Ir ao conteúdo

Comparador de tensão

Queiros19

Posts recomendados

Postado

Boa noite colegas do forum Clube do Hardware

Nao sou novato em electronica, ja tenho bastante experiencia, mas nunca trabalhei com comparadores de tensão e amplificadores operacionais

Preciso que alguem me de umas luzes para um circuito que desligue um rele, assim que uma tensão seja menor do que 7V, mas sem usar microcontroladores

Obrigado

Queiros19

• Membro VIP
Postado

Regule o potenciômetro para 7 Volts em seu pino central.

Comparador_zpsf41745df.jpg~original

Se a entrada for superior a 7 Volts o relé liga, atraca..

Se a entrada for inferior a 7 Volts o relé abre..

Para melhorar esse circuito procure, na internet, por histerese...

• Membro VIP
Postado
Posso usar esse ampop tanto como comparador de tensão ou como para amplificador? O que muda sao as ligacoes externas?

Como tudo em eletrônica. O que determina a função é a topologia aplicada aos componentes..

Cada componente pode assumir inúmeras diferentes funções de acordo com a topologia em que é montado..

Ele poderá ser:

- amplificador operacional

- comparador

- filtro

- porta lógica

- somador

- diferenciador

E assim vai.. diferentes funções com o mesmo ampop..

Olhe no datasheet e verás dezenas de diferentes funções, todas elas usando esse mesmo LM324..

O que falta bastante por ai é uma boa análise do componente através de seu datasheet... Vale mais do que uma dúzia de aulas sobre o componente...

Postado

Eu dei isso em electronica na escola, mas ja nao me lembrava muito bem disso

Obrigado pela explicacão

So mais uma coisa, como é que eu consigo apanhar um sinal de um microcontrolador que va ao nivel 1 durante 3 ou 4 ms e depois eu ligue a um ne555 por exemplo e ligar a saida do ne555 e disparar o reset do microcontrolador?

Postado

Só mais um detalhe com relação aos comparadores.

É comum se adicionar alguma histerese para que a comutação na saída não apresente, ou apresente pouco bouncing. Sem ele o relê pode comutar como uma metralhadora.

A histerese é obtida com um divisor de tensão da saída para a entrada positiva.

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!