Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliar precisão do multímetro.


albert_emule

Posts recomendados

Como obter uma tensão de referência para avaliar o multímetro?

Preciso medir tensões de 12.00V, o último número nem é importante eu queria saber se existe algum CI regulador de tensão tão preciso a ponto de ser uma referência para que eu possa avaliar a precisão do multímetro, ver se ele está mensurando corretamente e tal.

Encontrei este equipamento:

http://us.flukecal.com/products/obsolete-products/5500a-multi-product-calibrator

Contudo para mim não teria muita utilidade. Só quero mesmo uma tensão CC padrão confiável que pode ser de um regulador de tensão. O preço também é muito salgado; 20 mil dólares.

http://limcserver.dee.ufcg.edu.br/metrologia_2011/imekotc4/86512.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um com algum CI como fonte de referência e algum amplificador operacional. Procure no google por "tensão referência".

Certamente você precisará de outra fonte não tão precisa com valor superior a 12V para alimentar o amplificador operacional. Talvez 18V ou 24V sejam bons valores.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode fazer um com algum CI como fonte de referência e algum amplificador operacional. Procure no google por "tensão referência".

Certamente você precisará de outra fonte não tão precisa com valor superior a 12V para alimentar o amplificador operacional. Talvez 18V ou 24V sejam bons valores.

MOR_AL

Encontrei este artigo:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/6120

Posso fazer com um CI LM7812? Este possui boa precisão?

Gostei muito dos CIs que foram apresentados no artigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei este artigo:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/6120

Posso fazer com um CI LM7812? Este possui boa precisão?

Não! A tensão de saída, apesar de estável, não é precisa (o valor é fixo o suficiente, mas pode situar-se entre 11,4V e 12,6V.

Gostei muito dos CIs que foram apresentados no artigo.

Use um circuito com TL431A, que produz tensão de referência entre 2,47V e 2,52V e um amplificador operacional com ganho ajustável próximo a 4,8.

Outra opção, mais simples, é a do endereço:

http://www.edaboard.com/thread126488.html

Entre R1 e R2 coloque um trimpot com cerca de 1/10 do valor de R1 + R2.

V+ entre 15V e 25 V, dá pro gasto.

O ideal seria poder ajustar a tensão de saída com um multímetro de qualidade. Talvez um amigo possua.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas para que quer um multimetro assim? No mercado tem equipamentos de alta precisao mas nao e 100%...

com circuitos também nao tera porque nenhum componente e preciso... Nada na eletronica e exato, e apenas aproximado...

Você tem razão, na eletrônica analógica, tudo é uma aproximação, mas a que nível de aproximação?

As vezes o nível de aproximação é tão alto que podemos considerar como preciso.

Por exemplo; Estou para montar um circuito eletrônico, mas estes utiliza alguns resistores de precisão e estes eu não estou achando todos numa mesma loja. Acho que vou precisar importar.

Veja o caso acima. Cada resistor não vai ser exato, mas o nível de aproximação é tão elevado que eles são chamados de resistores de precisão.

Eu preciso ter uma referência de tensão confiável.

Não gosto de trabalhar com equipamentos descalibrados, além do mais preciso configurar a tensão de flutuação de carregadores de baterias seladas.

Esta tensão de flutuação muda conforme a temperatura ambiente. Se a temperatura for de 20 graus, a tensão de flutuação vai se de 13.749V.

Já se for de 30 graus, para para 13.551. tensões acima, farão o eletrólito da bateria permanecer sempre fervendo, mesmo que lentamente, diminuindo a vida útil da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o que quer fazer...

Nao entendo muito de baterias mas essa tensão de flutuaçao prexisa mesmo ser de 13,749V? (20°)

Ela e de 12v, mas se deixar a tensão de flutuaçao em pelo menos 13,5V teria algum problema? Ferver nao vai porque esta abaixo... Mas assim o circuito ficaria mais baixo custo...

o que eu sei, mesmo com resistores de precisao, fazer um regulador desses, nao so os resistores mas os transistores também deverao ser de precisao igual os resistores...

um transistor varia as barreiras das junçoes de acordo com a temperatura e corrente que estiver passando por ele, por exemplo a tensão de base emissor pode variar ~0,2v.. 0,56v... 0,77v... Por ai...

o que causaria uma variaçao na saida amplificada na saida... (mais que esses 0,2v..) uma fonte bem feita consegue diminuir essa amplificaçao de imprecisao.. Mas mesmo com resistores precisos, o transistor e um dos piores componentes para se querer precisao.. ..

Para calibrar o multimetro pode usar um de um amigo para comparar ou um circuito ajustavel que você possa calibrar ele de acordo com um multimetro preciso e ai esse circuito servira de base para você calibrar seus outros multimetros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo o que quer fazer...

Nao entendo muito de baterias mas essa tensão de flutuaçao prexisa mesmo ser de 13,749V? (20°)

Ela e de 12v, mas se deixar a tensão de flutuaçao em pelo menos 13,5V teria algum problema? Ferver nao vai porque esta abaixo... Mas assim o circuito ficaria mais baixo custo...

o que eu sei, mesmo com resistores de precisao, fazer um regulador desses, nao so os resistores mas os transistores também deverao ser de precisao igual os resistores...

um transistor varia as barreiras das junçoes de acordo com a temperatura e corrente que estiver passando por ele, por exemplo a tensão de base emissor pode variar ~0,2v.. 0,56v... 0,77v... Por ai...

o que causaria uma variaçao na saida amplificada na saida... (mais que esses 0,2v..) uma fonte bem feita consegue diminuir essa amplificaçao de imprecisao.. Mas mesmo com resistores precisos, o transistor e um dos piores componentes para se querer precisao.. ..

Para calibrar o multimetro pode usar um de um amigo para comparar ou um circuito ajustavel que você possa calibrar ele de acordo com um multimetro preciso e ai esse circuito servira de base para você calibrar seus outros multimetros...

Neste artigo:http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/49-curiosidades/6120 É apresentado alguns circuitos integrados para referência de tensão, onde pelo menos 2 deles funcionam externamente semelhante a um diodo zener, bastando colocar um resistor em série como limitador de corrente para que este forneça a tensão de referência. Isto já basta.

Fica a dica para quem quer conferir a confiabilidade de multímetros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...