Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem gente gosto muito de eletronica de inventar e de fazer projetos principalmente de iluminacao, o que estou tentando montar é o seguinte, eu fiz 6 refletores de led com um cano de 100mm de encanacao mesmo esses canos brancos e 10mm de cumprimento e com 225 leds de 5mm em cada refletor sendo 75brancos 75verdes 75azuis, mais nao quero que seja apenas um refletor ou seja fiz com o intuito de pendurar onde eu quiser fazendo deles um jogo de luz para usar em casa mesmo nas festas, mais dai eu pensei, para isso eles tem q ter varios efeitos tipo strobo fade piscar aleatoreamente ai estou fazendo um projeto com uma caixa q eu mesmo fiz tipo a mesa de comando dos refletores onde quero por placas/circuitos com os efeitos e botões potenciometros chaves seja la o que for preciso mais só q para isso preciso dos circuitos ja tenho o do strobo q peguei na net e queria alguns mais, só q tem q pegar porque ja montei tantos da net e nao da em nada, por isso queria a ajuda de vocês com os circuitos, estou precisando de circuitos q facam os leds piscarem, acender e apagar devagar, piscar aleatorio, ficar altomatico entre os efeitos, e muito mais postem circuitos q realmente "funcionem" q suporte os 225 leds de cada refletor ou então q suporte uns 75, também fiquei sabendo dos microcontroladores arduinos q parece ter a capacidade de fazer todos esses efeitos sozinho apenas programando ele mais acho q é bem mais complicado pois tenho q comprar ele procurar os codigos na net para programalo e nao sei se suporta tantos leds assim, preciso da ajuda de vocês para finalizar esse projeto q vai servir para muita gente q também vai querer montar seu proprio jogo de luz obrigado a atencao e espero resultados dos circuitos...

Postado
O jeito mais fácil de ter tantos efeitos é usando algum microcontrolador.

Até dá para fazer com circuitos discretos e/ou Cis dedicados mas fica muito grande.

Falou

eu sei q com microcontrolador da para fazer mais é o seguinte pra fazer com circuitos nao interessa o tamanho da q vai ficar a mesa de comando mais é logico q com o microcontrolador é mais organizado, só q para isso teria q alguem me ajudar com o projeto alguem q entenda muito sobre isso, alguem q esteja disposto a me ajudar a montar porque eu sei q vai ter q programar cada efeito mais nao sei como nem comecar logicamente o primeiro passo é comprar mais isso nao é nem o problema o problema é q gostaria q alguem me explicasse como funciona, o que vai dar pra fazer com ele, quantos efeitos, se vai dar pra ficar um botao pra cada efeito, se aguenta os leds, entre milhares de duvidas q tem q ser respondidas, nao quero q alguem me diga "é assim" e eu vou la e faco, eu quero q me explique se possivel podemos nos comunicar através de email para montarmos o projeto, pois nao existe na net um projeto de iluminacao com uma mesa de comando e com varios efeitos sou daqueles q sabe q ja vende por ai muving de led canhao de led sao milhares de iluminacao profissional q é realmente um espetaculo, mais nao tenho dinheiro para comprar então vim aqui para pedir a ajuda da galera pra juntos desenvolvermos um projeto q nao é estão simples vai gasta, mais nao o preco de uma iluminacao profissional então se tiver alguem q possa me ajudar e q esteja realmente interessado peço a ajuda de vocês tanto com microcontroladores quanto com circuitos também valeu obrigado a atencao...

Postado

acho que o caminho mais fácil é vce fazer com arduino.

vce programa os efeitos de luz que quiser, coloca uma chave 1 polo X posições para selecionar o efeito (a chave irá conectar no arduino como input do efeito a ser executado).

a saida do arduino vce precisa tratar para acender os leds na forma q vce quiser, pois são só 5v e alguns miliamps.

se der pra escrever suas ideias de forma mais pontuada e em várias linhas fica mais fácil de entender o que você está pensando... daí dá para ajudar mais. ;-D

Postado
acho que o caminho mais fácil é vce fazer com arduino.

vce programa os efeitos de luz que quiser, coloca uma chave 1 polo X posições para selecionar o efeito (a chave irá conectar no arduino como input do efeito a ser executado).

a saida do arduino vce precisa tratar para acender os leds na forma q vce quiser, pois são só 5v e alguns miliamps.

se der pra escrever suas ideias de forma mais pontuada e em várias linhas fica mais fácil de entender o que você está pensando... daí dá para ajudar mais. ;-D

mais pelo q vejo o arduino nao vai suporta tantos leds como estou querendo, sao 225 leds em cada refletor e sao 6 refletores então é por isso q nao sei se é uma boa ideia montar com arduino, pois com circuitos dá pra ligar tranquilo pois vai ser varios circuitos cada refletor com o seu e se for pra comprar um arduino pra cada ai vai ficar caro né.

• mês depois...
Postado

Não... amigo...

A ideia que dei foi usar o arduino como driver...

É comum o pessoal confundir o uso do arduino...

Na verdade é só pra voce prototipar...

I ideia que dei foi você usar o arduino para prototipar o controle e programação dos refletores que deseja fazer... A alimentação desses refletores ocorreria com fonte de energia à parte... O arduino seria ligado em um shield de relés... onde você faria o chaveamento que quisesse dos refletores...

voce faria o programa ... subiria para o arduino e ele dispararia os relés... ativando ou não os refletores na forma que você quisesse...

Uma vez que tivesse funcionando a seu contento... vce compraria somente um chip ATMEGA... e faria a gravação desse programa que você mandou pro arduino nesse chip!

Isto feito... daí você montaria esse chip... o cristal em uma plaquinha besta e conectaria ela no shield de relés... Vce vai gastar uns... 30.. 40 reais no driver completo das suas luminarias...

Captou a ideia??

Postado

Nossa preciso comprar um kit Arduino urgente para me atualizar, rsrs

Faça com o uso de transistores de potência o chaveamento dos Leds

.  

Para efeitos aleatórios você precisará controlar LEDs específicos, para isto, você pode utilizar da lógica de MULTIPLEXAÇÃO, ou até mesmo de CHARLIEPLEXING.
Ambas as lógicas possibilitam que você controle várias saídas com poucos pinos para isto.

Por exemplo, usando a lógica charlieplexing você consegue controlar 90 leds diferentes com apenas 10 pinos de saída de um microcontrolador! 

O cálculo para saber quantos pinos você poderá controlar se baseia em n = n²-n.

Por exemplo:  Com 12 pinos, você poderá controlar (12²)-12 pinos, que dará o controle de 132 leds diferentes.

Para 255 leds, seriam necessários 17 pinos, pois (17²)-17 = 272.

A partir dai, você precisará de um microcontrolador com 17 pinos de saída! 
Existem microcontrolador com encapsulamento de 16, 24, 48 pinos(entre outros). Porém é necessário analisar o datasheet deles para saber qual seria o melhor custo benefício. 

Postado

@Rafaela-Sama,

Olha, se voce tiver um numero grande de Leds, o charlieplexing complica demais a programação individual... E manter os leds com um brilho alto fica impossível com muitos leds, devido ao curto tempo que cada Led vai permanecer aceso.

Hoje temos CI's baratos que fazem uma excelente matrix de Leds, e usamos bem poucos pinos para poder controlar 128 leds.

O exemplo mais clássico é o 74HCT595, que profissionalmente é utilizado com um CI driver de corrente , sendo que usa-se um driver tipo Source na saida de um deles, que pode fornecer até centenas de miliampéres para os Leds.

E também existe um CI muito interessante, o MAX7219, que controla 64 leds, podendo inclusive controlar o brilho apresentado. Esse CI é super barato e muito útil, pois podemos cascatear dezenas deles e enviar um unico sinal tipo serial de até 10 Mbps para todos eles. Eu já utilizei 3 em cascata, e a performance é muito boa e pelos testes que eu fiz posso controlar até 16 deles com um excelente refresh rate, utilizando um simples AVR a 8 Mhz. Imagine com um Arduíno Uno, que roda a 16 Mhz ( e com incríveis 16 Mips ! ).

Quanto à sua ideia de comprar um Arduino, eu apoio !!!!! Sugiro começar com um Arduino Uno ou um Arduíno Leonardo, são excelen tes portas de entrada para o hardware dos AVR's, que são bem mais rápidos que os Pics, e possuem excelente gama de recursos de hardware por um preço incrível !

Eu utilizo sempre os Arduínos Uno para montar meus protótipos, programo tudo em Basic mesmo ( podem me chamar de obsoleto kkk ) mas faço meus projetos sempre muito rápido.

No momento estou utilizando um Micro-arduíno para controlar as lanternas traseiras de minha moto, que utilizam cada uma um led RGB de 20 watts, e fiz um brake-light com eles, controlando o brilho e a maneira como pulsam em vermelho quando aperto o freio da moto.

Esses Arduínos são excelentes plataformas de prototipagem.

Paulo

• 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!