Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexandre.mbm

Abrir ventoinha de cooler CoolerMaster

Recommended Posts

O cooler CooleMaster amarrou. Logo troquei por um Akasa, pois não confiaria mais nele. Até o arranquei da base. Não tinha como abri-lo com a base. Fui ver se não era pelo outro lado, que a base escondia, o acesso ao eixo. Mas mesmo após ter tirado a base, vejo apenas dois buraquinhos onde deveria ter a borracha de vedação para o acesso ao eixo. Quero lubrificá-lo para aproveitá-lo em aplicação menos importante. Devo tentar puxar a hélice forçando com uma alavanca? Ou aqueles dois buracos permitem algum tipo de destravamento para o saque da hélice?

Editado minutos depois:

Segundo esse vídeo, que mostra outro cooler (parecido), seria só forçar. Mas eu coloquei um bocado de força e nada! Colocar mais força muito provavelmente vai quebrar algo.

é bem interessante mas aborda apenas uma ventoinha convencional, com acesso ao eixo. Não é o caso. E tem o detalhe que quebrando aquela ruela branca o eixo ficará praticamente solto, mantido no lugar apenas pelo força magnetismo do motor. Ontem eu lubrifiquei uma ventoinha dessas com um gota de óleo singer, sem desmontar, e deu certo. Quando secar, talvez eu a desmonte e use a graxa branca. Se a hélice segurar mesmo, suponho que fique algo mais suave que o original!

Editado quarta-feira, 14 de Agosto de 2013, às 10h17m:

Coloquei mais força e não quebrou. Abriu, em etapas. Pude pingar óleo de máquina no eixo e a rotação normalizou. Mas não tive acesso suficiente para usar graxa. Se eu soubesse que poderia dar esse "puxão", não teria inutilizado a base. A hélice saiu quando eu a empurrei com os polegares, mas acho que puxá-la de cima também a faria sair.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais