Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada AUX em aparelho de som SONY PMC-R30L


Carneiro23

Posts recomendados

Bom dia comunidade,

Tenho este aparelho descrito em cima há cerca de 15 anos, mas infelizmente nos dias de hoje já só serve para ouvir rádio, pois já não uso cassetes há mais de 10 anos e ele já não reconhece CD's há mais de 5 anos, mas tem uma qualidade de som que considero muito boa, e praticamente não distorce mesmo quando puxado. Por isso gostava de aproveita-lo e fazer essa entrada pa ligar MP3. Já tive um desses transmissores FM e sinceramente nunca achei que conseguisse tirar grande partido da qualidade de som dos aparelhos, e então decidi tentar ligar pelo leitor de CD's, uma vez que este já não funciona, e por aqui começaram as dores de cabeça:wacko:

Comecei por procura o esquema das placas e encontrei nessa página:

http://www.tutomania.com.br/download.php?cod=17358

Depois segui desmontando e reconhecendo as placas pelo esquema (foto do aparelho desmontado em baixo).

Posso dizer que já tentei uma série de coisas:

Comecei por ligar o sinal do MP3 directamente nos fios que vêm da placa do leitor de CD's (ficha CNP704) para a placa principal (ficha CNP304), nos fios identificados no esquema como sendo R-CH e L-CH, com terra incluído, sem sucesso.

Entretanto encontrei algures num tópico aqui do fórum, que estes leitores podem activar o MUTE caso não encontrem nenhum CD, e como o leitor já não os deteta há muito tempo, não tive hipótese de testar com um CD a rodar. Então tentei encontrar o MUTE e cortei o contacto nº7 do componente IC702, sem sucesso. Encontrei um outro fio identificado como sendo C-MUTE que entrava na placa de CD's através da ficha CNP702 e decidi corta-lo também, novamente sem sucesso.

a partir daqui comecei a ficar frustrado com a minha falta de conhecimentos :(

Decidi tentar através do cabeçote do leitor de cassetes e liguei directamente na ficha (imagem abaixo), mas esta tem um fio a mais do que eu estava à espera, o amarelo. De qualquer forma liguei vermelho com vermelho, branco com branco e terra com terra. Consegui finalmente o sinal mas a qualidade é muitissimo rasca.

Agora regresso ao ponto de partida, e aquilo que eu gostava mesmo era de fazer a entrada AUX através do leitor de CD's, pois a qualidade de som seria muito superior e o aparelho na minha opinião ainda merece.

Esta é a questão inicial. Se me conseguirem ajudar e dizer o que eu estarei a fazer errado, no final irei tentar anular a saída dos PHONES e fazer dela a entrada AUX, ficando um trabalho exterior bem mais limpinho ;)

Por fim peço desculpa pelo testamento, e agradeço em avanço o vosso tempo e conhecimento. :-BEER

Abraços tugas :bye:

PMC_R30_L.jpg

ficha_cabe_ote_k7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Os links não abrem...

Faça o seguinte; Siga os fios do cabeçote e verifique em que CI as trilhas vão, procure pelo datasheet do CI e descubra quais os pinos de saída dele..., Faça a entrada AUX após esse CI (saída dele)...

PS: coloque o nome do CI aqui para tentarmos te ajudar melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Bcpetronzio,

Agradeço antes de mais a disponibilidade e a prontidão.

Quanto ao link não abrir eu peço desculpa, pois talvez esteja a postar de forma errada. Voltei a fazer a minha pesquisa pelo esquema do modelo do som e encontrei o link direitinho, mas de seguida tentei abrir pelo forum e realmente não abre. Se houver forma de postar direito, eu agradeço a explicação.

Em relação ao IC a que se refere, julgo que será o pré-amplificador. Fiz um Print Screen da parte do esquema que interessa e julgo que percebo o que tenho de fazer, pois o IC301 identifica devidamente as entradas e saídas.

Do lado esquerdo da imagem pode ver-se o conector que saí do cabeçote, e do lado direito o pré-amplificador. Em principio terei que colocar a AUX nos pinos 18 e 20. Será isso?

Mais uma vez muito obrigado. :aplausos:

Desculpe pois esqueci a imagem.

Aqui vai.

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bcpetronzio,

Fiz a experiencia e liguei nas saídas do pré-amplificador do TAPE, mas a qualidade do som é garantidamente má. Mas com essa dica fui experimentando as várias entradas do IC do pré. Pela entrada de CD não consegui sinal, e não sei se terei que cortar algum MUTE ou mesmo desligar totalmente o leitor de CD's. Pela entrada do rádio FM consegui o sinal mas misturado com o rádio, mas incrivelmente "parecia" muito limpo (não fosse estar misturado com o rádio). Entretanto decidi experimentar directamente nas saidas do amplificador final, e como já foi referido em outros tópicos, o volume fica muito alto mas mesmo assim controlável através do MP3, mas o pior acaba mesmo por ser o ruído de fundo assentuado, talvés por não ter ligado o fio terra (se poder responder a esta pergunta agradeço).

Posto isto ficaria muito grato se me desse alguma orientação de como conseguir cortar o rádio quando ligado o MP3, ou como conseguir passar o sinal através do leitor de CD's, ou como conseguir tirar o ruído de fundo quando ligado directamente nas saidas do amplificador final.

Mas uma vez muito obrigado. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Quando você ligou seu AUX na saída do CI (Pinos 18 e 20), você removeu as soldas dele?

Se não, remova as soldas desses pinos e ligue os fios do AUX direto no negativo dos capacitores C107 e C207.

Esse dois capacitores são de 0,47uF, eu substituiria eles por 47uF.

Mais adiante o som passa pelos resistores R114 e R214 de 1K, se o volume ficar baixo, diminua o valor desse resistor..., coloque 100R.

O fio terra (comum) para a entrada AUX, pode ser qualquer ponto de terra dessa placa, os pinos 7 e 13 do IC301 esta ligado ao terra, confira ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Bcpetronzio,

Julgo ter boas noticias :) . No meio de todas as experiências, percebi que não estava a dar a devida importancia ao fio terra. Então decidi voltar a ligar ditectamente nas saidas do pré-amplificador, mas com o fio terra encostado no dissipador do amplificador :) . Som muito bom, independentemente de ter o tape ou o rádio ligado.

Como o som do rádio ou do tape era cortado logo que encostava os fios do MP3, decidi soldar os fios nas soldas de entrada do primeiro capacitor a seguir ao pré-amplificador, e aqui colóco a minha última dúvida:

Será que em vez de soldar os fios directamente nas soldas, deveria ter interrompido as trilhas e colocar dois fios de cada lado, ligados a um conector com chave? Pergunto isto porque poderá existir algum retorno de tensão que me possa danificar o MP3 ou o telemovel, certo?

Mais uma vez apresento a minha gratidão pelo "empurrão" ;):-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, Você esta correto, não é seguro ligar os fios (Da entrada AUX), direto nas trilhas/soldas, insira em série um capacitor para evitar interferência da tensão contínua do Sony no aparelho acoplado, (teste os valores de 47uF e 470uF), como desconhecemos a impedância de entrada, um deverá dar mais agudo e outro mais grave (não necessariamente!, pode não ter diferença nenhuma), Para evitar grandes alterações no circuito do SONY, Uma chave "seletora" (HH), Tipo alavanca, é uma excelente opção, um único buraco de 6mm na traseira do aparelho resolve, a entrada AUX também é simples, não inutilize a saída de fones, acredite te dará muito mais trabalho do que fazer um único buraco, (de novo), na traseira do aparelho, e colocar a entrada AUX na forma de Fêmea P2 estéreo: abaixo as figuras delas...

Chave comutadora:

1333790022_1.jpg

Entrada simples fêmea P2:

82155-A.jpg

O problema do ruído você já "matou" O terra estava fora do lugar!

Dê-nos um retorno de como você decidiu fazer essa adaptação, será de grande ajuda a outros membros...

Se tiver mais dúvidas, estamos aqui para tentar elucida-las...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!