Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal meu amigo tem está seguinte fonte C3Tech 4050s que foi testada aqui no CDH e concluiriam que ela e produto bomba, ela e rotulada como 500w, só que a potência máxima medida foi de 398,2 W a 45,5º C, só que ele não sabia e agora ele comprou uma VGA e queria saber se vai aguentar, a configuração dele e está abaixo:

Placa Mãe: M4A785TD M EVO

Processador: Athlon ll X2 245

Memória: 2GB DDR3

HD: 80GB, mas vai trocar por um de 500GB

Fonte: C3Tech 4050s

E a VGA que ele comprou e a HD4650 1GB DDR3

O teste da Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PUF-4050S-de-500-W/1838/1

VGA: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:134:161

Então eu queria saber se está fonte irá suportar a configuração dele junto com esta VGA.

Atenciosamente.

• Curtir 1
Postado
Pessoal meu amigo tem está seguinte fonte C3Tech 4050s que foi testada aqui no CDH e concluiriam que ela e produto bomba, ela e rotulada como 500w, só que a potência máxima medida foi de 398,2 W a 45,5º C, só que ele não sabia e agora ele comprou uma VGA e queria saber se vai aguentar, a configuração dele e está abaixo:

O teste da Fonte: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-PUF-4050S-de-500-W/1838/1

VGA: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:01:134:161

Então eu queria saber se está fonte irá suportar a configuração dele junto com esta VGA.

Atenciosamente.

Aguenta sim e com muita folga, a configuração dele não vai chegar nem perto de 250watts e mesmo a fonte sendo ruim vai suportar de boa

• Curtir 1
Postado

Atenciosamente.

Na verdade o problema desta fonte está longe de ser apenas a potência rotulada.

Se fosse aquela Video Edition da mesma marca, com os mesmos 500W rotulados, já seria uma ótima fonte de 400W, com projeto similar a fontes melhores, PFC ativo e tudo mais.

Já que você até leu o teste desta fonte aí, tente filtrar melhor as informações:

O problema da PUF-4050S não é só este. A partir do teste 12 (isto é, quando puxamos mais do que 312,4 W dela) as saídas de +12 V ficaram com suas tensões abaixo do permitido – situação certamente agravada pelo uso de fios de bitola inferior ao recomendado. Com isso só sentiríamos segurança nesta fonte se ela fosse uma fonte rotulada como sendo de 300 W.

De qualquer forma, como foi dito, a configuração do seu amigo aí terá um consumo bem baixo. Me arrisco a dizer que não chega nem mesmo a 200W.

A HD4650 mesmo, que inclusive eu estava usando até esses dias, consome menos de 40W. Veja aí:

http://www.xbitlabs.com/images/video/ati-radeon-hd4650/pc4650_power.png

Enfim, essa fonte certamente dará conta do micro em questão. Terá até mesmo uma grande folga. Apenas é o caso de se pensar que fonte não é só fornecer energia suficiênte, é também qualidade, estabilidade, segurança e até mesmo eficiência e economia.

• Curtir 1
Postado

Bom dia!

Tenho a configuração abaixo sendo "segurada" por uma já velhinha fonte AVC de 350W

(modelo AVS-350) supostamente reais.

A questão é que eu vou precisar colocar mais um HD SATA neste PC ainda nesta semana

e estou preocupado pois apesar de eu saber que minha configuração passa longe dos

350W, eu não acredito que essa fonte consiga realmente entregar essa potência com

qualidade e com a adição de +1 HD, temo que o pior aconteça...

Config. Atual:

MB: ECS A780GM-A V.1.1

CPU: Athlon II x2 240 (2,8GHz)

RAM: 3 x 1GB DDR2-667

VGA: ATi HD4650 512MB DDR2 PCIe

HD1: Seagate 500GB 7200.12 SATA2

HD2: Western Digital 320GB Caviar Blue SATA2

DVD1: Sony Optiarc DVD-RAM SATA2 (conectado na fonte com um adaptador Molex-SATA)

DVD2: LG DVD-RW IDE

+ 6 fans adicionais, floppy drive, placa PCI-USB 1.1, webcam (come energia da USB)

e joystick de PS2 USB (também come energia da USB...).

O HD que irei adicionar é um Samsung HD154UI EcoGreen (1,5TB SATA2 5400RPM) e já

terei que usar +1 um adaptador Molex-SATA pois minha fonte só tem 2 conectores de

energia SATA... Aliás, acho que os Molex também já acabaram!

Pessoal, vai segurar essa configuração, ou é melhor eu já considerar a compra de

uma fonte melhor?

Valeu!

• Curtir 1
Postado
Bom dia!

Tenho a configuração abaixo sendo "segurada" por uma já velhinha fonte AVC de 350W

(modelo AVS-350) supostamente reais.

A questão é que eu vou precisar colocar mais um HD SATA neste PC ainda nesta semana

e estou preocupado pois apesar de eu saber que minha configuração passa longe dos

350W, eu não acredito que essa fonte consiga realmente entregar essa potência com

qualidade e com a adição de +1 HD, temo que o pior aconteça...

Pessoal, vai segurar essa configuração, ou é melhor eu já considerar a compra de

uma fonte melhor?

Valeu!

Antes de mais nada, que bom que tem ideia de que seu micro passa longe dos 350W. Seu processador é bem contido e sua placa de vídeo, conforme citei no post logo acima do seu aí, consome menos de 40W.

Só faltou parar pra pensar no consumo do HD, que fica entre 10 e 12W. Ou seja, praticamente insignificante.

Se o seu medo é a fonte abrir o bico por causa destes 10W a mais, acho que pode ficar tranquilo.

Efetivamente, vale lembrar apenas que não se trata apenas de potência necessária. Qualidade é a palavra chave que será refletida em tranquilidade.

Caso queira trocar a sua atual algum dia, conforme sobrar dinheiro, sugiro a Corsair CX400 ou a OCZ SXS2 de 400W também. Se encontrar, a Antec Green de 430W também é uma ótima pedida...

• Curtir 1
Postado
Antes de mais nada, que bom que tem ideia de que seu micro passa longe dos 350W. Seu processador é bem contido e sua placa de vídeo, conforme citei no post logo acima do seu aí, consome menos de 40W.

Só faltou parar pra pensar no consumo do HD, que não fica entre 10 e 12W. Ou seja, praticamente insignificante.

Se o seu medo é a fonte abrir o bico por causa destes 10W a mais, acho que pode ficar tranquilo.

Efetivamente, vale lembrar apenas que não se trata apenas de potência necessária. Qualidade é a palavra chave que será refletida em tranquilidade.

Caso queira trocar a sua atual algum dia, conforme sobrar dinheiro, sugiro a Corsair CX400 ou a OCZ SXS2 de 400W também. Se encontrar, a Antec Green de 430W também é uma ótima pedida...

Obrigado! Fico mais tranqüilo agora... Tenho planos de trocar essa fonte mas seria mais para um investimento futuro mesmo...

:D

Postado
Aguenta sim e com muita folga, a configuração dele não vai chegar nem perto de 250watts e mesmo a fonte sendo ruim vai suportar de boa

Valeu ai pela a ajuda

Na verdade o problema desta fonte está longe de ser apenas a potência rotulada.

Se fosse aquela Video Edition da mesma marca, com os mesmos 500W rotulados, já seria uma ótima fonte de 400W, com projeto similar a fontes melhores, PFC ativo e tudo mais.

Já que você até leu o teste desta fonte aí, tente filtrar melhor as informações:

O problema da PUF-4050S não é só este. A partir do teste 12 (isto é, quando puxamos mais do que 312,4 W dela) as saídas de +12 V ficaram com suas tensões abaixo do permitido – situação certamente agravada pelo uso de fios de bitola inferior ao recomendado. Com isso só sentiríamos segurança nesta fonte se ela fosse uma fonte rotulada como sendo de 300 W.

De qualquer forma, como foi dito, a configuração do seu amigo aí terá um consumo bem baixo. Me arrisco a dizer que não chega nem mesmo a 200W.

A HD4650 mesmo, que inclusive eu estava usando até esses dias, consome menos de 40W. Veja aí:

http://www.xbitlabs.com/images/video/ati-radeon-hd4650/pc4650_power.png

Enfim, essa fonte certamente dará conta do micro em questão. Terá até mesmo uma grande folga. Apenas é o caso de se pensar que fonte não é só fornecer energia suficiênte, é também qualidade, estabilidade, segurança e até mesmo eficiência e economia.

Então mais ele estava com medo porque ele tinha visto que o recomendado era para usar uma fonte de no mínimo 350w e como está ai era para ser rotulada como 300w ele ficou com medo.

Mas muito obrigado por sanar a minha dúvida e vou falar que ele pode ficar tranquilo com a fonte e dizer para ele pegar depois uma OCZ ou Corsair de 400w para ficar tranquilo.

• Curtir 1
Postado
Ela é boa, porém seria um exagero para sua configuração que nem chega a 300watts, pegue a Iceage 450watts que ja sobra e muito y economize uns trocados :D:D

Muito obrigado pela dica Alexchiele. Comprei a de 500W mesmo por conta do preço que encontrei, estava só R$ 15,00 mais cara. :)

• Curtir 1
Postado
Obrigado! Fico mais tranqüilo agora... Tenho planos de trocar essa fonte mas seria mais para um investimento futuro mesmo...

Pode deixar para o futuro mesmo, pois em termos de qualidade essas fontes da AVC parecem ser "honestas". ja tive uma de 400W e ja a abri para limpar e conhece-la melhor. Não entendo o suficiente de eletrônica para afirmar algo, porém apenas comparando visualmente a quantidade de componentes, a presença do estágio de filtragem e o tamanho dos dissipadores, posso falar que ja é melhor que várias outras fontes que ja vi por ai. (genéricas)

Ela ligou um E6600 com uma 9800GTX+ sem explodir pelo menos e sem esquentar (mas não tenho equipamentos para avaliar o nível de Ripple e a estabilidade das tensões), joguei e tal.... então o modelo 400W pelo menos 250W entrega :D

OBS: sei que esses não são critérios ideais para se julgar uma fonte, ams é o que eu tinha a disposição.

• Curtir 1
Postado
Pode deixar para o futuro mesmo, pois em termos de qualidade essas fontes da AVC parecem ser "honestas". ja tive uma de 400W e ja a abri para limpar e conhece-la melhor. Não entendo o suficiente de eletrônica para afirmar algo, porém apenas comparando visualmente a quantidade de componentes, a presença do estágio de filtragem e o tamanho dos dissipadores, posso falar que ja é melhor que várias outras fontes que ja vi por ai. (genéricas)

Ela ligou um E6600 com uma 9800GTX+ sem explodir pelo menos e sem esquentar (mas não tenho equipamentos para avaliar o nível de Ripple e a estabilidade das tensões), joguei e tal.... então o modelo 400W pelo menos 250W entrega :D

OBS: sei que esses não são critérios ideais para se julgar uma fonte, ams é o que eu tinha a disposição.

O problema é que eu nunca vi um teste, por mais simples que fosse com essas fontes da AVC... Por isso postei aqui, pois sei que a eficiência dela é típica de genérica, então também poderia esperar outras características ruins como por exemplo o ripple e as variações nas linhas especialmente no +12V (já que não consigo monitorar as tensões pois os sensores da minha Mobo estão todos bugados), que poderia levar meus 3 HDs para o além!

De qualquer forma, só vou trocá-la logo se realmente for perigoso continuar usando essa config. com essa fonte...

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal, pesquisei muito no forum sobre configurações e consegui montar esta, so fiquei em duvida quanto a fonte. Qual usar?

Coloquei esta da XFX 650w é uma boa para esta configuração?

Monitor LED 23 XL2370 Samsung

Processador AM3 Phenom ll X4 965 3,4Ghz AMD

Placa Mãe AMD Asus M4A88TD-V EVO USB3 AM3

Gabinete V4 Black Edition Thermaltake

Fonte 650W Extreme Edtion P1-650XCAG9 XFX XPS

Western Digital Caviar Blue 640GB 7200 RPM 64MB SATA 6.0Gb/s WD6402AAEX

Placa De Video Ati Radeon Hd6870 1gb Gddr5 Dx11

Gravador de DVD e CD Sony SATA R$50,15

Memória 4GB(2x2GB) DDR3 1333Mhz Dominator TW3X4G1333C9D Corsair

Filtro de linha Upsai FHT 1200

Fico no aguardo, e obrigado pela atenção de todos.

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal!

eu estou pensando em comprar um PC, ai eu acabei por montar o seguinte:

* 1 x Placa de video HD 4870 XFX 1GB

* 1 x Cpu: AMD Phenom II X4 955 BE 3.2GHz 8Mb AM3 Box

* 1 x Placa Mãe: Asus Phenom/Athlon II (AM3) | M4A785T-M

* 2 x Memória Ram: Kingston 2GB DDR3 1333MHz

* 1 x Hard Disk: Seagate HDD 500GB SATA2 7200RPM

* 1 x Drive Óptico: Samsung Gravador de DVD

* 1 x Gabinete: Coolermaster CM 690 Black Edition

* 1 x Mouse: Genius Wired Optical 1200DPI Preto

* 1 x Teclado: Genius ABNT2 USB Multimedia

* 1 x Caixas De Som: Wisecase Speaker 2.0 Preto Piano

* 1 x Monitor: LG LCD 21.5 Pol. W2243C Full HD

ai a minha duvida é em relação a fonte, por motivos de economia eu acabei pesquisando e encontrando essa:

3r System 500W | IceAge IA500HP80 - 162 reais

eu li uma review dela aqui e achei muito boa, mas ela é suficiente para dar conta desse PC que eu penso em pegar?

como outras opções existem essas:

650W ST-650 PWL (seventeam) - 328 reais

500W TR2 W0379RU (Thermaltake) - 196 reais

500W OCZ Modsxstream modular OCZ - 313 reais

estou levando em conta o fator preço, não querendo gastar muito. vocês acham que eu posso pegar aquela fonte IceAge de 500W sem medo? ou é preciso uma de 650W?

• Curtir 1
Postado
Olá pessoal!

eu estou pensando em comprar um PC, ai eu acabei por montar o seguinte:

* 1 x Placa de video HD 4870 XFX 1GB

* 1 x Cpu: AMD Phenom II X4 955 BE 3.2GHz 8Mb AM3 Box

* 1 x Placa Mãe: Asus Phenom/Athlon II (AM3) | M4A785T-M

* 2 x Memória Ram: Kingston 2GB DDR3 1333MHz

* 1 x Hard Disk: Seagate HDD 500GB SATA2 7200RPM

* 1 x Drive Óptico: Samsung Gravador de DVD

* 1 x Gabinete: Coolermaster CM 690 Black Edition

* 1 x Mouse: Genius Wired Optical 1200DPI Preto

* 1 x Teclado: Genius ABNT2 USB Multimedia

* 1 x Caixas De Som: Wisecase Speaker 2.0 Preto Piano

* 1 x Monitor: LG LCD 21.5 Pol. W2243C Full HD

ai a minha duvida é em relação a fonte, por motivos de economia eu acabei pesquisando e encontrando essa:

eu li uma review dela aqui e achei muito boa, mas ela é suficiente para dar conta desse PC que eu penso em pegar?

como outras opções existem essas:

650W ST-650 PWL (seventeam) - 328 reais

500W TR2 W0379RU (Thermaltake) - 196 reais

500W OCZ Modsxstream modular OCZ - 313 reais

estou levando em conta o fator preço, não querendo gastar muito. vocês acham que eu posso pegar aquela fonte IceAge de 500W sem medo? ou é preciso uma de 650W?

A Icegae segura muito bem, ela é uma fonte boa e tem um custo/benefício muito bom, sua configuração não vai chegar aos 350watts

• Curtir 1
Postado

Obrigado alexchiele pela resposta!

não é por desconfiança (eu já compraria apenas ao ler essa sua resposta), mas eu quero pedir a opnião de mais uma outra pessoa que tambem entenda do assunto só para consolidar a minha ideia.

eu vi que a HD 4870 XFX 1G pede uma fonte de 450W no mínimo ai eu fico naquele pensamento meio confuso de que uma 500W pode suportar-la junto com o resto da config do PC.

quer dizer que eu posso pegar essa fonte:

sem o risco dela queimar mesmo quando o PC estiver a todo vapor?

ps: a tensão aqui é 220V não sei se esse detalhe ajuda

• Curtir 1
Postado

Gostaria de dicas de fonte com uma relação custo x benefício boa, para a seguinte configuração:

MOBO: Intel DG41TY

CPU: Intel Core 2 Quad Q8300 2,5 GHZ

Vídeo: GeForce 9800 GT 1 GB DDR3

RAM: 1,5 GB DDR2 (pretendo aumentar para no mínimo 3 GB)

HD: 1 T 7200 rpm e 80 GB 7200 rpm

DVD/RW

Monitor: Samsung 15"

Desde já agradeço a atenção.

• Curtir 1
Postado
Gostaria de dicas de fonte com uma relação custo x benefício boa, para a seguinte configuração:

MOBO: Intel DG41TY

CPU: Intel Core 2 Quad Q8300 2,5 GHZ

Vídeo: GeForce 9800 GT 1 GB DDR3

RAM: 1,5 GB DDR2 (pretendo aumentar para no mínimo 3 GB)

HD: 1 T 7200 rpm e 80 GB 7200 rpm

DVD/RW

Monitor: Samsung 15"

Desde já agradeço a atenção.

Bom algumas fontes que seriam boas pra ti seriam: a OCZ 400SXS2, 400cx da Corsair e a Iceage 450watts, sua configuração demanda uns 280watts+-

• Curtir 1
Postado
Olá pessoal, pesquisei muito no forum sobre configurações e consegui montar esta, so fiquei em duvida quanto a fonte. Qual usar?

Coloquei esta da XFX 650w é uma boa para esta configuração?

Monitor LED 23 XL2370 Samsung

Processador AM3 Phenom ll X4 965 3,4Ghz AMD

Placa Mãe AMD Asus M4A88TD-V EVO USB3 AM3

Gabinete V4 Black Edition Thermaltake

Fonte 650W Extreme Edtion P1-650XCAG9 XFX XPS

Western Digital Caviar Blue 640GB 7200 RPM 64MB SATA 6.0Gb/s

Placa De Video Ati Radeon Hd6870 1gb Gddr5 Dx11

Gravador de DVD e CD Sony SATA R$50,15

Memória 4GB(2x2GB) DDR3 1333Mhz Dominator TW3X4G1333C9D Corsair

Filtro de linha Upsai FHT 1200

Fico no aguardo, e obrigado pela atenção de todos.

Olá.

Essa fonte da XFX é simplesmente excelente. Não só é uma boa para sua configuração como é boa para qualquer outra que queira montar. Projeto atual, alta eficiência, qualidade... e ainda tem potência para um Crossfire dessa HD6870 tranquilamente.

Pode comprar tranquilo.

• Curtir 1
Postado

Olá, após muitas pesquisas pra um novo pc, eu parei nas fontes. Tenho as dúvidas de sempre, qual fonte pra tal configuração. Bem, tenho 2, uma intel e uma AMD, e gostaria de opções de fontes com PFC ativo e de baixo custo, no maximo $250, mas quanto mais barato, melhor. Só uma coisa, eu tinha visto em outro tópico o seguinte: "Se a fonte tiver uma boa eficiência, não tem necessidade de ter PFC, visto que a função do PFC é basicamente aumentar a eficiência da fonte", isso confere? E outra, é melhor eu pegar uma fonte de 350w com 80~90%+ de eficiencia do que uma de 500w com 70~80%, nesse caso, o custo de se pagar uma de maior eficiência compensaria?

Aqui vai as configurações

Phenom II X4 955

asus M4A785d-EVO

Core i5 750

MoBo a definir

2x2 ddr3 2gb 1333 Kingston

Radeon HD 4850

1x HD Sata 1tb

1x drive DVD-RW

Gabinete simples 4 baias com provavelmente 2~3 coolers simples

Monitor 23" LED

Para jogos não muito pesados como WoW, GH3 e Requiem, pois já vi um c2q com essa vga rodando muito jogo mais pesado e que eu provavelmente não vou jogar. Principalmente para edição de imagens usando Photoshop, Corel Painter e Illustrator, multitask. Não faço edição de musica, video e nem 3D.

Sem intenção de over.

Aceito opiniões para MoBo de low-mid end e sem crossfire pois pretendo não gastar muito.

Estava entre a IceAge 650, uma Corsair 450vx e a OCZ 400 sxs2, caso tenham alguma outra ideia mais barata e tão eficiente quanto, eu agradeceria muito.

• Curtir 1
Postado
Obrigado alexchiele pela resposta!

não é por desconfiança (eu já compraria apenas ao ler essa sua resposta), mas eu quero pedir a opnião de mais uma outra pessoa que também entenda do assunto só para consolidar a minha ideia.

eu vi que a HD 4870 XFX 1G pede uma fonte de 450W no mínimo ai eu fico naquele pensamento meio confuso de que uma 500W pode suportar-la junto com o resto da config do PC.

quer dizer que eu posso pegar essa fonte:

sem o risco dela queimar mesmo quando o PC estiver a todo vapor?

ps: a tensão aqui é 220V não sei se esse detalhe ajuda

Bom, sendo objetivo e direto com relação a sua dúvida, sim, você pode comprar a IceAge de 500W sem medo algum que ela tocará o seu micro com uma mão nas costas. Risco de queimar é complicado por fatores externos, mas certamente não seria culpa de sobrecarga caso acontecesse.

Quanto as outras dúvidas, vamos lá...

A HD4870 não pede nada. Não pede 450W nem aqui nem na China nem fora do sistema solar. Nem mesmo 3 HD4870 juntas pediriam isso.

Veja você mesmo: http://www.xbitlabs.com/images/video/radeon-hd4870-x2/4870x2_power.gif

O que acontece é que as pessoas confundem informações. A XFX ou qualquer outro fabricante de placas de vídeo se sentem na obrigação de recomendar alguma fonte para os casos da pessoa estar adicionando a placa de vídeo num micro já montado. Como eles não tem a menooorrr ideia do que você possa ter dentro do gabinete além da placa de vídeo que está comprando deles, eles indicam lá uma baita fonte para ter certeza de que você não voltará reclamando depois.

Um micro completo, parecido com o seu, consumiu cerca de 300W em plena carga nos testes da Anandtech, com uma HD4870. Veja aí:

http://images.anandtech.com/graphs/pc5770_082510104839/24288.png

E isso que o teste tinha um i7 overclockado.

Ou seja, 450W para uma placa de vídeo? Consegue perceber a insanidade?

A propósito, aqui entra minha dica:

É claro que pode comprar a IceAge de 500W. É uma boa fonte, que cumpre o que promete e que possui uma eficiência bacana. Acontece que existem fontes muito melhores que ela pelo mesmo preço. Minhas indicações para o seu caso seriam a Corsair CX400, a OCZ SXS2 de 400W ou a Antec Green de 430W.

Porque 400W e não 500W? Pagar a mesma coisa ou até um pouco a mair pra ter uma fonte mais fraca?

Bom, aí antes de mais nada, entra o fator qualidade. Essas que citei possuem uma coisa chamada PFC ativo. Na Europa, por exemplo, nenhum equipamento pode ser vendido sem essa "tecnologia". A IceAge que quer aí, não pode ser vendida lá. Porque será? Bom, se quiser entender melhor, leia aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794/

Além disso, os 500W da IceAge podem não ser realmente 100W a mais que as de 400W que citei. Acontece que fontes mais antigas não priorizam tanto a linha de 12V que é onde, atualmente, processador e placa de vídeo se alimentam. As linhas de 3,3V e 5V nunca, nem com 4 placas de vídeo juntas e um processador com overclock para 5GHz, vão ter seu consumo aumentado. Onde está o furo? Os fabricantes dão uma reforçada nessas linhas de menor tensão para poder rotular suas fontes com potências maiores. Essa potência nas linhas baixas até pode existir, mas você nunca conseguirá fazer uso dela. A potência útil, aquela que você poderá extrair a mais entre uma e outra fonte, está unica e exclusivamente na linha de 12V. Se tiver curiosidade, pegue a etiqueta lateral dessa IceAge de 500W (uau, 100W a mais) e compare com a etiqueta das de 400W que recomendei, com atenção especial para a linha de 12V. Não, eu mesmo o faço. Vamos lá:

3R IceAge 500W @ 12V = 34A (408W)

OCZ SXS2 400W @ 12V = 32A (384W)

Ou seja, apesar de declarar 100W a mais, conseguiria "puxar", numa situação extrema, apenas 24W a mais. Se a IceAge declara 500W, a OCZ poderia declarar 470W então. Não o faz porque é mais sensata, não quer enganar ninguém...

Na verdade, pouco importa toda essa comparação de potência. Qualquer boa fonte de 400W segura seu micro com um pé nas costas. Apenas coloquei tudo isso pois você queria uma dica. A minha é: sim, pode comprar a IceAge, vai ser melhor do que muito lixo que temos aqui e até considero uma boa fonte. Apenas acho bizarro que hoje, com a diferença nula de preços para uma OCZ/Corsair da vida, muito superiores, não é um bom negócio.

• Curtir 1
Postado
Olá, após muitas pesquisas pra um novo pc, eu parei nas fontes. Tenho as dúvidas de sempre, qual fonte pra tal configuração. Bem, tenho 2, uma intel e uma AMD, e gostaria de opções de fontes com PFC ativo e de baixo custo, no maximo $250, mas quanto mais barato, melhor. Só uma coisa, eu tinha visto em outro tópico o seguinte: "Se a fonte tiver uma boa eficiência, não tem necessidade de ter PFC, visto que a função do PFC é basicamente aumentar a eficiência da fonte", isso confere? E outra, é melhor eu pegar uma fonte de 350w com 80~90%+ de eficiência do que uma de 500w com 70~80%, nesse caso, o custo de se pagar uma de maior eficiência compensaria?

Aqui vai as configurações

Phenom II X4 955

asus M4A785d-EVO

Core i5 750

MoBo a definir

2x2 ddr3 2gb 1333 Kingston

Radeon HD 4850

1x HD Sata 1tb

1x drive DVD-RW

Gabinete simples 4 baias com provavelmente 2~3 coolers simples

Monitor 23" LED

Para jogos não muito pesados como WoW, GH3 e Requiem, pois já vi um c2q com essa vga rodando muito jogo mais pesado e que eu provavelmente não vou jogar. Principalmente para edição de imagens usando Photoshop, Corel Painter e Illustrator, multitask. Não faço edição de musica, video e nem 3D.

Sem intenção de over.

Aceito opiniões para MoBo de low-mid end e sem crossfire pois pretendo não gastar muito.

Estava entre a IceAge 650, uma Corsair 450vx e a OCZ 400 sxs2, caso tenham alguma outra ideia mais barata e tão eficiente quanto, eu agradeceria muito.

Não faça confusão.

Potência é uma coisa, eficiência é outra.

Potência é o quanto seu micro vai "pedir" que a fonte forneça. Eficiência é a relação de quanto a fonte precisa "pedir" para a tomada para conseguir entregar o que o micro está "pedindo".

Por exemplo: um micro que demanda 200W. Uma fonte com eficiência de 85% vai pedir para a tomada cerca de 235W, pois 15% será desperdiçado. Já uma fonte com eficiência de 70% vai pedir 285W, pois 30% é desperdiçado.

Sendo assim, consegue perceber o que acontece? A fonte só precisa garantir os 200W. Não importa se ela seja rotulada com 300W, com 450W, com 550W, com 900W que seja! Ela vai entregar apenas o que estiver sendo pedido a ela. Não adianta ter uma fonte com uma sobra além do necessário, seria apenas desperdício de dinheiro quanto a compra dela. Já o desperdício de energia elétrica, este acontecerá para sempre, dia após dia, com essa diferença de eficiência.

Resumindo: opte por uma fonte que seja suficiente, mas ao mesmo tempo que não tenha uma folga tão grande para não pagar tão caro no momento da compra. Opte ainda por fontes mais eficientes, que garantirão economia de energia par ao resto da vida.

Para o seu micro, que deverá consumir algo entre 200 e 250W quando demandado ao máximo, sugiro uma boa fonte de 400W que ainda terá uma ótima folga para qualquer UP que pretender ou o que quer que seja.

As melhores a venda no nosso mercado são: Corsair CX400 e OCZ SXS2 400W. Ambas podem ser encontradas por cerca de 170 reais em lojas online.

Aliás, que bom que pensou na OCZ. Já "bate" com minha sugestão. Some ela a Corsair CX400 e tem duas ótimas opções. Uma terceira via, tão boa quanto, seria a Antec green de 430W. Apenas gostaria de pedir para chutar com toda sua força essa IceAge de 650W... pra beeem longe!

Quanto ao PFC ativo, ele NÃO está ligado diretamente a eficiência NÃO. O que acontece é que geralmente o PFC ativo está presente em boas fontes e consequentemente possuem um projeto que visa melhor eficiência. Entretanto, podem existir fontes com PFC e baixa eficiência, da mesma forma que podem existir fontes sem pfc e boa eficiência. Se quiser entender melhor as vantagens reais do PFC ativo, sugiro o seguinte tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794/

Por fim, em relação a placa-mãe, como quer baixo custo, procure pelas placas com chipset H55. Existem bons modelos de baixo custo. Em especial, da Gigabyte, Asus e ECS. Um dos mais vendidos é o H55M-S2HP da Gigabyte: super barato e muito bom!

• Curtir 1
Postado

Eu dei uma olhada no site xbitlabs para verificar o consumo das placas de vídeo que você pretende comprar. O resultado foi o seguinte:

ATI RADEON 5850 consome no pico 514wats.

23_power(xbt).png

ATI RADEON 5830 consome no pico 125.3wats.

http://www.xbitlabs.com/images/video/xfx-radeon-hd5830/xfx5830_power.png

Sua fonte proporciona na linha de 12V (que sustenta a VGA) uma potência de 300wats (25A); informação que eu colhi no link abaixo.

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCEQFjAB&url=http%3A%2F%2Fforum.pcproject.com.br%2Fguia-de-fontes-para-pc%2F5103&ei=hCnITPHBHdT8nAf39-x2&usg=AFQjCNF7mghHyhOMTUnJCrMR191anDowOw

Sendo assim, no caso de você optar pela RADEON 5850, eu trocaria de fonte.

Se você optar pela RADEON 5830 há uma boa folga; eu usei a extreme power supply calculator professional para verificar o consumo que outros dispositivos fazem na sua linha de 12V. Como você não informou de forma precisa sua configuração, eu chutei que você tem um HD SATA 7200 RPM, um gravador de DVD, 2 módulos de memória, 2 dispositivos USB e que seu gabinete deve ter aí uns 2 cooler de 120mm. O resultado foi.

Potência total mínima da fonte: 312wats.

Potência recomendada: 371wats

Corrente na linha +3,3V: 7,2A.

Corrente na linha +5V: 10,8A.

Corrente na linha +12V:24,4A.

Considerando que sua fonte proporciona 25A na linha de 12V, eu diria que dá sim; dependendo, é claro da idoneidade do fabricante da fonte e da sua configuração correta...que você tá devendo.

• Curtir 1
Postado
Eu dei uma olhada no site xbitlabs para verificar o consumo das placas de vídeo que você pretende comprar. O resultado foi o seguinte:

ATI RADEON 5850 consome no pico 514wats.

23_power(xbt).png

ATI RADEON 5830 consome no pico 125.3wats.

http://www.xbitlabs.com/images/video/xfx-radeon-hd5830/xfx5830_power.png

Sua fonte proporciona na linha de 12V (que sustenta a VGA) uma potência de 300wats; informação que eu colhi no link abaixo.

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCEQFjAB&url=http%3A%2F%2Fforum.pcproject.com.br%2Fguia-de-fontes-para-pc%2F5103&ei=hCnITPHBHdT8nAf39-x2&usg=AFQjCNF7mghHyhOMTUnJCrMR191anDowOw

Sendo assim, no caso de você optar pela RADEON 5850, eu trocaria de fonte.

Se você optar pela RADEON 5830 há uma boa folga; eu usei a extreme power supply calculator professional para verificar o consumo que outros dispositivos fazem na sua linha de 12V. Como você não informou de forma precisa sua configuração, eu chutei que você tem um HD SATA 7200 RPM, um gravador de DVD, 2 módulos de memória, 2 dispositivos USB e que seu gabinete deve ter aí uns 2 cooler de 120mm. O resultado foi.

Potência total mínima da fonte: 312wats.

Potência recomendada: 371wats

Corrente na linha +3,3V: 7,2A.

Corrente na linha +5V: 10,8A.

Corrente na linha +12V:24,4A.

Considerando que sua fonte proporciona 25A na linha de 12V, eu diria que dá sim; dependendo, é claro da idoneidade do fabricante da fonte e da sua configuração correta...que você tá devendo.

Obrigado pela resposta Reyvakys.

A configuração está na assinatura, sendo assim o que acha, aguenta?

Reivaks, parece que o pico de 514w é do sistema todo(que está descrino na imagem mesmo) e a diferença de consumo entre a 5850 e a 5830 é inexistente(Olhando pela imagem do link que você postou) as duas ficam proximas a 125w em full, da uma olhada na imagem novamente.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...