Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Planilha excel.. Dúvidas: Como fazer...


pretojoia

Posts recomendados

Bom dia pessoal!! Espero que possa obter ajuda para o problema que estou enfrentando, tentei fazer na planilha sistema de erro e acerto, já procurei na net mas não encontrei e como sou leigo no Excel estou enfrentado problemas, pode ser até prático mas para quem nunca utiliza esta ferramenta, com certeza é um quebra-cabeça. Mas vamos ao que interessa: Como mostra na 1ª imagem .jpeg, tenho uma planilha para Controle de Merenda Escolar. Nela possui o campo de NUMERO DIAS ATENDIDOS, e no final deste, tenho o TOTAL e a MÉDIA NR. DE DIAS, minha dúvida esta neste último campo.

 

imagem1.jpg

 

Vamos a ela: Como pode-se ver na 2ª imagem, tenho células vazias (E10 e E23), pois condicionei toda a coluna (E7:E33) com função =SE(ÉCEL.VAZIA(E7);"";E7) até E33, onde o resultado MÉDIA NR. DE DIAS = 17.

imagem.jpg

 

Bom nestes campos não posso digitar número 0,(pois considera a célula cheia e a inclui na MÉDIA) e caso digite, altera minha MÉDIA NR. DE DIAS = 16(como mostra imagem .jpeg 3).

 

imagem3.jpg

 

Quero saber se existe alguma fórmula ou função que possa ser colocada na célula de resultado da MÉDIA(E35), onde possa ser digitado o 0, nas células E7 a E33 e não altere a MÉDIA NR. DE DIAS.

 

Não sei se me fiz entender, o motivo para esta modificação é que como são mais pessoas que irão trabalhar nesta planilha(e que algumas tem dificuldades de entender que vazio é vazio e não ZERO, não quero correr o risco de ter que corrigir tudo no final do ano) ou até mesmo refazê-las.

Como posso proteger as fórmulas da Planilha para nenhum espertinho apagá-las??

Caso exista uma solução, como deletar a condição =SE(ÉCEL.VAZIA(E7);"";E7) até E33 que coloquei nas células??

 

Agradeço desde já..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde pretojoia

 

Seja bem vindo ao fórum!

 

Ficaria bem mais fácil se você, ao invés de postar a imagem, tivesse anexado a tua planilha aqui no fórum.

Para anexar tem que Zipar o arquivo, ou seja, compactar com a extensão ZIP.

 

Para apagar a fórmula e só deixar o resultado, basta você selecionar o intervalo de F7 até F33 --> clique com o lado direito do mouse --> Copiar --> depois  -->Colar Especial --> Valores.

 

Copie está fórmula e cole na célula E35.

=MÉDIASE(E7:E33;"<>0")

Dê retorno.

 

Att.e=te

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Patropi!! Muito obrigado por sua dica, não sei o que esta ocorrendo e queria saber se você sabe me explicar. Faço exatamente o que você postou para deletar as fórmulas, mas quando vou fazer a verificação se a celula esta vazia ou com valor zero ela me continua apresentado vazia. Usei esta fórmula para verificação "= SE(B2 ="0",0,1)", e as células me retornam o valor "1". Vou deixar o arquivo para você dar uma olhada, não precisa fazer só quero que me de umas dicas do que estou fazendo de errado.

Preciso aprender a mexer no Excel, mas vou treinando como alguns programas gráficos que aprendi futricando.

 

Estatisticas 1.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não entendi qual é a tua dúvida, pois verifiquei a coluna F da tua planilha e ali só tem números e zero.

 

 

 

Usei esta fórmula para verificação "= SE(B2 ="0",0,1)", e as células me retornam o valor "1". 

Essa fórmula que você postou ta errada, pois só se usa " " quando usar texto na fórmula, portanto, no zero não pode usar Aspas duplas.

o correto seria   =SE(B2 =0,0,1)

 

At.te

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Patropi, esqueci de falar que a a fórmula que você me passou =SE(E11=0;0;1), aplicada na coluna E , continua me retornando o valor 1.

Me corrija se eu estiver errado: Andei lendo na net, o que esta fórmula siginifica:

Que se E11 for igual a 0 que me retorne 0, caso não seja, que me retorne 1.

Caso retornar 1 significa que a célula esta vazia, é isto??

E se estiver vazia, foi porque não consegui deletar as fórmulas que apliquei de E7 até E33??

Mas no meu caso preciso que a célua seja zero, não é??

Isto significa que estou enfrentando problemas, pois não consegui apagar as benditas fórmulas...

Fico no aguardo de sua resposta, e desculpe minha ignorância..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde petrojoia

 

Se E11 for igual a 0, retornar, zero, senão retorna 1, quer dizer que não é zero, mas não quer dizer que a célula está vazia, pode conter qualquer coisa menos o zero, que a fórmula retornará 1.

 

No caso da tua fórmula, a função SE faz o teste se é VERDADEIRO ou se é FALSO se for verdadeiro retorna, 0 e se for FALSO retorna 1.

 

At.te

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!