Ir ao conteúdo

Refrigeração do PC

Hallway

Posts recomendados

Postado

Fala galera beleza??

Bom a um pouco mais de um mês montei meu pc novo, e gostaria de saber se a forma que estou montando os fan's esta correto

para maior refrigeração e desempenho da máquina...

Segue a configuração :

Mobo Asus M5a78l-m/usb3 Amd Usb3

Processador AMD FX 6300 3.5 Ghz

Water Cooler Corsair H60 Hydro Series

Vídeo HD 7770 Vapor X

Memoria 16 GB Corsair Vengeance (2x 8Gb)

Fonte Corsair Modular 600w

HD 1 Gb Seagate Barracuda

Gabinete Pcyes Gamer Horse

Controlador Fan Nzxt Sentry 2

Gabinete :

gabinete-pcyes-horse-gamer-4-baias-lateral-acrilica-azul_MLB-F-4607318318_072013.jpg

ele já vem com 2 fans um na frente na parte de baixo e outro traseiro na parte de cima , com + 3 espaços para fans (2 em cima e 1 na parte de baixo ao lado da fonte)

ainda não comprei os cooler extra acho que irei compra da cooler master...

peguei um esquema que farei igual mostra nessa imagem :

562241_232903316849128_1793951435_n.jpg

a única diferença que todos meus fans são de 120mm ... e não de 140mm como mostra nesse exemplo...

irei aproveita o fan traseiro e usar tbem no radiador do H60 ou seja será 2 cooler no water cooler ...

Dúvida

No caso dos fans do H60 não seria melhor tbem puxar o ar de fora pra dentro???

ao invés de já pegar um ar meio quente e joga no radiador como mostra na imagem B??

Qual seria o esquema mais correto???

quem puder me ajuda fica agradecido!!!

Obg

Postado

Ok... obg pessoal

mais confesso que tava achando que o esquema A seria melhor...

sei desse esquema de ar frio entrar embaixo e quente sair por cima...

so achei q assim no esquema A entraria ar frio no radiador do water e resfriaria mais, ja q o ar quente ia sair pra dentro do gabinete e depois sairia pelo exaustores logo a cima...

me preocupei mais com o resfriamento do water cooler rsrs..

mais valeu^_^

Postado

Fala rapaziada!

mais confesso que tava achando que o esquema A seria melhor...

sei desse esquema de ar frio entrar embaixo e quente sair por cima...

so achei q assim no esquema A entraria ar frio no radiador do water e resfriaria mais, ja q o ar quente ia sair pra dentro do gabinete e depois sairia pelo exaustores logo a cima...

Tenho o mesmo raciocínio que você, Hallway. Por mais esquisto que possa ser, o esquema "A" que é o mais eficiente para quem usa WC, principalmente por estarmos tão acostumados em seguir o tradicional esquema de fluxo de ar.

A lógica é mesmo instalar o radiador de forma que capte o máximo de ar externo possível, fazendo com que a fan traseira que arrefece o radiador injete ar resultante para o interior do micro, que é rapidamente retirada pelos exaustores do topo do gabinete. Esse ar resultante do radiador para dentro do PC não é tão aquecida assim, influindo muito pouco, ou quase nada em outros componentes, como RAMs, chipset e VGA. Já o radiador sendo resfriado pelo ar interno do gabinete, já aquecido por ser resultante de dissipações de calor de HD, VGA, chipset e RAMs, terá sua performance um pouco afetada por esse fator, diminuindo assim sua eficiência térmica.

Pelo meu entender, até para "obedecer" o fluxo de ar no interior do gabinete, o ideal seria que o radiador esteja instalado na parte dianteira do micro, nas baias 5,25'' por exemplo. Porém, sabemos que poucos gabinetes se dispõem desse espaço nessa região.

Desculpe-me por divergir de alguns amigos no tópico, mas vejo essa parada desta forma.

Abraço a todos!

Postado

Exatamente Cabelo75

minha linha de raciocínio e essa, como nessa parte não tenho um conhecimento tão

grande foi mais pela lógica e preocupando com o resfriamento do water , alguns amigos

tbem me disseram que no esquema A poderia prejudicar porque iria puxar mais pó para o radiador, mais isso acho que fazendo uma limpeza constante não vou ter problema...

so quero mesmo utilizar o máximo que o water pode oferecer, já que não e uma peça

tão barata assim já q adquiri agora tem q aproveita, mais tbem sem prejudicar outros componentes , se isso for possível =]

valeu pela ajuda

Postado
Fala rapaziada!

Tenho o mesmo raciocínio que você, Hallway. Por mais esquisto que possa ser, o esquema "A" que é o mais eficiente para quem usa WC, principalmente por estarmos tão acostumados em seguir o tradicional esquema de fluxo de ar.

A lógica é mesmo instalar o radiador de forma que capte o máximo de ar externo possível, fazendo com que a fan traseira que arrefece o radiador injete ar resultante para o interior do micro, que é rapidamente retirada pelos exaustores do topo do gabinete. Esse ar resultante do radiador para dentro do PC não é tão aquecida assim, influindo muito pouco, ou quase nada em outros componentes, como RAMs, chipset e VGA. Já o radiador sendo resfriado pelo ar interno do gabinete, já aquecido por ser resultante de dissipações de calor de HD, VGA, chipset e RAMs, terá sua performance um pouco afetada por esse fator, diminuindo assim sua eficiência térmica.

Pelo meu entender, até para "obedecer" o fluxo de ar no interior do gabinete, o ideal seria que o radiador esteja instalado na parte dianteira do micro, nas baias 5,25'' por exemplo. Porém, sabemos que poucos gabinetes se dispõem desse espaço nessa região.

Desculpe-me por divergir de alguns amigos no tópico, mas vejo essa parada desta forma.

Abraço a todos!

Teoricamente eu concordo com o colega cabelo. O fato é que quando o ar é retirado de dentro do gabinete, ele já vem comprometido, por já ter tido contato com outros periféricos, no entanto quando o ar vem de fora encontra-se mais frio, ou seja, como já dito a opção "A" continua sendo a melhor opção.

Pra quem ainda acha que não, segue um teste feito pelo CDH sobre o assunto.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-configuração-para-as-Ventoinhas-de-um-Sistema-de-Refrigeracao-Liquida-de-120-mm/2791

Abraço a todos

Exatamente Cabelo75

minha linha de raciocínio e essa, como nessa parte não tenho um conhecimento tão

grande foi mais pela lógica e preocupando com o resfriamento do water , alguns amigos

tbem me disseram que no esquema A poderia prejudicar porque iria puxar mais pó para o radiador, mais isso acho que fazendo uma limpeza constante não vou ter problema...

so quero mesmo utilizar o máximo que o water pode oferecer, já que não e uma peça

tão barata assim já q adquiri agora tem q aproveita, mais tbem sem prejudicar outros componentes , se isso for possível =]

valeu pela ajuda

Postado

Night Fall está corretíssimo, o esquema "A" é a melhor solução, se você não quer jogar ar quente do radiador dentro do gabinete pode usar o esquema "B" colocando o radiador do lado externo usando espaçadores, assim você cria um vão entre o radiador e o gabinete gerando entrada de fluxo de ar frio, mesmo que ele puxe um pouco do gabinete.

Postado
Night Fall está corretíssimo, o esquema "A" é a melhor solução, se você não quer jogar ar quente do radiador dentro do gabinete pode usar o esquema "B" colocando o radiador do lado externo usando espaçadores, assim você cria um vão entre o radiador e o gabinete gerando entrada de fluxo de ar frio, mesmo que ele puxe um pouco do gabinete.

Obrigado pessoal pela ajuda

estou na espera do H60 chegar, deve chega ate começo da semana que vem,

como falei no tópico ainda não tinha decido qual fan extra iria comprar,

mais acabei de compra rsrs

comprei 3 Fan 120mm Aerocool Shark Blue Edition Led Azul

assim que o H60 chega ja monto tudo =]

Postado
Obrigado pessoal pela ajuda

estou na espera do H60 chegar, deve chega ate começo da semana que vem,

como falei no tópico ainda não tinha decido qual fan extra iria comprar,

mais acabei de compra rsrs

comprei 3 Fan 120mm Aerocool Shark Blue Edition Led Azul

assim que o H60 chega ja monto tudo =]

Como dito no próprio teste, isto é uma referência e não uma situação única.

A melhor configuração no teste do CDH pode não ser a melhor para seu gabinete. A única forma de saber qual a melhor e testando. Apenas lembre-se de um detalhe, se a instalação for efetuada no painel traseiro soprando ar para dentro, seria interessante ter fans no painel superior para retirar o ar que entra para evitar o choque entre o ar que vem de baixo e o ar que vem do WC. Isso também não é regra.

Quando instalar posta mesmo os resultados, é sempre bom ter referências de usuários, enriquece bastante o tópico.

Abraço e boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!