Ir ao conteúdo

Micro travando quando boto a placa de som

ibm5154

Posts recomendados

Postado

Oi, faz tempo que passo por aqui, mas só passei agora para me cadastrar :D

Então, eu to montando um computador retro, e tenho todas as peças, entretanto, o sistema ficou instável depois de instalar a placa de som isa.

Uma breve descrição do hardware:

-Placa mãe:MSI-5184 (com 1mb de cache l2)

-Processador:Intel Pentium MMX 233MHz

-Memoria ram:infineon 128mb sdram

-Placa de video:Ati radeon 7200 (AGP)

-Placa de Som:Guillemod maxi sound game theater 64 (isa)

-Fonte:Advanced Eletronics 300W (AT)

-Leitor de dvd-rom da lg (IDE)

-HD da Maxtor de 80gb (IDE mas visto como 32gb)

-Hub usb 1.1

-Sistema Operacional:Windows 98SE

Tenho outras peças que utilizei para testar também:

-2x32mb EDO ram

-512mb sdram (mas visto como 128mb)

-Nvidia FX5500.

O micro Só trava quando a placa de som está no micro, só tenho dois slots isa, o primeiro ele parece que fica mal encaixado pois pega no conector do fan do processador, já no outro, ele fica muito próximo (se não encostado) de dois capacitores.

Os sintomas que eu recebo quando tenho esses travamentos:

-Aparecem linhas verticais pretas na tela e o pc reseta ou fica ali elas descendo para baixo da tela.

-Tela azul da morte D: (que as mensagens não ajudam em nada >.>)

-O sistema congela.

Aqui estão algumas prints do sistema (Aviso, imagens grandes):

Placa mãe 'pelada'

Placa de video

Placa de som

Placa de som instalada

Memorias ram utilizada para teste (só usei a antepenúltima)

E o velho gabinete

http://i.imgur.com/zE75dGG.jpg

Eu to pedindo ajuda aqui porque eu realmente não sei o que pode tar dando, já tentei live cd do puppylinux e até ele trava com a placa de som O_o.

Não creio que seja a fonte, pois ela aguentou o sistema normalmente com mais placas pci, porém sem a placa de som.

Também testei o sistema com uma placa de rede isa (bem menor que a placa de som), e nele não da para ver uma parte dos conectores (mesmo que pequena) da placa como ocorre na placa de som...

Então, o que poderia estar causando tanta instabilidade neste sistema?

Postado

Placa de som com defeito se você tivesse uma outra placa de som com slot isa e testasse iria ver. A pouco dias atras meu pc estava travando no final do boot ficava com a tela preta e não saia desliguei tudo da placa e fui colocando peça por peça até que coloquei a placa de som pci e o que ocorre o erro de não completar. Esta ai é a placa de som!!!

Postado

Bem, A placa consegue passar som sem problema,consegue tocar musica mid (em fm e wavetable) e qualquer outra coisa. sendo assim eu acho que ela estaria funcionando :s.

Eu consigo rodar tyrian 2000 por um longo tempo no pc sem travar, mas jogos como doom, quake 2 ou até mesmo 3Dmark travam rapidamente (as vezes rodam por alguns segundos mais depois travam)...

Trocando a radeon 7200 pela fx5500 sem placa de som fica beleza, mas quando tem ela parece que o sistema fica mais instável

Postado

Infelizmente estão atualizados para o 98, o mais atual só roda no 2000, eu até tentei instalar o 2000 mas ele congela no cd de instalação D: .

A outra coisa, mesmo no dos sem drivers de som e jogando o doom, mesmo estando ele para sem som ele ainda trava...

E as vezes o sistema nem boota, acusando esta mensagem:"Ao inicializar dispositivo CONFIGMG: erro de proteção do Windows. Você precisa reiniciar o computador." , ele só volta a bootar depois de um tempo desligado ( o que poderia estar relacionado a fonte?)

Espero que não seja a fonte at D: (vai que essa placa de som puxa tanta energia assim kkkk)

Até poderia testar o mesmo com uma fonte atx, mas todas que tenho aqui são "genéricas" (vai que essa tai também é)

Postado

Será que é solda fria ?

Para casos de solda fria tem o jeitinho do forno. Aquece-se o forno a gás até uma certa temperatura e depois deixa-se a placa lá dentro por alguns minutos ( não muito tempo para não danificar conectores plásticos ).

É o que chamam de "reflow".

Postado
Será que é solda fria ?

Para casos de solda fria tem o jeitinho do forno. Aquece-se o forno a gás até uma certa temperatura e depois deixa-se a placa lá dentro por alguns minutos ( não muito tempo para não danificar conectores plásticos ).

É o que chamam de "reflow".

Mas se fosse problema de solda ele não deveria ter travado quando eu troquei a placa de som isa pela placa de rede isa (no mesmo slot)? ou seria fazer um reflow na placa de som? :s

A placa de som mal encaixada no slot isa poderia provocar tudo isso?

Postado

Reflow precisava um antigo note aqui que morreu por causa da placa de video D:

hmmm, fui fazendo uns testes e bingo :D, fui espetando uma placa pci por vez, quando chegou a duas placas pci + uma agp, deu o mesmo resultado com a placa de som isa (então ela realmente puxa uma bela quantia de energia :o)

o que eu pluguei fui uma placa de rede dial up (com um cabo extra pra ligar o telefone) e uma placa ethernet e bimgo, abri o doom e deu tela preta (só com uma placa pci não deu nada)...

A, pelo visto a fonte ta bichada ;-; achar uma at que funcione legal nessa config vai ser difícil =/

Postado

Não sei se vale a pena continuar neste post ou abrir outro, mas vai ai :s

Então, o que vale mais a pena, arrumar a fonte at, pegar uma outra, ou partir para uma atx (a placa mãe suporta, mas vai perder o botão de ligar e desligar =/)

Bem sobre fontes at achei estas daqui (tem mais)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514275284-fonte-xpc-at300w-_JM (diz ser novo, mas não achei nenhum review dela pela net)

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-509362119-fonte-at-110220v-300w-com-boto-liga-desliga-marca-sact-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-517186721-fonte-at-300-wats-marca-troni-nova-100-_JM

A fonte pode se danificar se não for utilizada? pois a que eu estou usando teoricamente não foi usada por 17 anos :o (veio com o gabinete com aparência de novo, até manual veio nele kkkkk)

Bem então resta a pergunta, arrumo esta dai, troco por outra (que ao menos funcione na minha config)?

Postado
Usa estabilizador nesse PC ?

Caso use seria bom fazer um teste sem o estabilizador pois ele pode estar limitando a entrega de corrente ao PC.

Não uso não, no máximo um filtro de linha já que a corrente elétrica não tem muita atenuação aqui.

Sei que os estabilizadores tem fama de matadores de fontes kkk

O filtro de linha parece ser bom, mas utilizo ele por precisar de mais tomadas D: (tem dois varistores e mais uma caixa retangular, acho que era amarela ou preta).

Mas o resultado com e sem o filtro da na mesma '-'

Postado
Vê se tem como diminuir o clock do processador no setup do BIOS para que esse PC puxe menos corrente da fonte e assim aceite sua placa de som.

Mas dai eu posso ficar uma carroça kkkkk.

Bem, o som + placa de video radeon 7200 funcionam de boa, mas na hora de pegar algo "pesado" dai já era (doom da para jogar um mapa até travar no fim dele, quake 2 trava direto ao entrar no jogo, já o tyrian 2000 da para ficar jogando tranquilamente)

Já o som + fx5500 (que deve puxar mais energia) já trava até no boot kkkk.

Desligar o disquete e o dvd da energia já ajudariam? (algo me diz que não pois os dois usam 12v e as placas 5v mas vai saber kkk)

Nessa placa mãe é mais chique kkk, não precisa de jumper nem de bios, é só ir mudando as chaves de um para zero kkk

Talvez trocando a placa radeon 7200 por uma mais velinha ajude (voodoo 3 2000 pci sem cooler), pois pelo que eu li a radeon puxa 30 watts, a voodoo 3 uns 10 watts este modelo...

Postado

Bem realizei uma bateria de testes, e cheguei as conclusões de quem não está relacionado ao problema:

-Leitor de DVD

-Leitor de Disquete

-Placa de Som isa

-Fonte? (não sei se poderia ser já que "aguentou todos os slots sendo usados)

-Processador

-Memoria ram (passou sem erros por 5 horas no memtes86)

O teste realizados foram:Iniciar o computador, ver se windows conseguia ser bootado até o final, caso rodado, rodar doom sem som nem musica, fazer um speedrun até concluir a primeira fase e chegar na segunda, fechar o jogo e realizar o teste três vezes, caso concluído sem erro, testar três vezes o quake 2 com o timedemo 1 em demo1.dm2.

Os testes foram realizados sem aceleração de video(driver genéricos de video do windows 98), quake 2 rodando em software.

Resultados:

Teste 1:1 GPU AGP, 4 Placas PCI, 1 USB Onboard, 1 HD

-Sistema iniciou sem problemas

-Doom rodou sem problemas.

-Doom travou ao rodar o jogo com o pc-speaker como som.

Teste 2:1 GPU AGP, 4 Placas PCI, 1 Placa de som isa, 1 USB Onboard, 1HD

-Doom travou na primeira tentativa de roda-lo Sem som nem musica.

Teste 3:Igual ao teste 2 mais realizado após o teste 2

-Sisrtema não iniciou com a mensagem:"Erro de proteção do windows, o sistema não consegui carregar o configmg"

Teste 4:Igual ao 2 mas realizado após uma hora com o pc desligado

-Doom travou na terceira tentativa de roda-lo Sem som nem musica.

Teste 5:1 GPU AGP, 4 Placas PCI, 1 Placa ethernet isa, 1 USB Onboard, 1 HD

-Sistema iniciou sem problemas.

-Doom travou (não recordei em qual tentativa mas deve ter sido na primeira)

Placas PCI Utilizadas:Placa firewire 5 portas, Placa usb 5 portas, Placa Ethernet, Placa voip (um conector de internet discada e outra para ligar um telefone).

Placas Isa:Plada de som guillemod maxi sound game theater 64, placa de rede ethernet plug and play.

Placa AGP:Ati Radeon 7200.

Antes havia realizado outro tipo de teste mais "lite".

-Igual ao teste anterior, porêm rodando os jogos somente uma vez.

Teste 1:1 GPU AGP, 1 Placa PCI (voip), 1 USB Onboard, 1 HD, 1 DVD-ROM, 1 Floppy Disk

-Doom rodou.

-Quake 2 Rodou.

Teste 1:1 GPU AGP, 2 Placas PCI (voip e Ethernet), 1 USB Onboard, 1 HD, 1 DVD-ROM, 1 Floppy Disk

-Doom travou em uma tela preta antes mesmo de aparecer a imagem do menu.

Já realizei também um teste de stress do processador (por uns 10 minutos) com uma placa agp e uma isa, o sistema funcionou durante e depois o teste.

*Curiosidades

-Doom por ser um jogo em dos tem acesso direto ao hardware, não requerendo driver de video,som,...

-No caso do doom houveram três tipos de erros.

1)Tela congela no menu.

2)Tela preta antes do jogo iniciar.

3)Tela congela, aparecem pixels rosa na tela e umas linhas pretas na horizontal, depois de alguns segundos o sistema reseta.

-Em um dos travamentos eu consegui um bonde de telas azuis kkkk, na espera que alguma delas consiga dizer algo ai vai elas

http://i.imgur.com/jVfY1L1.jpg

http://i.imgur.com/IpXm017.jpg

http://i.imgur.com/37uYEDF.jpg

Postado

Notíceras ruins, agora não to conseugindo fazer o sistema bootar nem com reza D:

Clique aqui e veja a bateria de testes.

No inicio eo achei que era o cabo ide, pois eu troquei o cabo do hd pelo do dvd e bootou, mas ainda assim continou instável =/

O pior é que agora o sistema ta instável só com a placa de video!!!! (não sei se lotar os slots não forçou algo :s)

Pelo visto o único modo "estavel" é entrando direto no ms-dos =/

Alguma luz ai, se realmente pode ser a fonte?

Postado

Abaixei de 233 para 166 (o mínimo que a placa mãe suporta para um pentium mmx aqui) e :o funcionou o teste, bios iniciou, sistema operacional bootou sem problemas, rodou doom três vezes, rodou quake 2 (caiu 0.9 fps O_o)

Então, é fonte, cpu com frequência errada, cpu com pasta térmica ruim? D:

Postado
Pode ser fonte, pode ser placa-mãe com capacitor esgotado caso o tenha ...

Dá uma olhada nos capacitores da placa-mãe e observa se há algum que esteja levemente embarrigado e faz o mesmo com a fonte.

.

Aposto uma Dilma que é na fonte, o porque?

-Eu li que caso os aparelhos fiquem parados por um longo tempo os capacitores poderão se esgotar, e como esta fonte realmente ficou parada por uns anos (digamos que desde 1996 ela nunca foi usada e foi estreada em 2013 kkk)...

A placa mãe, parece que foi mais utilizada do que o gabinete, e na ultima olhada que dei nela ela tava inteira...

Bem, a placa mãe suporta uma fonte atx, posso usar uma aqui para testes, mas ela é bem genéricona, do tipo que nem nome tem nem etiqueta kkkk, e o pior é que ela é somente 220 volts D: (vou terque usar um conversor de 110 pra 220 que sempre usei nele kkkkkk)...

EDIT:Lembrei de uma coisa, a fonte poderia já estar em seu limite, porêm agora a diferença é que eu liguei o painel de 8digitos, e este pouco de energia puxado a mais pode já ter tremido as pernas da fonte kkkkk

Postado

Hoje eu resolvi abrir a fonte, ela não me parece ser uma fonte genérica, descobri que ela foi projetada em 1994 em novembro pela mark yang. vem com um fussível, um capacitor X, dois em Y...

A única coisa estranha que eu vi na fonte foi um capacitor preto, que tava parecendo um pião de tabuleiro de xadrez, mas não vi sinais de vazamento nele...

Segue as prints da fonte :D

http://imgur.com/a/VNEYT#0

Postado

Então, troquei de fonte por uma atx de 250w (deve ser boa porque é 3 vezes mais pesada que a de 300w at kkk), tava uma bagunça ela la dentro, por isso dei uma bela limpada nela :)

Mas, nem tudo é um mar de rosas

Fui rodar o windows e bam, a tela travou no boot, segunda tentativa foi de boa, mas travou ao rodar doom na segunda tentativa '-' (a 166MHz).

E não para por ai, descobri que o pino 19 do hd ta quebrado (ele é o ground/fio terra) não sei se isso afeta algo.

E também, agora eu consegui bootar o cd de instalação do windows 2000 (testei outro hd), porêm, no final dela eu ganho um "kernal memory page fault (algo assim)".

A duvida não para D:, agora, seria o cabo ide o causador de todos os problemas?

EDIT:

testei o quake 2 e ele funcionou sem problemas em software a 16 cores D:, já jogos em ms-dos como doom e heretic estavam dizendo que realizaram uma operação ilegal, com o mesmo código de erro 00d:10000.

Postado

Bom dia pessoal, então terminei minha bateria de testes e cheguei a três defeitos/problemas.

1)Sistema Operacional Windows 98 bichado

2)Driver de video bichado

3)Fonte com problema?

Testei a placa mãe fora do gabinete (ninguém merece ficar testando as coisas num baby-at), testei o cabo ide/hd/dvd-rom/floppy/gpu num outro pc, taquei o windows 2000 nele e funcionou sem problemas.

Então testei com a fonte atx e um sistema formatado. Bingo!!!, funcionou que uma beleza, e agora subiu de 19fps pra 22 no quake 2 :o

E foi para confirmar, troquei a fonte atx pela at e travou no quake 2 no teste de benchmark '-'...

Agora eu tava querendo uma fonte at, eu vi duas:Leadership 300W AT ou a Fonte Sact 300W AT

Uma se diz nova, seria isso verdade? pois não sei se fazem mais fontes at :s

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!