Ir ao conteúdo

Ajuda com ligações de motor DC

Jakson Santos01

Posts recomendados

Postado

Ola, estou fazendo a montagem de um projeto com motor DC mais estou com uma dúvida na ligação entre bateria motor e fonte, o projeto e o seguinte:

Necessito alimentar um motor de 12V com uma bateria automotiva de 100Ah,

e esta mesma bateria ser alimentada por uma fonte 12V /20A.

Minha ideia inicial seria deixar a bateria alimentar o motor e a fonte carregar a bateria, mais nao sei se a corrente do motor pode chegar a fonte e danifica-la.

Eu fiz a medição da corrente do motor e ele da pulsos de 38A.

segue esquema de como desejava ligar.

Minha pergunta é a seguinte essa ligaçao pode danificar a fonte?

Grato pela ajuda de todos !!

Desenho_projeto.jpg

Postado

Olá, se a corrente for 48A como esta no desenho, o carregador não irá suportar a corrente, como estão em paralelo cada um ira fornecer metade da corrente exigida pelo motor, se for uma fonte com proteção ira desligar. E para você conseguir carregar uma bateria chumbo-ácida você precisa de uma tensão maior que 12V, geralmente 13,8V ou conforme especificação do fabricante. E para alimentar este motor e carregar a bateria você precisa que a fonte forneça corrente para alimentar o motor e carregar a bateria.

Fora que motores tem picos de correntes muito maiores que o nominal na partida.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...