Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Line Out → Line In" no mesmo controlador de som onboard?


alexandre.mbm

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá!

Eu quero gravar ruídos que muito provavelmente são gerados pelo controlador de som onboard. Vamos assumir que sejam.

Chego a ouvir esses os ruídos porque eles são amplificados por caixinhas de som USB da Leadership, suponho. Até os gravei usando um microfone junto a uma das caixinhas. Detalhe: aumentar o volume das caixinhas não aumenta o volume dos ruídos, os quais estão relacionados a movimentos do mouse, scroll do mouse, e renderizações de animações "repetitivas" no monitor (gráfico de uso de CPU, por exemplo).

Tudo indica que são ruídos de controlador de som onboard. Já vi queixas em inglês quanto a isso. A placa-mãe é uma placa de circuito impresso complexa e esses ruídos seriam difíceis de evitar a um baixo custo para seu fabricante. Aí estaria a principal desvantagem de um controlador de som onboard: a grande chance de vir com esse "defeito de projeto".

Quero a gravação limpa dos ruídos, para que eu possa analisá-lo mais facilmente com o FFT Spectra, a fim de pensar a viabilidade de "filtros rejeita faixa".

A pergunta do tópico:

Eu posso, sem mais verificações, com segurança, simplesmente ligar um cabo P2 M-M entre Line Out e Line In?

Palavras que me vem a mente logo de cara, ao pensar essa incomum ligação: ressonância, curto-circuito, surtos, queima...

Alexandre Magno

Editado segunda-feira, 9 de Setembro de 2013, por volta das 4h da manhã:

O tópico está sofrendo um pequena "metamorfose" mas solicito que os moderadores não o renomeiem. A questão imediata, expressa no título, continua não respondida. De fato, ela é o "foco" que motivou a criação do tópico. Surgiu o assunto das IRQ's em #3 e o Yuri Ribeiro Sucupira muito contribuirá com ele.

Tudo está concorrendo para a resolução do mesmo problema: o ruído das caixinhas de som.

Editado quinta-feira, 21 de Novembro de 2013, às 21h55:

Com a imprescindível ajuda do Yuri Ribeiro Sucupira a partir de #11, pude diminuir o ruído das caixinhas de som. O incômodo sonoro cessou! Mas a questão do tópico perdura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uso Ubuntu. O que tem aqui é o seguinte:

alexandre$ cat /proc/interrupts
CPU0 CPU1 CPU2 CPU3
0: 42 0 0 0 IO-APIC-edge timer
1: 3 1 1 0 IO-APIC-edge i8042
7: 5 0 0 0 IO-APIC-edge
8: 1 0 0 0 IO-APIC-edge rtc0
9: 0 0 0 0 IO-APIC-fasteoi acpi
12: 4 0 1 2 IO-APIC-edge i8042
16: 0 0 0 0 IO-APIC-fasteoi uhci_hcd:usb5
18: 0 0 0 0 IO-APIC-fasteoi uhci_hcd:usb4
19: 240940 1369 1368 1362 IO-APIC-fasteoi ata_piix, uhci_hcd:usb3
23: 11728 67 327481 99615 IO-APIC-fasteoi ehci_hcd:usb1, uhci_hcd:usb2
40: 0 0 0 0 PCI-MSI-edge PCIe PME
41: 0 0 0 0 PCI-MSI-edge PCIe PME, pciehp
42: 0 0 0 0 PCI-MSI-edge PCIe PME, pciehp
43: 24 205771 26 36 PCI-MSI-edge eth0
44: 1859766 493 157 139 PCI-MSI-edge i915
45: 52 56 56 53 PCI-MSI-edge snd_hda_intel
NMI: 18386 18617 18714 18568 Non-maskable interrupts
LOC: 5512400 5615460 5280749 5222324 Local timer interrupts
SPU: 0 0 0 0 Spurious interrupts
PMI: 18386 18617 18714 18568 Performance monitoring interrupts
IWI: 0 0 0 0 IRQ work interrupts
RTR: 0 0 0 0 APIC ICR read retries
RES: 1207685 723145 425840 366636 Rescheduling interrupts
CAL: 11379 12273 50217 51175 Function call interrupts
TLB: 172270 162215 149007 131824 TLB shootdowns
TRM: 0 0 0 0 Thermal event interrupts
THR: 0 0 0 0 Threshold APIC interrupts
MCE: 0 0 0 0 Machine check exceptions
MCP: 100 99 99 99 Machine check polls
ERR: 5
MIS: 0

alexandre$ lsdev 
Device DMA IRQ I/O Ports
------------------------------------------------
0000:00:02.0 f0f0-f0f7
0000:00:1d.0 f080-f09f
0000:00:1d.1 f060-f07f
0000:00:1d.2 f040-f05f
0000:00:1d.3 f020-f03f
0000:00:1f.2 f0a0-f0af f0b0-f0b3 f0c0-f0c7 f0d0-f0d3 f0e0-f0e7
0000:00:1f.3 0400-041f
0000:03:00.0 e000-e0ff
acpi 9
ACPI 0800-0803 0804-0805 0808-080b 0810-0815 0828-082f
ata_piix f0a0-f0af f0b0-f0b3 f0c0-f0c7 f0d0-f0d3 f0e0-f0e7
cascade 4
dma 0080-008f
dma1 0000-001f
dma2 00c0-00df
eth0 43
f71882fg 0a00-0a07
fpu 00f0-00ff
gpio_ich 0480-04bf 0480-04bf 0828-082f
i8042 1 12
i915 44
IO-APIC-edge 7
keyboard 0060-0060 0064-0064
PCI 0000-0cf7 0cf8-0cff 0d00-ffff 1000-1fff e000-efff
PCIe PME 40
PCIe PME, pciehp 41 42
pic1 0020-0021
pic2 00a0-00a1
pnp 0480-04bf 04d0-04d1 0800-087f 0a00-0a01
r8169 e000-e0ff
rtc0 8 0070-0071
snd_hda_intel 45
timer 0
timer0 0040-0043
timer1 0050-0053
uhci_hcd f020-f03f f040-f05f f060-f07f f080-f09f
uhci_hcd:usb2 23
uhci_hcd:usb3 19
uhci_hcd:usb4 18
uhci_hcd:usb5 16

Quanto às dificuldades com os filtros rejeita faixa, eu já estava prevendo, mas sem conseguir ver outros caminhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu não entendo nada de Linux, mas a ideia geral é não permitir que o mouse use a mesma IRQ do controlador de som. Por outro lado, se o seu mouse é USB, experimente usar um mouse serial, e/ou troque a porta USB usada pelas caixas de som. Esse tipo de problema, às vezes é muito chato de se resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O mouse é serial ligado num adaptador Y USB juntamente com o teclado. Esse adaptador está entrando num HUB USB, mas o cabo USB de alimentação da caixinha de som não está nesse HUB.

Fica a questão: diante das saídas postadas, alguém pode dar certeza de que a IRQ do mouse não é a IRQ do controlador de som?

Severino estável, há a questão do ruído com o vídeo (gráfico de CPU) sem ação do mouse. Alguém chegou a comentar que a fonte de ruído seria o monitor e não o mouse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira alguma. Existe uma teoria. Eu apenas não a conheço. Como não a conheço, faço uma pergunta. Quem conhece a teoria, pode me dar a resposta.

Uma teoria, é só isso; uma teoria. Pra ter algum valor tem que ser confrontada com a realidade. À medida que a realidade confirma a teoria, vamos adquirindo confiança na última. Qualquer contradição com a realidade, e a teoria é desmoralizada. Esse processo também é conhecido como "Método Científico".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No assunto com o qual estamos lidando, eu sei que existe uma teoria que já foi confrontada com a realidade inúmeras vezes e não caiu. Eu vim ao fórum perguntar por ela exatamente para não ter que me dedicar a reinventar uma roda desnecessariamente.

Editado segunda-feira, 9 de setembro de 2013, por voltas das 4h da manhã:

Em 2013-08-23 22:27, enviei mensagem privada a Yuri Ribeiro Sucupira, com o título "Seu filtro capacitivo me servirá?":

Olá!

Sua postagem "Filtro capacitivo para sistema de áudio 2.1 e similares" é excelente. Parabéns!

Presumo que posso usar o mesmo esquema para caixinhas de som USB da Leadership. A questão é que o problema que quero resolver não é o mesmo, não é interferência de rádio. Nas caixinhas, o ruído acontece quando movo o mouse ou scroll do mouse, ou quando a placa de vídeo do computador trabalha renderizando alguma animação GIF. O som do ruído acompanha o ritmo desses movimentos e só dura enquanto eles duram. Estou desprezando um chiado mínimo que conjunto tem durante todo o tempo.

Você acha que nesse caso eu devo filtrar o sinal de áudio ou que o problema vem da USB (seja por loop de terra, seja por ruído nos 5 V da fonte ATX)? Eu suspeito que seja no sinal de áudio mesmo. Já vem gente dizendo que esse é problema característico de som onboard.

Desde já, muito obrigado por sua atenção.

Alexandre Magno

Yuri me deu uma excelente resposta! Ontem, às 21:46h. Tanto que acabo de convidá-o a dá-la por aqui, publicamente. Repeti-la, copiando-a integralmente, como se ele estivesse se dirigindo a mim pela primeira vez. Este tópico fora aberto por mim e tudo nele está voltado para a resolução do mesmo problema: o ruído das caixinhas de som. E eu e Yuri coincidimos em que hoje usamos GNU/Linux (e não mais Windows), então poderemos oportunamente desenvolver #3.

Aguardemos o Yuri tornar pública a resposta dele. Após isso, farei nova interação, com questões que já identifiquei nela (em privado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
No assunto com o qual estamos lidando, eu sei que existe uma teoria que já foi confrontada com a realidade inúmeras vezes e não caiu. Eu vim ao fórum perguntar por ela exatamente para não ter que me dedicar a reinventar uma roda desnecessariamente.

Editado segunda-feira, 9 de setembro de 2013, por voltas das 4h da manhã:

Em 2013-08-23 22:27, enviei mensagem privada a Yuri Ribeiro Sucupira, com o título "Seu filtro capacitivo me servirá?":

Yuri me deu uma excelente resposta! Ontem, às 21:46h. Tanto que acabo de convidá-o a dá-la por aqui, publicamente. Repeti-la, copiando-a integralmente, como se ele estivesse se dirigindo a mim pela primeira vez. Este tópico fora aberto por mim e tudo nele está voltado para a resolução do mesmo problema: o ruído das caixinhas de som. E eu e Yuri coincidimos em que hoje usamos GNU/Linux (e não mais Windows), então poderemos oportunamente desenvolver #3.

Aguardemos o Yuri tornar pública a resposta dele. Após isso, farei nova interação, com questões que já identifiquei nela (em privado).

Alexandre, conseguiu resolver o problema? Meu tempo é curtíssimo e eu não consegui mais parar para vir aqui. Desde aquela nossa comunicação em setembro/2013 eu só retornei ao fórum do Clube do Hardware uma vez, para atualizar um tutorial de Java para Linux, que eu atualizo sempre que uma nova versão do Sun/Oracle JRE é lançada para o GNU/Linux.

Eu não me recordo de tudo o que lhe escrevi mas acho que a esta altura do campeonato é melhor não postar, porque você já pode ter sanado o problema. Se ainda não resolveu, aí posto o meu texto, ou você mesmo pode postar, se quiser, eu não me importo não. ^_^

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alexandre, conseguiu resolver o problema?

Estava dormindo. Também esperando seu retorno.

Meu tempo é curtíssimo e eu não consegui mais parar para vir aqui. Desde aquela nossa comunicação em setembro/2013 eu só retornei ao fórum do Clube do Hardware uma vez, para atualizar um tutorial de Java para Linux, que eu atualizo sempre que uma nova versão do Sun/Oracle JRE é lançada para o GNU/Linux.

Por favor, linque-o. Interessa-me.

[Tutorial] Banco do Brasil e Sun Java em diversos navegadores para Ubuntu Linux, do qual participo a partir da mensagem #60.

Eu não me recordo de tudo o que lhe escrevi mas acho que a esta altura do campeonato é melhor não postar, porque você já pode ter sanado o problema.

Mesmo se eu tivesse resolvido, sua resposta acrescentaria.

Se ainda não resolveu, aí posto o meu texto, ou você mesmo pode postar, se quiser, eu não me importo não. ^_^

Já que estou autorizado, faço-o. Segue:

De: Yuri Ribeiro Sucupira

Para: alexandre.mbm

Data: 2013-09-08 21:46

Título: Re: Seu filtro capacitivo me servirá?

Oi, Alexandre, estou voltando de férias e só agora vi sua mensagem.

Em relação às caixas de som Leadership, o fato de elas serem USB muda um pouco as coisas, porque ao invés de o sinal de áudio vir por um cabo elétrico conectado ao subwoofer, o sinal vem por um cabo USB. Consequentemente, cada par de capacitores terá que ser soldado dentro de cada caixinha de som, diretamente na placa de circuito de cada uma delas. Nunca tentei fazer isso. Talvez seja mais trabalhoso executar, talvez não.

O fato de o ruído ocorrer quando você move o mouse ou o scroll dele é um claro indício de que o seu problema não tem nada a ver com interferência RF (interferência provocada por ondas eletromagnéticas de rádio-frequência), portanto não perca seu tempo com instalação de capacitores, a menos que a interferência RF ocorra independentemente de onde você instale as caixinhas (ou seja: caso as caixinhas emitam ruídos de interferência RF em qualquer computador no qual você as conecte).

Há muitos (quase 20...) anos, tive um problema similar ao seu e a "culpa" era do driver do mouse, que estava fazendo o meu mouse usar a mesma IRQ (www.hardware.com.br/termos/irq) da placa de vídeo. Como na época eu ainda usava Windows (hoje em dia só uso GNU/Linux e Apple OS X) e tanto o Windows quanto as placas-mãe permitiam configurar manualmente a IRQ de alguns dispositivos, eu resolvi o problema mudando a IRQ do mouse.

Mas o meu mouse era PS2, não USB, portanto seu problema talvez seja "culpa" do USB. Ou talvez "culpa" do USB combinado com o problema da IRQ...

Como hoje em dia os sistemas Windows já não permitem mexer com essas coisas, as placas-mãe atuais permitem mexer pouco nisso (elas não têm a flexibilidade que tinham há algumas décadas. ***, estou ficando velho...), e tendo em vista que temos dois dispositivos USB (mouse e caixinhas) e um dispositivo PCI (placa de vídeo) apresentando ruído, eu tenho duas suspeitas (que eu evidentemente não tenho como confirmar. Você vai ter que investigar por aí):

  1. Uma possibilidade é que a placa-mãe do seu PC esteja usando a mesma IRQ para compartilhar os "comandos" que vêm da sua placa de vídeo com os "comandos" que vêm da sua placa (onboard) controladora de sinais USB (geralmente, esse tipo de dispositivo é identificado como "USB Host Controller" ou algo similar).
    Por isto, quando a placa de vídeo precisa "trabalhar muito" (fica muito tempo "alugando" o processador do seu PC, mantendo-o "ocupado"), a controladora USB tem dificuldade de se comunicar com o processador, e por isto todos os dispositivos USB (teclado USB, mouse USB, caixinhas de som USB etc.) do seu PC têm dificuldade para "conversar" com o processador.
    Esse "engarrafamento" dentro da "mesma pista" (mesmo canal IRQ) faz com que os sinais de vídeo gerem interferência na controladora USB e vice-versa. E, como qualquer dispositivo USB do seu PC envia e recebe sinais por intermédio da controladora USB, todos os seus dispositivos USB geram interferência na placa de vídeo e vice-versa.
    Resumindo: ocorre uma interferência (que não é uma interferência RF, mas sim uma interferência eletrônica, digital) no canal IRQ porque esse canal IRQ é compartilhado entre a controladora USB ("USB Host Controller" ao qual estão conectados todos os seus dispositivos USB, tais como mouse, teclado e caixas de som) e a placa de vídeo (que usa a mesma IRQ que a controladora USB).
  2. Acredito também que possa estar acontecendo o seguinte: não existe nenhum conflito de utilização de IRQ, mas você de repente tem vários dispositivos USB conectados ao PC e a sua controladora USB não está conseguindo funcionar direito, ou seja, não está conseguindo atender simultaneamente a todas as solicitações feitas pelo seu mouse, teclado, caixinhas de som e o que mais você tiver por aí que seja USB (impressora USB, webcam etc.). Essa "sobrecarga", causada pelo excesso de dispositivos USB enviando muitos pedidos a uma única controladora USB, pode gerar um "engarrafamento" de sinais e com isto os sinais geram interferência (eletrônica, não RF) uns nos outros. Parte dessa interferência eletrônica chega às caixas de som (já que elas são USB e portanto podem receber sinais USB oriundos da controladora USB) e com isto as caixas de som convertem esse sinal eletrônico em sinal acústico.
    Se esta teoria estiver correta, então quando você movimenta o mouse ou o scroll dele, você envia sinais à controladora USB para que ela converta isso em um correspondente "efeito" de vídeo, que é, respectivamente, a movimentação do ponteiro do mouse ou o deslocamento de uma página, por exemplo. Como esse sinal do mouse "atrapalha" os outros dispositivos USB de se comunicarem com o processador, surge um ruído que pode ir parar nas caixinhas de som (daí os sinais acústicos).
  3. Também pode ser que as duas situações supramencionadas estejam ocorrendo, ao mesmo tempo.

Algumas formas de tentar sanar o problema:

  • Substituir as caixinhas de som USB por caixinhas de som convencionais, porque elas utilizam a porta de áudio do seu PC, ao invés de usarem a porta USB, o que no mínimo eliminaria o problema de as caixas acústicas receberem sinal-interferência oriundo da porta USB.
  • Se o problema persistir, a minha sugestão é que você acesse o setup do BIOS da sua placa-mãe (na maioria dos computadores pessoais, para entrar no setup do BIOS é necessário ligar ou reiniciar o PC e pressionar a tecla DEL ou a tecla F2 algumas vezes, tão logo o PC liga).
    Ao entrar no setup do BIOS, tente descobrir se o mouse e a placa de vídeo estão usando a mesma IRQ. Se estiverem, mude uma delas. Se não estiverem (ou se você não conseguir descobrir se estão), experimente mudar a IRQ do mouse. Se isto não for possível (ou se você não conseguir), tente mudar a IRQ da placa de vídeo (essa opção geralmente estará numa parte do setup onde você atribui uma IRQ específica para cada canal PCI. Há 99% de chances de a sua placa de vídeo usar um canal PCI, já que hoje em dia são raríssimas as placas de vídeo AGP e ISA).
    Se você também não conseguir (ou não encontrar a opção para) mudar a IRQ dos canais PCI (o ideal é desabilitar a função que atribua uma IRQ específica para qualquer canal PCI: todos os canais PCI devem ficar com tal função desabilitada), veja se o setup do BIOS possui uma opção do tipo "Assign IRQ to PCI VGA", pois essa opção faz a placa-mãe atribuir uma IRQ especificamente para o seu dispositivo de vídeo, ou seja, quando ativada, essa função faz com que a placa de vídeo (seja ela onboard ou offboard) passe a usar, na força, uma IRQ, mesmo que a placa de vídeo não necessite que uma IRQ específica lhe seja atribuída.
    Se a tal opção existir, desabilite-a, para que nenhuma IRQ específica seja vinculada ao seu dispositivo de vídeo. Com isto, a placa-mãe poderá decidir sozinha como atribuir uma IRQ ao vídeo (se isto for realmente necessário) sem que isso gere conflito com outro(s) dispositivo(s).
  • Se nenhuma dessas opções funcionar, experimente as duas ao mesmo tempo (mexer no setup do BIOS e usar caixinhas de som convencionais ao invés de USB).
  • Se depois de tudo isto o problema persistir, você pode também comprar um Hub USB (como este, por exemplo). IMPORTANTE: o Hub USB precisa ter fonte elétrica própria (externa), pois isto evita sobrecarregar eletricamente a placa-mãe. Tenha cuidado ao escolher qual Hub comprar, porque a grande maioria dos hubs USB comercializados não possui fonte externa, e por isto a placa-mãe precisa fornecer a eletricidade necessária para energizar todos os dispositivos USB que estiverem conectados a esses Hubs. Já o Hub que vem com fonte externa não tem esse problema, pois a fonte externa já energiza o circuito, o que não só "dispensa" a placa-mãe do "trabalho" mas também reduz drasticamente (se é que não elimina por completo) o risco de sua controla USB vir a queimar por excesso de dispositivos conectados simultaneamente a ela.
    Após comprar o Hub USB, conecte todos os seus dispositivos USB ao Hub USB, de modo que somente o Hub USB fique conectado a uma porta USB do seu PC.
    Se o problema persistir, você pode experimentar conectar o Hub USB a outras portas USB do seu PC, para ver se ele funciona melhor com alguma delas.

(continua...)

De: Yuri Ribeiro Sucupira

Para: alexandre.mbm

Data: 2013-09-08 22:17

Título: Re: Seu filtro capacitivo me servirá?

(continuação)

Se ainda assim o problema persistir, então não sei: pode ser um problema mais complexo, mais profundo ou mais sério, como (por exemplo) a placa-mãe que você comprou estar com algum defeito eletrônico, ou então ser uma placa-mãe de baixa qualidade, que não tenha componentes eletrônicos muito bons. Também é possível que a placa-mãe não esteja fazendo um gerenciamento adequado dos próprios recursos dela, o que resulta na interferência.

Neste caso, como último recurso você pode tentar comprar outro mouse. Caso seu PC possua conexão PS2, compre um mouse PS2 ( como este). Caso seu PC não possua porta PS2 mas possua Bluetooth, compre um mouse Bluetooth (como este). A partir da análise do seu depoimento, acredito que seja muito difícil (muito mesmo) o problema dos ruídos estar relacionado a interferência RF, por isto não vejo problema em você usar um mouse Bluetooth, caso o seu PC disponha de dispositivo Bluetooth, pois embora Bluetooth seja capaz de gerar interferências eletromagnéticas, no presente caso ele muito provavelmente será inofensivo.

Por fim, a solução mais cara de todas consiste em substituir a placa-mãe por uma que seja mais cara, porém de alta qualidade e que use chipset da Intel. É o caso das placas-mães fabricadas pela ASUS, pela Gigabyte e pela MSI.

Enfim: há uma série de causas possíveis para o problema do ruído, mas as causas mais prováveis são (1) problemas decorrentes do compartilhamento indevido de um mesmo canal IRQ entre o dispositivo de vídeo e a controladora USB e/ou (2) problemas decorrentes do excesso de dispositivos USB conectados a uma placa-mãe cuja controladora USB não é capaz de gerenciá-los sem o auxílio de um Hub USB dotado de fonte elétrica própria.

A solução consiste em tentar eliminar os conflitos entre os dispositivos, o que se faz com uma série de estratégias que inclui eliminar eventuais conflitos de uso de IRQ, eliminar eventuais conflitos entre dispositivos USB e a controladora USB deles, e eliminar eventuais conflitos entre a controladora USB e a placa de vídeo. Caso o hardware do seu PC não tenha qualidade ou recursos suficientes, parte do problema pode requerer que você substitua dispositivos (mouse e caixinhas de som, principalmente), de modo que outras portas da sua placa-mãe (PS2 e Bluetooth, por exemplo) sejam usadas e com isto "liberem espaço de comunicação" na porta USB.

Espero que tenha tido paciência para ler tudo e testar tudo, e principalmente espero que alguma dessas dicas consiga ajudá-lo a conseguir resolver o problema.

Yuri.

Quando eu tiver mais tempo, em breve, editarei esta postagem acrescentando as questões que surgiram a partir de seu auxílio. Terei de retomar a conversação. Naqueles dias, eu tinha na ponta dos dedos o que perguntar; hoje, não mais.

Editado quinta-feira, 21 de Novembro de 2013, às 15h52:

Hoje à tarde eu reli o que Yuri me escrevera (acima). A intenção era reformular questões e continuar a interação. Ia dizer mesmo que as observações sobre "USB congestionado" provavelmente seriam úteis. E foram!

Resolvi testar outro mouse USB, no lugar do mouse PS2 em adaptador Y, e outras ligações com as várias portas USB disponíveis. Descobri que apenas um determinado conjunto de ligações gerava o ruído mais alto.

O teste inicial que fez toda a diferença foi simplesmente usar o mouse USB em umas da portas USB frontais do gabinete:

Cooler-Master-RC-310-BKR2-Elite-310-Mid-Tower-Case---ATX,-mATX,-420W-PSU1.jpg

A placa-mãe é uma Intel DG41BI. Seu painel de conexões (na traseira do gabinete) é o seguinte:

ytcf.png

Para efeitos desta redação, consideremos as portas USB como A, B, C e D; da esquerda para a direita e depois de cima para baixo.

Antes (com ruído bem alto):

  • A ← dongle bluetooth
  • B ← HUB USB 4 portas, com: adaptador Y (mouse e teclado PS2) e caixinhas de som (alimentação); 2 portas não usadas
  • C ← conversor de USB para SATA ou IDE com gravadora de DVD (não energizado)
  • D ← case com HD IDE (não energizado)*

Agora (com ruído quase imperceptível, que dá até para considerarmos como "solucionado"):

  • A ← dongle bluetooth
  • B ← HUB USB 4 portas, com: caixinhas de som (alimentação); 3 portas não usadas*
  • C ← adaptador Y (mouse e teclado PS2)
  • D ← conversor de USB para SATA ou IDE com gravadora de DVD (não energizado)

* Por enquanto, vou manter o case com HD IDE (não energizado) sem ligação USB.

Curioso que quando eu energizo o "conversor de USB para SATA ou IDE com gravadora de DVD", ouço um breve ruído nas caixinhas de som, como óbvia reposta à "inicialização" realizada pela eletrônica daquele dispositivo leitor/gravador.

Notem que o áudio chega nas caixinhas de som por conector P2 ligado ao som onboard. O cabo USB das caixinhas de som é apenas para a alimentação delas em 5 volts.

O HUB do qual estamos falando não tem alimentação externa:

0260_g.jpg

Para o da foto, praticamente só muda a etiqueta. Mas é a mesma marca.

Resta-nos descobrir como os dispositivos estão compartilhando os barramentos:

alexandre$ lsusb 
Bus 001 Device 003: ID 05e3:0608 Genesys Logic, Inc. USB-2.0 4-Port HUB
Bus 002 Device 004: ID 04d9:1400 Holtek Semiconductor, Inc. PS/2 keyboard + mouse controller
Bus 002 Device 002: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
alexandre$

Talvez este seja o "pulo do gato": agora o Bus 001 está praticamente só para o HUB com as caixinhas de som. Depois eu vou tentar descobrir uma forma de deixar mais coisas em USB 1.1 (Bus 002-005).

Solicito aos moderadores que NÃO fechem o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu último post reforça uma das minhas duas suspeitas iniciais, de que o problema pode estar no excesso de dispositivos usando o barramento USB.

Ainda, um "agravante" me parece ser seu adaptador em Y, porque ele converte sinais PS2 em USB e os envia ao barramento, o que nem sempre é uma operação bem feita pelo adaptador e por isto pode perfeitamente estar enviando ruídos para dentro do barramento USB.

Experimente usar seu PC sem o adaptador em Y, para ver se com a ausência do adaptador o ruído some: pegue um mouse USB e um teclado USB emprestados com alguém e teste-os no seu PC. Digo: desconecte aquele conversor de USB para SATA/IDE e em seguida encaixe o teclado USB e o mouse USB nas portas C e D, respectivamente.

Se o ruído sumir por completo, com certeza o maior culpado é o adaptador em Y (seguido "de não muito longe" pelo excesso de dispositivos USB conectados às quatro portas USB, que pelo visto não estão aguentando o "tranco").

Ao que me parece, o melhor a fazer será comprar um bom hub USB que possua fonte elétrica própria, conectar esse hub a uma das portas USB e daí conectar a esse hub os dispositivos USB que requeiram mais energia, ou seja: seu case, seu adaptador USB para SATA/IDE e suas caixinhas de som. Ligue esses três dispositivos a um hub USB que seja externamente energizado.

Particularmente, sou contra usar adaptadores para fazer funcionar, em portas USB, dispositivos que não são USB, como é o caso dos PS2 (idem adaptação de SATA/IDE para USB), justamente porque muitas vezes esses adaptadores ocasionam ruídos que são enviados para dentro do barramento USB. No caso das suas caixinhas de som, como elas estão conectadas ao barramento USB, elas recebem esses ruídos. E, como elas possuem transistores que fazem a amplificação dos sinais recebidos, elas amplificam os ruídos e os emitem pelos altos falantes.

O ideal é você não usar nenhum adaptador, ou reduzir ao máximo o número de adaptadores. Comece tentando eliminar o adaptador em Y, isso pode já ser suficiente.

PS: o hub USB que você atualmente possui (o que não usa alimentação externa) você pode vender ou então conectar a uma porta USB frontal do seu PC, para conectar ao hub somente dispositivos USB de baixíssimo consumo de energia elétrica, como é o caso dos pendrives.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Yuri, estou satisfeito com o último arranjo ABCD que registrei. Está tudo aparentemente funcionando a contento. Mesmo com o adaptador Y para o qual você torce o nariz. Não há mais "incômodos" e, nesse sentido, o problema está "solucionado".

ADAPTADOR-USB-A-MACHO-X-PS2-FEMEA.jpg

Eu quero só saber se você me dirige um "Você é doido, eu não deixaria funcionando assim. Nem a pau!".

O conversor de USB para SATA ou IDE, e o case de HD, tem suas respectivas fontes de alimentação.

cabo-adaptador-conversor-usb-20-ide-sata-fonte-3-em-1-hd_MLB-F-3343818891_112012.jpg

2752-01.jpg

Obrigando por estar me dando essa atenção.

A pergunta do tópico continua:

Posso ligar um cabo P2 M-M entre o Line Out e o Line In do mesmo adaptador de som onboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yuri, estou satisfeito com o último arranjo ABCD que registrei. Está tudo aparentemente funcionando a contento. Mesmo com o adaptador Y para o qual você torce o nariz. Não há mais "incômodos" e, nesse sentido, o problema está "solucionado".

Bem, se o seu grau de satisfação é suficiente para que considere o caso solucionado, então que bom. :)

Em relação ao PS/2, o que eu faria se estivesse no seu lugar, mmm... Vejamos... Se eu quisesse muito, muito mesmo, continuar com o meu mouse PS/2 e com o meu teclado PS/2, eu verificaria se a minha placa-mãe está com o slot PCI livre (eu vi as especificações técnicas da sua placa-mãe: ela é bem simples, possui apenas 1 slot PCI), mas se ele não estiver sendo usado então ele pode ser aproveitado: estando o slot livre, eu então compraria uma dessas pequenas placas PCI que vêm com portas PS/2 (e às vezes até com umas portas USB, também) e instalaria nesse slot. Uma placa PCI para PS/2 custará não mais do que R$60 (frete estimado já incluso) e resolverá qualquer problema que o adaptador em Y possa estar causando.

Mas se a placa-mãe não dispuser de um slot PCI vago e eu (ainda me imaginando no seu lugar) ainda assim quisesse muito manter meu mouse PS/2 e teclado PS/2, eu então os manteria conectados ao adaptador em Y mas, para não sobrecarregar o barramento USB (em termos elétricos, não de transferência de dados), eu compraria o tal hub USB com fonte externa e conectaria a ele o adaptador em Y e as caixinhas de som, para que nas demais portas USB pudessem ser conectados apenas os dispositivos que já dispõem de fonte externa própria (o case e o adaptador de USB para SATA/IDE, no caso).

Eu quero só saber se você me dirige um "Você é doido, eu não deixaria funcionando assim. Nem a pau!".

Doido, não. Do modo como está não é exatamente um problema, mas me parece que você ficou limitado em relação à utilização do case e também em relação a outros dispositivos USB que porventura você venha a querer conectar ao seu computador, como por exemplo pendrives, alguma impressora USB etc. Por isto, acho que a relação custo-benefício justifica comprar um hub USB com fonte externa (e de preferência, embora não necessariamente, trocar seu mouse e teclado por versões USB, caso o hub sozinho não resolva 100% o ruído). Ou, alternativamente, comprar uma placa PCI que venha com duas portas PS/2 e de preferência uma ou duas portas USB, também. Isso, claro, se sua placa-mãe dispuser de um slot PCI livre.

As portas USB recebem esse nome aí, com a palavra "universal" (USB = Universal Serial Bus = Barramento Serial Universal) porque a ideia do USB é que você possa conectar, em série, vários dispositivos USB a uma mesma porta. No entanto, na época em que o USB foi criado pensava-se mais em conectar dispositivos de baixa potência elétrica, como por exemplo pendrives e mouses "de bolinha", que consomem muito pouca energia elétrica.

Porém, com a popularização do padrão USB muitos fabricantes começaram a produzir dispositivos que requerem mais e mais eletricidade para funcionar: o meu mouse, por exemplo, é USB e é laser, então consome mais eletricidade que um mouse USB "de bolinha" (que hoje em dia a gente praticamente não vê mais à venda). Como a corrente elétrica que passa por cada porta USB é baixa, conectar muitos dispositivos acaba sobrecarregando a porta, porque é ela quem tem que fornecer eletricidade para esses dispositivos, mas a porta tem uma limitação. Daí a necessidade de usar dispositivos que obtenham essa eletricidade a partir de uma fonte elétrica própria/externa, ou então conectar à porta USB um hub USB com fonte elétrica própria/externa, para poder conectar os dispositivos ao hub: deste modo, você pode usufruir da capacidade de "universalização" do padrão USB sem correr o risco de gerar ruídos no barramento USB ou até mesmo queimar uma porta USB da sua placa-mãe.

PS: aqui em casa eu uso um hub USB com fonte elétrica. Há 4 dispositivos USB ligados nele e absolutamente nenhum problema de ruídos, baixa performance nem nada. ;)

O conversor de USB para SATA ou IDE, e o case de HD, tem suas respectivas fontes de alimentação.

Neste caso eles podem ser conectados diretamente a alguma porta USB, não é preciso que passem por um hub.

Obrigando por estar me dando essa atenção.

Por nada. :)

A pergunta do tópico continua:

Posso ligar um cabo P2 M-M entre o Line Out e o Line In do mesmo adaptador de som onboard?

Isso que você está querendo fazer é conhecido como "jumpeamento" (lê-se "djâmpeamento"), ou seja, você quer usar um cabo para servir de "jumper" ("ponte de conexão") entre os terminais line-in e line-out.

A priori, não há problema, já que o dispositivo de áudio geralmente está configurado para receber um sinal de entrada de potência similar à de saída. Porém há dois aspectos negativos em fazer isso:

  1. A qualidade da gravação não vai ficar muito boa, podendo ficar muito baixa, muito alta ou com muitos ruídos. Isso tem a ver com aspectos elétricos de funcionamento do circuito de som onboard; e
  2. Você não vai conseguir ouvir o que estiver gravando, devido ao fato de o sinal de saída estar sendo redirecionado para a entrada de áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adianto-lhe que temos cogitado ocupar o slot PCI com uma controladora para SSD. Mas agradeço-lhe pela explanação das alternativas.

Editado sexta-feira, 22 de Novembro de 2013, às 19h40:

product_6670_20120502180055c4c3.jpg

Acabo de perceber que a controladora ocuparia o slot PCIe, e não o PCI. A placa-mãe tem:

  • Um conector de placa adicionada de barramento PCI Express* 2.0 x16
  • Dois conectores de placa adicional de barramento PCI Express 2.0 x1
  • Um conector de placa adicional mini-PCI Express 2.0
  • Um conector de barramento PCI Convencional

[...] pensava-se mais em conectar dispositivos de baixa potência elétrica, como por exemplo pendrives e mouses "de rodinha" [...] um mouse USB "de rodinha" (que hoje em dia a gente praticamente não vê mais à venda).

Acho que você quer dizer "de bolinha", pois "de rodinha" são esses que hoje facilitam a barra de rolagem nos aplicativos.

[...] ou então conectar à porta USB um hub USB com fonte elétrica própria/externa, para poder conectar os dispositivos ao hub: deste modo, você pode usufruir da capacidade de "universalização" do padrão USB sem correr o risco de gerar ruídos no barramento USB ou até mesmo queimar uma porta USB da sua placa-mãe.

PS: aqui em casa eu uso um hub USB com fonte elétrica. Há 4 dispositivos USB ligados nele e absolutamente nenhum problema de ruídos, baixa performance nem nada. ;)

Então você acha que esse ruído aqui é por sobrecarga elétrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adianto-lhe que temos cogitado ocupar o slot PCI com uma controladora para SSD. Mas agradeço-lhe pela explanação das alternativas.

Acho que você quer dizer "de bolinha", pois "de rodinha" são esses que hoje facilitam a barra de rolagem nos aplicativos.

Então você acha que esse ruído aqui é por sobrecarga elétrica?

Ah, eu não havia percebido seu comentário a respeito da controla PCI para unidades de estado sólido. Fue mal. :blush: Bem, se não estiver disposto a trocar de placa-mãe (de modo a poder dispor de mais slots PCI), de fato será mesmo necessário decidir entre o SSD e o PS/2. Pelo visto o hub USB com fonte elétrica própria acabará sendo a melhor alternativa, no seu caso.

Em relação ao "mouse de rodinha", realmente eu quis dizer "de bolinha". Obrigado por avisar, acabei de corrigir meu texto. :joia:

Quanto ao ruído, não acho que esteja ocorrendo devido a alguma sobrecarga elétrica, creio que esteja mesmo relacionado ao excesso de demanda de tráfego de dados combinado com os ruídos oriundos dos dispositivos PS/2 (ou do adaptador em Y ao qual eles estão conectados). Porém, independentemente de você possuir ou não dispositivos PS/2, é fato que conectar diversos dispositivos a uma mesma porta USB sobrecarrega a porta, daí ser sempre recomendável usar um hub USB com fonte elétrica.

Eu não entendo por que é que no mercado o que a gente mais encontra é hub USB sem fonte elétrica. Deveria ser o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não entendo por que é que no mercado o que a gente mais encontra é hub USB sem fonte elétrica. Deveria ser o contrário.

A fonte duplicaria ou até triplicaria o preço do produto. Os consumidores tecnicamente menos informados ou mais "econômicos" :confused: — maioria — provavelmente optariam pelo HUB sem fonte elétrica, por ele ser mais barato e mais prático. :wacko:

O anúncio de um HUB Trust 7 portas USB 2.0 modelo CURVE diz: "Inclui transformador de corrente para garantir um funcionamento estável dos dispositivos ligados". Isso seria a alimentação elétrica auxiliar? Ele custa R$ 99,90. Numa loja de minha cidade.

product_8761_20130321142803c09c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte duplicaria ou até triplicaria o preço do produto. Os consumidores tecnicamente menos informados ou mais "econômicos" :confused: — maioria — provavelmente optariam pelo HUB sem fonte elétrica, por ele ser mais barato e mais prático. :wacko:

O anúncio de um HUB Trust 7 portas USB 2.0 modelo CURVE diz: "Inclui transformador de corrente para garantir um funcionamento estável dos dispositivos ligados". Isso seria a alimentação elétrica auxiliar? Ele custa R$ 99,90. Numa loja de minha cidade.

product_8761_20130321142803c09c.png

Sim, o transformador é a fonte elétrica. Essas "fontes elétricas" que a gente vê usadas como carregador de celular, de notebook etc. são basicamente um transformador que converte tensão alternada "alta" (geralmente de 110 a 240 volts AC) em tensão contínua "baixa" (5 volts DC, 12 volts DC...).

Um hub com 7 portas custa mesmo mais caro. Aquele preço de R$60 foi para um hub com umas 4 portas. O preço até que está bom, para esse aí de 7 portas. Encontrei esse mesmo hub na Ricardo Eletro por um preço mais em conta, mas creio que você pagará aí uns R$14 de frete, então no fim das contas a diferença de preço será mínima (algo próximo a R$6).

Bem, o meu tempo é precioso e como comentei eu não posso me dar o luxo de ficar muito tempo em fóruns, como fiquei nos 2 últimos dias, por isto despeço-me satisfeito por perceber que pelo menos consegui ter uma parcela de participação no solucionamento do seu problema e que agora você já até sabe como "aliviar" ainda mais as portas USB do seu PC. Espero que compre o hub e com isso possa conectar e utilizar sem problemas os demais dispositivos USB que deseja. :)

Abraço. Fui. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, o transformador é a fonte elétrica. Essas "fontes elétricas" que a gente vê usadas como carregador de celular, de notebook etc. são basicamente um transformador que converte tensão alternada "alta" (geralmente de 110 a 240 volts AC) em tensão contínua "baixa" (5 volts DC, 12 volts DC...).

Perguntei porque, no anúncio, li "transformador de corrente" (?).

despeço-me satisfeito por perceber que pelo menos consegui ter uma parcela de participação no solucionamento do seu problema

Uma parcela grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei porque, no anúncio, li "transformador de corrente" (?).

Uma parcela grande!

Em relação à controladora SSD ser PCIe: que bom que ela é PCIe, pois assim o slot PCI pode ser usado para a placa PCI-PS/2, se você quiser.

Em relação ao que está escrito na loja, ignore, eles nem sabem o que escreveram, haha. :lol: Se você consultar a página do produto (em inglês) diretamente no website do fabricante, verá que está grafado "Including wall power adapter...". Um "power adapter" para hub USB é uma fonte AC/DC: um dispositivo transformador que recebe tensão AC e a transforma para uma tensão AC menor, em seguida um circuito retificador (com diodos) é usado para converter a tensão alternada (AC) em tensão pulsativa, que por sua vez passa por um circuito de filtragem (capacitores, resistores e às vezes indutores) que "suaviza" os pulsos de modo que fique praticamente linear. O resultado é uma tensão DC (tensão que gera corrente contínua), embora na prática essa tensão DC não seja perfeita.

Mas enfim: o hub USB vem com isso, não com um transformador de corrente (embora na prática a corrente elétrica também acabe sofrendo alteração, já que de alternada ela passa a ser contínua).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em relação ao que está escrito na loja, ignore, eles nem sabem o que escreveram, haha. :lol: Se você consultar a página do produto (em inglês) diretamente no website do fabricante, verá que está grafado "Including wall power adapter...". Um "power adapter" para hub USB é uma fonte AC/DC

17525-4.jpg

Entendido. O primeiro conector é para o cabo que vem da fonte de alimentação. O segundo é para o cabo lógico (USB) que vem do computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!