Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rqb

Detector de aumento de corrente?

Recommended Posts

Olá pessoal,

seguinte... aqui em casa tenho a TV e o decodificador da empresa de TV a Cabo ligados na tomada (normal).. Ocorre que o pessoal aqui insiste em desligar só a TV, deixando sempre o decodificador ligado consumindo energia... O mesmo ocorre com o DVD... O pessoal desliga a TV e deixa o DVD ligado! Cansei de falar...

Tive a ideia de fazer um circuito que "monitora" a corrente que está passando por ele. Sempre que a corrente for menor que um valor pré-determinado (configurado por um trimpot)... ele desativa um relé (que desligará o decodificador e DVD). No caso, o circuito monitoraria a corrente que vai para a TV.

Tentei fazer um circuito receptor de IR para simplesmente acionar ou desligar um relé ao receber um sinal do controle da TV... Só que: 1o todos que encontrei dependem de um componente TSOP1738 difícil de achar e caro pra burro... 2o o sinal do controle remoto é codificado... teria que saber a codificação e decodifica-lo para evitar que um simples aumento de volume ocasione o desligamento dos demais equipamentos....

Ocorre que, como não sou engenheiro eletrônico (sou apenas um hobista em começo de carreira), não sei pelo que procurar. Não sei o nome de um circuito que faz isso. Fui ao 'pai dos burros' (google) e perguntei.. mas não encontrei nenhum esquematico do genero...

Como chamam esses circuitos que fazem isso?

Obrigado pessoal!

Abcs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal,

seguinte... aqui em casa tenho a TV e o decodificador da empresa de TV a Cabo ligados na tomada (normal).. Ocorre que o pessoal aqui insiste em desligar só a TV, deixando sempre o decodificador ligado consumindo energia... O mesmo ocorre com o DVD... O pessoal desliga a TV e deixa o DVD ligado! Cansei de falar...

Tive a ideia de fazer um circuito que "monitora" a corrente que está passando por ele. Sempre que a corrente for menor que um valor pré-determinado (configurado por um trimpot)... ele desativa um relé (que desligará o decodificador e DVD). No caso, o circuito monitoraria a corrente que vai para a TV.

Tentei fazer um circuito receptor de IR para simplesmente acionar ou desligar um relé ao receber um sinal do controle da TV... Só que: 1o todos que encontrei dependem de um componente TSOP1738 difícil de achar e caro pra burro... 2o o sinal do controle remoto é codificado... teria que saber a codificação e decodifica-lo para evitar que um simples aumento de volume ocasione o desligamento dos demais equipamentos....

Ocorre que, como não sou engenheiro eletrônico (sou apenas um hobista em começo de carreira), não sei pelo que procurar. Não sei o nome de um circuito que faz isso. Fui ao 'pai dos burros' (google) e perguntei.. mas não encontrei nenhum esquematico do genero...

Como chamam esses circuitos que fazem isso?

Obrigado pessoal!

Abcs

Primeiro você precisa de algo que quantifique a corrente:

Este componente é um transformador de corrente. Estude como o mesmo funciona e como utiliza-lo

Depois você precisa de algo inteligente que identifique quando a TV estiver desligada, ou seja: identifique um consumo menor:

Um microcontrolador seria uma boa ideia.

Dá também para fazer de forma analógica com algum comparador de tensão e circuitos de delay

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro você precisa de algo que quantifique a corrente:

Este componente é um transformador de corrente. Estude como o mesmo funciona e como utiliza-lo

Depois você precisa de algo inteligente que identifique quando a TV estiver desligada, ou seja: identifique um consumo menor:

Um microcontrolador seria uma boa ideia.

Dá também para fazer de forma analógica com algum comparador de tensão e circuitos de delay

Obrigado Albert!

Fui navegando por esta linha de raciocínio e consegui este esquematico: http://www.radiolocman.com/shem/schematics.html?di=70913

Basicamente é o que você mencionou...

O tal nome que eu estava em busca é Monitor de Corrente ou Sensor de Corrente...

Vou colocar os links abaixo somente para ficar para a posteridade... se alguem pesquisar no forum vai achar:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/978-monitor-de-corrente-art139.html

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/6817-circuitos-sensores-de-corrente-art841

Vaaaaleu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais