Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
briancordeiro

TPD de um processador.

Recommended Posts

Não, é questão de hardware.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá, trocando por um processador com TDP menor ou fazendo underclock/undervolting no processador que você já tem (o que diminui o desempenho e o consumo elétrico também, ficando mais lento, mais frio e mais econômico).

Exemplo: Se você tiver um Phenom II X4 955 BE, que possui clock de 3.2GHz e TDP de 125W, diminuindo o clock e a tensão que alimenta o processador, o TDP e o consumo elétrico abaixarão junto, mas o processador ficará mais lento. Entretanto, o TDP oficial continuará sendo 125W. Da mesma forma que se fizer overclock/overvolting, o TDP, o consumo elétrico e o desempenho aumentam.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dá pra fazer milagres mexendo na tensão e no clock de um processador, fazendo por exemplo um FX8350 com oito núcleos ativados a 2.8Ghz e consumindo 45W. Mas eu só recomendo experimentar essas técnicas caso você tenha bons conhecimentos de overclock(e uma placa mãe decente com uma fonte muito boa).

Compartilhar este post

Link para o post
Dá pra fazer milagres mexendo na tensão e no clock de um processador, fazendo por exemplo um FX8350 com oito núcleos ativados a 2.8Ghz e consumindo 45W. Mas eu só recomendo experimentar essas técnicas caso você tenha bons conhecimentos de overclock(e uma placa mãe decente com uma fonte muito boa).

No caso do underclock/undervolting não há riscos de se danificar o hardware. Pelo contrário: teoricamente aumenta a vida útil do chip. O negócio é só testar até estabilizar.

Em overclock/overvolting que sim, há riscos de se danificar o hardware, então é bom saber o que está fazendo muito bem.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo razão para comprar um processador e usá-lo abaixo da velocidade padrão. Melhor pensar em um mais barato. A não ser que tenha comprado um com TDP acima do suportado pela MoBo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Pistigrilo é igual Clarasil,bom mesmo!Mas também concordo com o Nascarbr,pode ser uma situação de adaptação à mobo.

Compartilhar este post

Link para o post
Não vejo razão para comprar um processador e usá-lo abaixo da velocidade padrão. Melhor pensar em um mais barato. A não ser que tenha comprado um com TDP acima do suportado pela MoBo.
O Pistigrilo é igual Clarasil,bom mesmo!Mas também concordo com o Nascarbr,pode ser uma situação de adaptação à mobo.

Realmente, mas se a pessoa já tiver o processador e deseja diminuir o consumo, sai bem mais barato simplesmente fazer underclock/undervolting que trocar o processador. Ainda mais se ela tiver um modelo top, onde pelo menos teoricamente o chip é mais eficiente energeticamente que modelos menos tops (por conta de fazer parte da parte central do waffer de silício). Se comprar um modelo não suportado pela placa-mãe, por conta do TDP, o ideal mesmo seria trocar a placa-mãe, e não esquentar cabeça com TDP.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Respondi da forma que respondi porque imaginei que o usuário queria diminuir os clocks do processador pra economizar energia, também já quis fazer isso com meu FX-4100.

briancordeiro, se deseja tunar os clocks do processador tenta ir de AMD Overdrive pra fazer o serviço, setando em 2,6Ghz já vai ter um bom desempenho pra tarefas casuais. Desativar núcleos e undervolt ajudam, mas podem comprometer a vida útil do processador em alguns casos.

Compartilhar este post

Link para o post
Respondi da forma que respondi porque imaginei que o usuário queria diminuir os clocks do processador pra economizar energia, também já quis fazer isso com meu FX-4100.

briancordeiro, se deseja tunar os clocks do processador tenta ir de AMD Overdrive pra fazer o serviço, setando em 2,6Ghz já vai ter um bom desempenho pra tarefas casuais. Desativar núcleos e undervolt ajudam, mas podem comprometer a vida útil do processador em alguns casos.

Na verdade o que prejudica a vida útil dos processadores é overclock e overvolting. Underclock e undervolting teoricamente aumentam a vida útil do processador. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Pode dar undervolt mas não muito(dependendo da frequência). Difícil dizer porque não há nenhum teste envolvendo isso, só ví relatos de queima/quebra. Como com qualquer eletrônico, se o processador não for alimentado por uma quantidade de tensão suficiente, ele pode funcionar mas com a sua longevidade sendo piorada conforme o tempo, como se fosse um processador operando com temperaturas acima do recomendado.

Compartilhar este post

Link para o post
Depende. Pode dar undervolt mas não muito(dependendo da frequência). Difícil dizer porque não há nenhum teste envolvendo isso, só ví relatos de queima/quebra. Como com qualquer eletrônico, se o processador não for alimentado por uma quantidade de tensão suficiente, ele pode funcionar mas com a sua longevidade sendo piorada conforme o tempo, como se fosse um processador operando com temperaturas acima do recomendado.

Isso é para overclock/overvolting, onde você força o componente a trabalhar acima da configuração padrão, forçando a barra. Se fizer underclock/undervolting de forma incorreta, o máximo que acontece é deixar o funcionamento do sistema instável, o que te obrigará a resetar a BIOS e voltar para a configuração padrão. Para quem não se sente seguro para mexer nas tensões, basta fazer apenas o underclock sem undervolting.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Isso é para overclock/overvolting, onde você força o componente a trabalhar acima da configuração padrão, forçando a barra. Se fizer underclock/undervolting de forma incorreta, o máximo que acontece é deixar o funcionamento do sistema instável, o que te obrigará a resetar a BIOS e voltar para a configuração padrão. Para quem não se sente seguro para mexer nas tensões, basta fazer apenas o underclock sem undervolting.

Sem contar que as placa mães e processadores já são projetados para sofrer essa ocilação de tensão, tanto que muitos diminuem o clock e o Vcore de forma automatica quando estão ociosos , isso além de diminuir o TDP, também diminui o consumo eletrico do mesmo...

Cool & quiet da AMD faz exatamente isso que eu disse... A intel tem um sistema similar, mas eu não sei o nome.....

Compartilhar este post

Link para o post
Sem contar que as placa mães e processadores já são projetados para sofrer essa ocilação de tensão, tanto que muitos diminuem o clock e o Vcore de forma automatica quando estão ociosos , isso além de diminuir o TDP, também diminui o consumo eletrico do mesmo...

Cool & quiet da AMD faz exatamente isso que eu disse... A intel tem um sistema similar, mas eu não sei o nome.....

Exatamente! E o similar do Cool n' Quiet da AMD na Intel é o Enhanced Intel SpeedStep Technology, ou simplesmente SpeedStep, se preferir. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais