Ir ao conteúdo

Rede sem fio de longa distância usando antenas externas.

Jerfson Paiva

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, após mais de 10 anos de muitas reclamações junto a órgãos fiscalizadores e a única empresa provedora de internet banda larga na minha cidade (OI Velox), resolvi eu mesmo dar um jeito no meu problema.

Minha situação é a seguinte, quero contratar o serviço de internet banda larga mas a mesma não está disponível para minha linha telefônica por conta da falta de portas disponíveis.

Vou contratar o serviço na residencia de minha avó, onde há a oferta do mesmo, e criar o meu "provedor a rádio próprio" e assim conseguir uma conexão com internet decente.

Uso via rádio há anos, e da minha antena antiga (2,4 Ghz) descia um cabo que era conectado onde seria o lugar da antena Wireless do Access Point. Hoje, usando um Nano Station M5(5Ghz), dele sai um cabo com conector RJ-45 e o mesmo se encaixa na porta 1 do AP, no lugar onde conectava o cabo que descia da antiga está uma antena. Antes disso não tinha internet sem fio na residencia, a conexão com os computadores se dava apenas através de cabos saindo das portas 1 á 5 do AP.

Pois bem, pelo o que vi no tempo que usei internet a rádio que trabalhava na frequência de 2,4 Ghz eu poderia fazer o seguinte:

1. Voltar as antenas de 2,4.

2. Usar um AP1 na casa de minha avó e ligar o cabo que sairá do modem ADSL em sua porta 1.

3. Ligando onde seria conectada a antena wireless o cabo que sai da antena de 2,5 Ghz.

4. Usar um AP2 na minha residencia e ligar o cabo que sai da antena de 2,5 Ghz onde está conectada a antena wireless.

5. Usando um outro AP3, dessa vez com antena wireless, conectar um cabo em uma das portas do AP2 á porta 1 do AP3 e criar uma rede sem fio que cubra minha residência.

6. A partir do AP2 Buscar a conexão do AP1 (Digamos que eu escolha Internet da Vovó para ser o nome da rede) e conectar o AP2 a ela, alem de bloquear o acesso por MAC no AP1. Tudo feito como se fosse uma rede wireless caseira e comum.

Alguém sabe me dizer se essa minha rede dará certo?

Conhecem um jeito melhor de fazer isso?

Daria certo usando os Nano Station M5 e assim precisando de um AP a menos?

Segue foto do Nano Station:1370978514_518984810_1-Fotos-de--Antena-ubiquiti-nano-station-loco-m5-5ghz-indooroutdoor-air-max-13dbi-cpe-valorr30000.jpg

Obrigado galera, o texto tá grande mas eu fiz isso pra enriquecer de detalhes e afim de não deixar muitas duvidas quanto ao que pretendo fazer.

Abraço.

Postado

O Nano é outra frequencia e não da pra usar. O seu projeto esta correto.

Tem visada livre da sua casa à casa de sua vó?

O cabo das antenas, o menor tamanho possivel, use caixas hermeticas.

Use a menor potência possivel nos radios (AP).

Já que você vai gastar com equipamentos faça uma coisa antes; na minha cidade com uns R$150,00 você molha a mão de um instalador da oi e eles dão um jeito de "abrir" uma porta do velox pra você, não é gato, ele só colocara sua linha telefonica em um rack que tenha velox liberado, dai você tem que ligar pra oi e solicitar o velox.

Vai por mim, não é só pedir o velox na casa da vó, 1º tera dois equipamentos na rede eletrica dela, 2º a internet vai cair de madrugada e você tera que resetar tudo manualmente, 3º ela vai assustar com o valor da conto no final do mes.

Postado
O Nano é outra frequencia e não da pra usar. O seu projeto esta correto.

Já que você vai gastar com equipamentos faça uma coisa antes; na minha cidade com uns R$150,00 você molha a mão de um instalador da oi e eles dão um jeito de "abrir" uma porta do velox pra você, não é gato, ele só colocara sua linha telefonica em um rack que tenha velox liberado, dai você tem que ligar pra oi e solicitar o velox.

Vai por mim, não é só pedir o velox na casa da vó, 1º tera dois equipamentos na rede eletrica dela, 2º a internet vai cair de madrugada e você tera que resetar tudo manualmente, 3º ela vai assustar com o valor da conto no final do mes.

valeu pela atenção.

É o seguinte, já fui atras disso ai também e não consegui. Por isso estou apelando pra isso. Talvez seja hora de tentar mais uma vez conseguir essa "treta", afinal faz uns 3 anos que busquei essa solução e não consegui. Sabe me dizer o cargo desse instalador que faz isso na tua cidade?

Postado

são os proprios instaladores mesmos, esse pessoal que você ver na rua em postes. você também pode tentar pedir uma nova linha e pedir no atendimento que ela já venha com suporte ao velox e se o atendente lhe garantir isso, na hora da venda vale tudo, ai já era, se nao vier com o velox é só ligar pra anatel que eles resolvem rapidinho.

Postado
são os proprios instaladores mesmos, esse pessoal que você ver na rua em postes. você também pode tentar pedir uma nova linha e pedir no atendimento que ela já venha com suporte ao velox e se o atendente lhe garantir isso, na hora da venda vale tudo, ai já era, se nao vier com o velox é só ligar pra anatel que eles resolvem rapidinho.

Então amigo, certa vez em liguei e disseram q contratando uma nova linha ela teria suporte a velox. Não seria uma grande sacanagem? Pois pro mesmo endereço ter Velox, bastando contratar uma nova linha. Já abri reclamação na ouvidoria da oi quanto a isso e não deu em nada.

Sem tem o plano de banda larga tem como eu ver com um modem adsl a atenuação do sinal e SNR?

• Membro VIP
Postado
Então amigo, certa vez em liguei e disseram q contratando uma nova linha ela teria suporte a velox. Não seria uma grande sacanagem? Pois pro mesmo endereço ter Velox, bastando contratar uma nova linha. Já abri reclamação na ouvidoria da oi quanto a isso e não deu em nada.

Sem tem o plano de banda larga tem como eu ver com um modem adsl a atenuação do sinal e SNR?

Não porque como não o serviço DSL na porta, não tem como verificar o sinal.

Postado
Não porque como não o serviço DSL na porta, não tem como verificar o sinal.

Pena cara, tava na esperança de dar certo =\

Sabe se tem como eu pedir essa informação pra algum funcionário/atendente da Oi?

Não sei, não consigo ver a casa da minha avó, ela fica a mais ou menos 2 KM de distância. Pelo caminho, levando em conta o que vejo pelo trajeto de carro, não há árvores que tenham uma altura maior que a que ficaria as antenas e nem prédios ou construções de altura superior.

Não entendi o porque dessas caixas.

Por que usar a menor possível??

• Membro VIP
Postado

Não tem como saber... no máximo o que seria possível é você ter algum vizinho ao lado que tenha para poder verificar, pois provavelmente estariam derivados a partir do mesmo armário.

Agora, qual a pressa em saber qual a atenuação se você ainda está com restrições de instalar o dsl? Porque pelo que sei, determinadas localidades oferecem problemas de banda nos serviços Oi. (Por exemplo, você contrata 10 Mbits, mas consegue apenas 5. Isto porque em alguns casos o armário está com o link saturado, ou mesmo porque existiam os "cambalachos" de habilitar planos maiores sem assinatura com a operadora)

Postado
Não tem como saber... no máximo o que seria possível é você ter algum vizinho ao lado que tenha para poder verificar, pois provavelmente estariam derivados a partir do mesmo armário.

Agora, qual a pressa em saber qual a atenuação se você ainda está com restrições de instalar o dsl? Porque pelo que sei, determinadas localidades oferecem problemas de banda nos serviços Oi. (Por exemplo, você contrata 10 Mbits, mas consegue apenas 5. Isto porque em alguns casos o armário está com o link saturado, ou mesmo porque existiam os "cambalachos" de habilitar planos maiores sem assinatura com a operadora)

Com esses dados eu poderia tentar conseguir a Velox, se os valores tornassem isso possível seria uma arma a mais pra eu tentar forçar eles a atenderem minha linha. Mas infelizmente não vai dar, e já tirei o cavalinho da chuva para essa possibilidade.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!