Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede sem fio de longa distância usando antenas externas.


Jerfson Paiva

Posts recomendados

Olá pessoal, após mais de 10 anos de muitas reclamações junto a órgãos fiscalizadores e a única empresa provedora de internet banda larga na minha cidade (OI Velox), resolvi eu mesmo dar um jeito no meu problema.

Minha situação é a seguinte, quero contratar o serviço de internet banda larga mas a mesma não está disponível para minha linha telefônica por conta da falta de portas disponíveis.

Vou contratar o serviço na residencia de minha avó, onde há a oferta do mesmo, e criar o meu "provedor a rádio próprio" e assim conseguir uma conexão com internet decente.

Uso via rádio há anos, e da minha antena antiga (2,4 Ghz) descia um cabo que era conectado onde seria o lugar da antena Wireless do Access Point. Hoje, usando um Nano Station M5(5Ghz), dele sai um cabo com conector RJ-45 e o mesmo se encaixa na porta 1 do AP, no lugar onde conectava o cabo que descia da antiga está uma antena. Antes disso não tinha internet sem fio na residencia, a conexão com os computadores se dava apenas através de cabos saindo das portas 1 á 5 do AP.

Pois bem, pelo o que vi no tempo que usei internet a rádio que trabalhava na frequência de 2,4 Ghz eu poderia fazer o seguinte:

1. Voltar as antenas de 2,4.

2. Usar um AP1 na casa de minha avó e ligar o cabo que sairá do modem ADSL em sua porta 1.

3. Ligando onde seria conectada a antena wireless o cabo que sai da antena de 2,5 Ghz.

4. Usar um AP2 na minha residencia e ligar o cabo que sai da antena de 2,5 Ghz onde está conectada a antena wireless.

5. Usando um outro AP3, dessa vez com antena wireless, conectar um cabo em uma das portas do AP2 á porta 1 do AP3 e criar uma rede sem fio que cubra minha residência.

6. A partir do AP2 Buscar a conexão do AP1 (Digamos que eu escolha Internet da Vovó para ser o nome da rede) e conectar o AP2 a ela, alem de bloquear o acesso por MAC no AP1. Tudo feito como se fosse uma rede wireless caseira e comum.

Alguém sabe me dizer se essa minha rede dará certo?

Conhecem um jeito melhor de fazer isso?

Daria certo usando os Nano Station M5 e assim precisando de um AP a menos?

Segue foto do Nano Station:1370978514_518984810_1-Fotos-de--Antena-ubiquiti-nano-station-loco-m5-5ghz-indooroutdoor-air-max-13dbi-cpe-valorr30000.jpg

Obrigado galera, o texto tá grande mas eu fiz isso pra enriquecer de detalhes e afim de não deixar muitas duvidas quanto ao que pretendo fazer.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nano é outra frequencia e não da pra usar. O seu projeto esta correto.

Tem visada livre da sua casa à casa de sua vó?

O cabo das antenas, o menor tamanho possivel, use caixas hermeticas.

Use a menor potência possivel nos radios (AP).

Já que você vai gastar com equipamentos faça uma coisa antes; na minha cidade com uns R$150,00 você molha a mão de um instalador da oi e eles dão um jeito de "abrir" uma porta do velox pra você, não é gato, ele só colocara sua linha telefonica em um rack que tenha velox liberado, dai você tem que ligar pra oi e solicitar o velox.

Vai por mim, não é só pedir o velox na casa da vó, 1º tera dois equipamentos na rede eletrica dela, 2º a internet vai cair de madrugada e você tera que resetar tudo manualmente, 3º ela vai assustar com o valor da conto no final do mes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nano é outra frequencia e não da pra usar. O seu projeto esta correto.

Tem visada livre da sua casa à casa de sua vó?

O cabo das antenas, o menor tamanho possivel, use caixas hermeticas.

Use a menor potência possivel nos radios (AP).

Já que você vai gastar com equipamentos faça uma coisa antes; na minha cidade com uns R$150,00 você molha a mão de um instalador da oi e eles dão um jeito de "abrir" uma porta do velox pra você, não é gato, ele só colocara sua linha telefonica em um rack que tenha velox liberado, dai você tem que ligar pra oi e solicitar o velox.

Vai por mim, não é só pedir o velox na casa da vó, 1º tera dois equipamentos na rede eletrica dela, 2º a internet vai cair de madrugada e você tera que resetar tudo manualmente, 3º ela vai assustar com o valor da conto no final do mes.

valeu pela atenção.

É o seguinte, já fui atras disso ai também e não consegui. Por isso estou apelando pra isso. Talvez seja hora de tentar mais uma vez conseguir essa "treta", afinal faz uns 3 anos que busquei essa solução e não consegui. Sabe me dizer o cargo desse instalador que faz isso na tua cidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são os proprios instaladores mesmos, esse pessoal que você ver na rua em postes. você também pode tentar pedir uma nova linha e pedir no atendimento que ela já venha com suporte ao velox e se o atendente lhe garantir isso, na hora da venda vale tudo, ai já era, se nao vier com o velox é só ligar pra anatel que eles resolvem rapidinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

são os proprios instaladores mesmos, esse pessoal que você ver na rua em postes. você também pode tentar pedir uma nova linha e pedir no atendimento que ela já venha com suporte ao velox e se o atendente lhe garantir isso, na hora da venda vale tudo, ai já era, se nao vier com o velox é só ligar pra anatel que eles resolvem rapidinho.

Então amigo, certa vez em liguei e disseram q contratando uma nova linha ela teria suporte a velox. Não seria uma grande sacanagem? Pois pro mesmo endereço ter Velox, bastando contratar uma nova linha. Já abri reclamação na ouvidoria da oi quanto a isso e não deu em nada.

Sem tem o plano de banda larga tem como eu ver com um modem adsl a atenuação do sinal e SNR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então amigo, certa vez em liguei e disseram q contratando uma nova linha ela teria suporte a velox. Não seria uma grande sacanagem? Pois pro mesmo endereço ter Velox, bastando contratar uma nova linha. Já abri reclamação na ouvidoria da oi quanto a isso e não deu em nada.

Sem tem o plano de banda larga tem como eu ver com um modem adsl a atenuação do sinal e SNR?

Não porque como não o serviço DSL na porta, não tem como verificar o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não porque como não o serviço DSL na porta, não tem como verificar o sinal.

Pena cara, tava na esperança de dar certo =\

Sabe se tem como eu pedir essa informação pra algum funcionário/atendente da Oi?

________________________________________________________________

Tem visada livre da sua casa à casa de sua vó?

Não sei, não consigo ver a casa da minha avó, ela fica a mais ou menos 2 KM de distância. Pelo caminho, levando em conta o que vejo pelo trajeto de carro, não há árvores que tenham uma altura maior que a que ficaria as antenas e nem prédios ou construções de altura superior.

________________________________________________________________

O cabo das antenas, o menor tamanho possivel, use caixas hermeticas.

Não entendi o porque dessas caixas.

________________________________________________________________

Use a menor potência possivel nos radios (AP).

Por que usar a menor possível??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem como saber... no máximo o que seria possível é você ter algum vizinho ao lado que tenha para poder verificar, pois provavelmente estariam derivados a partir do mesmo armário.

Agora, qual a pressa em saber qual a atenuação se você ainda está com restrições de instalar o dsl? Porque pelo que sei, determinadas localidades oferecem problemas de banda nos serviços Oi. (Por exemplo, você contrata 10 Mbits, mas consegue apenas 5. Isto porque em alguns casos o armário está com o link saturado, ou mesmo porque existiam os "cambalachos" de habilitar planos maiores sem assinatura com a operadora)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como saber... no máximo o que seria possível é você ter algum vizinho ao lado que tenha para poder verificar, pois provavelmente estariam derivados a partir do mesmo armário.

Agora, qual a pressa em saber qual a atenuação se você ainda está com restrições de instalar o dsl? Porque pelo que sei, determinadas localidades oferecem problemas de banda nos serviços Oi. (Por exemplo, você contrata 10 Mbits, mas consegue apenas 5. Isto porque em alguns casos o armário está com o link saturado, ou mesmo porque existiam os "cambalachos" de habilitar planos maiores sem assinatura com a operadora)

Com esses dados eu poderia tentar conseguir a Velox, se os valores tornassem isso possível seria uma arma a mais pra eu tentar forçar eles a atenderem minha linha. Mas infelizmente não vai dar, e já tirei o cavalinho da chuva para essa possibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!