Ir ao conteúdo

Display LCD exibindo caracteres estranhos

CeDahmer

Posts recomendados

Postado

Boa noite...

Um dispositivo LCD 20X4 quando fica ligado por algum tempo (algumas horas ou dias), começa a exibir uns caracteres estranhos incompreensíveis e aparentemente jogam todos os caracteres em apenas 1 ou duas linhas. Fiz todos os testes possíveis e que eu sabia no código, e nada de resolver o problema, mas ao pesquisar outras coisas no google, me deparei com um fórum que sugeria colocar capacitores no display. Portanto acho que o problema não está no código, pois se eu resetar o microcontrolador, ele não corrige os caracteres, apenas de desligar e voltar a religar.

Eu nunca tinha pensado nisso, apesar de estar usando capacitores de 100nF junto a todos os CIs e microcontrolador, além de alguns outros espalhados pela placa, não uso nenhum ligado ao LCD. Agora minha dúvida em que lugar coloco esses capacitores, junto a alimentação? ou em quais pinos? e devo colocar junto ao LCD, pois ele está ligado a placa, por fios de 20 cm.

Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido.

Postado
Boa noite...

Um dispositivo LCD 20X4 quando fica ligado por algum tempo (algumas horas ou dias), começa a exibir uns caracteres estranhos incompreensíveis e aparentemente jogam todos os caracteres em apenas 1 ou duas linhas. Fiz todos os testes possíveis e que eu sabia no código, e nada de resolver o problema, mas ao pesquisar outras coisas no google, me deparei com um fórum que sugeria colocar capacitores no display. Portanto acho que o problema não está no código, pois se eu resetar o microcontrolador, ele não corrige os caracteres, apenas de desligar e voltar a religar.

Eu nunca tinha pensado nisso, apesar de estar usando capacitores de 100nF junto a todos os CIs e microcontrolador, além de alguns outros espalhados pela placa, não uso nenhum ligado ao LCD. Agora minha dúvida em que lugar coloco esses capacitores, junto a alimentação? ou em quais pinos? e devo colocar junto ao LCD, pois ele está ligado a placa, por fios de 20 cm.

Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido.

pois é, essa historia de empresas fabricarem seus aparelhos com capacitores chineses n da mesmo, capacitores são geralmente para armazenamento de cargas pequena ou para filtragem entre muitos outros, vale a pena você abrir o monitor e ver se é isso mesmo ou se é outra coisa, tipo o controlador esquentando demais

Postado
Portanto acho que o problema não está no código, pois se eu resetar o microcontrolador, ele não corrige os caracteres, apenas de desligar e voltar a religar.

Já vi problemas relacionados á isso devido a:

1. Ruídos externos (o qual não é praticável ao seu caso devido ao uso de filtros).

2. Mal contato de algum conector ou componente na placa.

Provavelmente deve ser algum mal contato, solda fria, trilha rompida, etc. Você pode verificar também o flat-cable que liga o display ao microcontrolador.

Não que seja impossível, mas é raro de se ver problemas por falhas em displays lcd.

Até.

Postado

Este display é de algum aparelho ou é de um projeto seu?

Como ele está ligado ao circuito? Com 8bits ou 4bits? O Pino R/W está em uso?

A programação é sua? É possível que no programa, os tempos não estejam sendo bem respeitados ou haja alguma instrução errada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...