Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Makken

PC desligando sozinho + tela azul. (funciona bem no modo de segurança c/ rede)

Recommended Posts

Gostaria da ajuda de vocês para tentar solucionar este caso.

Meu amigo teve um problema na máquina dele e pediu para eu ir lá, formatar a máquina, instalar novamente o Windows e ver o que estava errado. Ele me disse que o computador desligava sozinho, estava muito lento e aconteciam uns "freezes" (travava).

Eu formatei o computador, criei uma partição para os arquivos e outra para o Windows. Instalei os últimos drivers dos componentes, novos programas e tudo parecia estar ótimo (Instalei o Win 7 - 64bits). Passou uma semana e ele elogiou, disse que os travamentos nem aconteciam mais.

Porém algumas semanas depois disso ele começou a reclamar que o computador estava reiniciando sozinho novamente.

Algo que reparei, quando fui tentar resolver o problema dele é que o computador dele não liga quando as memórias são ligadas na posição de dual-channel. Só funcionam separadas. (seria porque as memórias são de capacidades distintas e modelos diferentes?)

Ele me informou que já tentou usar o computador com apenas um pente de memória e mesmo assim aconteciam os travamentos...

Disse também que no momento usa o PC em modo de segurança e só assim ele não reinicia, nem trava. O que poderia ser? levando em consideração que em modo de segurança não ocorrem esses problemas e o computador já foi formatado e todos os drivers instalados corretamente.

Pensei em aquecimento, mas ele utilizou um programa e informou números razoáveis de temperatura do processador e da placa mãe. Além disso a torre fica aberta, para ventilação.

O computador dele possui as seguintes configurações:

Sistema Operacional Windows Seven 64bits

Placa mãe ECS a785gm-m

Placa de vídeo Radeon 5750

2 pentes Kingston 2gb e 4gb (lotes diferentes, modelos diferentes) 1333

HD SATA Seagate Barracuda 500gb

Processador Phenom II x2 3200

O que será que pode ser? esqueci de informar algo? Me ajudem!

Em anexo, algumas imagens que ele me passou da última vez que ocorreu um erro na máquina:

tela_azul1.jpg

tela_azul2.jpg

Editado por Makken
placa de vídeo é a 5750

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, se há esse problema das memórias você já tem um norte. Se tiver algum Linux Live CD recomendo passar o MemTest86 ou faça download dele aqui:

http://www.memtest86.com/

Esse aplicativo escreve na memória, apaga, escreve, inverte. Enfim, faz testes de escrita e leitura na memória. Faça o teste com os pentes separados.

Fora isso, dê uma verificada boa na placa-mãe em busca de capacitores estufados. O mesmo deve ser feito na fonte do computador também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Fiz o memtest não acusou nada.

    Usei um programa pra analisar o HD acusou erro CRC e algo negativo relacionado a "overflow temperature".

    Percebi que quando tentávamos desinstalar o Catalyst a tela azul aparecia, será que o problema esteja relacionado com o driver de vídeo? pois mesmo depois de desinstalá-lo usando um programa específico para desinstalar drivers as telas azuis continuaram... e o HD?

    O que eu devo fazer para testar a fonte?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se há algum problema relacionado à temperatura do HD, pode até ser isso. O ruim de uma tela azul é que é um pouco difícil encontrar a causa. Dá pra fazer um teste: instale normalmente nesse HD teoricamente problemático. Faça um clone do HD e aí faça mais testes. Se o problema parar de ocorrer podemos ter encontrado uma possível solução.

    Procure também por algum aplicativo que leia esses "dumps" de memória. Esse tutorial do Baboo explica como:

    http://www.baboo.com.br/windows/tela-azul-no-windows-descubra-o-motivo/

    Abração!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Trocamos o HD, fizemos os testes, formatamos a máquina, instalamos o Windows 8. Testes com a memória: erro nenhum em ambos os pentes. Freezes continuam ocorrendo, hora ou outra. O PC trava do nada, às vezes demora a ligar. Não testei a fonte!

    Acontece que meu amigo me contou que uma vez o processador dele quebrou um pino e ele substituiu por um pedaço de alfinete, se não me engano...

    Acho que o erro é gerado pelo processador ou algum defeito severo na placa mãe. O que seria mais provável? tem algum programa que faz diagnóstico em placa mãe e poderia informar um possível erro? pelo visto pode ser o processador que ficou sem um pino... mas seria realmente isso? bastando trocar somente o processador?

    Editado por Makken

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olha, se o processador está sem um pino isso é fácil de averiguar. Basta pegar uma foto da parte de baixo dele na internet e comparar. Sobre a placa-mãe, procure por capacitores estufados.

    Se quiser testar ambos, faça-o separadamente: teste o processador em uma placa boa e um processador bom nessa placa-mãe.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Realizei um teste pelo PC Check e todos os testes de processador e placa mãe deram OK. Exceto esse aqui... mas pelo que li é Firewire. Não entendi, isso significa alguma coisa? esse erro na PHY Layer.

    1234708_242128899268167_1951879313_n.jpg

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pesquisando um pouco, isso tem a ver com problema de conflito/cabo/hardware etc. descrito como Physical Layer. Tente ver este link: http://www.mug.jhmi.edu/mirrors/infoalley/0896/08/physical.html

    Tente atualizar ou reinstalar o driver IEEE1394 pelo Gerenciador de Dispositivos mesmo em modo de segurança ou retire esse dispositivo Firewire.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Meu caro, uma solução seria desativar o FireWire na BIOS. Se não usa ele, pode desativar. Eu sempre faço isso. É uma maneira de saber também se ele seria o problema.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Vou tentar isso, obrigado pela atenção de vocês. O que me assustou é porque pesquisei um pouco na internet sobre o Physical Layer e era relacionado a rede. E levou até essa porta Firewire, que pelo que sei, é uma entrada diferente da USB, mas o computador do meu amigo nem possui essa entrada, pelo que sei.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Pesquisando por "camada física" na internet você vai achar muita coisa relacionada a rede. É porque seguimos o modelo OSI (http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI) e ele contém uma camada chamada "camada física" em seu modelo. Por isso você achou.

    E, querendo ou não, Firewire acaba sendo um tipo de rede também. É pouco comum seu uso, mas existem muitas câmeras digitais profissionais que utilizam esse barramento e você também verá dispositivos Apple usando ele.

    Era um barramento mais rápido do que a USB 1.1 e agora que a USB 3.0 veio não sei o que será dele. Talvez tenha evoluído, talvez caia em desuso. Sei lá o que vai rolar. Enfim, se não usa, desabilite. No meu PC, por exemplo, fica desabilitado pois nem a interface de conexão eu tenho. Desativo porque é menos um driver e uma IRQ pra esquentar minha cabeça. :D

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá. analisei sua situação. cara testa os slots desta placa. podem estar oxidados e dando curto. onde você mora? tem muita umidade? passa álcool isopropilico com uma escovinha de dentes se estiver um pouco. se não for... da uma uma checada nos conectores da fonte com um multímetro para checar as voltagens. as vezes pensamos que é muita coisa e testamos o mais complicado e esquecemos do básico. kkkkkkk boa sorte.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×