Ir ao conteúdo

CPU acima dos 100ºC

Juninho26

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera. É o seguinte, me deparei com um fato curioso, e queria saber se alguém pode me dizer o que está acontecendo. Estou com um computador com, provavelmente, uma CPU Intel Atom, o PC passou a desligar sozinho depois de iniciar o Windows, assim que acaba de carregar a área de trabalho ele desliga, logo imaginei que fosse temperatura, então liguei o PC e entrei no setup, de cara a CPU estava à 100ºC e subindo, mas quando chegou à 108ºC, mais ou menos, a temperatura ficou negativa, passou para -50ºC, depois, -30ºC, até chegar nos -9ºC e desligar novamente o PC.
Peço ajuda de vocês. valeu.

Postado

Primeiramente, não ligue mais este computador, segundo, precisamos saber qual é o exato modelo do processador e por ultimo é um Desktop ou Notebook ?

De qualquer maneira, tudo indica que os travamentos são decorrentes a temperatura mesmo, é raro ver até AMD chegando nessa temperatura, tem algo de errado.

Verifique se existe acumulo de poeira no dissipador e ventoinha e também será necessário checar a pasta termica. Vale tanto pra Desktop quanto para notebook.

-50ºC deve ter sido um bug maluco onde o sensor se ''perdeu'' nas temperaturas.

Postado

Bom se é o caso de ele estar desligando não deve ser um caso só de leitura errada do sensor. O que deve ocorrer é que ao atingir certa temperatura o sensor "fica doido", passa a não ler corretamente, tanto que ele reinicia após isso. O melhor seria abrir o gabinete, limpar o cooler e trocar a pasta térmica e testar. 

Posso estar falando alguma besteira, mas pode ser o caso do seu processador ser soldado na placa mãe (por ser um atom), nesse caso não sei se é fácil tirar o cooler/dissipador, se não for "removível" tente dar só uma limpada.

EDIT: Que coisa, enquanto eu escrevia o colega de cima postou quase a mesma coisa  :D

Postado

Certamente esta desligando por causa da temperatura.....

Se continuar a utiliza-lo dessa maneira, logo, logo ele irá partir para o paraíso (ou inferno) dos computadores, se é que me entende.....

Poste a configuração completa, incluindo fonte e se seu cooler é passivou ou ativo (com ou sem ventoinha)....

Postado

Bom dia galera. É o seguinte, me deparei com um fato curioso, e queria saber se alguém pode me dizer o que está acontecendo. Estou com um computador com, provavelmente, uma CPU Intel Atom, o PC passou a desligar sozinho depois de iniciar o Windows, assim que acaba de carregar a área de trabalho ele desliga, logo imaginei que fosse temperatura, então liguei o PC e entrei no setup, de cara a CPU estava à 100ºC e subindo, mas quando chegou à 108ºC, mais ou menos, a temperatura ficou negativa, passou para -50ºC, depois, -30ºC, até chegar nos -9ºC e desligar novamente o PC.

Peço ajuda de vocês. valeu.

Se for desktop , você pode fazer o teste do "dedometro" , se tiver quente a ponto de não consegui manter o dedo no dissipador de calor por mais do que 5 segundos é um sinal de que o processador realmente ultrapassou os 70graus .... agora , se o cooler estiver morno ou frio, ,  pode ser bug do sensor, falta de pasta termica ou cooler montado errado...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!