Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Processador phenomX4 965 3.4 Ghz

placa Ecs A785gm-m Bs

1500gb sataII 7200 rpm

Ati Radeon 5750

4gb ddr3 1333

Qual fonte devo usar para minha configuração? desde já adradeço.

• Curtir 1
Postado
Sim o site é confiável.. Geralmente quando se busca escolher a fonte para uma determinada configuração antes se faz o dimensionamento da mesma baseado na demanda dessa config. Essa parte imagino já o fizeste, correto?

Sim, minha config não passa dos 400W. Então me foste recomendado as seguintes fontes:

- Antec EarthWatts 430 Green (R$ 199 na WAZ)

- Antec Neo Eco 400C (R$ 164 na Smartdata)

- OCZ StealthXstream 2 400W (R$ 149 na Guerra Digital)

- Corsair CX430 (R$ 145 na Londritech)

Vou ver qual e a melhorzinha e procurar em uma loja aqui perto, se não achar, vou ver se compro on-line. Mesmo sendo complicado, acredito que vale o risco. Adiantando, a competencia da fonte esta relacionada com seu consumo?

O JonnyGuru para mim é A referência em matéria de teste de fontes. Eles não fazem outra coisa, o site é só de reviews de fontes. São seríssimos, competentíssimos, olham tudo o que precisa ser olhado, têm todos os equipamentos (além de ser uma delícia ler os reviews deles, com o incrível senso de humor que eles têm - chego a ficar com dor de barriga de rir!). A metodologia de testes daqui do CdH é muito parecida com a deles e eu não me espantaria (e ainda aprovaria) se o Gabriel tivesse buscado inspiração lá.

E há uma razão para não haver mais testes da CX430 (e nenhum que eu tenha visto até agora da CX500): a Corsair decidiu não enviar nenhuma fonte da série CX para ser avaliada pela imprensa e pelos sites especializados. O JonnyGuru testou a fonte porque um amigo do pessoal do site achou uma CX430 por inacreditáveis e ridículos 15 dólares numa liquidação da "Black Friday" (a sexta-feira depois do feriado americano de Ação de Graças, dia tradicional de liquidações nos EUA) e comprou só para dar para eles testarem.

Inclusive, a Corsair foi muito criticada por essa decisão (bem, sempre há uma primeira vez, é bom ter algo para criticar na Corsair uma vez na vida!). Não sei qual a lógica, porque é claro que a linha CX é econômica, tem eficiência menor (são as únicas fontes da Corsair sem certificação 80 Plus) e dará reviews muito menos elogiosos do que com as outras linhas dela, mas até o... aham... "ruim" da Corsair ainda é muito acima da média. A linha de +12V poderia ter mais potência, os capacitores poderiam ser mais caprichados e tal, e dentre as que nós recomendamos, sempre deixo claro que a OCZ SXS2 400W é superior a ela. Mas ainda assim, mil vezes uma CX430 do que qualquer "Fire" Age da vida (como diz o mvhupsel)!

.

.

Bom saber!

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal!!

Tenho uma fonte WiseCase modelo WSCW-500W-1*12-K e a seguinte configuração:

Placa mãe: MSI K9N6PGM2-V

Athlon II x 2 245

Memória: 2 x 2GB kingston

2 Hds: 160GB + 500GB

e estou trocando a placa de video GTS 250 1GB por uma GTX 460 1GB

Gostaria de saber qual a real potência(Watts) que essa WiseCase entrega e se vai suportar minha configuração?

Se puderem me esclarecer, ficarei super grato!

abraços.

• Curtir 1
Postado
Gtx 470

Phenom II x4 955 BE

4Gb ddr3 2x2

A fonte VX 450w da Corsair aguenta?

Aguenta sem problemas, esta fonte é um excelente escolha tem potência e muita qualidade não vai se arrepender, sua configuração em pico chegará a uns 290watts no máximo e sua fonte fornece isso com muita folga

• Curtir 1
Postado

O pc esquenta quando a fonte esta baleada? tipo 80º no processador facilmente e quase 90º na placa-mãe.:confused: e a placa de video e o HD com temperaturas abaixo do normal? 30º HD e 44º 8400Gs Normal deles era 40º HD e 60º 8400gs.

e o pc esquenta quando a fonte esta baleada, tipo 80º no processador facilmente e quase 90º na placa-mãe? e a placa de video e o HD com temperaturas abaixo do normal? 30º HD e 44º 8400Gs ? Normal deles era 40º HD e 60º 8400gs.Minha fonte atual é a original do computador uma atx px350.

Se a fonte estiver baleada qual dessas duas é melhor opção? OCZ400SXS2 ou corsair cx430?

Config :

Dual Core E2160 (pretendo mudar para um Q2C Q9400S ou superior)

placa-mãe DG31PRBR

2Gb de Ram DDR2 667Mhz(1GB cada Pente) (Pretendo aumentar pra 4GB)

Nvidia Gforce 8400Gs 512mb 64bits

HD250HJ 250GB da Samsung (Pretendo aumentar para pelo menos 1TB de HD)

valeu ae

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
O pc esquenta quando a fonte esta baleada? tipo 80º no processador facilmente e quase 90º na placa-mãe.:confused: e a placa de video e o HD com temperaturas abaixo do normal? 30º HD e 44º 8400Gs Normal deles era 40º HD e 60º 8400gs.

e o pc esquenta quando a fonte esta baleada, tipo 80º no processador facilmente e quase 90º na placa-mãe? e a placa de video e o HD com temperaturas abaixo do normal? 30º HD e 44º 8400Gs ? Normal deles era 40º HD e 60º 8400gs.Minha fonte atual é a original do computador uma atx px350.

Se a fonte estiver baleada qual dessas duas é melhor opção? OCZ400SXS2 ou corsair cx430?

Config :

Dual Core E2160 (pretendo mudar para um Q2C Q9400S ou superior)

placa-mãe DG31PRBR

2Gb de Ram DDR2 667Mhz(1GB cada Pente) (Pretendo aumentar pra 4GB)

Nvidia Gforce 8400Gs 512mb 64bits

HD250HJ 250GB da Samsung (Pretendo aumentar para pelo menos 1TB de HD)

valeu ae

1* Qual sua fonte atual?

2* Seu problema pode ser de leitura dos sensores, assunto para outro tópico, mas qual programa voce esta usando para ler esses dados?

3* Quanto pode gastar em uma fonte caso seja necessária e/ou recomendável a troca?

4* Seu problema também pode ser um gabinete mal ventilado, assunto para outro tópico também.

• Curtir 1
Postado

1* Qual sua fonte atual?

Minha Fonte atual é a original do computador uma atx px 350

2* Seu problema pode ser de leitura dos sensores, assunto para outro tópico, mas qual programa voce esta usando para ler esses dados?

Sensores dificilmente é pois a propria placa-mãe vem com esse problema na bios mas quando voce baixa a atualizaçao da bios os sensores corrigem a temperatura e mostra a temperatura correta. TO usando o HWMonitor, já usei o Everest e a leitura é a mesma, diferença de 1º no max de 1 para o outro.

3* Quanto pode gastar em uma fonte caso seja necessária e/ou recomendável a troca?

Posso gastar até 250 reais

4* Seu problema também pode ser um gabinete mal ventilado, assunto para outro tópico também.

acho que não é o gabinete, pois uso ele com essa config faz 9 meses e o problema só apareceu agora depois que eu voltei de viagem.

Coloquei até um cooler pra tirar o ar quente de dentro do gabinete quando troquei a placa-mãe há 9 meses pra ter uma melhor refrigeraçao.

Eu dei uma pesquisada e descobri que essa minha fonte é de 220W acho que ela pode estar trabalhando forçada mas como não sei calcular o gasto da minha CPU to usando ela assim mesmo.

Mas se for o caso eu compro outra fonte.. Me indicaram uma dessas duas fontes corsair cx430 ou ocz400sxs2 qual delas é a melhor

• Curtir 1
Postado
Pessoal,

Tenho tido problemas relacionados a fonte de alimentação e a loja me ofereceu a fonte OCZ500SXS interamente gratis para ser colocada no meu micro. Gostaria de saber se esse modelo é realmente defeituoso e se ele vai aguentar a minha configuração:

Core i5 750 2.66GHZ

Nvdia GeForce GTX460 1GB

HD 500G SATA2

4GB RAM DDR3 (2x2)

Ningúem me respondeu; por favor me ajudem :(

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Eu dei uma pesquisada e descobri que essa minha fonte é de 220W acho que ela pode estar trabalhando forçada mas como não sei calcular o gasto da minha CPU to usando ela assim mesmo.

Mas se for o caso eu compro outra fonte.. Me indicaram uma dessas duas fontes corsair cx430 ou ocz400sxs2 qual delas é a melhor

Vamos lá. Teu E2160 mesmo com um over legal nao será estão consumidor assim. Tua fonte deve segura-lo tranquilo. Tua vga também nao deve consumir tanto, agora nao sei precisar se ambos em over (cpu+vga) seriam demasiados para sua fonte, penso que sim, mas nao é nosso caso.

Mesmo que tua fonte aguente o teu atual sistema, sabemos que nao è uma boa fonte, então, se puder, recomendo a troca, quanto aos modelos sugeridos, uma fonte em torno de 400W é mais do que suficiente. Basta olhar as sugestoes dessas fontes nesse mesmo tópico, voltando algumas páginas.

Entre as fontes que te indicaram, creio que a OCZ entregue um pouco mais de potencia do que a Corsair, mas ai algum colega mais conhecedor indica melhor.

Teu problema de aquecimento pode ser decorrente das altas temperaturas do verao brasileiro. Se souber faze-lo, recomendo dar uma limpada completa no teu pc, limpar bem o cooler, passar pasta térmica, essas coisas. Organizar melhor os cabos também ajuda. Creio que seja suficiente.

E lembrando, se puder, troque a fonte, teu pc agradecerá.

• Curtir 1
Postado
Pessoal,

Tenho tido problemas relacionados a fonte de alimentação e a loja me ofereceu a fonte OCZ500SXS interamente gratis para ser colocada no meu micro. Gostaria de saber se esse modelo é realmente defeituoso e se ele vai aguentar a minha configuração:

Core i5 750 2.66GHZ

Nvdia GeForce GTX460 1GB

HD 500G SATA2

4GB RAM DDR3 (2x2)

Eu não recomendaria essa fonte para ninguém comprar, Haakon, mas seu caso é diferente, porque estão lhe oferecendo a fonte gratuitamente como reposição. Assim sendo, eu no seu lugar aceitaria a oferta, porque exceto por essa possibilidade de "morte súbita", a fonte é excepcional e brilha com louvor em todos os testes (o problema é que os testes pegam uma fonte novinha e não dizem como ela se comporta a longo prazo). É uma pequena parcela das unidades que dá esse problema, também há muita gente com ela funcionando bem há muito tempo, e no seu caso acho que vale a pena arriscar. Qualquer coisa, eles vão ter que trocar de novo.

Apenas pergunte se eles não têm a OCZ SXS2 de 400W. É menos potente, mas ainda é mais do que suficiente para segurar sua configuração com muita folga, tem um projeto diferente do da de 500W e não há registro de problemas com ela. Se não tiverem, aceite mas deixe claro que você sabe dos problemas com a fonte de 500W e exija o compromisso deles por escrito de que a substituirão em caso de problemas.

Processador phenomX4 965 3.4 Ghz

placa Ecs A785gm-m Bs

1500gb sataII 7200 rpm

Ati Radeon 5750

4gb ddr3 1333

Qual fonte devo usar para minha configuração? desde já adradeço.

Iurie, seu caso não foge ao padrão de 95% dos usuários. Mesmo supondo que seu X4 965 seja da revisão C1 ou C2 (que gastam mais energia do que a mais recente, C3), seu PC mal passa de 200W no pico da utilização, inclusive porque a 5750 é uma placa extremamente econômica que forçada ao máximo ainda não passa de 60 watts. Se existisse, você poderia pegar uma boa fonte de 300W e daria com muita folga.

Infelizmente, não existem fontes realmente boas no mercado brasileiro abaixo de 400W. Então, uma boa fonte dessa faixa seria o mais indicado para você. Aí, nossa listinha-padrão é esta aqui (na ordem da melhor para a "menos boa", porque falar "pior" seria injustiça com produtos de qualidade como estes):

Sim, minha config não passa dos 400W. Então me foste recomendado as seguintes fontes:

Vou ver qual e a melhorzinha e procurar em uma loja aqui perto, se não achar, vou ver se compro on-line. Mesmo sendo complicado, acredito que vale o risco. Adiantando, a competencia da fonte esta relacionada com seu consumo?

A lista está na ordem da melhor para a "menos boa", porque realmente "pior" não há, pois são todas ótimas. Acho que o melhor custo/benefício de todas atualmente é com a OCZ SXS2 de 400W. A Corsair CX430 perde um pouco na eficiência - é a única destas que não tem a certificação 80 Plus, embora falte pouco para atingir esse nível. Por isto, com ela você gastaria um pouco mais de energia elétrica. Mas ainda é extremamente confiável, estável, robusta e fica anos-luz acima da média do mercado. Qualquer uma destas fontes deixará você muito bem atendido.

Quanto à "competência" da fonte, não entendi sua pergunta, porque não sei o que você quis dizer com esse termo.

Olá pessoal!!

Tenho uma fonte WiseCase modelo WSCW-500W-1*12-K e a seguinte configuração:

Placa mãe: MSI K9N6PGM2-V

Athlon II x 2 245

Memória: 2 x 2GB kingston

2 Hds: 160GB + 500GB

e estou trocando a placa de video GTS 250 1GB por uma GTX 460 1GB

Gostaria de saber qual a real potência(Watts) que essa WiseCase entrega e se vai suportar minha configuração?

O Clube do Hardware testou a WiseCase WSCW-500-1*8-K. Considerando que esses fabricantes de fontes genéricas não têm o menor pudor em vender até a mesma fonte colocando etiquetas de potências vastamente diferentes como se fossem produtos distintos, não há razão para pensarmos que os resultados desse teste não se apliquem também à sua: conhecendo as práticas deles, é muito provável que seja a mesma fonte, ou com diferenças apenas mínimas.

E olhe, os resultados do teste foram catastróficos. Essa fonte é um cortejo de horrores: não tem filtragem da corrente de entrada (e o teste ainda mostrou que a placa de circuito impresso da fonte tinha lugar para isso, mas a WiseCase decidiu não colocar, para economizar!), usa capacitores chineses vagabundos, do tipo que estoura e vaza só de olhar de mau jeito para a fonte, etiqueta com informações de distribuição de potência comprovadamente falsas, voltagens confiáveis somente até 285 W (que parece ser a potência "real" da fonte - embora eu odeie esse termo para lá de abusado e geralmente mentiroso), baixa eficiência ($$$ na sua conta de luz) e níveis de ruído perigosamente próximos ao máximo permitido. Além do mais, a fonte de "500 watts reais" queimou ao chegar aos 400W de consumo...

Veja o teste em https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-WiseCase-WSCW-500-18-K-de-500-W/2077/9 (esta é a página das conclusões; se você se interessar em ler o resto, acesse os links lá mesmo).

Nem pense em ligar uma GTX 460 nessa fonte. A potência em si até quase certamente dá, embora no limite do que essa fonte é capaz de dar. Mas não dá para confiar na estabilidade e nos níveis de ruído de uma fonte dessas. Eu não poria uma placa cara e delicada para consumir eletricidade tão pouco confiável e de má qualidade.

Pegue uma fonte da nossa listinha básica de recomendações, abaixo. Aí você ficará tranquilo. Só depois ponha a placa. E se a grana não der para as duas coisas, a placa é que terá que esperar outra oportunidade, senão você estará correndo o risco de perder seu investimento.

Seu consumo em pico ainda fica dentro do que sua fonte é capaz de oferecer, mas o problema é que essas fontes baratas também costumam entregar energia "suja", com voltagens pouco confiáveis, instáveis e cheias de ruído elétrico, que podem danificar seu PC com o tempo. Trocar essa fonte é mesmo altamente recomendável, e as duas fontes que você mencionou são ambas excelentes e mais do que adequadas à sua configuração. Entre as duas, a da OCZ é um pouco melhor, porque tem mais eficiência (você pagará menos na conta de luz) e um pouco mais de potência na linha de +12V, que é a mais importante para os PCs modernos. Mas mesmo a da Corsair é excelente e atenderá você muito bem e com toda a confiabilidade.

.

.

• Curtir 1
Postado
Eu não recomendaria essa fonte para ninguém comprar, Haakon, mas seu caso é diferente, porque estão lhe oferecendo a fonte gratuitamente como reposição. Assim sendo, eu no seu lugar aceitaria a oferta, porque exceto por essa possibilidade de "morte súbita", a fonte é excepcional e brilha com louvor em todos os testes (o problema é que os testes pegam uma fonte novinha e não dizem como ela se comporta a longo prazo). É uma pequena parcela das unidades que dá esse problema, também há muita gente com ela funcionando bem há muito tempo, e no seu caso acho que vale a pena arriscar. Qualquer coisa, eles vão ter que trocar de novo.

Apenas pergunte se eles não têm a OCZ SXS2 de 400W. É menos potente, mas ainda é mais do que suficiente para segurar sua configuração com muita folga, tem um projeto diferente do da de 500W e não há registro de problemas com ela. Se não tiverem, aceite mas deixe claro que você sabe dos problemas com a fonte de 500W e exija o compromisso deles por escrito de que a substituirão em caso de problemas.

O meu medo é que a garantia acabe, e ela "bata os capacitores" (para nao dizer as "botas") logo depois, aí nao vai ter jeito. O pior é se ela levar junto uma placa de video ou o processador; aí FU :wacko:

Eu sabia do defeito, tentei ver se eles tinham a SXS2, que parece ser o modelo que tem a correçao, e eles me disseram que da OCZ só tinham esse e o modelo de 600, que aí eu já teria que pagar.

Se for pagar eu prefiro comprar logo uma VX550 ou uma CX450. Estou com medo de arriscar, você acha interessante eu comprar uma CX450 e ficar seguro logo de uma vez ou é melhor arriscar?

Alguem tem mais alguma opnião?

Existe algum artigo ou reportagem que prove a deficiencia? Eles nao assinariam o compromisso se eu nao pudesse provar...

• Curtir 1
Postado

Pessoal,

Estou com dúvidas sobre os cabos da fonte.

Estou pensando em pegar uma Antec Neo Eco 400C, já que ocz 400w sxs2 oferece 3 satas em um cabo. Os Watts seguram minha configração pelo que pesquisei.

- Existe um papo de 12v é o que importa. Alguém explica o que é isso?

- Os fans são conectados na mb certo? Vou usar no máximo 2.

- O pci-e é de 6 pin. Parece que existe um esquema de 6 pin + 2, 8 pin, etc. Pelo que entendi algumas placas de vídeo usam diferentes pinagens de pci-e, mas posso resolver facilmente com adaptadores. Certo?

Abraços

• Curtir 1
Postado

Pessoal, alguem pode me confirmar se de fato todas as fontes OCZ500SXS são defeituosas, e se é melhor não arriscar, embora ela tenha tido bons resultados?

Desde já agradeço.

• Curtir 1
Postado
O meu medo é que a garantia acabe, e ela "bata os capacitores" (para nao dizer as "botas") logo depois, aí nao vai ter jeito. O pior é se ela levar junto uma placa de video ou o processador; aí FU :wacko:

Eu sabia do defeito, tentei ver se eles tinham a SXS2, que parece ser o modelo que tem a correçao, e eles me disseram que da OCZ só tinham esse e o modelo de 600, que aí eu já teria que pagar.

Se for pagar eu prefiro comprar logo uma VX550 ou uma CX450. Estou com medo de arriscar, você acha interessante eu comprar uma CX450 e ficar seguro logo de uma vez ou é melhor arriscar?

Alguem tem mais alguma opnião?

Existe algum artigo ou reportagem que prove a deficiencia? Eles nao assinariam o compromisso se eu nao pudesse provar...

Agora é que percebi que é a SXS da primeira série. Há dúvidas se a SXS2 corrigiu ou não o problema, porque isso é impossível de testar.

Pelos relatos, ela simplesmente para de funcionar, não acontece nada "explosivo" ou de risco. Você acha esses relatos principalmente em sites de lojas como a Newegg e a Amazon. Mas acho que a questão é outra. Você não vai ficar tranquilo se ficar com a fonte, nem com todas as garantias do mundo. Você não confia, e se não confia, não dá.

Suponho que você precise pagar apenas a diferença se pegar uma fonte mais cara. Neste caso, eu pegaria uma dessas Corsair, sim. Garantia de resolver o problema e de você ficar tranquilo.

Pessoal,

Estou com dúvidas sobre os cabos da fonte.

Estou pensando em pegar uma Antec Neo Eco 400C, já que ocz 400w sxs2 oferece 3 satas em um cabo. Os Watts seguram minha configração pelo que pesquisei.

- Existe um papo de 12v é o que importa. Alguém explica o que é isso?

- Os fans são conectados na mb certo? Vou usar no máximo 2.

- O pci-e é de 6 pin. Parece que existe um esquema de 6 pin + 2, 8 pin, etc. Pelo que entendi algumas placas de vídeo usam diferentes pinagens de pci-e, mas posso resolver facilmente com adaptadores. Certo?

Abraços

Toda fonte tem linhas de 12V, 5V e 3,3V, e os componentes puxam força de cada uma delas conforme a necessidade. A potência das fontes é distribuída e há limites separados para o que a fonte é capaz de entregar em cada uma dessas linhas. A potência total da fonte é a soma dessas potências, e é ela que é anunciada, mas nem sempre garante que você terá a potência de que necessita nas linhas individuais.

Os PCs de até alguns anos atrás tinham componentes que puxavam mais força das linhas de 5V e 3,3V, e as fontes daquela época eram projetadas para atender a essa demanda. Ainda sobrevivem muitas fontes com projetos antigos que têm essa distribuição de linhas, mas hoje a maioria dos PCs puxa a maioria esmagadora da energia que consomem da linha de 12V, e por isto as fontes mais modernas dão mais potência a essa linha e bem menos às outras.

A Antec Neo Eco 400C dá 30 ampères na linha de 12V, o que dá uma potência de 360W só para essa linha. Isso é mais do que suficiente e adequado para uma fonte dessa faixa. Fique sossegado.

Quanto às ventoinhas, variam. Há placas-mães que têm conectores para elas, outras que não têm, e o número varia. Pode ser que você tenha que ligar algumas diretamente na fonte.

Esta fonte tem só um conector PCI-E de 6 pinos, mas se sua placa usar 8, ou se você puser uma segunda placa em SLI ou Crossfire, pode usar os adaptadores. Se já não vierem com a placa (costumam vir), você os encontra na JustShop e na WAZ.

.

.

• Curtir 1
Postado

A lista está na ordem da melhor para a "menos boa", porque realmente "pior" não há, pois são todas ótimas. Acho que o melhor custo/benefício de todas atualmente é com a OCZ SXS2 de 400W. A Corsair CX430 perde um pouco na eficiência - é a única destas que não tem a certificação 80 Plus, embora falte pouco para atingir esse nível. Por isto, com ela você gastaria um pouco mais de energia elétrica. Mas ainda é extremamente confiável, estável, robusta e fica anos-luz acima da média do mercado. Qualquer uma destas fontes deixará você muito bem atendido.

Quanto à "competência" da fonte, não entendi sua pergunta, porque não sei o que você quis dizer com esse termo.

.

.

Quando me refereri a competencia, seria o quanto a fonte é eficiente na entrada de energia e na saida da mesma. O quanto ela desperdiça de energia.

Quando eu mudar de fonte, vou sentir uma diferença no gasto de energia eletrica da mesma?

• Curtir 1
Postado
Quando me refereri a competencia, seria o quanto a fonte é eficiente na entrada de energia e na saida da mesma. O quanto ela desperdiça de energia.

Quando eu mudar de fonte, vou sentir uma diferença no gasto de energia eletrica da mesma?

Sempre usei fonte de eficiência baixa, e a minha atual da assinatura é a única fonte com eficiência maior que 80% que tive na vida e não vejo diferença alguma na conta de energia... Minha opinião; na hora de comprar a fonte vai do bolso da qualidade ou até o que alguns procuram "custo benefício". A utima coisa que se deve levar em consideração e a conta de luz, só se você nunca desliga seu micro pra ver diferença... e vai ser minima!!!!

E esse super dimencionanto da fonte quanto ao hardware, pra mim não é tão importante assim, acho que uns 150 ou 200W a mais não é nenhuma doença de pontencialite... E logo o que vai virar doença é o "dimencionamento super perfeito" da fonte!!!!!!!!!!

• Curtir 1
Postado

A eficiência de uma fonte depende de um monte de coisas, sobretudo do projeto interno dela, e não dá para prever a priori. Só mesmo testando. Todas as indicadas, com exceção da Corsair CX430, têm certificação 80 Plus, o que significa que dão mais de 80% de eficiência em 25%, 50% e 100% da potência anunciada. A Antec 430C cai um pouco a eficiência em baixo consumo (abaixo de 20%) e fica nuns 78%, o que ainda é razoável. A Corsair CX430 só alcança 80% em algumas situações, mas normalmente também não cai abaixo de 78%. A Antec Neo Eco 400C e a OCZ SXS2 400W mantêm índices de 81-82% consistentemente em qualquer faixa de consumo.

Considerando que a sua fonte atual fica provavelmente por volta dos 70% ou até menos, que é o que as genéricas costumam dar, deve haver uma economia substancial se você ficar com o PC ligado muito tempo. Você notará que a fonte esquentará muito menos do que a atual. A minha é 80 Plus Silver, com eficiência que chega a 88% e nunca cai abaixo de 86% em uso normal, e ela fica gelada, mal dá para senti-la sequer morninha. Isto é porque, sendo de alta eficiência, entrega quase tudo o que puxa da tomada para o PC e dissipa muito pouco como calor.

Sempre usei fonte de eficiência baixa, e a minha atual da assinatura é a única fonte com eficiência maior que 80% que tive na vida e não vejo diferença alguma na conta de energia... Minha opinião; na hora de comprar a fonte vai do bolso da qualidade ou até o que alguns procuram "custo benefício". A utima coisa que se deve levar em consideração e a conta de luz, só se você nunca desliga seu micro pra ver diferença... e vai ser minima!!!!

E esse super dimencionanto da fonte quanto ao hardware, pra mim não é tão importante assim, acho que uns 150 ou 200W a mais não é nenhuma doença de pontencialite... E logo o que vai virar doença é o "dimencionamento super perfeito" da fonte!!!!!!!!!!

Acho que vou para Vinhedo só para seguir o Pieter na rua... Ele deve sair com um maço de notas de euro jogando no chão enquanto anda... :P

E acho que podemos fechar o tópico, né? Gente, é Tuniq 1000W para todo mundo e não se discute mais! :P

.

.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vejo duas grandes vantagens nas fontes mais eficientes:

1) A eficiência alta faz com que a fonte desperdice menos energia. Esse desperdício menor aparece sob a forma de menor calor gerado dentro da fonte e do gabinete. Esse menor calor faz com que os componentes trabalhem com mais folga, trabalhem melhor, aumentando sua vida útil, diminuindo o stress portanto.

2) Para que uma fonte que aquece muito aguente, ela tem de ser bem arrefecida. Desse modo é absolutamente normal e necessário que fontes de baixa eficiência sejam equipadas com fans com rotação elevada, para forçar um maior fluxo de ar. Rotações elevadas costumam vir acompanhadas do maldito ruído. Como trabalho muito de madrugada, aonde dá para ouvir o cuchicho dos mosquitos, esse tipo de ruído é, para mim, simplesmente um fracasso..

Não é portanto os R$ 2,50 de economia de energia por mês, quem sabe, que me fazem adotar fontes de alta eficiência e sim esses dois motivos ai de cima..

Um cálculo muito rápido.

Comparemos uma ST420BKV de eficiência em torno dos 65% com uma Antec EA430-D green com eficiência em torno dos 84%, ambas tendo que ofertar 200 Watts a uma config durante 6 horas por dia em 30 dias.

Demanda da Seventeam=200/0,65 = 308 Watts. Aproveita 200 e bota fora 108 Watts sob a forma de calor (como se fora uma lâmpada de 108 Watts ligada, a aquecer, dentro do gabinete da fonte)

Demanda da Antec = 200/0,84 = 238 Watts. Aproveita 200 e bota fora 38 Watts sob a forma de calor (como se fora uma lâmpada de 38 Watts ligada, a aquecer, dentro do gabinete da fonte)

Diferença de energia botada fora = 108-38 = 70 Watts

Diferença de energia botada fora por dia = 70 Watts x 6 horas = 420 Watts hora

Diferença de energia botada fora durante um mês = 420 Watts hora/dia x 30 dias = 12.600 Watts hora /mes. Ou seja, 12,6 KWh por mês.

Custo dessa energia botada fora em um mês (base de cálculo = R$0,45/KWh mes)

Custo mensal da energia botada fora a mais com a Seventeam se comparada com a Antec = 12,6 x 0,45 = R$ 5,67 por mês.

Ao final de um ano se pouparia 12 x 5,67 = 68,04 por ter escolhido a fonte da Antec em detrimento da Seventeam.

Considerando que a referida seventeam custa por volta de R$ 100 e a Antec referida custa R$ 200. Para se pagar a diferença de R$ 100 seriam necessários 100/5,67 = 18 meses do uso da fonte. Ai empataria.

Tudo o que a fonte durasse a mais do que esse tempo seria lucro.

Mas como falei, o maior lucro não está no dinheiro poupado e sim no maldito ruído e calor gerado...

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Vejo duas grandes vantagens nas fontes mais eficientes:

1) A eficiência alta faz com que a fonte desperdice menos energia. Esse desperdício menor aparece sob a forma de menor calor gerado dentro da fonte e do gabinete. Esse menor calor faz com que os componentes trabalhem com mais folga, trabalhem melhor, aumentando sua vida útil, diminuindo o stress portanto.

2) Para que uma fonte que aquece muito aguente, ela tem de ser bem arrefecida. Desse modo é absolutamente normal e necessário que fontes de baixa eficiência sejam equipadas com fans com rotação elevada, para forçar um maior fluxo de ar. Rotações elevadas costumam vir acompanhadas do maldito ruído. Como trabalho muito de madrugada, aonde dá para ouvir o cuchicho dos mosquitos, esse tipo de ruído é, para mim, simplesmente um fracasso..

Não é portanto os R$ 2,50 de economia de energia por mês, quem sabe, que me fazem adotar fontes de alta eficiência e sim esses dois motivos ai de cima..

Um cálculo muito rápido.

Comparemos uma ST420BKV de eficiência em torno dos 65% com uma Antec EA430-D green com eficiência em torno dos 84%, ambas tendo que ofertar 200 Watts a uma config durante 6 horas por dia em 30 dias.

Demanda da Seventeam=200/0,65 = 308 Watts. Aproveita 200 e bota fora 108 Watts sob a forma de calor (como se fora uma lâmpada de 108 Watts ligada, a aquecer, dentro do gabinete da fonte)

Demanda da Antec = 200/0,84 = 238 Watts. Aproveita 200 e bota fora 38 Watts sob a forma de calor (como se fora uma lâmpada de 38 Watts ligada, a aquecer, dentro do gabinete da fonte)

Diferença de energia botada fora = 108-38 = 70 Watts

Diferença de energia botada fora por dia = 70 Watts x 6 horas = 420 Watts hora

Diferença de energia botada fora durante um mês = 420 Watts hora/dia x 30 dias = 12.600 Watts hora /mes. Ou seja, 12,6 KWh por mês.

Custo dessa energia botada fora em um mês (base de cálculo = R$0,45/KWh mes)

Custo mensal da energia botada fora a mais com a Seventeam se comparada com a Antec = 12,6 x 0,45 = R$ 5,67 por mês.

Ao final de um ano se pouparia 12 x 5,67 = 68,04 por ter escolhido a fonte da Antec em detrimento da Seventeam.

Considerando que a referida seventeam custa por volta de R$ 100 e a Antec referida custa R$ 200. Para se pagar a diferença de R$ 100 seriam necessários 100/5,67 = 18 meses do uso da fonte. Ai empataria.

Tudo o que a fonte durasse a mais do que esse tempo seria lucro.

Mas como falei, o maior lucro não está no dinheiro poupado e sim no maldito ruído e calor gerado...

Abraço...

Eu também vejo estas vantagens, e acho que ninguém deve comprar fonte sem PFC ativo e além do PFC tem que escolher uma marca de confiaça com cetificado 80 PLUS de preferência... E quanto o ruído e o calor gerado você está certissímo, sofri com isso, com minhas antigas fontes.

Eu gostaria de saber quanto aumentaria o gasto na conta comparando um pc que gasta uns 300W no pico com uma fonte de 400W PFC ativo comparando o mesmo pc com uma fonte de 550 ou 600W também com PFC ativo pra ver se o aumento é relevante.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Eu gostaria de saber quanto aumentaria o gasto na conta comparando um pc que gasta uns 300W no pico com uma fonte de 400W PFC ativo comparando o mesmo pc com uma fonte de 550 ou 600W também com PFC ativo pra ver se o aumento é relevante.

Essa é fácil... O aumento de consumo é ZERO!

A capacidade da fonte só diz qual a potência máxima que a mesma é capaz de entregar se solicitada.

Se o consumo é de 300 Watts, não importa a capacidade final da fonte, seja ela de 450, de 500, de 850 ou 1.200 Watts, com ou sem PFC ativo, a demanda da fonte da tomada sempre será igual a potência entregue ao PC dividido pela eficiência da fonte..

Como as curvas de eficiência das fontes são tipicamente como essa que se pode ver abaixo, sempre que se puder trabalhar com a fonte entregando de 40% a 70% de sua capacidade final, se estará operando numa região em que essa fonte apresenta uma melhor eficiência.

MelhorfaixadeeficinciaCorsairVX450.jpg

Essa é uma das razões de não se colocar uma fonte de 1.000 Watts em uma config que demanda 150 watts (além da razão de custo, é claro). Uma fonte capaz de entregar 1.000 Watts definitivamente não terá uma eficiência das melhores ao entregar somente 150 Watts..

Mas definitivamente, o gasto de energia, ou melhor o desperdício, tem a ver somente com a eficiência da fonte. Não tem nada a ver com sua potência final nem com a presença ou não do PFC ativo, diretamente.

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Não sei porque eu estou com muita dúvida na escolha da fonte pra minha configuração:

core i5 760

ASUS P7h55m/br

ATI radeon hd 6870

memoria 2x4gb 1333

gabinete casesmall r460 expresso

Alguem me ajuda por favor... Será que uma OCZ stealthxstream 400w não vai me dar problemas no futuro? Eu li muitos foruns e quase todo mundo usa 500w ~600w pra configuração igual a minha.. O que eu façoooo??? valeu

• Curtir 1
Postado
Não sei porque eu estou com muita dúvida na escolha da fonte pra minha configuração:

core i5 760

ASUS P7h55m/br

ATI radeon hd 6870

memoria 2x4gb 1333

Alguem me ajuda por favor... Será que uma OCZ stealthxstream 400w não vai me dar problemas no futuro? Eu li muitos foruns e quase todo mundo usa 500w ~600w pra configuração igual a minha.. O que eu façoooo??? valeu

Você poderia ser mais específico e dizer exatamente que tipo de problemas você receia que essa fonte lhe cause?

E quanto aos outros, acho que eles é que sabem do bolso deles, do quanto podem gastar e do tamanho do seu ego (e, ao que parece, também do tamanho do seu documento, que precisa ser maior do que o dos outros de qualquer maneira! :D)...

.

.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

core i5 760

ASUS P7h55m/br

ATI radeon hd 6870

memoria 2x4gb 1333

Você está com duvidas por não pensar racionalmente sobre a questão. Quer ver, raciocine comigo..

Essa ai de cima certamente não é toda a sua configuração (que a fonte terá de alimentar)...

- Ai está faltando DVD. Seu PC não vai ter DVD??? Ou ele será movido a ar???

- Esse seu futuro gabinete permite uma série de variações quanto aos fans a equipar o mesmo. Todos esses fans deverão ser alimentados pele fonte.

Liste os conte fans por tamanho.. De 8 cm de 9 cm de 12 cm, com led, sem led, etc...

- Vais colocar algum pinduricalho como iluminação, ou card reader, ou placa de som, LCD, o que valha..

- Vais pendurar de modo definitivo alguma coisa sem alimentação, ai em alguma USB?? Pen drives, webcam, game pads e coisas do tipo demanda energia da fonte, via USB. Impressoras, HD's alimentados externamente, máquinas fotográficas não demanda energia da USB. Mouse e teclado já estão incluídos pois são necessários de qualquer modo..

De posse de sua real config, entre com esses dados ai nesse site http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp e terás como resultado final a Minimum PSU Wattage que é mais ou menos a demanda de pico dessa sua configuração.

Divida esse valor por 0,7 para saber a mínima potência da fonte que necessitas (isso garantirá que a nova fonte estará entregando no máximo 70% de sua capacidade final quando sua config demandar seu pico de consumo).

Fácil. Muito fácil..

• Curtir 1
Postado

Galera, queria a ajuda de vocês!

Meu pc é:

Placa Mãe: Asus IPM41 - D3

Processador: DualCore 2 Duo E8400, 3000 MHz

4GB DDR 3 - 1333

HD 500 GB

2 Gravadores de DVD (LG / Sony)

Fonte: Mtek ATX 650 P2L

Vou colocar uma placa de video Geforce 8600 GT só para alguns joguinhos e video (jogo bom mesmo jg no play)

a duvida é: essa fonte aguenta essa config com essa placa? sei que a fonte é generica, mas pelo menos o pc sem a placa ela tem segurado...

abs

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!