Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de cpu variando muito


gutotkd

Posts recomendados

Olá seres humanos, aliens e objetos. O uso da CPU aqui fica variando muito, com ou sem programas abertos, e isso prejudica muito quando estou ouvindo alguma musica porque o som fica tipo "cortado", bem irritante, e tambem quando estou jogando. Eu lembro que faz mais ou menos 1 mês que eu abri o pc pra limpar etc, e percebi que a pasta términa está seca, será que pode ser isso?

As configurações do meu pc são: 2gb ram ddr2, processador intel dual-core E5400 2.7GHz, placa de video ati radeon hd 5670 1gb ddr5, hd genérico 320gb, fonte corsair 430cx.

E mais uma coisa, quando eu abro os processos, eu percebo que tem muitos svchost.exe, que sao bem chatos pois ficam utilizando recursos do pc e eu nao sei de onde eles vêm. Faz 1 semana que eu usei o malwarebytes antimalware e o avast pra ver se tinha algo aqui, achei mais de 200 coisas :eek: mas limpei tudo, teve 2 coisas no registro do windows que eu nao consegui tirar. vou postar a foto dos processos abertos aqui. Muito obrigado.

processos_1.jpg

processos_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-svchost-exe

Mas pelo que dá para ver não há uso excessivo da CPU mas sim da memória nos dois prints.

Teste seu pente de memória com o aplicativo Memtest86+.

Eu lembro que faz mais ou menos 1 mês que eu abri o pc pra limpar etc, e percebi que a pasta términa está seca, será que pode ser isso?

Deve ser superaquecimento. Qual a quantidade de pasta térmica você coloca? Qual a temperatura dos seus componentes?

Obs: Caso quiser saber se há algum vírus, abra um tópico na área de Segurança da Informação para alguém verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Svchost.exe é um processo no computador que hospeda, ou contém, outros serviços individuais que o Windows usa para executar várias funções. Por exemplo, o Windows Defender usa um serviço que é hospedado por um processo svchost.exe.

fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-svchost-exe

Mas pelo que dá para ver não há uso excessivo da CPU mas sim da memória nos dois prints.

Teste seu pente de memória com o aplicativo Memtest86+.

Deve ser superaquecimento. Qual a quantidade de pasta térmica você coloca? Qual a temperatura dos seus componentes?

Obs: Caso quiser saber se há algum vírus, abra um tópico na área de Segurança da Informação para alguém verificar.

Então, ai na print, infelizmente foi de um momento que o uso da CPU estava baixo, o uso aumenta repentinamente e depois abaixa novamente. Tem alguma ideia do que pode ser? E em relaçao à pasta términa, eu nunca coloquei desde quando eu comprei o pc em 2010. Cara, como usa esse programa? Eu vi uns comentários dizendo que ele pede disquete, meu pc nem tem mais driver pra isso.

Editado: Fiz um teste de memória com o próprio diagnóstico de memória do windows e nao achou nenhum problema. tem como diminuir os processos svchost.exe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem mais? :(

Percebi que de tempos em tempos, a cada minuto mais ou menos, um dos processos svchost.exe aumenta o uso da cpu do nada, tipo ele ta em 1% e do nada vai pra mais de 90%, e fica assim por uns 3 a 5 segundos e depois volta ao normal. Consegui tirar uma print do momento

processos_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara, fiz isso que você disse e nao adiantou =(. Até pra escrever aqui no site as vezes as letras demorar para aparecer, eu aperto o teclado e elas aparecem depois de alguns segundos. Não sei o que eu faço, é claro que isso nao é o fim do mundo, mas gostaria de melhorar isso. Quando meu pc era novo ele nao era assim =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente desabilitar as atualizações automáticas porque ali mostra Serviço de Rede, então deve tá relacionado a alguma coisa.

Baixe esse aplicativo: Process Explorer

http://www.baixaki.com.br/download/process-explorer.htm

Aí você encontra esse serviço de rede e terá mais detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente desabilitar as atualizações automáticas porque ali mostra Serviço de Rede, então deve tá relacionado a alguma coisa.

Baixe esse aplicativo: Process Explorer

http://www.baixaki.com.br/download/process-explorer.htm

Aí você encontra esse serviço de rede e terá mais detalhes.

Em um outro topico resolvido, tinha um cara com quase o mesmo problema que eu, e ai disseram assim pra ele "

altere a inicialização do "Windows Update" para "Desativado". Agora procure dentro da pasta Windows a pasta "SoftwareDistribution" e o arquivo "WindowsUpdate" e renomeie os dois para "SoftwareDistribution.old" e "WindowsUpdate.old" respctivamente, para tal voce precisa ter controle total desses arquivos, caso não tenha, altere as permissões em "propriedades" e "segurança" de cada um. Reinicie a máquina e isso é tudo." eu fiz isso mas nao deu certo =( mas vou fazer isso que você falou e amanha eu posto o resultado

Editado : omg como usa esse programa?

Bom, eu fiz o download do programa e achei exatamente qual o processo que fica usando absurdos da cpu, eu nao consegui apertar o print screen no exato momento que ele tava em mais de 90% de uso, mas ele é esse que esta na cor cinza na foto que eu vou colocar aqui, nao sei se eu posso finalizar esse processo ou nao ou como resolver isso. Estou no aguardo de uma resposta, obrigado

processos_4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, pelo que você descreveu você tirou o dissipador pra ver a pasta e recolocou certo? então deve ter sido isso, retire de novo, limpe e passe novamente uma pasta térmica. quando o processador esquenta ele costuma diminuir a velocidade para sr preservar.

quanto a imagem, não consegui ver os processos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, pelo que você descreveu você tirou o dissipador pra ver a pasta e recolocou certo? então deve ter sido isso, retire de novo, limpe e passe novamente uma pasta térmica. quando o processador esquenta ele costuma diminuir a velocidade para sr preservar.

quanto a imagem, não consegui ver os processos

Mas será que isso da pasta tem a ver com os svchost.exe usando muito da cpu? O processo é aquele que está em cinza na imagem com o numero 1364

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nem precisava instalar esse aplicativo =/. Eu vi aqui em Gerenciador de Tarefas/processos e clique com o botão direito no processo que consome muito, e clique em Ir para Serviço(s) e vai abrir na janela Serviços os processos que estão consumindo mais.

Certo, mas e ai, eu faço o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas e ai, eu faço o que?

Dá um print e coloca aqui... quem sabe pode ajudar mais.

então, o print está aqui, o processo de ontem tinha o "PID" sendo 1364, mas o de hoje tem esse "PID" 1368. Novamente eu nao consegui tirar a print no exato momento em que o processo consome muito da cpu, e notei que isso ocorro a cada 2 minutos mais ou menos. Segue a print

processos_5.jpg

Se isso ajudar, eu "suspendi" o processo naquele programa que você me indicou, e o google chrome parava de funcionar e nao iniciava mais, pra ele voltar a funcionar, eu preciso reativar o processo, tambem testei com o firefox e o resultado foi o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso também pode ser vírus/malware. Pode tentar usar um programa que faça uma varredura tipo Malwarebytes (mas tem que saber usar para não excluir algo que não deve). Veja se há algum programa relacionado com a internet que esteja dando esse problema nesse período antes de dar o ocorrido.

Obs: desative antívirus, firewall etc temporariamente só para testar, se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso também pode ser vírus/malware. Pode tentar usar um programa que faça uma varredura tipo Malwarebytes (mas tem que saber usar para não excluir algo que não deve). Veja se há algum programa relacionado com a internet que esteja dando esse problema nesse período antes de dar o ocorrido.

Obs: desative antívirus, firewall etc temporariamente só para testar, se quiser.

então, eu ja passei o malwarebytes antimalware, achei varias coisas, arrumei tudo e mesmo assim esse problema continua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que eu uso um servidor na minha empresa com o mesmo processador, e há uns 3 meses ele começou também a disparar o uso do processador... De repente, não baixava de 90% nos 2 cores, e eu simplesmente não consegui encontrar o motivo. Mesmo após a limpeza do conjunto cooler/dissipador/pasta, continua usando muito, mas agora fica em torno de 75%. O que eu percebo é que, logo após o início, isso não acontece. Após um tempo de uso é que o processador vai longe no uso, mas lá são vários acessos. Será um bug do Windows 7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou ver se o processo LSASS.EXE está consumindo processamento?

No meu caso, encontrei dois arquivos diferentes, um da pasta SYSTEM32 (que era relacionado ao Login do Windows) e outro na pasta SYSWOW64\1052 (meu WIndows é 64, e este não tinha descrição). Quando eu renomeei o segundo e encerrei o processo, a carga de processamento diminuiu bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou ver se o processo LSASS.EXE está consumindo processamento?

No meu caso, encontrei dois arquivos diferentes, um da pasta SYSTEM32 (que era relacionado ao Login do Windows) e outro na pasta SYSWOW64\1052 (meu WIndows é 64, e este não tinha descrição). Quando eu renomeei o segundo e encerrei o processo, a carga de processamento diminuiu bastante.

Não, aqui no meu pc o processo LSASS.EXE nao esta consumindo nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será que isso da pasta tem a ver com os svchost.exe usando muito da cpu? O processo é aquele que está em cinza na imagem com o numero 1364

O certo é reaplicar a pasta térmica toda vez que você tira o cooler, se você simplesmente recolocou o cooler em cima sem limpar e aplicar pasta, pode causar o problema.

Use um programa como o core temp para ver a temperatura do CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O certo é reaplicar a pasta térmica toda vez que você tira o cooler, se você simplesmente recolocou o cooler em cima sem limpar e aplicar pasta, pode causar o problema.

Use um programa como o core temp para ver a temperatura do CPU.

Aqui está a temperatura de todo meu pc, segue a imagem. Essa temperatura SYSTIN sempre fica nos 100ºC, mas acho q não importa

temperatura_cpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja tinha feito o que esta escrito nesses links, nao tinha resolvido, se eu desativar o processo, o google chrome e firefox param de funcionar. Vou atualizar o windows pra ver se resolve e volto a postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!