Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte X Configuração


Posts recomendados

Falando apenas por marcas, sim. Analisando mais friamente, depende...

A Corsair tem tradição em não tocar em nada que não seja bom. Geralmente lança apenas ótimos produtos. Maaas, a linha CX, por exemplo, é apenas boa, digamos assim.

A OCZ é um pouco mais complicada: tem ótimos produtos também, mas alguns não são confiáveis. Teria que pesquisar direitinho antes, qual fonte da OCZ. Ou melhor, não daria pra confiar apenas no nome...

Das que citei, todas são boas, são confiáveis. Mas as melhores, mais modernas, e especialmente mais eficientes são a Antec e a Cougar, com certificação 80Plus Bronze.

EDIT: Respondendo ao EDIT acima... a Zalman é uma grande marca, mas tem o mesmo probleminha da OCZ, que é já ter lançado algum produto que deu o que falar. Uma fonte que se enquadria para o seu caso, seria a ZM-360APS, que por muito tempo foi referência em nosso mercado, mais precisamente por não termos outras opções. Teoricamente é uma fonte impecável, não fossem relatos de "morte" prematura da mesma.

Valeu greatwalker,

Vou levar em consideração suas dicas no momento da compra! ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha essa Fonte OCZ ModXStream-Pro 600W e deu problema, vou comprar uma dessas Corsair:

Fonte Corsair 650W HX Series - CMPSU-650HX A - Box

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97668

Fonte Corsair 750W HX Series - CMPSU-750HX A - Box

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95575

Qual é a melhor? Vi uma diferença nas tensões de 5V e 3,3V, não sei o que significa.

Talvez a TX750?

OBS: Pode ser muita potência, mas quero bem folgado mesmo, pra no futuro fazer upgrade sem problemas;

OBS: Não importar o preço, vou comprar na WAZ pela forma de garantia, entrega e atendimento;

Meu PC:

placa-mãe AM3 Gigabyte GA-MA790XT-UD4P - Rev 1.0

Processador AMD AM3 Phenom II X4 945 3GHz 8MB - HDX945FBK4DGI

Cooler CPU Thermaltake Big Typhoon VX

Kit Dual Channel DDR3 OCZ Platinum 4GB (2X2GB) 1333MHz

HD 1.000GB SATA II Western Digital Caviar Black 32MB - WD1001FALS

Placa de vídeo ATI HD 4890 1GB/256bits Sapphire Vapor-X - 100269VXLE

Gravador DVD Pioneer Dual Layer Sata

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha essa Fonte OCZ ModXStream-Pro 600W e deu problema, vou comprar uma dessas Corsair:

Fonte Corsair 650W HX Series - CMPSU-650HX A - Box

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=97668

Fonte Corsair 750W HX Series - CMPSU-750HX A - Box

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=95575

Qual é a melhor? Vi uma diferença nas tensões de 5V e 3,3V, não sei o que significa.

Talvez a TX750?

OBS: Pode ser muita potência, mas quero bem folgado mesmo, pra no futuro fazer upgrade sem problemas;

OBS: Não importar o preço, vou comprar na WAZ pela forma de garantia, entrega e atendimento;

Meu PC:

placa-mãe AM3 Gigabyte GA-MA790XT-UD4P - Rev 1.0

Processador AMD AM3 Phenom II X4 945 3GHz 8MB - HDX945FBK4DGI

Cooler CPU Thermaltake Big Typhoon VX

Kit Dual Channel DDR3 OCZ Platinum 4GB (2X2GB) 1333MHz

HD 1.000GB SATA II Western Digital Caviar Black 32MB - WD1001FALS

Placa de vídeo ATI HD 4890 1GB/256bits Sapphire Vapor-X - 100269VXLE

Gravador DVD Pioneer Dual Layer Sata

Como você mesmo já observou, é mesmo MUITO exagero para sua configuração, mesmo que venha substituir essa HD4890 por digamos... uma HD6950 da vida ou similar.

Respondendo a sua pergunta, as duas são equivalentes no que diz respeito a qualidade. Eu pegaria a HX650 por ser menos exagerada.

Se quiser aproveitar uma dica, e fizer questão do cabeamento modular, recomendo a fonte XFX de 650W: super moderna, certificada 80Plus Bronze... um show de fonte, por um preço melhor.

Se não for requisito, recomendo também as fontes de 620W da Antec e da Seasonic, ambas por cerca de 220 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você mesmo já observou, é mesmo MUITO exagero para sua configuração, mesmo que venha substituir essa HD4890 por digamos... uma HD6950 da vida ou similar.

Respondendo a sua pergunta, as duas são equivalentes no que diz respeito a qualidade. Eu pegaria a HX650 por ser menos exagerada.

Se quiser aproveitar uma dica, e fizer questão do cabeamento modular, recomendo a fonte XFX de 650W: super moderna, certificada 80Plus Bronze... um show de fonte, por um preço melhor.

Se não for requisito, recomendo também as fontes de 620W da Antec e da Seasonic, ambas por cerca de 220 reais.

Vou ficar com a HX650 mesmo, obg.

Só mais umas dúvidas, quanto mais folgada melhor? Maior a vida últil? Melhor eficiência?

Quanto ao upgrade, seria Crossfire, Raid! Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ficar com a HX650 mesmo, obg.

Só mais umas dúvidas, quanto mais folgada melhor? Maior a vida últil? Melhor eficiência?

Quanto ao upgrade, seria Crossfire, Raid! Valeu!

Na verdade não é bom termos nem tanta folga, nem tão pouca.

O regime de maior eficiência de uma fonte fica localizado numa região intermediária de seu fornecimento. Ou seja, baixas cargas, menores do que 30% da potência que a fonte foi rotulada, estarão sob eficiências menores, da mesma forma que perdemos um pouco chegando perto dos 100%. O ideal é focar no dimensionamento da fonte de tal forma que ela rode, no auge da demanda, com cerca de 50 ou 60% de sua capacidade, podendo ir até uns 70 ou 80% em casos de não pensar em muitos upgrades.

Colocando na prática, no seu caso, por exemplo, o micro deve consumir, atualmente, com a HD4890, cerca de 300W no pior dos cenários. Logo, uma fonte bem dimensionada para o eu micro seria uma com 500W, aproximadamente, imaginando uma de tal forma a não ultrapassar 60% de carga, pois 300/0,6=500.

Sugiro a leitura deste tópico:

http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/259024-demanda-das-placas-de-video-x.html

Por fim, indico a vizualização da seguinte imagem:

tx850w_efficiency.jpg

Ou seja, se dimensionar a fonte de tal forma que o consumo efetivo da sua máquina seja baixo demais para ela, estará na verdade perdendo eficiência, da mesma forma ou até mais do que escolhendo uma fonte que rode próxima da capacidade máxima, conforme pode analisar aí...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

estou montando o seguinte pc:

MB ASUS M4A88T-M AM3 Box

VGA EVGA 1024MB (1GB) GTX460 GDDR5 PCI-E 01G-P3-1366-TR

HD Samsung SATA 1TB 7200RPM 32MB HD103SJ/SRA

HD SATA 320GB 7200

Processador AMD Phenom II X4 955 Quad Core 3.2Ghz - Black Edition AM3 Box

2 x Memória Kingston 2GB DDR3 1333MHZ PC3-10600

Gravador de DVD

Tinha em mente duas fontes: OCZ ATX 500W ModXStream Pro OCZ500MXSP (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:153) ou Corsair ATX 500W CMPSU-500CX (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:351), mas agora estou com receio de exagerar.

Gostaria de saber qual das duas é a melhor e se é grande vantagem trocar pra uma mais baixa (diferenças abaixo de 50 reais talvez não importem).

Grato!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

estou montando o seguinte pc:

MB ASUS M4A88T-M AM3 Box

VGA EVGA 1024MB (1GB) GTX460 GDDR5 PCI-E 01G-P3-1366-TR

HD Samsung SATA 1TB 7200RPM 32MB HD103SJ/SRA

HD SATA 320GB 7200

Processador AMD Phenom II X4 955 Quad Core 3.2Ghz - Black Edition AM3 Box

2 x Memória Kingston 2GB DDR3 1333MHZ PC3-10600

Gravador de DVD

Tinha em mente duas fontes: OCZ ATX 500W ModXStream Pro OCZ500MXSP (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:153) ou Corsair ATX 500W CMPSU-500CX (https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:351), mas agora estou com receio de exagerar.

Gostaria de saber qual das duas é a melhor e se é grande vantagem trocar pra uma mais baixa (diferenças abaixo de 50 reais talvez não importem).

Grato!

Não está exagerando não. O seu micro, com uma GTX460, ficará bem servido e com uma folga bacana com uma fonte de 500W.

Apenas eu, particularmente, não compraria nenhuma destas duas fontes que citou. A Corsair por ser uma linha de entrada, bem simples, mas com preço que não reflete à proposta. A OCZ por ser cara demais...

Sugiro as seguintes fontes de 520W, da Antec e da Seasonic:

https://www.guerradigital.net/fontes/antec/fonte-antec-neo-eco-520c-520w-certificado-80-plus-pfc-ativo-neo-eco-520c.html

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

Ambas mais potentes, mais modernas, mais eficientes... e mais baratas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não está exagerando não. O seu micro, com uma GTX460, ficará bem servido e com uma folga bacana com uma fonte de 500W.

Apenas eu, particularmente, não compraria nenhuma destas duas fontes que citou. A Corsair por ser uma linha de entrada, bem simples, mas com preço que não reflete à proposta. A OCZ por ser cara demais...

Sugiro as seguintes fontes de 520W, da Antec e da Seasonic:

https://www.guerradigital.net/fontes/antec/fonte-antec-neo-eco-520c-520w-certificado-80-plus-pfc-ativo-neo-eco-520c.html

https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-520w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-520-bronze.html

Ambas mais potentes, mais modernas, mais eficientes... e mais baratas!

Greatwalker,

será que você poderia sugerir alguma que venda na kabum?

Acontece que vou ter que comprar tudo lá mesmo (por motivos que não valem a pena explicar hehehe) e eles não vendem Antec nem Seasonic :(

Muito grato pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera mha fonte aguenta Placa Video 460GTX ou acima? 750w XFX Black Edition, tenho atualmente E7300 2.67ghz, 3 Cooler 120mm, 1 cooler 80mm, cooler duplo para placa video, 2 HD (1 320GB e 1TB) Gabinete Thermaltake V4, vai aguentar futuras placa video? e Processador novos? I3 I5 I7? valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é bom termos nem tanta folga, nem tão pouca.

O regime de maior eficiência de uma fonte fica localizado numa região intermediária de seu fornecimento. Ou seja, baixas cargas, menores do que 30% da potência que a fonte foi rotulada, estarão sob eficiências menores, da mesma forma que perdemos um pouco chegando perto dos 100%. O ideal é focar no dimensionamento da fonte de tal forma que ela rode, no auge da demanda, com cerca de 50 ou 60% de sua capacidade, podendo ir até uns 70 ou 80% em casos de não pensar em muitos upgrades.

Colocando na prática, no seu caso, por exemplo, o micro deve consumir, atualmente, com a HD4890, cerca de 300W no pior dos cenários. Logo, uma fonte bem dimensionada para o eu micro seria uma com 500W, aproximadamente, imaginando uma de tal forma a não ultrapassar 60% de carga, pois 300/0,6=500.

Sugiro a leitura deste tópico:

http://www.adrenaline.com.br/forum/energia/259024-demanda-das-placas-de-video-x.html

Por fim, indico a vizualização da seguinte imagem:

tx850w_efficiency.jpg

Ou seja, se dimensionar a fonte de tal forma que o consumo efetivo da sua máquina seja baixo demais para ela, estará na verdade perdendo eficiência, da mesma forma ou até mais do que escolhendo uma fonte que rode próxima da capacidade máxima, conforme pode analisar aí...

PERFEITO! Agora vou pensar nas Corsair HX650 e VX550!

OBRIGADO!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Greatwalker,

será que você poderia sugerir alguma que venda na kabum?

Acontece que vou ter que comprar tudo lá mesmo (por motivos que não valem a pena explicar hehehe) e eles não vendem Antec nem Seasonic :(

Muito grato pela ajuda!

Bom, não cabe a mim julgar seus motivos nem métodos de compra, mas se for apenas financeiro ou de fretes, não compensaria comprar tudo na Kabum, conforme você imaginou, e pegar somente a fonte "por fora"? Nesse caso, minhas dicas já foram dadas.

Se for apenas a Kabum e nada mais, vejamos...

Eu compraria uma destas 3, além da CX500 que já foi comentada antes:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:291

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:200

https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:275

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sera mha fonte aguenta Placa Video 460GTX ou acima? 750w XFX Black Edition, tenho atualmente E7300 2.67ghz, 3 Cooler 120mm, 1 cooler 80mm, cooler duplo para placa video, 2 HD (1 320GB e 1TB) Gabinete Thermaltake V4, vai aguentar futuras placa video? e Processador novos? I3 I5 I7? valeu!

Aguenta no mínimo um sli de gtx 460 e voce ainda pode usar a sua 9800 para física. E pode tacar over no teu E7300 que tua fonte aguenta. Aliás, ela é um exagero para sua configuração, embora seja uma excelente fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera mha fonte aguenta Placa Video 460GTX ou acima? 750w XFX Black Edition, tenho atualmente E7300 2.67ghz, 3 Cooler 120mm, 1 cooler 80mm, cooler duplo para placa video, 2 HD (1 320GB e 1TB) Gabinete Thermaltake V4, vai aguentar futuras placa video? e Processador novos? I3 I5 I7? valeu!

Sua fonte é ótima. Moderna, certificada 80Plus Silver... show de bola.

Aguenta, TRANQUILAMENTE, duas configurações iguais a sua, com GTX460, e ainda sobra um bom tanto para colocar mais uma meia dúzia de HDs...

A propósito, de onde tirou (na sua assinatura) 900 e tantos Watts Reais?

Primeiro pois não existe potência real e potência imaginária. Watt real só é visto em fontes picaretas ou nacionais ridículas que tentam quebrar o paradigma das fontes xing-ling que declaravam sempre 450~500W sem conseguir fornecer nem um terço disso.

Segundo pois a fonte conseguir fornecer uma potência maior do que a fornecida não a torna melhor ou pior. Os fabricantes rotulam a fonte com a capacidade para a qual foi projetada, para aquela que dão garantia, e para aquela que mantenha níveis de tensão dentro das especificações, níveis de ruído elétrico toleráveis, e ainda eficiência de acordo com o requerido atualmente. Fornecer algo além disso, além de desnecessário, não é vantagem justamente por sair destas condições...

PERFEITO! Agora vou pensar nas Corsair HX650 e VX550!

OBRIGADO!

Se for comprar VX550, lembre-se das minhas sugestões da Antec e da Seasonic. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então tranquilo com I3 ate I7 e 590GTX? Valeu =D

Sem sombra de dúvida.

Pode colocar o i7 mais gastão, arrebentar de overclock e colocar uma GTX590 ou HD6990 que a fonte foi feita para isso mesmo...

Veja aí uma amostra de consumo TOTAL de um micro com plataforma i7, rodando com overclock, e diversas placas de vídeo:

36070.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou ainda montando a seguinte cfg ainda nao definitivaÇ

HD Western Digital SATA 2 500.0 Gb 7200 RPM Caviar Blue

Memoria Kingston 2x2GB 1333MHz (CL9 - 1.5V)

placa-mãe ASUS p/ AMD M4N68T-M LE AM3

Processador AMD Phenom II X4 Black EditionAM3 3.2GHz

Vga Sapphire (1GB) ATI Radeon HD 5770 Vapor-X (OC Edition) DDR5 HDMI ou HD 6850 se a grana der!

Será que a Fonte AeroCool ATX 430W E78-430 da conta do recado tranquilamente com qualquer uma das placas de video??

O Gabinete THERMALTAKE V4 Black Edition é bom e tudo mais, mas essa config requer tanto ou posso por um mais em conta?

Valeuu :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que a Fonte AeroCool ATX 430W E78-430 da conta do recado tranquilamente com qualquer uma das placas de video??

Sim, tem a potência adequada e qualidade decente. Opções adequadas da melhor para a pior:

- Seasonic 430

- Antec 400 ou 450

- Corsair 430

- Aerocool 430

O consumo máximo, mesmo com over num processador de maior peso, seria 278W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, comprei essa fonte a preço de banana, para substituir uma genérica com defeito, ela funcionou aparentemente bem, queria testá-la em outra máquina que tenho mas fico com medo de que ela não aguente e danifique meu outro PC, não achei nenhum review sobre ela e parece ser bem antiga, gostaria que alguém que conheça a fonte me diga se ela aguenta a configuração deste outro PC, a mesma segue abaixo:

CORE 2 QUAD Q8400

ASUS P5KPL-AM

2X KINGSTOM KVR800D2N6/2GB

HD 500 GB MAXTOR (SATA não lembro o modelo)

ZOGIS GEFORCE 9600 GT

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, comprei essa fonte a preço de banana, para substituir uma genérica com defeito, ela funcionou aparentemente bem, queria testá-la em outra máquina que tenho mas fico com medo de que ela não aguente e danifique meu outro PC, não achei nenhum review sobre ela e parece ser bem antiga, gostaria que alguém que conheça a fonte me diga se ela aguenta a configuração deste outro PC, a mesma segue abaixo:

CORE 2 QUAD Q8400

ASUS P5KPL-AM

2X KINGSTOM KVR800D2N6/2GB

HD 500 GB MAXTOR (SATA não lembro o modelo)

ZOGIS GEFORCE 9600 GT

Sob o ponto de vista da potência não há problema. Alguma boa fonte de 300W já estaria adequada para a configuração e a Seventeam 500BKV é capaz de ofertar 410W a uma configuração moderna, com 360W disponíveis nas linhas +12V. É a mesma coisa que boas fontes de 400W oferecem hoje em dia. Considere porém que é uma fonte obsoleta, sem PFC ativo, com eficiência no fundo do poço e sem confiabilidade. Em vez de pagar preço de banana nessa fonte você faria melhor se pagasse 130 reais numa Antec 400W e fosse mais feliz com seu sistema.

Boa noite.

A fonte " OCZ ATX 700W Real StealthXStream" aguenta a configuração?

Core 2 Quad q9550

HD samsung 500gb

2x 2gb memoria kingston

geforce 9800gtx+

placa-mãe dg41rq

Agradeço!

Consumo máximo de 300W. Fontes recomendadas: Antec 450, Corsair 500CX.

Eu recomendaria ficar longe dos modelos SXS da OCZ, exceção feita para os modelos de 400 e 600W. E recomendaria ficar longe dos modelos SXS2 da OCZ com exceção única para o modelo de 600W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sob o ponto de vista da potência não há problema. Alguma boa fonte de 300W já estaria adequada para a configuração e a Seventeam 500BKV é capaz de ofertar 410W a uma configuração moderna, com 360W disponíveis nas linhas +12V. É a mesma coisa que boas fontes de 400W oferecem hoje em dia. Considere porém que é uma fonte obsoleta, sem PFC ativo, com eficiência no fundo do poço e sem confiabilidade. Em vez de pagar preço de banana nessa fonte você faria melhor se pagasse 130 reais numa Antec 400W e fosse mais feliz com seu sistema.

Consumo máximo de 300W. Fontes recomendadas: Antec 450, Corsair 500CX.

Eu recomendaria ficar longe dos modelos SXS da OCZ, exceção feita para os modelos de 400 e 600W. E recomendaria ficar longe dos modelos SXS2 da OCZ com exceção única para o modelo de 600W.

Obrigado pelas dicas Kayke, não comprei a fonte pra essa configuração, nela eu uso uma Coleer Master 460W (excelente custo x benefício na época) que aguenta muito bem, mas como vou vender esse PC, vendendo com essa fonte eu poderia vender bem mais barato e portanto mais rápido. Só queria ter certeza de não vender algo que dê problema depois pra quem comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal achei a fonte 520w da ANTEC por um preço melhor que a seasonic 520 na guerradigital... vale a pena pagar 20reais a mais pela seasonic ou a antec guenta minha config tranquilamente ?

A Antec 450C já aguentaria sua configuração tranquilamente.

No caso da Seasonic 520 Vs. Antec 520 a primeira é melhor por ter maior eficiência e melhores componentes, especialmente os capacitores do secundário que são todos japoneses. Vale muito os 20 reais a mais, sem isso desmereça a Antec que também é uma ótima fonte. Ambas as fontes têm o mesmo projeto, porém diversas pequenas diferenças que falam a favor da Seasonic.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Awe galera alguem sabe dizer se essa fonte Ocz 550w Fatal1ty Series é confiável ??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173746744-fonte-ocz-550w-fatal1ty-series-modular-pfc-ativo-80-plus-_JM

Fonte de 500 Watts, fabricada pela Sirtec, razoável e não fosse ser uma fonte de cabeamento modular seria de longe uma má escolha.

Também não vejo a mesma com cabeamento modular, quando se tem de colocar todos os cabos, como uma boa escolha...

Como fonte e se necessário for 500 Watts, preferiria uma Fonte Antec NEO ECO 520C 520W Certificado 80 PLUS PFC Ativo (NEO ECO 520C), por R$ 185 ai: https://www.guerradigital.net/fontes/antec/fonte-antec-neo-eco-520c-520w-certificado-80-plus-pfc-ativo-neo-eco-520c.html

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma fonte Thermaltake ATX 450W W0329RU

comprei:

gforce 430 gt

processdor quad core 8300 2.5ghz

2 hd 7200rpm

um sata e um pata

2 slots de memoria ram 800mhz ddr2 3gb

fora outros componentes tipo ventoinha do processador, uso fones, pen drives etc...

sera que aguenta galera.. me ajudem ai.

to preocupado.. nao tenho mais dinheiro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!