Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oerclock Intel Pentium E2180


Jean Douglas

Posts recomendados

Eae pessoa! Beleza?

Bom, sou novo aqui e estou com uma dúvida referente a um overclock no meu Intel Pentium E2180...

Gostaria mesmo é de saber se há perigo de um overclock nesse processador de modo a afetar outros componentes, como minha VGA, pois ela é novíssima (de idade, não tem uma semana *-* hehe), e não quero compromete-la e nem os demais componentes, porém meu process ta "fraco" pra alguns jogos...

Enfim!

Será que daria pra fazer um Over bom com essas configurações?

*Intel Pentium E2180 @ 2.00GHz Conroe 65nm Tecnologia - 36 °C;

*4,00 GB Ram Duplo-Channel DDR2 @ 332MHz (5-5-5-15);

*Placa mãe MSI MS-7267 (CPU 1) - 39 °C;

*HD 298GB SAMSUNG SAMSUNG HD322HJ ATA Device (SATA) - 24 °C;

*VGA ASUS GeForce GTX650 1GB DDR5 128-Bit;

*Fonte thermaltake 500w (tr2-500nl2nc).

Obs¹ - Temperaturas e componentes indicados pelo Speccy;

Obs² - Para não haver problemas, considero o uso de water cooler e se for necessário, por favor, me indiquem alguns modelos de bom custo x benefíco xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock você faz aumentando o fsb,mas cuidado com a placa mãe porque se ela aumentar a frequência do PCI-Express junto com fsb(as placas faziam isso porque aumentando frequencia pci-e aumentava o limite que o fsb poderia chegar),sua placa de vídeo,seu HD e tudo que estiver nas portas SATA vão sofrer,para ter certeza que a frequência esteja o mais próximo de 100MHz,coloque em 101MHz na bios,uma mudança de 1% não implicará no resto,agora se tiver de 103 para cima há riscos.

Não sei sobre overclock em Core2 conroe,é só ir aumentando frequência e quando começar a dar erro aumenta o Vcore lentamente(não pule demais!),até no máximo 1.4V,as temperaturas dos núcleos(core1 e core2) tambem não podem passar de 65ºC.

Ao aumentar o fsb a memória tambem aumenta a frequência,para evitar ela interferir no OC,coloque as lantências em 6-6-6-18 e/ou aumente a tensão até no máximo 2.0V.

Enfim não sei até onde fsb de 945G vai,pouco alem de 200Mhz,até 230MHz,melhor seria trocar de placa mãe,uma G31 ou G41 já dá bem mais alcance,até 342MHz,mesmo assim este processador vai ser sempre puxado nos limites,e é muito fraco para sua GTX 650,ele é o pior desta geração(tirando Celeron),com um cache medíocre de 1MB,jogos requerem bastante cache,e 1MB não dá conta de nada,no mínimo 4MB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jean Douglas, bem vindo ao fórum.

Caso você tenha alguma experiência em montagem de micro(não é preciso muito apenas saber tirar o cooler e o processador) e te sugeriria fazer um bsel-mod.

Bsel-mod é uma pequena modificação física que se faz nos processadores de soquetes intel (até Core 2 Duo) que resulta num overclock. (leia mais neste post do Ribeiro: http://forum.clubedohardware.com.br/topicos-importantes-bsel/731285 , apenas uma coisa algumas placas-mãe gigabyte aceitam sim o bsel-mod)

Com sua placa-mãe você deve conseguir trabalhar com fsb até 1066 em bsel-mod por calsa do chipset ser 945.

Isto quer dizer que seu processador que tem fsb800 vai operar em fsb1066 e o clock vai de 2.0 para 2.67.

A grande vantagem é que o bsel-mod não vai "forçar" os demais componentes como sua placa de vídeo e HD.

Além de não forçar os demais componentes, o aumento no fsb acaba compensando um pouco a falta de cache do seu processador. Vou dar um pequeno ex: o q6600 é um quad com 8mb de cache e tem desempenho similar ao q8400 um quad com apenas 4mb de cache. A diferença de cache é compensada pelo maior fsb do q8400 (fsb1333) em comparação como o q6600 (fsb1066). Claro que as a diferença entre eles não é só o cache e o FSB, mas estes são os dois fatores mais determinantes comparando processadores com o mesmo número do núcleos.

Mais uma dica, leia também este post meu: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5763160&postcount=215

Só mais uma coisa, caso você compre um placa-mãe G31 ou G41, provavelmente vai conseguir 1333, ou seja 3,33GHz, isto vai resolver o seu problema de processamento.

As placas G31 trabalham apenas com memórias DDR2. Já as com G41 podem sem DDR2 ou DDR3.

É bom observar isto pois a memória DDR3 tem clocks mais altos, isto é bom, mas no caso você vai ter que trocar a placa-mãe e a memória também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Flávio! Será que compensa fazer um BSEL-MOD aqui?

Tem alguma "contra indicação"? Risco?

Terei que mexer na tensão? Aquele menu de bios me assusta, quando mais longe dele eu ficar, melhor! kkkkkk

Ah, e minha placa é MSI, o procedimento dará certo?

Bom, até domingo eu quero já ter aumento o clock, meu BF ta dando muito lag :/ kkkkk

Muito obrigado pela ajuda xD

Nossa, Joaquim, não sabia disso kkk então sempre vou rodar no gargalo com a minha GTX? Terei que montar outro pc :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria "Jack, o Estripador" vamos por partes

1.

Obrigado Flávio! Será que compensa fazer um BSEL-MOD aqui? Tem alguma "contra indicação"? Risco?/

Acho que compensa sim. Risco somente se fizer alguma coisa errada durante o procedimento. Mesmo assim são mínimos. Pra minimizar os ricos eu sempre isolo os contatos do processador com durex, isto faz com que a ligação atue apenas nos pinos da placa-mãe, que é o objetivo.

2.

Terei que mexer na tensão?

Pra atingir FSB1066 provavelmente não, sempre consegui aqui sem mexer na tensão. Fica muito estável, mesmo com fontes genéricas daquela mais vagabundas.

Agora pra atingir 1333 provavelmente teria que mexer. Obs.: sua placa não deve dar 1333 porque o chipset é 945, com g31 ou g41 daria.

Neste caso existe também pin-mod pra altera as voltagens diretamente nos pinos do processador(este já considero mais arriscado).

3.

Aquele menu de bios me assusta, quando mais longe dele eu ficar, melhor! kkkkkk

Não precisa mexer no SETUP (BIOS), apenas faça o mod, coloque o processador e cooler novamente e depois reset o SETUP através do jumpper antes de ligar o micro novamente. Se for o caso acerte a data e salve o SETUP.

Ah, e minha placa é MSI, o procedimento dará certo?

Bom, até domingo eu quero já ter aumento o clock, meu BF ta dando muito lag :/ kkkkk

Muito obrigado pela ajuda xD

MSI até hoje sempre deu certo, não funciona na maioria das Gigabyte (as que usam 945 geralmente funcionam) e na maiorias da placas com chipset SIS e VIA, chipset NVIDIA nunca testei.

Nossa, Joaquim, não sabia disso kkk então sempre vou rodar no gargalo com a minha GTX? Terei que montar outro pc :/

A respeito do gargalo que o Joaquim falou, geralmente os jogos exigem clocks mais altos, e não mais cache, apesar do incremento de cache ser sempre bem vindo.

Somados o incremento no FSB e, consequentemente, de clock devem resolver o seu problema, pelo menos parcialmente.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmmm agora sim entendi, o processo é "instantâneo"!

Bom, vou ver alguns vídeos e mais tópicos sobre o assunto, mas pelo que já percebi não tem muito segredo!

Como sou muito iniciante ainda nessa prática vou caminhando aos poucos... Mas sua ajuda já ta sendo de grande tamanho! xDD

Quando eu for por a mão na massa, acha que seria interessante retirar a VGA e usar o pc por um tempo, ver como está se comportando e depois partir pra um teste mais pesado, como um jogo ou nada a ver, esse procedimento não influencia em nada os demais componentes mesmo? Esse é o maior medo, eu li o link que você me enviou, mas sempre fica uma pulga atas da orelha kkkk

Esse aumento de FSB (mais que o dobro) alterará muito o temperatura, será que o cooler box segura? E esse dobramento de fsb não danificara de alguma fora o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa retirar a VGA.

O aumento do FSB não é mais que o dobro, é 33% (de 800 para 1066) ou 67% (de 800 para 1333). O aumento de clock será sempre na mesma proporção do FSB.

No primeiro caso com o cooler box vai funcionar tranquilo. No segundo depende do seu cooler.

Uso na empresa um Dual e2140 1,6GHz com mod pra 2,66GHz(67% a +), com cooler box e voltagens padrão. As temperaturas estão sempre baixas mesmo compactando/descompactando grandes arquivos (5GB-8GB) e executando outras tarefas simultaneamente. Funcionamento 100% estável, mesmo com uma fonte K-mex mais antiga(um bem melhor que as k-mex atuais, ou seja: fonte ruim).

Uma dica: verifique qual a altura do dissipador de alumínio do seu cooler (meça com uma régua mesmo), se for um que é um pouco mais alto ele deve dar conta.

De qualquer forma, como no seu caso o seu processador pode atingir até 3,3GHz (com mod para 1333), faça testes de estresse e monitore as temperaturas nos primeiros dias de uso.

Mais uma coisa dois cuidados importantes:

Fixação do cooler.

Fixação do papel alumínio pra fazer o mod.

Ainda em tempo: se der certo adicione o seu modelo de placa na lista de placas que funcionam em Bsel-mod:

http://forum.clubedohardware.com.br/lista-placa-funcinam/892602?t=892602

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa que viagem a minha kkk tinha lido 1660 ;s

Bom, vou tentar o mais breve possivel e já posto o resultado xD!

Como posso fazer a fixação do aluminio?

E o espessura da meu dissipador é 1 polegada, é da multilaser, melhor trocar? Porque em uso normal ta batendo 40° e placa mãe 45°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um palito de dente com a ponta levemente molhada numa gota de cola.

O seu cooler deve aguentar sim.

De qualquer forma, verifique as temperaturas durante a execução de algum teste de estresse, veja se são inferiores a 65°C, e depois monitore as temperaturas durante os primeiros dias de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!