Ir ao conteúdo

Corsair H100 Velocidade dos FANS.

CryWolfz

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Eu tenho um cooler líquido Corsair H100 e atualmente estou utilizando o mesmo no perfil silencioso. Mas uma coisa me deixa muito intrigado, mesmo estressando o processador com o Prime 95 a rotação dos fans parecem não se alterar.

Então resolvi colocar ele no perfil balanceado (2 luzes acessas) e testar o computador em IDLE e em stress. Assim que eu mudo o perfil para balanceado a rotação dos fans sobem imediatamente, porém eles se mantém na mesma rotação, mesmo em IDLE ou em stress.

A mesma coisa acontece com o perfil de desempenho (3 luzes acessas), assim que ativo o perfil os fans aumentam imediatamente de rotação, porém se mantém em alta rotação mesmo em IDLE ou em stress.

Vocês sabem me dizer se o ajuste do perfil deveria apenas limitar ou expandir os limites de rotação dos fans ou o perfil faz somente com que os fans rodem a uma rotação fixa?

Caso eles devam variar, o que posso estar fazendo de errado?

Obrigado desde de já pela ajuda. :)

Postado
Conforme for o perfil de desempenho, as rotações das fans seriam:

Quiet: 900 rpm - 1300 rpm

Balanced: 1300 rpm - 2000 rpm

Performance: 1600 rpm - 2700 rpm

Fan_profiles.png

Essas informações estão no site da Corsair:

http://www.corsair.com/blog/understanding-the-hydro-series-h80-and-h100-cooling-performance-profiles/

Hum, obrigado pela informação.

Se eu entendi direito, as temperaturas que ficam no eixo horizontal do gráfico estão em graus Celsius, correto? Se isso for verdade, então meu problema pode estar na temperatura.

Meu computador tem a seguinte configuração:

processador: Core i7-3930k 3.20Ghz (sem Overclock)

Memória: 32 gb Corsair Vengeance ddr3 1600mhz

MOBO: Intel DX79SI

HD: 2 SeaGate modelo ST31000, em RAID 0, totalizando 2 Tera

Fonte: Corsair HX1000 de 1000W

Water Cooler: Corsair H100

Placa de vídeo: GTX 560 TI Twin Frozr II

Minhas temperaturas, com o perfil balanceado no H100 (2 luzes acessas), são as seguintes:

IDLE: 35º mín. e 37º máx. - média de 36º

Full Load (Prime 95, opção In-place large FFTs, 15 min.): 62º

Jogando Battlefield 3: 57º

Temperatura do ambiente em torno de 25º

Será que minhas temperaturas em IDLE não estão muito altas? Porque isso pode ser a resposta para a alta rotação do fan do H100 mesmo em IDLE (isso segundo as temperaturas demonstradas no gráfico do site da Corsair).

Segue 2 imagens com as temperaturas em IDLE e Full Load:

http://imageshack.us/f/823/tempidlev.jpg/

http://imageshack.us/f/547/tempfullloadprime95.jpg/

Postado

As temperaturas em idle não são altas.

Temperaturas em idle não são boas referências para analisar o desempenho do cooler.

Se estiverem muito altas podem indicar má instalação do cooler.

Para analisar o desempenho do cooler, as temperaturas a serem consideradas seriam com o processador em load.

No perfil balanceado a fan varia entre 1300 rpm a 2000 rpm conforme for a temperatura do líquido.

O utilitário da Corsair mostra que rotações das fans em idle e em stress?

Postado
As temperaturas em idle não são altas.

Temperaturas em idle não são boas referências para analisar o desempenho do cooler.

Se estiverem muito altas podem indicar má instalação do cooler.

Para analisar o desempenho do cooler, as temperaturas a serem consideradas seriam com o processador em load.

No perfil balanceado a fan varia entre 1300 rpm a 2000 rpm conforme for a temperatura do líquido.

O utilitário da Corsair mostra que rotações das fans em idle e em stress?

As temperaturas em IDLE que informei estão boas? E as temperaturas em load que informei, estão boas? Eu realmente não tenho ideia se minhas temperaturas estão normais ou não.

Eu desconheço de qualquer utilitário da Corsair para medir a rotação dos fans, infelizmente o HWmonitor e o Everest não estão me informando a rotação atual dos fans, pois está com a rotação travada em 2500 rpm.

Você poderia me passar o nome do tal utilitário da Corsair para medir a rotação?

Obrigado.

Postado

1) Na verdade somente o H100i é compatível com o Corsair Link que permite fazer o monitoramento das temperaturas e das fans.

Inicialmente tive a impressão de que o seu water cooler era o H100i, já que você conseguia saber que as fans estavam em mesma rotação e aumentavam quando mudava de perfil de desempenho.

2) Essa rotação de 2500 rpm seria o da CPU Fan?

Caso você tenha ligado o cabo de 3-pinos do H100 na CPU Fan essa rotação deve ser o da bomba e não das fans.

A bomba sempre deve rodar em 100%.

A bomba

Postado

É, o meu cooler é o H100, não o H100i.

Sim, a rotação de 2500 acredito eu ser da bomba, pois quando troco de perfil, pro silencioso por exemplo, os fans diminuem a rotação mas a marcação continua 2500 rpm.

A questão é o seguinte. Atualmente estou usando o perfil balanceado, e é possível saber (simplesmente através do barulho dos fans e da tabela de rpm x temperatura do site da Corsair), que a rotação dos mesmos permanecem em torno de 1900 em IDLE e 2000 em LOAD.

O que eu não entendo é se as minhas temperaturas em IDLE e LOAD estão normais. Porque acredito eu que minhas temperaturas em IDLE deveriam estar menores, em torno de 28º a 30º, e não 36º.

Devido ao fato das minhas temperaturas em IDLE ficar em torno de 36º e uma simples atividade como navegar na internet e ouvir música faça as temperaturas subirem para 46º, isso faz com que os fans quase sempre permanecem na rotação máxima do perfil selecionado.

Isso não seria errado? Ou é simplesmente normal essas temperaturas?

Postado
A questão é o seguinte. Atualmente estou usando o perfil balanceado, e é possível saber (simplesmente através do barulho dos fans e da tabela de rpm x temperatura do site da Corsair), que a rotação dos mesmos permanecem em torno de 1900 em IDLE e 2000 em LOAD.

Na verdade a temperatura do gráfico se refere a temperatura do líquido e não do processador.

As rotações das fans irão variar conforme for a temperatura do líquido.

O que eu não entendo é se as minhas temperaturas em IDLE e LOAD estão normais. Porque acredito eu que minhas temperaturas em IDLE deveriam estar menores, em torno de 28º a 30º, e não 36º.

Creio que isso não seja sempre válido, já que as temperaturas em idle podem variar.

Devido ao fato das minhas temperaturas em IDLE ficar em torno de 36º e uma simples atividade como navegar na internet e ouvir música faça as temperaturas subirem para 46º, isso faz com que os fans quase sempre permanecem na rotação máxima do perfil selecionado.

Eu tenho o Core I5 3550 e uso o Hyper 212 Plus.

Embora eu veja constamente a temperatura dos cores em torno de 30 C no HWMonitor é possível que ele acabe registrando temperaturas máximas de 46 C, sem variação da rotação da fan.

O que não acontece é eu ver a temperatura constante de 46 C quando não estou usando programas mais pesados.

Eu não dizer se o desempenho que você está tendo está dentro do que é esperado para o H100.

Postado

Entendi.

Tem como eu medir a temperatura do líquido de alguma forma?

Os fans do H100 tem melhor desempenho em resfriar o radiador instalado como "in take" (puxando ar de fora para dentro) ou "out take" (puxando ar de dentro pra fora)?

Estou pensando em colocar 2 fans a mais pra ajudar a esfriar o H100 e talvez trocar a pasta térmica do H100.

O que você recomenda?

OBS: Muito obrigado pela atenção e toda ajuda até agora. :)

Postado
Entendi.

Tem como eu medir a temperatura do líquido de alguma forma?

Eu pessoalmente, nunca ouvi dizer de algum utilitário da Corsair sem ser o Corsair Link.

Os fans do H100 tem melhor desempenho em resfriar o radiador instalado como "in take" (puxando ar de fora para dentro) ou "out take" (puxando ar de dentro pra fora)?

Seria o in take, pois o radiador se beneficiaria do ar mais frio de fora do gabinete.

No entanto, já ouvi dizer que a diferença de desempenho é pouca.

Além disso você estaria fazendo com que o ar mais quente seja jogado diretamente no topo da placa mãe e aonde ficariam os módulos de memória.

Faça os testes e veja se realmente compensa fazer isso.

Outra dica seria com relação a fan da traseira do gabinete.

Há quem recomende fazer com que a fan da traseira do gabinete injete ar para dentro.

Uma outra opção seria nem usar a fan traseira para evitar competição com as fans do H100.

Pessoalmente, eu deixaria as fans do H100 jogando para fora do gabinete.

Quanto a fan traseira eu manteria jogando ar para fora ou então não usaria.

Estou pensando em colocar 2 fans a mais pra ajudar a esfriar o H100 e talvez trocar a pasta térmica do H100.

O que você recomenda?

Pelo que já pude ouvir de outros usuários, o H100 com 4 fans pode ajudar a diminuir a temperatura em pouca coisa.

Na minha opinião pessoal optar por 4 fans seria exagerado no caso do H100 pelo espaço exigido no topo do gabinete, não trazendo maiores benefícios no uso prático e comum que geralmente fazemos do computador.

Por recomendação, as 4 fans teriam ainda que ser iguais, além de rodarem em velocidades similares conectadas por exemplo na mesma CPU Fan usando um cabo splitter.

Veja um teste do H100 comparando fans em push, pull, push pull usando a fan Cooler Master Blade Master.

1109107

Postado

Cara. Obrigado mesmo pelas dicas e informações.

Vou dar uma estudada no que você falou e vou ver se pego um dia da semana pra trocar os fans de lugar e testar o desempenho deles.

O que você acha de trocar a pasta térmica original do Cooler e colocar uma mais refinada?

Obrigado mesmo. Qualquer coisa volto aqui pra dizer se deu alguma coisa certa ou errada. Hehehehe!

Postado

Pelo que eu já ouvi dizer a pasta térmica que vem com o H100 é uma pasta térmica de boa qualidade (Dow Corning).

Pela pasta térmica ser boa, eu particularmente não trocaria essa pasta a não ser que eu tenha que remover o dissipador para reinstalação.

Postado

Então eu me vejo com possibilidades muito limitadas do que posso fazer com relação ao meu problema.... :\

A pasta térmica que vem já é boa, colocar 2 fans a mais para resfriar o radiador não trás uma diferença considerável... Me resta testar qual posição deixo os fans originais... :X

Bem. Obrigado novamente. Vou testar os fans em pull, push e pull - push e depois posto aqui o resultado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!