Ir ao conteúdo

Amplificador transistorizado de 3W

knt

Posts recomendados

Postado

Bom Dia, estou com dificuldades para montar um amplificador transistorizado de 3W com uma carga de 8Ω quando alimentada com 12V.

qualquer ajuda e bem vinda.

Postado

Qual resistores e quais capacitores?? Tem que mostrar o modelo do circuito pra saber o calculo..

sabe projetar o circuito de maneira logica?

Por exemplo, antes de fazer o calculo deve fazer o circuuto de maneira logica, para depois calcular os valores dos residtores e cap ...

Postado

o esquema que eu preciso e semelhante ao da foto.

porém os valores dos capacitores e resistores não estão corretos

e como faça para decidir qual transistor usar?

post-1051233-13884966107441_thumb.jpg

Postado

isso e um amplificador classe A usado para amplificar tensão nao potencia!!

para 3w deve ser pelo menos um classe AB, ou classe A com carga ativa...

Se for so para amplificador tensão como esse da foto, os calculos sao faceis comparqdo com um classe AB ou A carga ativa.. Pois nesses tem realimentaçao e vairias outras coisas...

Postado
o esquema que eu preciso e semelhante ao da foto.

porém os valores dos capacitores e resistores não estão corretos

e como faça para decidir qual transistor usar?

Até pode ser calculado para fornecer 3 watts na saída, mas só terá rendimento de no máximo 25%¨.]

Isso quer dizer que se ele mandar 3 watts na saída, estará consumindo uns 5 ou 6 watts na entrada. Em repouso, sem estar amplificando nenhum sinal ele estará consumindo 3 watts permanentemente.

Os de classe AB possuem rendimento na faixa de 60%

Os classe D podem chegar ao incrível rendimento de 95% dependendo somente da qualidade dos componentes empregados no circuito.

Um amplificador classe de 100 watts toca 35% mais forte que um outro amplificador de mesma potência de classe AB

Postado

Obrigado pelo exemplo.

Agora como faço para começara fazer os calculos dos resistores e capacitores?

e decidir qual transistor usar?.

Outra coisa, pelo esquema da foto que eu enviei eu realmente não consigo uma potencia de 3W para acionar o alto-falante? pois meu professor tinha passado um esquema semelhante aquele para que fosse feito o amplificador.

Postado

Bem para o exemplo tipo A que você envio como faço para realizar os calculos dos componentes?

Postado

Na pratica esse amp nem chega aos 25% de rendimento! Deve chegar menos que 20%...

Albert França nao entendi a sua ultima frase, qual classe se refere que toca 35% mais forte que o AB?

Postado
Na pratica esse amp nem chega aos 25% de rendimento! Deve chegar menos que 20%...

Albert França nao entendi a sua ultima frase, qual classe se refere que toca 35% mais forte que o AB?

O classe D

Um classe D de 100 watts pode chegar a 95% de eficiência energética.

Um classe AB de 100 watts no máximo vai dar aí na faixa de 60% de eficiência energética.

Em fim, toca muito mais com o mesmo consumo.

Postado

Esse seu classe A tera rendimento muito abaixo que 25%!! Os classes A de potencia sao aqueles que usa transformadores e alta tensão...

enfim, o mais simples que eu acho e o classe A carga ativa!!

depende do que o professor quer que você faça!

Postado

pelo esquema que esta na foto que enviei tem como voce me ajudar a calcular os componentes? mesmo que tenha um rendimento baixo? sendo que Vin e a frequencia eu poço escolher qual usar.

Postado

a amplitude de entrada pode ser qualquer uma (nao foi especificada) e a alimentação e de 12v

Postado

Para 30V, amplificaçao de 7x com carga e 10x sem carga!... Amplitude de saida: 7Vp...

tensão media de coletor: 20V, tensão max de coletor com carga: 27V, tensão max de coletor sem carga: 30V, tensão min de coletor com carga: 13V, tensão min de coletor sem carga: 10V...

Depois quando eu chegar em casa posto o circuito feito...

Postado

O professor pediu para ser feito ou so para ser calculado o circuito? o resistor de emissor dereva ser de 5W, o de coletor deveria ser de 30W... a carga e de 8ohms..

Esse tipo de amplificador não existe para potencia... Mas você pediu para eu calcular então calculei...

Os calculos, eu fiz de outra forma diferente da que os professores ensinam, então se for para o professor não adiantara eu falar um por um, pois encheria a pagina para explicar esse amplificador..

Se fosse por formulas seria mais fácil, eu ia te explicar por formulas e seria curtas... mas fiz ele de maneira logica, e para te explicar isso encheria a pag.. Alem do professor não ira aceitar!

Mas vou falar algumas coisas...

Sem a carga a amplitude do sinal no coletor seria de 10Vp.. com a carga sera menor, 7Vp, mas não distorcera o sinal!! acontece que tem que calcular qual a amplitude max com a carga, pois n depende so do transistor, vai depender do valor do resistor de coletor e da carga, seria uma serie... ja na amplitude min de coletor, vira corrente tanto do resistor de coletor quanto do capacitor de acoplamento!!!

os cap de acoplamento dependem da corrente!! também n tenho a formula aqui!

os resistores que polarizam a base, forma um divisor de tensão, deve ser calculados para darem uma certa corrente e uma tensão para polarizar o transistor de acordo com a corrente de coletor do transistor e amplificação!!

As coracteristicas desse amplificador que eu calculei:

Sinal de entrada: 1Vp, de saida 7Vp para a carga!

Sem a carga= 10Vp no coletor do transistor, corrente max sobre o resistor de coletor: ~6A

corrente max para a carga= 1A, corrente max no coletor do transistor= 6A.

Potencia max sem distorcer: 3W rms!!

fonte: 30V 7A.

Talvez tenha alguem aqui que tenha as formulas para te passar....

m6wb.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!