Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros boa tarde preciso de ajuda para fazer uma lampada de emergencia de led acender sem a bateria. desmontei ela e liguei direto no + e - que alimenta as baterias. Mas o led ficou fraco. Preciso descobrir como ligar elas. Muito obrigado

Postado

Essas luminárias geralmente demoram 24~48 horas para serem carregadas e 3~6 horas para serem descarregadas. Ou seja, talvez o carregador forneça uma carga bem inferior se comparado à bateria. Já que ele não irá servir, terá que arranjar outro, qualquer um que forneça mais de 2W, como um carregador de celular, por exemplo. Mas não ligue-o diretamente. Primeiro verifique as características da fonte ( tensão e corrente fornecidos) , poste aqui e o ajudaremos a calcular um resistor para o conjunto de leds.

Postado

Bom acontece o seguinte. Tenho mais de 100 dessas e compensou a trocar por uma nova do que trocar a bateria. Então eu queria aproveitar elas como luminarias sem a bateria. O que posso fazer. Tipo fazer um jumper na placa dela para os leds acenderem. Pois sem a bateria os leds nao acedem.

Postado

Dê- nos mais informações a respeito dessas luminárias.

Não adianta tentar ligar sem a bateria se o carregador da mesma não fornecer a corrente necessária para os leds.

Já que você possui uma enorme quantidade , dá para fazer umas gambiarras heheheh.... tipo ligar uns carregadores em paralelo ....

Ou então que tal conseguir um driver que alimente todos os conjuntos de leds ao mesmo tempo?

Detalhe mais, existem muitas coisas que você poderá fazer.

Postado

Pessoal o modelo da luminari é empalux starmax. Mais tarde vou postar foto dela montada e desmontada

Pessoal o modelo da luminari é empalux starmax. Mais tarde vou postar foto dela montada e desmontada. A tensão da bateria é 4v 800mAh. Ela usa 2. Ligado em seria. Ou seja deve ser 4v 1.6A

Postado

Tenho uma luminária bem parecida com a sua... não sei se é a mesma, mas também é empalux.

Se cada célula possui 4v /800mAh, com 2 células em série temos uma bateria de 8v / 800mAh.

Se no total são 4v, 800mAh, então provavelmente são duas células , 2v / 800mAh cada, o que é mais provável , e se assemelha à minha luminária, com uma bateria de encapsulamento único, com 2 células de 2v/ 1100mAh cada.

Obs: As baterias são de chumbo ácido.

• Coordenador
Postado

Essa ligação que você indicou é em Paralelo, a tensão permanece a mesma, a corrente se somam, então ficaria 4V/1600mAh.

Se você for usar várias uma perto da outra, compensaria montar uma fonte com transformador e regular ela para 4V...

Para alimentar elas separadamente, compensaria trocar as baterias...

• Curtir 2
Postado

Então a minha duvida e funcionar ela sem a bateria, usando ja o circuito que ela ja tem. Queria saber se tem como colocar um jumper ou coisa do tipo na placa e os leds acenderem

Fotos do circuito

20131206_163358.jpg

20131206_163405.jpg

20131206_163418.jpg

Fios amarelos são do botão teste

Fios Verde e Rosa liga o painel de led

Fios preto e vermelho alimentam a bateria

Postado

Cara, vou dizer novamente... se você ligou diretamente o carregador da bateria nos leds e ainda ficaram fracos, então o carregador não é o suficiente para deixá-los ligados numa boa potência continuamente. A única forma seria utilizar mais carregadores em paralelo ou arranjar outra fonte.

Para os leds acenderem, a solução não seria um jumper, mas sim a troca dos fios dos leds pelos fios que alimentam a bateria, com a utilização de um resistor adequado.

• Curtir 2
Postado

Desculpe-me, acho que a última frase ficou confusa. Essa seria uma solução se o carregador oferecesse mais energia do que os leds necessitam, hipoteticamente. E também é o que você deverá fazer se adquirir uma outra fonte/carregador mais potente.

• Curtir 1
Postado

A sim entendi.

Então não sei mais o que fazer. Queria acender os leds usando os próprios componentes da luminária para reaproveita-las. Vou ter que jogar 200 fora..rs

Postado

olá amigos !!! também tenho um problema parecido, só que o que eu queria era ligar essas luminarias como luz de emergencia mesmo só que numa bateria de carro, formando uma rede de iluminação de emergencia, para isso acredito que teria que transformar a entrada de energia que normalmente é bivolt ( 110/220 ) para 12v ( que é da bateria ), pois o maior problema com as luminarias é a bateria de baixa qualidade e que não duram nada, queria aproveitar as placas de led mas segundo o que consta na bateria da propria luminaria ( 3.7v / 1,2 mA ) será que consigo converter os 12v para os 3.7 para acender a placa de leds ( na verdade minha intenção é formar uma rede com 10 luminarias ligadas a bateria que funcionassem bem ) desculpe se não é por aqui que faço minhas perguntas, sou novo no clube, mas já tenho tirado inumeras dúvidas só lendo os comentários, aiás parabenizo a todos, pra mim é de muita serventia.

Postado

olá amigos !!! também tenho um problema parecido, só que o que eu queria era ligar essas luminarias como luz de emergencia mesmo só que numa bateria de carro, formando uma rede de iluminação de emergencia, para isso acredito que teria que transformar a entrada de energia que normalmente é bivolt ( 110/220 ) para 12v ( que é da bateria ), pois o maior problema com as luminarias é a bateria de baixa qualidade e que não duram nada, queria aproveitar as placas de led mas segundo o que consta na bateria da propria luminaria ( 3.7v / 1,2 mA ) será que consigo converter os 12v para os 3.7 para acender a placa de leds ( na verdade minha intenção é formar uma rede com 10 luminarias ligadas a bateria que funcionassem bem ) desculpe se não é por aqui que faço minhas perguntas, sou novo no clube, mas já tenho tirado inumeras dúvidas só lendo os comentários, aiás parabenizo a todos, pra mim é de muita serventia.

• Membro VIP
Postado

Para cálculo do valor da resistência a ser colocada em série, para limitar a corrente de led, pode usar essa calculadora dai: http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Mas para se fazer uma rede de iluminação de emergência, em 12 Volts, o arranjo de led's em 3,7 Volts não é nada interessante, pois a diferença desses 12 Volts para os 3,7 Volts, ou seja, a maior parte da energia, seria colocada fora se usado resistor limitador..

A melhor solução nesse caso seria alimentar um arranjo de múltiplas células de 3 leds de 3,2 Volts @20mA em série e com um resistor de 120 ohms em série com esse conjunto de 3 leds..

Algo assim, para cada célula: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,3,0〈=pt-BR

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Para cálculo do valor da resistência a ser colocada em série, para limitar a corrente de led, pode usar essa calculadora dai: http://ledcalculator.net/default.aspx?lang=pt-BR

Mas para se fazer uma rede de iluminação de emergência, em 12 Volts, o arranjo de led's em 3,7 Volts não é nada interessante, pois a diferença desses 12 Volts para os 3,7 Volts, ou seja, a maior parte da energia, seria colocada fora se usado resistor limitador..

A melhor solução nesse caso seria alimentar um arranjo de múltiplas células de 3 leds de 3,2 Volts @20mA em série e com um resistor de 120 ohms em série com esse conjunto de 3 leds..

Algo assim, para cada célula: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3.2,20,3,0〈=pt-BR

Postado

entendo faller !!! é que na verdade tenho varias luminarias já com as placas de led prontas e gostaria de reaproveita-las já que estão novas e o único problema com essas luminarias é a bateria que não duram nada, o aparelho em si quase não tem uso, verifiquei no ml que tem gente vendendo a mesma luminaria em 12v, o que acredito ser um esperto que "recicla" luminarias novas mas que dão problema na bateria e quase sempre são descartadas novas, pois não compensa trocar a bateria ( se é que se encontra pois são chinesas ), se tiver que remontar todo o circuito acredito não ser vantajoso,vou fazer o seguinte, vou comprar uma e abrir pra ver como foi feito, mas obrigado pelas explicações

• Membro VIP
Postado

No meu entendimento essas luminárias chinesas sofrem de um mal de projeto..

Elas tem todos os seus led's ligados em paralelo o que absolutamente não garante uma equidistribuição da corrente em seus led's e hora sacrificam algum led hora sacrificam a bateria.. Dai não duram nada.. Não são nada profissionais, aliás, estão muito longe disso..

• Curtir 1
Postado
No meu entendimento essas luminárias chinesas sofrem de um mal de projeto..

Elas tem todos os seus led's ligados em paralelo o que absolutamente não garante uma equidistribuição da corrente em seus led's e hora sacrificam algum led hora sacrificam a bateria.. Dai não duram nada.. Não são nada profissionais, aliás, estão muito longe disso..

com certeza faller !!! é o mais complicado é que já não se encontra nada mais profissional no mercado, elas tomaram conta de um jeito que a concorrencia ( equipamentos nacionais ou que tenham qualidade superior ) estão praticamente extintos, ainda encontro os antigos sistemas de luz de emergencia que incluem uma bateria 12 volts e 2 'faróis" que acabam limitando o espaço a ser iluminado além de não terem um bom desempenho ( horas de iluminação suficiente ), enfim, penso que não vale a pena investir tempo em tentar adaptar algo mais funcional numa mercadoria ( luminaria ) que já vem taxada de descartável, obrigado pelos esclarecimentos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!