Ir ao conteúdo

Esse circuito esta correto?

Leonardo69

Posts recomendados

• 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado

O circuito na página do "pai da criança" é diferente deste mostrado por você.

Veja na página do sujeito. Tem todas as dicas.

http://tonic-lab.com/mazilli-inverter

MOR_AL

@MOR Isso aí  é basicamente um conversor ressonante.

Eu queria fazer algo parecido, porém para funcionar como forno de indução. Inclusive o pessoal constrói este circuito também para forno indução mas não costuma passar dos 500 watts. Eu acredito que seja por cauda do driver de acionamento que é ruim.

O senhor conhece algum CI dedicado ao acionamento de conversores ressoantes? 

Sei que tem um CI, mas já não me lembro.

Era exatamente isso que eu gostaria de fazer:

Descrição do projeto:

http://www.mindchallenger.com/inductionheater/

Postado

@MOR Isso aí  é basicamente um conversor ressonante.

Eu queria fazer algo parecido, porém para funcionar como forno de indução. Inclusive o pessoal constrói este circuito também para forno indução mas não costuma passar dos 500 watts. Eu acredito que seja por cauda do driver de acionamento que é ruim.

Não acho não...

O senhor conhece algum CI dedicado ao acionamento de conversores ressoantes? Infelizmente, não conheço...

Sei que tem um CI, mas já não me lembro.

Era exatamente isso que eu gostaria de fazer:

@Albert

Olha. Deixa eu colocar algumas coisas.

1 - Não sou expert em aplicações de fornos de indução.

2 - O que eu já vi sobre aquecimento por indução é:

a) Por ser radiofrequência, a penetração no metal é pequena. Boa parte da energia é transferida mais próximo à superfície do metal. Efeito skin. Por isso é que já vi usarem para tratar (endurecer) a camada superficial de engrenagens.

b ) Devido ao núcleo ser basicamente de ar, a transferência de energia para o elemento metálico não é excelente como em transformadores. Muitas linhas de força não passarão pelo metal.

c) Para aumentar a transferência da energia, muitas bobinas têm o formato do metal a ser tratado. Com isso mais linhas de campo magnético passam pelo metal.

d) Uma das partes críticas do forno de indução (ou aquecimento por indução) é a qualidade dos capacitores. Além de terem que ser muito bons, costumam ser para altas tensões. E costumam ser muitos e em configuração série e ou paralelo.

e) A bobina do circuito tanque também é difícil de se fazer e quase sempre necessitam ser refrigeradas a água.

f) O circuito elétrico tem que ser muito bem feito e compacto, uma vez que há muita potência envolvida. Dissipadores, ventoinhas, água e bomba d'água são quase sempre necessários.

Com relação ao trabalho do sujeito:

1 - O cara é fera. B)

2 - Mostrou o trabalho completo, inclusive como fazer, montar, equipamentos usados diagramas e até filme. Deu muito trabalho.

3 - O aparelho provou que ele sabe calcular e fazer o projeto.

4 - O que ocorre é que o custo envolvido é muito alto. Componentes e equipamentos caros. Como satisfação pessoal é louvável, mas como utilização tenho minhas dúvidas. Em pouco tempo vai se cansar de aquecer metal.

5 - Bom para incluir no currículo dele, no caso de procurar emprego, pois demonstrou capacidade teórica, prática, paciência, perseverança e outras qualidades.

Com relação ao que você pretende:

1 - Acho que nas 20 páginas apresentadas o sujeito mostrou quase tudo para se poder fazer algo no mesmo feitio. Se você quiser fazer algo parecido, lá tem quase toda informação.

2 - O sujeito usou um PLL CD4046 (linha cmos). Só dei uma passada por alto, de modo que não sei bem qual seria a finalidade do PLL.

3 - Como já comentado, esse circuito tem a característica de dissipar menos nas comutações que circuitos não ressonantes. Em circuito flyback (com interrupção da corrente na chave) apenas a transição da condução quase não dissipa. A corrente parte de zero. No corte há dissipação. O circuito ressonante faz com que as comutações sejam forçadas quando ou a tensão ou a corrente passam pelo zero.

Salvei o trabalho do autor em meu PC. É uma boa fonte de consulta.

MOR_AL

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...