Ir ao conteúdo

Como ligar 25 leds de 3mm em 12VDC e com interruptores independentes?

MAFONI

Posts recomendados

Postado

Amigos e feras do CH, peço a ajuda de todos vocês no seguinte: Estou precisando de um esquema, bem simples, para ligar 25 leds de 3mm numa bateria de 12V e com interruptores(25) independentes. Cada led trabalha com 2,8~3,0V/0,012~0,020mA.

Agradeço desde já a quem puder me dar uma luz.

Marcelo.

Postado

Projete um circuito com um ramo contendo uma fonte de tensão de 12V e um resistor, e, mais 25 ramos, cada um com um LED e um interruptor. Todos os ramos que mencionei ficariam em paralelo GbhmuXl.gif.

Após isso, aplique a seguinte fórmula para calcular a resistência elétrica R que o resistor deve ter para que tudo ocorra bem:

nJJ2uVA.gif

Sendo N a quantidade de LEDs, VFONTE a tensão fornecida pela fonte, VLED a tensão nominal de um LED e iLED a corrente nominal F5Rua4D.gif.

Recomendo que escolha os valores máximos para serem os nominais.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Amigo Novato, muito obrigado por sua ajuda mas haveria possibilidade de você postar este esqueminha para mim, não tenho muita familiaridade com a Eletrônica e estou vendo que você entende bem.

Desde já agradecido.

Postado

Amigo Novato, muito obrigado por sua ajuda mas haveria possibilidade de você postar este esqueminha para mim, não tenho muita familiaridade com a Eletrônica e estou vendo que você entende bem.

Desde já agradecido.

Aqui está o esquema do circuito F5Rua4D.gif:

GYY9AuC.png

• Membro VIP
Postado

Eu, fosse você, não faria assim, pois imagine todas as chaves desligadas menos uma. Fritaria o led na hora pois receberia a corrente necessária a alimentar 25 leds.. Excelente máquina de queimar led's para testar se eles queimam mesmo ou é intriga da oposição... 

A última máquina que vi desse tipo era do português, que fez uma para testar palitos de fósforos..

Faça 25 ramos assim e use essa calculadora dai para essa hora de aperto..

http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3,20,1,0〈=pt-BR

Cada um desses ramos tem de ter uma chave e todos os ramos devem ser ligados em paralelo, 25 leds, 25 resistores e 25 chaves..

Postado

Desculpe, pois, como o faller fez, deve-se pensar no funcionamento do circuito de acordo com os estados dos interruptores GbhmuXl.gif.

Aqui está um novo esquema, agora com um resistor para cada ramo com um LED e um interruptor F5Rua4D.gif:

V6vL7dg.png

As resistências elétricas dos resistores seriam iguais e poderiam ser calculadas pela fórmula que postei anteriormente considerando N = 1.

Postado

Amigos, se jogasse os 12V num LM7805 fazendo cair a tensão para 5V + 3 diodos 1N4007 em série, não poderia usar os 2.9V(5-0,7-0,7-0,7) restantes direto nos leds não?

• Membro VIP
Postado

Sim, poderia, e economizaria R$ 0,02 x 25 = R$ 0,50 .....   Sem contar que terias de colocar um LM7805 + 3 x 1N4007  E ainda por cima não terias certeza alguma da corrente sobre cada um dos led's...

http://proesi.com.br/resistor-ohms/resistor-cr25-1-4w-ohms/resistor-carbono-cr25-1-4w-470r.html

Grande economia...

Note:

http://proesi.com.br/lm7805-circuito-integrado-to-220-componente-eletrônico-loja-virtual.html

http://proesi.com.br/1n4007-diodo-componente-eletrônico-loja-preco.html

A economia seria de +0,5 - ( 0,8 + (3 x 0,05)) = +0,5 - 0,95, ou seja seria R$ 0,45 mais caro desse modo via tensão do led e sem a menor garantia de igual corrente em cada led..

Postado

A todos, principalmente ao amigo Faller por seu espírito cômico, o meu muito obrigado!

Moderador, já estou satisfeito, pode dar como encerrado o tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!