Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuste fino na tensão da fonte


Rafael.R

Posts recomendados

Pessoal, é possivel subir um pouco a tensão de 5V da fonte do PC? No trabalho, uma placa aqui as vezes apresenta falhas no funcionamento e estou suspeitando que a tensão de 5V da fonte está baixa e a placa é sensível a isso. Acho isso pois a placa em questão tem um circuito integrado (MAX791 ou DALLAS DS1236) que monitora erros na placa e vejo que por vezes a tensão de 5V está um pouco abaixo (4,8~4,9V).

 

É apenas uma teoria...

Seria possível subir a tensão para uns 5,1V e eu tirar a prova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão é medida usando multimetro mesmo. Por hora me parece que as placas que são alimentadas por fontes que mantem a tensão acima dos 5 volts funcionam bem. Observei que as que apresentam falhas, a tensão sempre estava abaixo dos 5V. Algumas vezes o problema é resolvido com a substituição da fonte. Mas se esse ajuste for simples eu poderei testar essa teoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4.8v 4.9?????

Confia no multímetro que ai tem mesmo 4.8V?

Um caso que aconteceu comigo, uma fonte flyback que eu fiz de 25 + 25v, comprei um multimetro de 20 reais digital e deu 25.0V exatos!!!

as vezes da 25.1 mas fica mais em 25.0V!!

Ou 50.0V de ponta a ponta... Outro dia peguei um multímetro velho também simples digital e deu uns 24.7V... Eai qual eu confio?

Eu apostaria no novo que mediu 25.0V pois do jeito que eu fiz o circuito a precisão na saida deveria ser alta mesmo!

Essas fontes de pc são ainda mais bem estabilizada, com proteções etc... Naoqtem como um circuito parar de funcionar por causa de 0,1V hehehe :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei explicar muito bem pois o datasheet do componente é bem complexo. Na verdade a placa a que me refiro tem um funcionamento bem complexo também. Sei que o componente faz um trabalho de monitoração e tal e como o problema aqui ja se resolveu muitas vezes apenas colocando outra fonte, eu estou investigando por ai...

DS-1236
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/58459/DALLAS/DS1236.html

Me surgiu a ídeia de tirar a linha de 5V dessa placa mãe e colocar uma fonte comum, linear (LM338) e proceder com meus testes.
Não acho que seja possível ajustar somente os 5V da fonte de PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linear? A fonte atx a linha de 5V ja é regulada com regulador linear! Esses 7805 da vida!!

+5VSB mas depois tem outro 5V mais pra frente que não é regulado linearmente...

http://1.bp.blogspot.com/-CY-NipYNM4A/TigMS8O5ykI/AAAAAAAAAxA/5qcU73mCgZk/s1600/10.gif

Não é desculpa para um ci parar de funcionar por causa de 0,1V... Ate porque quando o ci trabalha com valores estão precisos, ele mesmo tem um regulador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Além do que a tolerância da tensão de 5 Volts em um PC é de 4,75 Volts até 5,25 Volts. Dentro dessa faixa toda e qualquer aplicação que se diz decente, todo e qualquer dispositivo deve operar a contento.. Eu nem desconfiaria dessa sua pseudo baixa tensão dai..

Será que não estás procurando cabelo em ovo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que sim.

O reparo dessa placa que julgo estar com defeito é somente nos EUA. Entre ida e volta um mês e meio. Como o problema é intermitente e ja de longa data, começamos a desconfiar de tudo, não apenas em um defeito na placa, mas na alimentação dela. A mesma placa funciona em outra máquina idêntica. As vezes tem um funcionamento satisfátorio quando fica um tempo desligada. Por eliminatória e pelas caracteristicas da placa e componentes envolvidos vou chegando na alimentação.

 

Mas o tópico ja ta saído de foco e partir para a explicação desse circuito são outros 500 (talvez...).

1236982_382456235213315_605995048_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa deve ter por baixo uns 16 anos. Ela carrega um sistema em um Hard Disk e faz uma comunicação entre o computador que se está instalada e uma máquina eletromecânica. Ao dar um boot nessa máquina, ela faz uma penca de checagens e quando um problema é encontrado no processo, ela informa um erro na tela e reinicia o boot para corrigi-lo. Há situações que ele fica reiniciando num ciclo sem fim e entramos com diversos procedimentos padrão para restaura-la. Ultimamente subistituir a placa mãe e a fonte tem dado resultado. Por isso insisti que o problema poderia ser alimentação, ja que essa limentação vem da fonte via placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!