Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com esquema de "hub" de áudio


eliasfb

Posts recomendados

Olá!

 

Estou montando um "hub" de áudio no PC que vai servir para direcionar a saída de som stereo do PC para 3 equipamentos de áudio (fone / caixa de som 1 / caixa de som 2). A ideia é pegar a saída de som do PC e direcioná-la para UMA das 3 opções (fone OU caixa1 OU caixa2).

 

Por falta de opção vou usar duas chaves 4PDT (2 posições ON-ON). Ela tem 4 pinos compartilhados no meio, 4 na posição A e 4 na posição B:

etmmnq1345200090270.jpg

 

 

 

O esquema ficaria assim:

 

CHAVE 1: Posição A = Fone e LED 1

CHAVE 1: Posição B = Áudio para o CHAVE 2

 

CHAVE 2: Posição A = Caixa de som 1 e LED 2

CHAVE 2: Posição B = Caixa de som 2 e LED 3

 

Ou seja, vai funcionar em dois "níveis". Por padrão, o fone vai estar selecionado (Chave 1, Posição A). Se eu quiser mandar o som pra "caixa 1" ou pra "caixa 2", primeiro devo mudar a Chave 1 pra posição B e depois selecionar entre A ou B na Chave 2.

Cada uma das opções selecionadas também vai acionar um LED específico (a alimentação será por uma porta USB) pra indicar qual equipamento está selecionado.

 

Minha dúvida é a seguinte: qual dos dois circuitos abaixo é o "melhor"? Num deles o neutro de todos equipamentos é ligado diretamente no neutro da fonte de som. Noutro cada neutro é chaveado individualmente.

 

05ce.jpg

 

 

OU

 

 

aufj.jpg

 

Agradeço se alguém puder me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

 

 

Demorei a entender o que pretendias, mas entendi.

 

Ambos os esquemas funcionarão e eu optaria pela versão "b" por ser mais simples e, possivelmente, mais eficiente por sempre manter o GND sempre ativo.

 

 

Observações:

Para os leds, utilizes resistores limitadores, caso contrários, em 5V, eles queimarão;

 

Afim de tentar proteger o circuito contra ruídos, procure utilizar ou uma caixa toda metálica e conectada ao GND da fonte de áudio ou, caso utilizes caixa plástica, blinde-a com folha metálica sempre conectada ao GND;

 

Utilizes cabos com blindagem para áudio. Geralmente, em restos de informática acha-se aqueles cabinhos para conexão de CD-Rom que são ótimos para essa aplicação;

 

Procure não misturar o GND do áudio com o negativo da fonte afim de minimizar ruídos. No geral, eles sempre são interconectados, entretanto, em alguns circuitos mais elaborados eles são jumpeados num único certo ponto do circuito em tentativa de se separar os terras do circuito. Mas no caso do seu circuito é fácil, basta não ligar o GND do áudio com o negativo dos leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Agradeço pelas dicas! Fiz parte das ligações aqui e está tudo funcionando.

 

Só fiquei com uma dúvida durante a montagem...

O sinal que vai pra Caixa 2 precisa ser reduzido pra 1/5 do sinal original, pois a caixa já tem um esquema de amplificação sem regulagem e aí o volume sempre fica no máximo. Nesse caso é melhor usar um resistor em cada canal (direito e esquerdo) que vai pra caixa ou só um no GND que sai da caixa?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal, nesse caso, seria colocar um potenciômetro duplo, pois utilizar resistores fixos seria bem tedioso e lhe permitiria ter um certo ajuste de acordo com a fonte sonora, mas caso queira mesmo utilizar resistores, para encontrar os valores melhores, podes pegar um trimpot de 10K a 100K num dos canais, ajustar a intensidade sonora que queres e então copiar aquela resistência desse trimpot para os resistores de filme comuns. Um resistor em série e outro em paralelo.

 

No caso, raciocinando bem, vais ver que o trimpot tem três terminais, então para a cópia dos valores para resistores comuns, faça assim:

SAbendo-se que um trimpot (ou potenciômetro) possui três terminais, vamos numerar os terminais com 1:esquerda, 2:central e 3:direita, então:

 

No terminal 1 é onde irá a entrada de sinal (ou na saída da fonte que emitirá o áudio), no terminal 2 irá a saída do sinal (ou na entrada do aplificador) e no terminal 3, o GND.

 

FAça o ajuste que queres para traduzí-los aos resistores de filme comuns.

 

Agora vamos fazer assim, o valor da resistência entre os terminais 1 e 2 será o resistor em série (que vai  entre a saída e a entrada dos sinais) e o valor da resistência entre os termianais 2 e 3 será o resistor em paralelo com o GND do áudio. Mas observe que este resistor em paralelo vai após o resistor em série e não antes, quando digo "após" o resistor em série, digo do lado da saída do som (ou do lado da entrada do aplificador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!