mente, virar as costas como ele faz com você.. Simples...

O mercado está cheio desse pilantras que escondem as informações a qualquer custo pois essas informações, se reveladas, geralmente entregam as falcatruas...

Como você escondeu na foto o nome/modelo de sua fonte, nada mais posso lhe dizer dela... Conheço a mesma, já a vi com certeza mas, num feriado, não tenho a menor vontade de ir atrás para achar mais dados acerca, sem seu nome/modelo...

Postado
... Tem outra coisa que esqueci de lhe dizer.. O fabricante tem de minimamente colaborar na descrição da etiqueta.. Ao declarar do modo como tens ai declarado ele, o fabricante, é taxativo em fornecer os limites de cada linha, mas absolutamente não garantindo que a oferta total pode ser a soma das duas...

Ou seja ... não dá pra saber quantos Watts minha fonte entrega de verdade na linha 12V porque o Fabricante omitiu uma informação essencial, o limite da linha de 12V como um todo ... que nos permitiria fazer as contas e verificar a

consistência dos valores ... o que põe em xeque a credibilidade do fabricante e consequentemente seu produto ...

... Como você escondeu na foto o nome/modelo de sua fonte, nada mais posso lhe dizer dela... Conheço a mesma, já a vi com certeza mas, num feriado, não tenho a menor vontade de ir atrás para achar mais dados acerca, sem seu nome/modelo...

Nem tive a intenção de esconder ... rs ... o nome do fabricante está tão pequeno e logo acima da etiqueta com código de barras da mesma que levei uns 15 minutos para descobrir ... pois é ... eu também não sabia qual era a marca da fonte .. assim como não sabia nada do assunto até 2 semanas atrás quando resolvi que estava na hora de ter pelo menos uma noção do assunto ... quesito no qual vocês tem me ajudado extraordinariamente ...

A dois anos atrás, do alto da minha ignorância conversei com um expert do assunto, dono de uma Assistência Técnica próxima do meu trabalho e ele me indicou esta fantástica, fabulosa ATX BLUE CASE 500 WATTS REAIS que me custou uns R$ 150,00 se bem lembro ...

Ótimo negócio não? ... vivendo e aprendendo ...

• Membro VIP
Postado
.... vivendo e aprendendo ...

Veja como é simples e uma bela olhada na etiqueta, de cara, mostraria pelo menos 4 boas razões de não comprar tamanha porcaria:

Olhe ai ao mesmo tempo que consultas um tópico por mim escrito chamado: 10 dicas para fugir de uma fonte ruim, genérica ou de potência desconhecida

BlueCase500WattsReais_zps7b8c4f06.jpg~original

1) Em primeiríssimo lugar e em letras garrafais a declaração de que a fonte tem POTÊNCIA REAL. Isso fere a dica de número 2 ai em cima citada...

2) Desde lá de cima, a esquerda, dá para se ver escrito com tensão de alimentação 115/230VAC, típico de fontes antigas, sem PFC ativo, com a velha chavezinha de matar a fonte, a famosa chave 115/230 Volts..

3) Note que mesmo se somasses as correntes limite de cada linha de 12 Volts, o que absolutamente pode nem ser correto, daria 12A + 15A = 27Amperes. Ora amigo, 27A x 12V = 324 Watts, que somados a 40 Watts que uma config tipicamente toma das linhas de 3,3 e 5 volts somada, totaliza 364 Watts... Cadê os 500 Watts REAIS prometidos???? Olhe ali em cima a dica de número 4

4) A fonte tem somente um conector PCI-e, absolutamente anormal para fontes de 500 Watts. Por aonde é que se iria tirar os 500 Watts dessa fonte dai, claro, se ela conseguisse entregar, com apenas uma linha PCI-e...

Além disso dá para dar uma olhada na dica de número 10 pois se trata de um caso típico.. Fabricante de gabinetes aproveitando de seu nome ai criado para tocar no rim do comprador uma porcaria das maiores..

Claro, no final de tudo, só para alívio da consciência, ponha no tio Google a string de busca

"teste da fonte Blue Case 500W"

Olha só o primeiro que retorna!!!

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-BlueCase-de-500-W/2642/1

Veja as conclusões do teste e perceba como o resultado da análise da etiqueta mostra o que o teste concluiu, ou pelo menos se dá na mesma linha...

TestedafonteBlueCasede500Watts_zpsae926696.jpg~original

Repare nos testes de carga, na página 7, que essa fonte levou pau nos testes, por desvio da linha de 5 Volts mesmo entregando 84 Watts... Uma fonte de prometidos 500 Watts, mas que mal conseguiu entregar 300 Watts e que desde os 84 Watts já manda porcaria para seu PC...

Postado

A dois anos atrás, do alto da minha ignorância conversei com um expert do assunto, dono de uma Assistência Técnica próxima do meu trabalho e ele me indicou esta fantástica, fabulosa ATX BLUE CASE 500 WATTS REAIS que me custou uns R$ 150,00 se bem lembro ...

Ótimo negócio não? ... vivendo e aprendendo ...

Não só indicou, como também tinha dela pra vender, eu suponho.

Postado
Não só indicou, como também tinha dela pra vender, eu suponho.

O pior que não ... comprei em outro lugar ... segundo a indicação dele ...

Acho que vou inscrever o meu amigo Técnico aqui no Fórum ... hehehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!