Ir ao conteúdo

Me ajudem com tabela de Conversão

Seingalt

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem ?

Hoje venho para tirar uma duvida muito importante a qual não achei na net e nem estou conseguindo desmembrar .

Eu não estou sabendo quando é que um valor dá em kilohms ou em miliohms ...enfim

Veja este exemplo que para mim seria para dar em ohms .

Como vocês podem ver ai se fizer o calculo o resultado é 2 simplesmente 2 sendo assim eu pensei que o Resistor seria 2 Ohms então, mas vejam que não é ele é 2KOhms nisso que eu não entendi porque KOhms ?

Tá fiquei pensando que poderia ser por causa do mA, sendo assim colocaria 3 zeros a frente do 2 e ele cairia na casa do , calma ai ele cai na casa do Ohms !!!

Mas digamos que o resultado seja 2 Ohms e vamos colocar 3 zeros na frente do 2 ai ele cai na casa do Kilohms ?!!! Estaria certo isso ?

Alguem pode me ajudar ???

post-560031-1388496684562_thumb.jpg

Postado

Complementando um pouco mais...

Unidades de medidas, sejam quais forem, usam múltiplos e submúltiplos. Então, relembre os prefixos usados e sempre coloque todas as medidas no mesmo padrão de multiplo ou submultilplo.

Vou relembrar algo muito importante.

Submúltiplos são sempre menores que a unidade de medida e múltiplos são sempre maiores e todas elas obedecem o padrão decimal. Ou seja, cada uma é 10 vezes maior ou menor que a outra. Os múltiplos das unidades de medidas mais usados são:

deca - 10 vezez maior que a unidade (10^1 (dez elevado ao expoente 1)

hecto - 100 vezes maior que a unidade (10^2 (10 elevado ao expoente 2 ou o famoso 10 ao quadrado)

quilo - 1000 vezes maior que a unidade (10^3 (10 elevado ao expoente 3 ou o famoso 10 ao cubo)

Esses múltiplos que são prefixos gregos, usam letras que que ficam sempre a esquerda da unidade de medida. Dependendo da unidade, poucos são usados no linguajar cotidiano.

da = deca (10 vezes maior que a unidade de medida)

ha = hecto (100 vezes maior que a unidade de medida)

k = quilo (1000 vezes maior que a undiade de medida)

OBS - Observe que o prefixo "k" que significa 1000 vez maior usa a letra "k" mas não é correto escrever "kilo" e sim "quilo"

Agora, vamos aos submúltiplos...

d = deci (10 vezes menor que a unidade de medida(10^-1 (10 elevado ao expoente 1 negativo ou seja 1/10 ou 1 décimo)

c = centi (100 vezes menor que a unidade de medida (10^-2 (10 elevado ao expoente 2 negativo ou seja; 1/100 ou 1 centésimo)

m = mili (1000 vezes menor que a undiade de medida (10^-3 (10 elevado ao expoente 3 negativo ou seja; 1/1000 ou 1 milésimo)

Portanto, quando for calcular valores referentes a unidades de medidas, lembre-se de colocar todas as unidades em comum acordo. Sempre convertendo as medidas conforme os múltiplos ou submúltiplos mais adequados.

Um exemplo...

Uma tensão de 1 kV é aplicada num resistor de 1000 ohms. Qual a corrente que passa por esse resistor?

Observe que a medida de tensão usa o prefixo quilo, simbolizada pela letra "k", portanto, são 1000 volts. O valor do resistor não está usando nenhum múltiplo ou submúltiplo, É usada a unidade inteira de resistência. Portanto, tem duas maneiras de calcular. Ou converte-se 1 kV para mil volts(1000) ou converte-se a medida de resistência para o múltiplo da medida de tensão.

Vamos fazer então das duas formas. O resultado será o mesmo.

1 kV = 1000 volts

Logo, pela lei de Ohm, a corrente que atravessa esse resistor é de...

E = I x R

1000 = I x 1000 ==> 1000 / 1000 = 1

A resposta é em amperes, portanto, a corrente que atravessa esse resistor é de 1 A

Agora, façamos de outra maneira. vamos converter o valor da resistência que é 1000 ohms usando o múltiplo apropriado. A leitura do numero 1000 ja diz algo... Portanto, o prefixo usado é o quilo, logo, 1000 ohms são 1 kohm. Usei o nome porque não tenho como escrever o simbolo "ohm" aqui por não ter esse simbolo no momento no meu teclado. Até tenho mas o nome já dá para entender esses conceitos matemáticos de múltiplos, independente da unidade de medida.

Então vamos lá...

E = I x R

E = 1 kV

e R = 1 kohm

Portanto, 1 / 1 = 1 Logo, a corrente é de 1 A

Vamos mudar o valor desse resistor.

Digamos que esse resistor fosse de 100.000 ohms.

Muito bem... Vamos lá

Usando o primeiro exemplo, transformaremos a medida de 1 kV em 1000 volts.

Então...

E = I x R

E = 1000 volts

R = 100.000 ohms

1000 / 100.000 = I

Portanto, I = 0,01 A

Convertamos agora o valor do resistor que é de 100.000 ohms para 100 k ohms

Façamos novamente...

E = I x R

E = 1 kV

R = 100 k ohms

1 = I x 100 ===> 1 / 100 = I

Portanto, 1 /100 A ou 0,01 A ou 1 centésimo de ampere.

Observe que a resposta é dada na unidade de medida Ampere. Pelo valor ser menor que a unidade, é mais apropriado usar o submúltiplo da unidade. Não existe um submúltiplo correto. Qualquer um pode ser usado. Tanto faz usar deciamperes, centiamperes ou miliamperes. Só que a maioria tá acostumada com o submúltiplo mili.

Imagine você informar que uma determinada corrente que atravessa um certo circuito é da ordem de 6 deciamperes. A maioria vai se espantar ou alguns poderão dizer que está errado e não tem nada de errado na informação. Já se você informar que no circuito a corrente circulante é de 600 miliamperes, todos entendem.

A resposta correta para o resistor de 100 kohms ou 100.000 ohms é então:

0,01 A ou 0,1 deciamperes ou 1 centiamperes ou 10 miliamperes.

A turma técnica de Eletricidade e Eletrônica não usa muito os submultilplos deci e centi. Ou usam no valor da unidade ou usam o submúltiplo mili. É mais por uma questão de costume. Portanto, o submultiplo mais usado em valores de intensidade de corrente é o miliampere..

Da mesma forma, os multiplos mais usados em unidades de medida de tensão são o quilo e o mega. Geralmente, a turma de Eletrônica por trabalhar com tensões baixas, dificilmente usam o quilo. Só quem trabalha com circuitos de alta tensão.

O mesmo se dá com valores de unidades de medida de resistência. Os múltiplos mais usados são: o quilo e o mega e os submúltiplos mais usados são: o deci e o centi. Os deci's são os mais usados. Poucos trabalham com o mili. E geralmente, o pessoal não lê o valor como número decimal. Um resistor de 0,1 ohm por exemplo, é lido assim: "zero, virgula, um ohm". A maioria não lê como número decimal e sim, simbolo por símbolo. Tem também o tal do 3R3 que é na verdade 3 ohms e 3 décimos ou 33 décimos de ohms porém é lido: três, "erre", três. Não é errado. É apenas uma questão de costume.

E onde se acham resistores com valores que usam submúltiplos de ohm? Em estágios de saída de potência de áudio. Há resistores de 0,1 0hm ou 1 décimo de ohm. Se quiser tratar esse valor de resistência como mili não tem problema: 100 miliohms. Há também resistores que usam valores da ordem de centiohms. Depende muito da área onde se trabalha.

Perceba, que para fazer esse cálculos, o importante é conhecer corretamente a importância dos múltiplos e submúltiplos. O lance não é decorar mas entender como a coisa funciona e isso está baseado no sistema decimal.

Aproveitando, um exercício para fixar o assunto.

Quantos decímetros tem na soma de 12,34 km + 0,253 hm ?

Só para lembrar que hm é hectômetro. Coloquei a informação acima mas não custa lembrar.

Relembre o que informei, veja os exemplos e dê a resposta e "observe bem" qual é a pergunta!!!!

Abração

.

.

Só para encher mais um pouquinho a paciência. E usando agora o nosso sistema monetário, o real.

Quantos centavos existem em R$1,532 bilhões?

Quantos milhões de reais existem em R$32.435,00 ?

Quantos reais existem em 35 centavos de real?

.

.

E lembre-se... Os múltiplos e submúltiplos são usados para facilitar a escrita ou leitura das unidades de medida.

Um exemplo... É mais rápido ler e escrever 1 megavolt do que que escrever 1.000.000 de volts.

Com a unidade de medida de capacitância, vamos brincar um pouco.

É mais fácil ler e escrever 2 uF (2 microfarads) do que escrever 0,000002 F.

Imagine escrever 2 pF (2 picofarads) em Farads... Esse valor é 0,000000002 F

Já 2 mF(2 miliFarads) é mais fácil escrever do que 2.000 uF. Logo, 4700 uF é igual a 4,7 mF

Se convertesse 4.700 uF(microfarads) em picofarads, daria um número grande: 4.700.000 pF.

4,7 pF equivalem a 0,0047 uF ou 0,0000047 mF ou 0,0000000047 F

Mais uma vez... Isso não é decoreba. É entender como funciona o sistema decimal.

.

.

.

No caso do seu exercício, há 3 maneiras de fazer...

A primeira é...

Converter a tensão de 6 volts em milivolts para adequar-se a intensidade da corrente que está em miliamperes.

A segunda é...

Converter a intensidade da corrente que está em miliamperes para amperes ou seja, 3 mA é igual a 0,003 A

A terceira é...

Fazer a divisão normalmente (6/3) mas lembrar que como o divisor está usando um submúltiplo do ampere,

o resultado terá que ser ou dividido por 1/1000 ou multiplicado por 0,001

As três formas de calcular resultarão em 2000 ohms que é equivalente a 2 kohms.

Veja...

1a forma

6 V = 6.000 mV

6000 / 3 = 2000 ohms ou 2 kohms

2a forma

6 /0,003 = 2000 ohms (fazendo o cálculo ma maquineta).

Fazendo manualmente, vamos por passos...

6 / 0,003 ==> 60 /0,03 ==> 600/0,3 ===> 6000/3

Nesse processo manual, eu desloco a vírgula do valor do divisor até parar quando eu chegar a um valor inteiro. E cada deslocamento da virgula eu estou dividindo por 1/10 ou em outras palavras, multiplicando por 10. Só que a cada deslocamento que faço no divisor, também tenho que manter constante o numerador. Se eu divido por 1/10 o divisor, tenho que multiplicar por 10 no numerador.

È aquele macete que o pessoal ensinava mas não dizia o motivo. A cada vez que a vírgula é deslocada, acrescenta-se um zero ao numero de cima. Em suma, deslocou-se a virgula uma casa para a direita, dividiu por 1/10 e consequentemente, em cima, o numerador tem que ser aumentado na mesma proporção mas de forma inversa, ou seja, multiplica-se por 10. E multiplicar por dez é acrescentar um zero. Isso é para manter a razão entre os números de forma constante.

Agora, a terceira forma... Foi o que você fêz mas esqueceu que o denominador está usando um submúltiplo do ampere, no caso, o miliampere, portanto, o resultado seu teria que ser dividido por 1/1000 ou 1 milésimo e dependendo da resposta, usar o multiplo correspondente.

Veja...

6 / 3 = 2 ===> 2 / 1/1000 ===> 2 x 1000 ====> 2000 ohms === 2 kohms

Observe que 1/1000( um sobre mil ou recíproca de mil) lê-se 1 milésimo e se escreve ou na forma de fração ou se escreve na forma decimal. Na forma fracionária, se esse numero racional estiver no divisor, repete-se o primeiro numero e multiplica-se a fração 1/1000 invertida, ou seja...

2 / 1/1000 ====> 2 x 1000/1 ===> 2 x 1000 = 2000

Logo, 2000 ohms e usando-se o prefixo grego quilo (k), se tem 2 kohms.

Certo?

Abração

Postado

Muito obrigado por terem respondido, principalmente ao Jambao que teve a paciencia entrou em detalhes e tudo mais ,Rssss fez uma pequena apostila.

Obrigado mesmo !!!

Postado

Um lembrete...

Faça um reestudo sobre múltiplos e submúltiplos do sistema decimal. Entenda como funciona. Não decore. Decorar sem entender, dá um problema sério em questões futuras.

Digo isto por causa da suas frases e questionamento...

-------------------------------------------------------------

"Tá fiquei pensando que poderia ser por causa do mA, sendo assim colocaria 3 zeros a frente do 2 e ele cairia na casa do , calma ai ele cai na casa do Ohms !!!

Mas digamos que o resultado seja 2 Ohms e vamos colocar 3 zeros na frente do 2 ai ele cai na casa do Kilohms ?!!! Estaria certo isso ?"

-------------------------------------------------------------

Foi por causa dessas dúvidas que entrei em detalhes!

Esse assunto é Aritmética Básica. Em outras palavras, Matemática básica, na área de Sistema Decimal aplicado as Unidades de medidas (comprimento, volume, massa, etc).

Abração

.

.

E não respondestes as perguntas que fiz. Vou responde-las.

R$1,532 bilhões são 1.532.000 milhões de reais já que o bilhão é mil vezes maior que o milhão. Consequentemente, 1.532.000 milhões de reais escrito em reais são 1.532.000.000 reais ou R$1.532.000.000,00

Quantos centavos tem nessa quantia toda? É só dividir por 100. O centavo da moeda é a centésima parte da moeda. Portanto...

1.532.000.000,00 / 100 = 153.200.000.000

Portanto, são 153.200.000.000 de centavos. Lendo esse número: Cento e cinquenta bilhões e duzentos milhões de centavos.

Vamos à segunda...

Quantos milhões de reais existem em R$32.435,00 ?

Ora... Aí se tem 32 mil e 435 reais. Portanto, menor que o milhão. Portanto, isso em milhões de reais são 0,032435 milhões de reais. perceba que esse tipo de escrita é leitura não é usual mas é perfeitamente correto.

Agora a terceira...

Quantos reais existem em 35 centavos de real?

Essa é fácil... 35 centavos de real é escrito assim: 0,35. Usando o símmbolo da moeda se escreve assim R$0,35

1 real ou R$1,00 tem ou são 100 centavos.

Como 35 centavos é menor que 100 centavos, não se tem a unidade monetária em inteiros, portanto a resposta é zero reais. Eu não tenho nenhum real em 35 centavos.

Para eu ter pelo menos 1 real, preciso de 65 centavos para completar o grupo com 100 centavos para formar 1 real.

-----------------------------------------

Perturbando mais um pouco, a resposta 2 k ohms ou 2000 ohms poderia ser escrita também dessa forma...

0,002 megaohms ou então 2.000.000 mohms(miliohms)

.

.

Esqueci de mencionar que outro submúltiplo da intensidade de corrente, além do miliampere, que é muito usado, é o microampere que é a milionésima parte do ampere. Há outro também, o nanoampere. É a décima parte do microampere ou décima milionésima parte do ampere.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!