Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
xaropelito

Regulador de Correte Alternada 60hz

Recommended Posts

boa noite amigos do fórum . bom , a algum tempo atras eu precisei mandar fazer limpeza nos bicos injetores do meu carro , e observei o equipamento que o mecânico usava. era uma banheira ultrassônica com um liquido para descarbonizar ate ai não vi novidade nenhuma afinal tenho uma banheira para desoxidar alguns objetos eletrônicos que tenho. mais o que mim deixou curioso foi um outro equipamento que o mecânico usou ligado no bico injetor!! esse equipamento causava um pulsação no bico fazendo ele abrir e fechar varias vezes bem rápido estas pulsações era controladas para mais ou para menos ciclos por minutos . dai resolvi pesquisar que equipamento era este , e vi que era um transformador sem diodos e sem capacitores logo vi que era simples !!

prontamente arrumei um transformador de 12 volts x 1 A liguei um bico injetor

e a surpresa !!!!!!! funcionou !!! se ligar uma fonte retificada ele simplesmente abre e fecha mais se usarmos um transformador sem ser retificado ( logicamente corrente alternada ) ai o bico oscila em 60 hz a mesma oscilaçao da entrada 220 v. então eu quis ir mais afundo na coisa: como controlar a saida desta correte para + e para - e vai a duvida :como montar um regulador para este tipo de corrente que não e polarizada ?? para alternar os ciclo ???? sei que vende o equipamento pronto ( PULSADOR DE BICO INJETOR ) mais meu prazer e montar e ver que funciona>> por isso eu peço ajuda dos meus amigos mais experientes em eletrônica.. se vocês poderem mim ajudar a como fazer este regulador ficarei muito grato obrigado desde ja.;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
boa noite amigos do fórum . bom , a algum tempo atras eu precisei mandar fazer limpeza nos bicos injetores do meu carro , e observei o equipamento que o mecânico usava. era uma banheira ultrassônica com um liquido para descarbonizar ate ai não vi novidade nenhuma afinal tenho uma banheira para desoxidar alguns objetos eletrônicos que tenho. mais o que mim deixou curioso foi um outro equipamento que o mecânico usou ligado no bico injetor!! esse equipamento causava um pulsação no bico fazendo ele abrir e fechar varias vezes bem rápido estas pulsações era controladas para mais ou para menos ciclos por minutos . dai resolvi pesquisar que equipamento era este , e vi que era um transformador sem diodos e sem capacitores logo vi que era simples !!

prontamente arrumei um transformador de 12 volts x 1 A liguei um bico injetor

e a surpresa !!!!!!! funcionou !!! se ligar uma fonte retificada ele simplesmente abre e fecha mais se usarmos um transformador sem ser retificado ( logicamente corrente alternada ) ai o bico oscila em 60 hz a mesma oscilaçao da entrada 220 v. então eu quis ir mais afundo na coisa: como controlar a saida desta correte para + e para - e vai a duvida :como montar um regulador para este tipo de corrente que não e polarizada ?? para alternar os ciclo ???? sei que vende o equipamento pronto ( PULSADOR DE BICO INJETOR ) mais meu prazer e montar e ver que funciona>> por isso eu peço ajuda dos meus amigos mais experientes em eletrônica.. se vocês poderem mim ajudar a como fazer este regulador ficarei muito grato obrigado desde ja.;)

A tensão é pequena e a potência também: 12 watts.

Arrume um amplificador de áudio de no mínimo uns 100 watts RMS.

Baixe um software gerador de sinal. Destes tem aos montes na internet.

Instale num computador e a saída do áudio você põe na entrada do amplificador.

A saída do amplificador você põe no pico injetor.

Com o controle do volume você controla a potência.

Com a freqüência colocado no gerador de sinais você controla a freqüência

Vai poder fazer oscilar desde 20Hz até mais de 60Hz e ainda controlar a potência do sinal.

Eu mesmo certa vez usei este artifício num transformador de entrada 12V e saída 110V. Com o software gerador de sinais eu podia controlar a freqüência e a amplitude do sinal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais