Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida (como fazer?) - Arduíno


marcoshenri

Posts recomendados

Olá galera, tudo bem?

Eu estou com uma dúvida, preciso fazer um odometro (mede distância percorrida) utilizando Arduino.

Tenho velocímetro e conta-giros pronto, só que não consigo pensar na lógica do odometro, como fazer pra medir essa distância.

Alguém pode me dar umas dicas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem o velocímetro, então tem a distância percorrida dividida pelo tempo, que por definição é a velocidade.

Se você formar um gráfico da velocidade ao longo do tempo, basta integrar a função, ou achar a área da curva velocidade x tempo. Isso vai dar a distância percorrida.

velocidade = distância / tempo , então a distância = velocidade vezes o tempo.

Atenção às unidades para não achar um múltiplo ou submultiplo.

Finalizando.

Na realidade a distância percorrida é a área da função velocidade x tempo, somado à distância acumulada.

Ex:

Já percorreu 50 km e está há uma hora com a velocidade de 30km/h, então a distância percorrida será a distância existente antes de rodar (os 50km) mais os 30km/h vezes 1h = 50km + 30km/h * 1h = 50km + 30km = 80km.

Sugiro usar submúltiplos da distância e do tempo, ou seja a velocidade em metros por segundo (medir a velocidade a cada segundo). A distância percorrida a cada segundo será X m/s * 1s. A distância será X metros. A distância percorrida total será:

 

Somatório total das distâncias = Distância percorida anteriormente (em km) + a soma de cada distância medida a cada segundo (em metros) dividido por 1000 (esse 1000 é para transformar metros em quilômetros, para manter a mesma unidade)

 

Somatório total das distâncias = Distância percorida anteriormente (em km) + distância percorrida em km.

 

Basicamente é isso aí.

Estude a explicação e adapte para o seu caso, pois talvez a sua medida da velocidade seja obtida em um submúltiplo do segundo, aí é só ajustar o fator de escala.

 

Para maiores detalhes seria necessário saber de que modo é obtida a velocidade.

Não me passe essa informação. Estude o que lhe passei. Tenha as dúvidas e depois pergunte, pois a dúvida é sua e o estudo lhe trará maiores conhecimentos.

Se eu souber responder lhe ajudo a entender.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!