Ir ao conteúdo

[Dúvida]É a fonte ou a placa mãe ?

Tetus

Posts recomendados

Postado

Boa noite meus caros,

Recentemente o pc daqui de casa começou a apresentar um problema que a princípio achei que seria fácil de identificar o culpado, porém está se tornando difícil decidir qual é o culpado entre as duas possibilidades que cogitei: fonte ou placa de vídeo. Vamos ao problema.

Normalmente estou usando o pc, quando depois de um tempo de uso, normalmente algo acima de 24 horas de uso, o mesmo "desliga". Está entre aspas, pois repentinamente todos os periféricos ligados ao pc param de enviar/receber sinais. Ex: Mouse, Teclado, Joystic, o sinal de vídeo não é enviado para o monitor. E em seguida o pc fica em estado de hibernação, os leds da fonte e do liga/desliga permanecem ligados.

Fiz alguns testes que descreverei abaixo:

1: A fim de verificar se a energia estava realmente passando pela placa mãe, retire a tampa do gabinete e liguei o computador, como desconfiava da fonte acreditei que os coolers não iriam funcionar, mas funcionam tanto o do processador quanto o da placa de vídeo.

2: Desconfiei da placa de vídeo, retirei e tentei ligar o pc sem a placa, sem sucesso.

Se eu deixar o pc desligado por um bom intervalo de tempo, ele volta funcionar normalmente até que o defeito volta a aparecer.

Por não ter conhecimento suficiente pra decidir qual componente está com defeito, venho perguntar pra ver se alguém manja qual dos dois componentes pode estar gerando meu problema

Postado

Comece pelo teste de memória. No Windows 7 ou 8 vá no pesquisar, digite "diagnóstico de memória" e siga as instruções.

Se o computador estiver ligado em estabilizador ou nobreak, tire.

Postado

Infelizmente não posso fazer esse teste, o pc nem ligar mais quer, continua no mesmo estado de antes, liga os leds, giram os coolers mas não dá partida nem faz aqueles bips iniciais.

Postado

Experimentou retirar o processador, assoprar o soquete para retirar possível sujeira e encaixar de novo? Claro, fazendo a troca da pasta térmica?

E o pente de memória? Experimentou limpar os contatos delicadamente com borracha branca?

Postado

Pode ser excesso de calor na placa de vídeo, ou na placa-mãe que faz com que seu PC desligue sozinho ou fique no modo hibernação. O PC faz isso para auto-preservar de defeitos futuros...Verifique se os coolers estão funcionando bem. E se o seu processador esquenta demais, verifique a pasta térmica do mesmo. Se estiver muito seco em cima do processador, tem que urgente passar pasta térmica, senão irá ocorrer a queima do processador...

Postado

Boa noite,

Fiz todos os testes sugeridos e o problema persistiu. Então fiz o teste definitivo testei a fonte em outro pc que estava funcionando normalmente e o pc apresentou o mesmo problema.

Então o problema é a fonte.

Agora minha pergunta outra, necessito da recomendação de uma fonte boa pra aguentar estas configurações:

Processador: AMD A10 6800k

Placa de Vídeo: XFX HD 7770

Memória: 8GB DDR3 1600MHz Kigston HyperX Blu

HD: Western Digital Caviar Blue 500GB

Postado
Agora minha pergunta outra, necessito da recomendação de uma fonte boa pra aguentar estas configurações:

Vai depender de quanto pode investir. Qual sua fonte? Não sei se consegui identificar, mas não vi nenhum nome/modelo da mesma.

Postado

No momento pretendo comprar apenas a fonte que aguente essa config ai numa boa.

Não coloquei o modelo da fonte por que nem estou usando ela mais, to postando de um notebook. Mas era uma Pixxo 500w

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...