Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

servidor de impressão?


Posts recomendados

Olá, pessoal.

Gostaria de saber se existe algum software, protocolo ou configuração que me permita usar impressoras em rede sem necessidade de instalá-las em cada máquina.

O problema é o seguinte: algumas das máquinas tem versões mais novas do Windows para o qual o fabricante da impressora não criou drivers e é impossível instalar a impressora nesses PCs. Assim, minha ideia é usar um computador a que eu chamaria de servidor de impressão. Os outros computadores mandariam a impressão para esse computador e ficariam independentes de instalação de driver neles. É possível fazer isso? OU há alguma outra solução viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo você colocando um Servidor de Impressão Físico, quando você for instalar a impressora nas demais estações, ela pedirá o Drivers. O que você pode fazer como alternativa é usar um Driver Generico por exemplo:

Para uma Impressora Laser da HP, o Windows tem um driver chamado HP Laserjet Plus. Ele costuma funcionar na maioria das vezes mas não espere que todos os recursos de impressão funcione. Pode ser que alguma coisa saia diferente (tamanho de fonte, etc) mas pelo menos é um Quebra-Galho neste seu caso. Para Impressora Jato-de-tinta ´da HP também tem um Generico que é o HP DeskJet Plus.

Se isso não resolver, sugiro mesmo você substituir sua impressora para uma mais nova e recente. Você não estará tendo CUSTO e sim INVESTIMENTO visto que as novas impressoras tem mais recursos tecnológicos (economia de energia, toner, cartucho, etc) que as mais antigas não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia seria instalar um "protocolo" (mais ou menos qd como você dá Ctrl+P e escolha "imprimir para arquivo", "imprimir para PDF" e algo do tipo.) nos PCs que enviaria os dados para o servidor e este se encarregaria de imprimir (porque nele já está instalado os drivers). Alguém sabe se existe isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soft2Hard, posso estar errado mas o termo "protocolo" é para baixas camadas de comunicação e não se aplica no seu caso.

Outra informação:

Você precisa ter um driver na estação que está gerando o documento.

Por exemplo:

Você faz um documento no Word... a tela (ou layout de pagina) que você vê e digita, é gerada pelo Driver da impressora. Quando você vai visualizar o documento, quem te dá esta visualização é o Driver da Impressora. Percebe que mesmo sem impressora instalada, você precisa de um Driver para gerenciar as visualizações. Quando você não tem nenhuma impressora, o Word usa um Driver "Microsoft XPS Document Writter para te dar estes recursos.

Ainda acho que substituir a impressora por uma mais recente te poupará muita dor-de-cabeça uma vez que o Quebra-Galho pode funcionar agora mas daqui um tempinho (com novos recursos), você começará ter problemas de impressão e não se lembrará que fez um Quebra-Galho pra funcionar e daí já viu...rsrsrs, até lembrar que um quebra-galhozinho feito a um tempo pode estar causando isso, você já perdeu dias de trabalho.

Pelo menos é esta minha opinião.

Em clientes, eu também tento fazer com que eles gastem o mínimo possível fazendo uns QG´s mas tem horas que os QG´s (Quebra-Galho) não resolvem e acabam me consumindo tempo e dinheiro e, se eu for repassar isso para o cliente, fica mais barato ele comprar uma impressora nova do que me pagar o tempo para remendar os QG´s...rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, Mention, mas SE existir um software que faça a intermediação do driver que é instalado no servidor (ou que simplesmente forneça um driver genérico como você disse) para o cliente e daí repassar ao servidor os dados para que o servidor imprima, seria uma solução bem interessante na minha opinião. Evitaria pelo menos ter de ficar instalando drivers em um monte de máquinas e não ficar dependente de fabricantes que não criam drivers novos para ter de comprar novos. Aliás, minha impressora é Wi-Fi, o que e pior ainda pra instalar dependendo do SO... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas soluções... mas todas elas... toscas...

 

Exemplo:

 

Suas maquinas cliente imprimem em XPS e enviam para um email chamado [email protected]...

você configura uma maquina para ler este email e imprimi-los (o outlook tem uma configuração pra isso)..

Prós: fácil de configurar (vce precisa criar uma conta que só aceita remetentes internos, assim vce evita um pouco impressao de spam)

Contras: difícil de usar... vce precisa centralizar fisicamente as impressoras... é uma gambiarra

 

Acho q o ideal pra vce seria comprar impressoras com porta ethernet... Vce poe as impressoras na rede. Configura um servidor unico criando portas de comunicacao IP... Os clientes conectam nas impressoras via servidor de impressao (este servidor compartilha todas as impressoras na rede).... voce instala um software tipo Papercut pra fazer o controle de impressao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...