Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito eletrônico feito no Ares, mas o Pic não responde


Marcio Eduardo

Posts recomendados

Mas uma vez venho aqui no desespero: Estou fazendo um projeto de TCC onde vou usar um pic 16f877A um c.i l298n e um sensor de chuva, mais a botoeiras para controlar um motor que vai abrir e fechar um teto retrátil no caso de chuva, o problema é o seguinte:fiz a programação em C, montei o circuito no Isis testei tudo certo, depois passei para o Ares desenvolvi a placa de circuito e fiz a termotransferencia para a placa de fenolite e montei todo o circuito no entanto quando tentei fazer o motor rodar nem sinal de vida, já testei a continuidade de todas as trilhas para ver se há alguma falha, mas está tudo ok, me ajudem o que pode estar acontecendo, sou iniciante na área e estou perdidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo.

Tive um problema parecido uma vez (quando tava no curso técnico) e quando analisei o circuito percebi que tinha esquecido de ligar o pino Master Clear/VPP (pino 1) ao +5V. Este pino é responsável pelo reset do PIC (e modo de gravação), se ele não estiver conectado ao +5V o pic vai ficarem posição de reset infinitamente... Se não for este o problema, só com os diagramas e fotos do layout de montagem para podermos descobrir o problema.

Você testou seu programa no proteus?? Também poderia ser algum erro no firmware, me lembro que meu primeiro programa que fiz para o 18f4520 tinha esquecido de desabilitar os ports analógicos do pic (bem coisa de estudante mesmo!! rsrsrs).

Espero ter ajudado, Grato Luiz Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa está errada. Repare que a saída do 7805 está conectada ao GND por uma trilha que vai ao conector de 12V. Parece haver um capacitor entre os pinos de VDD do PIC e a saída do 7805.

Pode haver outros erros.