Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos. Sempre me deparo com placas de impressoras, monitores lcd, com capacitores "estufados" e os troco. Acontece que por vezes não tenho o capacitor idêntico. Para não ter erro ... o que posso fazer:

O capacitor novo pode ter tensão maior ou menor ?? Até quantos % de variação ??

O capacitor novo pode ter qnts nF de a mais ou a menos ??? Em qnts % pode variar??

É uma dúvida que sempre tive ... rs ... mas sempre esqueço de postar. Se puderem me ajudar agradeço.

Postado

Olha amigo, a tensão você pode variar para mais nunca para menos!! A não ser que você tenha noção da tensão exata e da variação que ela pode ter no circuito, do contrário nunca é recomendado usar a menos. Capacitância nunca se altera! Se o fabricante usa (no caso de placas mãe) um capacitor de 6.3V/820uF ao invés do comum de 1000uF pode ter certeza que tem uma razão, e alterar poderá causar mal funcionamento do circuito inteiro.

Quanto à temperatura, atualmente acredito que todos suportem até 105ºC, então se um dia realizar a troca em um aparelho antigo (receivers, videocassetes, televisores) que usarem eletrolíticos de 85ºC não se preocupe que não fará a menor diferença ;)

• Curtir 1
Postado

Exemplo ... um capacitor de 6,3v ... posso colocar um de 25v ?? Vai dar rolo não ?? Exemplo, em monitore LCD ... nunca acho capacitor de 820nF e 680nF e os próprios vendedores falam que pode colocar o de 1000nF ... Que que você acha ??

Postado

Uma vez fiz essa modificação que você me disse! Passar de 820nF para 1000nF e o monitor ficou com uma imagem um pouco tremida ao fundo, bem de leve. Então fui até uma sucata, comprei uma placa mãe por 5 reais, retirei os capacitores de 820nF e coloquei no monitor e adivinhe só? O problema acabou!! Varia muito de circuito para circuito! Mais monitores LCD e LED precisam de trabalhar sempre com componentes o mais próximo do original possíveis, pois trabalham com CI's aonde a mínima variação de tensão pode causar danos irreversíveis. Quanto a tensão do capacitor, no seu exemplo, 6.3V ou 25V seria a tensão máxima suportada, logo usar um capacitor de 1000V, 10000V, 100000V porém com a mesma capacitância, não teria problema algum, já que seria utilizado apenas a tensão do circuito. O problema seria só o espaço entre a placa e a carcaça do monitor que geralmente é pequeno.

Uma dica é sempre baixar o esquema e ver as tensões que a placa trabalha para evitar que o capacitor possa voltar a estufar novamente. Geralmente alguns fabricantes para economizar no projeto, usam capacitores muito próximos da margem de tensão na qual trabalham. Um monitor que trabalhava com 5.5V e usava um capacitor de 6.3V tinha menos de 1V de sobra caso houvesse um pico de tensão. Uma simples troca por um de 10V daria 4.5V de sobra e provavelmente este capacitor não estufaria mais.

• 4 anos depois...
Postado
9 horas atrás, francisco aparecido ferrei disse:

gostaria de saber se o capacitor 6.3v 820uf é compatível com 6.3v 471uf?

Não. 

9 horas atrás, francisco aparecido ferrei disse:

Existe diferença entre um capacitor da placa-mãe original e um comprado nas lojas de componentes eletrônicos, mesmo sendo os mesmos valores?

Dependendo do tipo de capacitor sim, hoje em dia costumam vender componentes de má qualidade. 

O difícil é saber se o componente é bonito ou não. 

Para capacitores isso não muda muito, pode comprar um igual e colocar sem problemas. 

• 9 meses depois...
Postado
4 horas atrás, Riclima disse:

Gostaria de saber se pode trocar capacitor de 400v 220uf por um 385v 220uf da tv lg de tubo?

Se é o capacitor da entrada, a tensão máxima que pode entrar nele com a TV em 220V é de 330V.

Em alguns TVs costumavam de usar até de 350V.

Já vi TV com esse de 385V, pode usar sem problemas. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!