Ir ao conteúdo

HD com problemas?

Hugoheleniaz

Posts recomendados

Postado

Bom, há cerca de um mês e meio / dois meses, comprei um HD novo de 1TB Seagate... Até ai tudo bem, depois de mais de quatro semanas de uso perfeito, meu pc começou a dar problemas estranhos:

HD dava leves estalos.

Travava completamente todos os programas, que estavam rodando, principalmente quando eram jogos, e tudo no PC deixava de responder (até aparecia uma mensagem "Microsoft Windows não está respondendo.")

Todo jogo que eu tentava rodar, travava no início.

Algumas vezes nem iniciar o windows direito eu conseguia.

Tentei soluções:

Desfragmentava o PC toda hora, e dava CHKDSK, porém não adiantou, a única solução infelizmente foi formatar a máquina, e deu certo, pensei que meus problemas tinham acabado, quando começou a dar as mesmas coisas de novo... Formatei novamente hoje, e logo após a formatação aconteceu a mesma coisa. Creio que não esteja com defeito o HD, pois isso acontece de período em período (depois da última vez que aconteceu, parou, não deu mais). Só sei o básico de informática e quis procurar uma solução aqui, se tiver... Se alguem puder ajudar, muito obrigado desde já.

Postado

Amigo em primeiro lugar faça um backup de todos os seus dados importantes em outro HD ou mídia equivalente.

Baixe o programa HD Tune Pro aqui:

http://www.hdtune.com/download.html

Verifique com o auxilio desse programa as estatísticas do S.M.A.R.T. na aba health, que monitoram os parâmetros de operação do disco, o programa vai te dar uma mensagem de OK, Warning ou Failed dependendo do que encontrar.

Execute um Error Scan sem a opção de Quick Scan, onde o programa vai varrer os clusters do disco em busca de erros.

Se até agora nada de anormal for observado, baixe a ferramenta Diskat-gui.exe aqui:

http://www.diskat.net/download-en.html

Execute a ferramenta para verificar se o seu HD é Advanced Format, e se for, se está alinhado os clusters do sistema de arquivos com os clusters 4k do disco.

Em seguida, caso nada de estranho for identificado, verifique os drivers do sistema operacional se estão atualizados, será também necessário checar na BIOS da maquina se está operando o SATA em modo AHCI como se deve.

Importante dizer que o Windows XP não alinha os clusters com os discos Advanced Format, se estiver utilizando essa versão do Windows terá de usar um programa para efetuar esse alinhamento.

Boa sorte.

Postado

É amigo, agora você está enquadrado no pior caso, seu HD está com incremento de bad blocks, em outras palavras, está degradando a superfície magnética e não está confiável.

Nesse cenário, acione a garantia do fabricante, entre em contato com a revendedora se necessário para verificar o procedimento. Seu HD está com defeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!