Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon R9 290 Non-X(Não-X) - Tópico Oficial


Posts recomendados

 Tenta fazer a desinstalação completa do driver, apagar a pasta AMD dentro da raiz "C:\". Reinicie e limpe seu sistema com o CCleaner.

 

 Reinstale o driver selecionando apenas as opções básicas(sem selecionar o raptr e o catalyst control center, somente o driver(pode instalar os runtimes e o Framework numa boa).

 

 

 

 

 Use o afterburner beta, e controle a rotação da fan. Tente fixar em 60% pra ver se resolve seus problemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O Driver beta 14.1 é só pra quem quer testar o Mantle. Melhor não usar ele.

 

Obrigado, aparentemente o problema da famosa " Black Screen " se resolveu com o controle de temperatura do programa da MSI, agora é so conviver com o ruido do cooler. Muitíssimo obrigado. Tenha uma boa noite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, aparentemente o problema da famosa " Black Screen " se resolveu com o controle de temperatura do programa da MSI, agora é so conviver com o ruido do cooler. Muitíssimo obrigado. Tenha uma boa noite. 

 

Aparentemente não, ficou 2 horas tranquilamente , quando do nada screen freeze. Complicado viu . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente não, ficou 2 horas tranquilamente , quando do nada screen freeze. Complicado viu . 

Realmente este caso está complicado.

 

Eu comprei a minha r9 290 no dia 4 de janeiro (HIS), e não tive problema algum. Com relação a temperatura, ela realmente está configurada para trabalhar a 95ºC, o que eu fiz para ver como o driver controlava a temperatura foi o seguinte:

 

Rodei o Unigine Heaven 4.0, também fiz o teste com o Guiminer que é um minerado de bitcoin que pode ser acelerado por GPU, e fiquei monitorando a temperatura e a fan pelo próprio Catalyst, como esta última semana está muito quente a temperatura interna do meu gabinete fica em torno de 35ºC e a da r9 290 entre 53º e 60º em Idle (gpu clock 300Mhz e Mem clock 150Mhz). Ao rodar o benchmark a temperatura da placa de vídeo rapidamente atinge o limite, que no meu caso está configurado para 91ºC, a partir deste momento o driver abaixa um pouco o clock e aumenta as rotações da fan até a temperatura cair em torno de + ou -  2ºC e volta aumentar o clock. Este comportamento se repete várias vezes até que o driver encontre o menor número de rotações necessárias para que a fan mantenha a placa no seu limite de temperatura e quando este equilíbrio é encontrado o clock fica estabilizado no seu valor máximo que por default é de 947Mhz.

 

Lí alguns relatos na internet de casos que o driver baixava muito o clock da gpu e que depois ele demorava muito tempo para subir novamente, o que aparentemente pode ser superaquecimento, talvez realizando este teste você consiga observar alguma anomalia referente ao comportamento da temperatura/fan/clock que pode estar causando o travamento.

 

Porém como disse anteriormente comprei esta placa sabendo que o seu nível de ruído era alto, o que não me incomoda muito, e quando alguém me pergunta a respeito recomendo ela sem dúvida nenhuma, pois acho ela uma excelente placa, realmente é uma pena este problema ter acontecido com você.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente este caso está complicado.

 

Eu comprei a minha r9 290 no dia 4 de janeiro (HIS), e não tive problema algum. Com relação a temperatura, ela realmente está configurada para trabalhar a 95ºC, o que eu fiz para ver como o driver controlava a temperatura foi o seguinte:

 

Rodei o Unigine Heaven 4.0, também fiz o teste com o Guiminer que é um minerado de bitcoin que pode ser acelerado por GPU, e fiquei monitorando a temperatura e a fan pelo próprio Catalyst, como esta última semana está muito quente a temperatura interna do meu gabinete fica em torno de 35ºC e a da r9 290 entre 53º e 60º em Idle (gpu clock 300Mhz e Mem clock 150Mhz). Ao rodar o benchmark a temperatura da placa de vídeo rapidamente atinge o limite, que no meu caso está configurado para 91ºC, a partir deste momento o driver abaixa um pouco o clock e aumenta as rotações da fan até a temperatura cair em torno de + ou -  2ºC e volta aumentar o clock. Este comportamento se repete várias vezes até que o driver encontre o menor número de rotações necessárias para que a fan mantenha a placa no seu limite de temperatura e quando este equilíbrio é encontrado o clock fica estabilizado no seu valor máximo que por default é de 947Mhz.

 

Lí alguns relatos na internet de casos que o driver baixava muito o clock da gpu e que depois ele demorava muito tempo para subir novamente, o que aparentemente pode ser superaquecimento, talvez realizando este teste você consiga observar alguma anomalia referente ao comportamento da temperatura/fan/clock que pode estar causando o travamento.

 

Porém como disse anteriormente comprei esta placa sabendo que o seu nível de ruído era alto, o que não me incomoda muito, e quando alguém me pergunta a respeito recomendo ela sem dúvida nenhuma, pois acho ela uma excelente placa, realmente é uma pena este problema ter acontecido com você.

 

Att,

 

Queria eu que o meu problema fosse só este, entretanto vem acontecendo só de estar na área de trabalho, li diversos relatos sobre a tal da " black screen " ou no meu caso " freeze screen " e aparentemente não existe uma solução nem uma posição dos fabricantes e da amd o que torna este problema em algo extremamente complicado de se lidar, logo fico sem saber o que fazer a respeito devolver meu produto para a loja e pedir ressarcimento ou pedir uma troca e correr o risco de o problema continuar. Uma situação extremamente ruim.

Fico grato. Obrigado.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente não, ficou 2 horas tranquilamente , quando do nada screen freeze. Complicado viu . 

 

 Vancouver, e o negócio do ULPS no afterburner, você fez? Olha uma foto de onde fica o ULPS aqui.

 

 Poderia tirar uma print screen dos dados que este programa aqui lhe relatar?

 

 

 

 

 Preciso saber qual o nome da sua placa-mãe, tenho uma possível solução.

 

 Você não sabe se sua placa-mãe faz Boot em modo UEFI? Digite msinfo32 no menu executar(Tecla do windows + R) e procure no campo "Modo da BIOS" se a opção está setada em UEFI ou Herdado.

 

 

 

 

 Retorne o post com os resultados deste teste, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Vancouver, e o negócio do ULPS no afterburner, você fez? Olha uma foto de onde fica o ULPS aqui.

 

 Poderia tirar uma print screen dos dados que este programa aqui lhe relatar?

 

 

 

 

 Preciso saber qual o nome da sua placa-mãe, tenho uma possível solução.

 

 Você não sabe se sua placa-mãe faz Boot em modo UEFI? Digite msinfo32 no menu executar(Tecla do windows + R) e procure no campo "Modo da BIOS" se a opção está setada em UEFI ou Herdado.

 

 

 

 

 Retorne o post com os resultados deste teste, por favor.

 

printafter_zpscc779c00.jpgconfigs_zpscedb0c77.jpg

after2_zps9d680e95.jpg

 

Modelo da placa mãe é : 

Asus M4a4785TD-V EVO

 

No aguardo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

 

Recentemente ( 3 dias ) adquiri uma VGA PCI-E AMD R9 290 4GB/512bits Sapphire Battlefield 4 Edition - 21227-00-50G - Box, após instalar o produto e o driver mais atualizado do site da AMD, o S.O começou a apresentar alguns problemas tais como travamento e a tela chapiscada, pensei ser algum problema de incompatibilidade com o driver antigo ou algo no S.O, e reinstalei o S.O após instalar todos os programas novamente o problema pareceu ter desaparecido, resolvi testar algum jogo e no primeiro (WOW) ao logar notei que meu FPS estava extremamente baixo tipo entre 10-30 FPS, pensei ser algum problema com temperatura visto que ela estava a uns 90 C.º mais ou menos. Dei alguma pesquisada e vi que a temperatura era normal. Não sei se o produto veio com defeito ou se tem algum outro problema. 

Alguma sugestão. 

Grato.

 

Configurações do PC

AMD Phenom II x4 945 3.0

Memória DDR3 G.SKILL RipjawsX F3-12800CL10S 2x4GB

VGA PCI-E AMD R9 290 4GB/512bits Sapphire

Windows 8.1 x64

 

@EL ETRO

 

Como eu formatei meu computador alguns jogos estavam instalados no c: então os perdi o único no momento que eu possuo instalado é o World of Warcraft, 

Versão do Driver de Vídeo: 13.12 o ultimo lançado no site da AMD

Fonte Corsair 750 real Bronze 80%

Entretanto agora ele voltou a congelar e travar. 

 

Parece-me que sua placa veio com defeito de fábrica, pois você já formatou o PC, já instalou os drivers atualizados da placa e sua fonte aguenta essa placa numa boa, sendo que seu problema persiste. Você tem a possibilidade de testá-la em outro PC? Já testou seu PC sem ela (sua ASUS M4A785TD-V EVO possui vídeo onboard Radeon HD 4250, então isso é possível)? Se não conseguir resolver seu problema, recomendo acionar a garantia da mesma o quanto antes.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo da placa mãe é : 

Asus M4a4785TD-V EVO

 

No aguardo. 

 

 Já vou conferir as opções de BIOS disponíveis. Poderia tirar uma print screen dos dados mostrados a você por este programa aqui(é um programa pra identificar o modelo dos chip usados na sua placa)?:

 

 

 Quero saber também o modelo exato da sua placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Já vou conferir as opções de BIOS disponíveis. Poderia tirar uma print screen dos dados mostrados a você por este programa aqui(é um programa pra identificar o modelo dos chip usados na sua placa)?:

 

 

 Quero saber também o modelo exato da sua placa de vídeo.

 

memoryinfo_zps2bbfef0b.jpg

 

Dados da plava de vídeo : VGA PCI-E AMD R9 290 4GB/512bits Sapphire Battlefield 4 Edition - 21227-00-50G - Box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

memoryinfo_zps2bbfef0b.jpg

 

Dados da plava de vídeo : VGA PCI-E AMD R9 290 4GB/512bits Sapphire Battlefield 4 Edition - 21227-00-50G - Box

 

 

 É Elpdia e é BIOS Padrão(Não UEFI). Poderia testar a placa em outra máquina(Não importa que seja numa máquina pouco mais antiga) pra saber se o problema está também relacionado a sua placa-mãe. Caso a placa de vídeo não funcione na outra máquina, o negócio vai ser pedir o conserto da placa ao suporte da loja em que você comprou ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vancouver

Não sei se pode te ajudar. Eu tive problemas com travamentos quando comprei minha R9 290 também. Formatei, instalei drivers e mesma assim travava. Achei que seria a fonte que não aguenta, mas ela é uma C3 Tech 750W que, apesar de ser C3 Tech, é uma ótima fonte, recomendada até pelos testes daqui. Com um pensamento meio *****, achei que ligando a placa nos conectores PCI-E principais, algum capacitor da fonte não aguentaria, causando travamentos. Então liguei um outro conector PCI-E na fonte (pois ela é modular) e conectei na placa, "dividindo" assim a energia puxada dos capacitores. Apesar de eu nem saber se isso faz sentido ou se está certo, funcionou. E não tive mais problemas com travamentos. Isso já faz uns 2 meses.

Quem sabe isso não te ajude também?


:)
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Comprei a Sapphire R9 290 Tri-X hoje. Quando ela chegar postarei alguns testes e resultados em jogos. Vai ser um desafio para o meu conjunto, pois possuo um Phenom II 955 em uma placa ASUS M4A79T Deluxe, quero ver se vai gargalar tanto assim como dizem, já posto para a galera que tem uma configuração parecida e que deseja adquirir uma R9 290. Abraço galera.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Tela preta R9 290 tri-x

 

Fala galera do CDH, estou com esse problema aqui com esta placa comprada recentemente. A tela distorce rapidamente e depois fica preta, precisando desligar o pc na força. Creio que não seja por causa da fonte (xfx 650w pro core edition) que teoricamente aguentaria levar esta config de boa. As voltagens dela estão aparentemente normais. Vejam só:

 

12.232

5.040

3.344

 

E isso rodando o stress test do aida, as voltagens não mudam, ficam assim o tempo todo. 

As temps também aparentemente normais. Cpu no maximo a 72º, gpu 70º.

Já retirei o over e ainda persiste.

 

Mas o estranho é que o problema ocorre quando o pc está mais em idle, quando estou na área de trabalho e na internet. Jogando Farcry 3 por +5 hrs e nada de problema. Por isso já formatei o pc uma 6 vezes com win 7 e 8.1, testei os drivers da amd 13.12 e o beta 14.2 e mesmo assim não adiantou.

 

Mas ai testei o video on-board e tudo ok, nada do erro. O problema desse teste é o que video on-board não exige da máquina como a vga, mas fica ai meu relato.

 

Alguma ideia antes de acionar a garantia? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tenta pegar um driver diferente desses dois. Eu acredito que não seja algum problema na sua placa, mas não custa tentar o RMA já que você tentou de tudo.

 

 O problema parece ocorrer quando as frequências estão baixas(ocioso, monitor desligado ou baixo uso de GPU) em longo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tenta pegar um driver diferente desses dois. Eu acredito que não seja algum problema na sua placa, mas não custa tentar o RMA já que você tentou de tudo.

 

 O problema parece ocorrer quando as frequências estão baixas(ocioso, monitor desligado ou baixo uso de GPU) em longo tempo.

 

Realmente é quando as frequências estão baixas, mas não demora a ocorrer não. Alguns poucos minutos (as vezes segundos) para dar a bendita tela preta. De qualquer maneira obrigado, vou ver se consigo algum driver anterior mas não to botando fé não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é quando as frequências estão baixas, mas não demora a ocorrer não. Alguns poucos minutos (as vezes segundos) para dar a bendita tela preta. De qualquer maneira obrigado, vou ver se consigo algum driver anterior mas não to botando fé não.

 

 Será que há alguma BIOS nova pra sua placa?? contate o suporte da Sapphire e pergunte pra eles se pode atualizar usando a BIOS oficial do site... se tiver uma BIOS nova lá e eles permitirem que você faça a atualização sem perder sua garantia, poderia então tentar isso.

 

 Se você pudesse usar este programa aqui e postar a imagem dele ativado da forma que este rapaz fez, eu poderia esclarecer melhor seu problema. Dessa forma aqui eu pedi pra ele fazer. O programa vai nos dizer o número serial da sua placa e a marca da memória de vídeo usada nela. Os problemas geralmente acontecem em placas com memórias Elpdia....

 

 

 

 Outra coisa que eu ia lhe pedir é pra testar a VGA em uma máquina diferente e simular as condições de uso que fazem dar a tela preta com sua Sapphire. Falo isso pra você ter certeza que o problema acontece só por causa da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Será que há alguma BIOS nova pra sua placa?? contate o suporte da Sapphire e pergunte pra eles se pode atualizar usando a BIOS oficial do site... se tiver uma BIOS nova lá e eles permitirem que você faça a atualização sem perder sua garantia, poderia então tentar isso.

 

 Se você pudesse usar este programa aqui e postar a imagem dele ativado da forma que este rapaz fez, eu poderia esclarecer melhor seu problema. Dessa forma aqui eu pedi pra ele fazer. O programa vai nos dizer o número serial da sua placa e a marca da memória de vídeo usada nela. Os problemas geralmente acontecem em placas com memórias Elpdia....

 

 

 

 Outra coisa que eu ia lhe pedir é pra testar a VGA em uma máquina diferente e simular as condições de uso que fazem dar a tela preta com sua Sapphire. Falo isso pra você ter certeza que o problema acontece só por causa da placa.

 

Placa de Video ATI Radeon Sapphire R9 290 TRI-X 4GB 11227-00-40G

 

Infelizmente não tem nenhuma máquina disponível que poderia realizar o teste. Somente no serviço, mas ai é mais complicado pois teria que levar além da placa a fonte também. Não tem nenhuma fonte lá que aguentaria essa placa.

 

Estou testando o que o colega rafaelrvr disse logo abaixo disso. Daqui a pouco falo como foi.

post-716080-0-25752100-1394030890_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que esse teu problema não aconteça na minha também, peguei a placa mas não estou em casa para postar testes e ver se ela realmente funciona. Creio que na próxima semana eu volte para casa e consiga realizar alguns testes para compartilhar com o pessoal aqui.

 

É rapaz, é triste quando você compra um equipamento tão caro assim e ele chega e dá problema. Melhor sorte pra você aí.

 

Fiz os teste aqui como o rafaelrvr tinha falado mas não adiantou. Inclusive troquei de slot pci-e e também nada. Parece que não tem jeito, só falta a opção da bios que o amigo ELETRO falou. Mas estou com o pé atrás, bios é sempre um negócio complicado, principalmente com vga que particularmente nunca fiz.

 

Só estou insistindo pois nunca precisei acionar RMA algum de peça nenhuma e vendo os comentários de muitas pessoas pelos fóruns ai afora você desanima ainda mais. Comprei na umpoukodetudo, não ouvi nenhum relato ruim sobre eles, mas era melhor nem ter que pesquisar sobre isso.

 

ELETRO, se tiver mais alguma ideia estou na escuta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É rapaz, é triste quando você compra um equipamento tão caro assim e ele chega e dá problema. Melhor sorte pra você aí.

 

Fiz os teste aqui como o rafaelrvr tinha falado mas não adiantou. Inclusive troquei de slot pci-e e também nada. Parece que não tem jeito, só falta a opção da bios que o amigo ELETRO falou. Mas estou com o pé atrás, bios é sempre um negócio complicado, principalmente com vga que particularmente nunca fiz.

 

Só estou insistindo pois nunca precisei acionar RMA algum de peça nenhuma e vendo os comentários de muitas pessoas pelos fóruns ai afora você desanima ainda mais. Comprei na umpoukodetudo, não ouvi nenhum relato ruim sobre eles, mas era melhor nem ter que pesquisar sobre isso.

 

ELETRO, se tiver mais alguma ideia estou na escuta!

 

Brother tive um problema semelhante com a minha Radeon R9 290, e para resolver o meu problema eu tive que trocar de placa mãe. No meu caso após a troca da placa mãe todos os meus problemas com a black screen e com freezing screen desapareceram. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother tive um problema semelhante com a minha Radeon R9 290, e para resolver o meu problema eu tive que trocar de placa mãe. No meu caso após a troca da placa mãe todos os meus problemas com a black screen e com freezing screen desapareceram. 

 

Bem, ai nesse caso eu prefiro acionar a loja primeiro para ver o que eles vão dizer. Enviando a placa para eles e comprovarem que ela não está com defeito, vou ter que olhar a MB mesmo como você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, ai nesse caso eu prefiro acionar a loja primeiro para ver o que eles vão dizer. Enviando a placa para eles e comprovarem que ela não está com defeito, vou ter que olhar a MB mesmo como você disse.

 

Como eu já estava trocando algumas peças preferi fazer isso do que mandar a placa de volta pra eles, pra gerar menos dor de cabeça para a minha pessoa. Mas dependendo da sua situação entrar em contato com a loja é melhor mesmo, no meu caso eu teria de enviar a placa para a loja para eles testarem lá e talvez chegassem a conclusão que não tem nada de errado e me reenviar a placa. Mas boa sorte ae velho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu já estava trocando algumas peças preferi fazer isso do que mandar a placa de volta pra eles, pra gerar menos dor de cabeça para a minha pessoa. Mas dependendo da sua situação entrar em contato com a loja é melhor mesmo, no meu caso eu teria de enviar a placa para a loja para eles testarem lá e talvez chegassem a conclusão que não tem nada de errado e me reenviar a placa. Mas boa sorte ae velho. 

 

Pois é... a MB eu comprei em outro lugar (ferrariimport)... vou deixar como uma segunda opção mesmo.

 

Por curiosidade, se você quiser falar é claro. Qual era a antiga placa e qual é a que você pegou que está funcionando ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!