Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios, Toda Errada, To Desperado!


André2k

Posts recomendados

Olá! O meu tecnico quando montou o pc não conseguiu fazer ele rodar perfeito digamos, é serviço amador, mas fazer o que, a gente aprende errando...

Pra começar... vou falar a configuração de meu pc, pra vocês poderem analisar a BIOS, que está (acho eu, fora dos padroes do hardware) estranha.

Processador K7 XP 2800+ 2083MHZ OEM BARTON 333MHZ

placa-mãe MSI K7N2 Delta

Dois pentes de memoria da Kingston de 256 MB barramento 400 MHZ

HD Maxtor 80 GB e com 8 de Mem em buffer

VGA AGP 256MB ATI RADEON 9600XT SAPPHIRE

Segue abaixo a copia de um pedaço da BIOS de meu pc: (escrevi a mao mesmo, depois escrevi de novo aqui)

Current CPU CLOCK 2083 MHz

System Performance [auto]

CPU FSB Clock [166Mhz]

x CPU interface normal

x FSB/Dram Ratio By SPD

x Current DRAM Clock 200Mhz

x Memory Timing By SPD

TRAS 8

TRCD 3

TRP 3

TRP 3

Cas Latency 3.0

FSB Spread Spectrum [diz]

AGP Spread Spectrum [diz]

AGP 8x Support [enabled]

AGP Fast Writ... [enabled]

System Bios Cacheable [diz]

Videoram Cacheable [diz]

AGP Aperture Size (MB) 128

Bom, eu acho que tem coisas que não estão certas. Por isso eu peço que apontem o que está errado de acordo com meu hardware. Tem umas coisas que eu não sei se tão certas (e tem outras que eu nem faço ideia). Como por exemplo a velocidade do processador, ali não deveria estar 2800 ao invés de 2083? O CPU FSB Clock não deveria ser 333 Mhz? O Current DRAM Clock não deveria ser 400 Mhz? O Memory Timing não deveria ser mais baixo (mais rápido)? O AGP Aperture Size não deveria ser 256? Fora as outras coisas que eu não sei do que se trata. Como eu faço pra habilitar o Dual Channel ?(o computador esta lendo como se fosse single channel de 512)

Enfim peço pra vocês me tirarem dessa canoa furada que eu estou, eu preciso de uma analise nas peças/bios, porque acho que as config não estão totalmente certas.

Obrigado

Se precisarem de mais dados da bios dá um toque que eu copio o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por estes dados está tudo certinho... Resumindo:

XP2800+ Barton trabalha a 2.08GHz, não confunda a definição 2800+ com 2800MHz! Há um tópico fixo na seção "Processadores e Chipsets" explicando isto.

FSB em 166MHz, está correto, pois o BUS EV6 do Athlon transmite 2 pulsos por clock, portanto, neste caso, 333DDR(Double Data Rating).

As memórias, igualmente como o caso acima, elas trabalham em 200MHz transmitindo dois dados por clock, 400DDR(virtualmente 400MHz).

Só faça o seguinte, habilite o SystemBIOS cacheable e o VideoRAM cacheable para melhor desempenho.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, obrigadão, mas isto aqui:

FSB Spread Spectrum [diz] não deveria habilitar? Porque não habilitar ou o que é isso?

AGP Spread Spectrum [diz] não deveria habilitar? Porque não habilitar ou o que é isso?

AGP Aperture Size (MB) 128 Minha placa de video é de 256, porque está 128 aí? existe alguma relação?

Agora sim, já estou trabalhando em dual! mem, 256x2 :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por CLAITOK@05 jun 2004, 01:05

Qual versão da BIOS dessa sua MSI??

bOA spartakus.. VOU fazer o mesmo.

5.6 é a melhor

Testamos a 5.7 no topico fixo sobre a K7n2 e ficou claramente declarado que a 5.7 perde bastante desempenho, num me pergunte porque...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ««ŠÞä®täkµ§»»+05 jun 2004, 01:55-->
CLAITOK@05 jun 2004, 01:05

Qual versão da BIOS dessa sua MSI??

bOA spartakus.. VOU fazer o mesmo.

5.6 é a melhor

Testamos a 5.7 no topico fixo sobre a K7n2 e ficou claramente declarado que a 5.7 perde bastante desempenho, num me pergunte porque...

Ok, a minha é a 6.00, então se a 5.6 é melhor que a minha 6.0, como mudo pra 5.6?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por André2k@05 jun 2004, 00:22

Bom, eu acho que tem coisas que não estão certas. Por isso eu peço que apontem o que está errado de acordo com meu hardware. Tem umas coisas que eu não sei se tão certas (e tem outras que eu nem faço ideia). Como por exemplo a velocidade do  processador, ali não deveria estar 2800 ao invés de 2083?

não... 2800+ e o nome do processador e não seu clock real. 2083 e a frequência real dele porém tem o desempenho similar ao Concorrente de 2.8GHZ (isso chama perfoprmance reference PR)

O CPU FSB Clock não deveria ser 333 Mhz?

Sim... 166 x 2 = 333 DDR pelos 2 dados por clock!

O Memory Timing não deveria ser mais baixo (mais rápido)?

Bom... como o Memory Timing esta configurado em SPD... esses sao os valores default... o que voce pode fazer e testar um de cada vez para ver ate onde elas aguentam!

O AGP Aperture Size não deveria ser 256?

AGP Aperture Size normalmente a melhor config e 1/4 do total da memoria RAM... esse 1/4 e a parte da memoria RAM que sera reservada para trabalhos graficos... como jogos! ou seja: 512 de RAM... 128 de Aperture Size.

Current DRAM Clock 200Mhz

Deixe ela como 166... mesmo ela trabalhando abaixo do que realmente pode... deixar memoria em sincronia lhe dara mais estabilidade e boas chances de conseguir diminuir os Memory Timings!

Fora as outras coisas que eu não sei do que se trata. Como eu faço pra habilitar o Dual Channel

Coloque um modulo no canal A ou B.. e o outro deve ficar obrigatoriamente no canal C... aquele Slot mais separado...

Bom e isso... detalhe... to repondendo a pedido Via PM... não li o topico todo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agp aperture size deve ser configurado para 128mb ou 64mb

não há calculo para colocar um agp aperture size os jogos atuais tem + desempenho com esses valores

independente da vga... e do tamanho da ram que a vga tem

usar esse calculo 1/2 ou 1/4 se a pessoa tiver muita ram vai haver muito disperdicio desnecessario e consequentemente perda de desempenho

eu havia criado um topico sobre o valor correto

caso voce ainda tenha alguma duvida leia meu topico antes de postar qualquer coisa

inclusive há testes retirados de sites de teste que mostram que agp aperture size abaixo de 32mb ou acima de 128 há perda de desempenho

da uma olhada na busca agp aperture size era o nome do topico se não me engano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ««ŠÞä®täkµ§»»+05 jun 2004, 01:55-->
CLAITOK@05 jun 2004, 01:05

Qual versão da BIOS dessa sua MSI??

bOA spartakus.. VOU fazer o mesmo.

5.6 é a melhor

Testamos a 5.7 no topico fixo sobre a K7n2 e ficou claramente declarado que a 5.7 perde bastante desempenho, num me pergunte porque...

corrigindo, minha BIOS é 5.6 mesmo

To indo agora habilitar os esquemas que foram ditos para serem habilitados :wub:

edit: SystemBIOS cacheable e o VideoRAM cacheable ENABLED :devil:

edit 2: WhishaNaPonchina: vou verificar agora mesmo sobre isso. Sobre essa parte da memoria que vai para a parte grafica. Valeu pelo toque. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando a limpo:

Passei pro pessoal a configuração da minha BIOS, que é de versão 5.6 mesmo. Na parte de baixo da minha BIOS foi recomendado fazer 2 mudanças, dar 2 "enables", no System Bios Cacheable e no Videoram Cacheable. Então é assim que se encontra a minha BIOS atualmente.

FSB Spread Spectrum [disabled]

AGP Spread Spectrum [disabled]

AGP 8x Support [enabled]

AGP Fast Writ... [enabled]

System Bios Cacheable [enabled]

Videoram Cacheable [enabled]

AGP Aperture Size (MB) 128

Bom, resta saber o que eu devo proceder com esses 2 itens que estão em negrito na lista acima. Devo deixar assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por WhishaNaPonchina@08 jun 2004, 13:18

System Bios Cacheable [enabled]

Videoram Cacheable [enabled]

podem causar instabilidade

e não tem melhora muito consideravel

melhor opção é deixa desativado mesmo

A melhora é pequena, mas há. Nunca, em nenhum dos micros montados/configurados por mim, houve problemas... Mas fica aí a dica, qualquer coisa desative... Mas lembrem-se, mexam em uma coisa d cada vez, caso contrário nunca saberão qual ítem está causando problemas... Vá até o setup e configure, volte ao Windows e teste... E por aí vai.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK! valeu pela informação. Só uma atualização aqui.

FSB Spread Spectrum [disabled]

AGP Spread Spectrum [disabled]

AGP 8x Support [enabled]

AGP Fast Writ... [enabled]

System Bios Cacheable [enabled]

Videoram Cacheable [enabled]

AGP Aperture Size (MB) 64 (antes 128MB, dica dada pelo WhishaNaPonchina, no topico sobre AGP Aperture Size) :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Phoenyx+08 jun 2004, 13:22-->
WhishaNaPonchina@08 jun 2004, 13:18

System Bios Cacheable [enabled]

Videoram Cacheable [enabled]

podem causar instabilidade

e não tem melhora muito consideravel

melhor opção é deixa desativado mesmo

A melhora é pequena, mas há. Nunca, em nenhum dos micros montados/configurados por mim, houve problemas... Mas fica aí a dica, qualquer coisa desative... Mas lembrem-se, mexam em uma coisa d cada vez, caso contrário nunca saberão qual ítem está causando problemas... Vá até o setup e configure, volte ao Windows e teste... E por aí vai.

[]'s

Os ganhos existem sim!!!

É o que diz esse trecho do melhor FAQ para as NF7 séries que já fizeram:

"ADVANCED CHIPSET FEATURES

SYSTEM BIOS Cacheable – Quando ligado a bios fica mais rápida, via cache L2

VIDEO RAM Cacheable – Ganha-se alguma velocidade na ram da vga, via cache L2

Se quiserem acompanhar o post inteiro:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=37743

Eu particularmente sempre deixei habilitado, por isso não saberia se o desempenho fica pior... Mas como nunca causou problemas, eu acabei nem alterando. Mas fica aí a dica do Phoenyx... Se der galho, deixe em disable, mas acho pouco provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando nesse guia da pra ter uma ideia melhor

http://www.rojakpot.com/default.aspx?locat...var1=0&var2=207

e

http://www.rojakpot.com/showFreeBOG.aspx?Lang=0&bogno=188

System BIOS Cacheable

Common Options : Enabled, Disabled

Quick Review

Enabling this feature allows the caching of the motherboard BIOS ROM from F0000h to FFFFFh by the processor's Level 2 cache. This greatly speeds up accesses to the BIOS.

However, this does not translate into better system performance because modern operating systems like Microsoft Windows XP do not need to communicate with the hardware via the BIOS. Current operating systems make use of drivers to access the hardware directly.

Therefore, it would be a waste of the Level 2 cache's bandwidth if the motherboard BIOS was cached instead of data that are more critical to the system's performance.

In addition, if any errant program writes into this memory area, it will result in a system crash. Therefore, it is highly recommended that you disable this feature for better system performance.

Traduzindo em miudos ele não aumenta significativamente o desempenho, principamente no Windows xp que faz uso de instruções dos drivers para se comunicar com hardware

Pode perde um pouco da banda do cache lvl2 pois ele é gravado no cache lvl2 e se algum programa por erro de programação causar algum erro o sistema congela INTEGRALMENTE

tendo que reiniciar sendo que se isso não tiver ativado em 95% dos casos basta finalizar o processo (Isso no winxp/2k porque windows 98 é muito instavel)

----

Video RAM Cacheable

Common Options : Enabled, Disabled

Quick Review

This BIOS feature aims to boost VGA graphics performance by using the processor's Level 2 cache to cache the 64KB VGA graphics memory area from A0000h to AFFFFh.

If this BIOS feature is enabled, the VGA graphics memory area will be cached by the processor's Level 2 cache. This speeds up accesses to the VGA graphics memory area.

If this BIOS feature is disabled, the VGA graphics memory area will not be cached by the processor's Level 2 cache.

On the other hand, caching this memory area will cost you some processor performance. Because some of the processor's Level 2 cache is being diverted to cache the VGA graphics memory area, there is less to keep the processor supplied with data. Consequently, the processor's performance suffers.

Therefore, it is highly recommended that you disable this BIOS feature. There is no reason to enable it even if you use real mode DOS a lot or work a lot in Windows Safe Mode.

Traduzindo em miudos... essa opção não tem ganho significativo e além disso voce perde PROCESSAMENTO isto é voce perde desempenho do processador

Concluindo... Por tudo isso eu recomendo deixa essas 2 opções desativadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por WhishaNaPonchina@08 jun 2004, 13:42

Olhando nesse guia da pra ter uma ideia melhor

http://www.rojakpot.com/default.aspx?locat...var1=0&var2=207

e

http://www.rojakpot.com/showFreeBOG.aspx?Lang=0&bogno=188

System BIOS Cacheable

Common Options : Enabled, Disabled

Quick Review

Enabling this feature allows the caching of the motherboard BIOS ROM from F0000h to FFFFFh by the processor's Level 2 cache. This greatly speeds up accesses to the BIOS.

However, this does not translate into better system performance because modern operating systems like Microsoft Windows XP do not need to communicate with the hardware via the BIOS. Current operating systems make use of drivers to access the hardware directly.

Therefore, it would be a waste of the Level 2 cache's bandwidth if the motherboard BIOS was cached instead of data that are more critical to the system's performance.

In addition, if any errant program writes into this memory area, it will result in a system crash. Therefore, it is highly recommended that you disable this feature for better system performance.

Traduzindo em miudos ele não aumenta significativamente o desempenho, principamente no Windows xp que faz uso de instruções dos drivers para se comunicar com hardware

Pode perde um pouco da banda do cache lvl2 pois ele é gravado no cache lvl2 e se algum programa por erro de programação causar algum erro o sistema congela INTEGRALMENTE

tendo que reiniciar sendo que se isso não tiver ativado em 95% dos casos basta finalizar o processo (Isso no winxp/2k porque windows 98 é muito instavel)

----

Video RAM Cacheable

Common Options : Enabled, Disabled

Quick Review

This BIOS feature aims to boost VGA graphics performance by using the processor's Level 2 cache to cache the 64KB VGA graphics memory area from A0000h to AFFFFh.

If this BIOS feature is enabled, the VGA graphics memory area will be cached by the processor's Level 2 cache. This speeds up accesses to the VGA graphics memory area.

If this BIOS feature is disabled, the VGA graphics memory area will not be cached by the processor's Level 2 cache.

On the other hand, caching this memory area will cost you some processor performance. Because some of the processor's Level 2 cache is being diverted to cache the VGA graphics memory area, there is less to keep the processor supplied with data. Consequently, the processor's performance suffers.

Therefore, it is highly recommended that you disable this BIOS feature. There is no reason to enable it even if you use real mode DOS a lot or work a lot in Windows Safe Mode.

Traduzindo em miudos... essa opção não tem ganho significativo e além disso voce perde PROCESSAMENTO isto é voce perde desempenho do processador

Concluindo... Por tudo isso eu recomendo deixa essas 2 opções desativadas

nossa! muito completo! valeu pelas infos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jean.e@08 jun 2004, 14:45

Olá André gostaria de saber por que acha que tem coisa errada? e por que diz que é serviço de amador?

bens que perguntaste, bom, o seguinte, o cara que montou me pc aqui, não estava acostumado com peças de marca ou coisa mais de nivel (que eu acredito ser meu pc). E ele montou de um jeito meio estranho. Começou com o processador rodando abaixo dos 2.083 MHz e depois uma serie de coisas eu e meu irmão se debatemos aqui para fazer funcionar. Graças tudo ao pessoal do forum, que foi sempre dando uma mão legal. Pra tu ter uma ideia do cara, ele acho que nem tinha noção do que era dual channel, que eu mesmo tive que habilitar :blink: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu havia criado um topico sobre o valor correto

caso voce ainda tenha alguma duvida leia meu topico antes de postar qualquer coisa

Calma amigão não tem ninguém brigando com voce não! Eu disse que 1/4 da Ram e o Ideal baseado em testes que eu mesmo fiz. Quando tinha 256 de memoria, no meu micro antigo... 64MB no Apertura Size me dava o melhor desempenho... e agora com 512MB.. 128MB no aperture Size e o Valor que mais me da desempenho! Coinsidentemente ambos valores dão 1/4 da RAM total! Mas pode ser que em outros casos isso não seja verdade, mas comigo é! E outra coinsidencia... ambos valores sao o total de memoria que a VGA Tem... às vezes pode ser isso tambem!

Quanto a Bios Cacheable e Video Ram Cacheable... eu tambem deixo habilitado e nunca tive problemas com instabilidade devido a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!