Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
OpaioX

Cooler da fonte parou - quais as consequências da fonte trabalhar assim?

Recommended Posts

Em um dos meus PCs antigos, o cooler da fonte genérica parou. Estou deixando o gabinete e a fonte aberta para uma maior ventilação. Quais as consequências de uma fonte funcionar dessa forma - aberta e sem cooler? Sei que não posso encostar la dentro enquanto ela estiver ligado sob risco de choque. Aparentemente ela não está aquecendo muito, sem cheiro de queimado e o pc funciona normal sem travamentos - por enquanto. Devo providencia o mais rápido possível ou dá para usar assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

providencie um cooler se nao for trocar essa fonte, usar assim você corre é serio risco de tomar um choque, por mais que se lembre que está aberta, nunca se sabe.. veja qual é a tensão/corrente do cooler e troque, geralmente sao esses de 9cm, fáceis de encontrar em qualquer loja de informatica e faca a troca se souber ou peca pra alguem faze-la

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que esquentar não vai pelo fato da fonte estar aberta, mas o risco de choque é muito alto, não vale a pena usar assim. Vá em alguma loja de informática dependendo da loja eles ate te arrumam de graça um cooler desses de uma fonte que já queimou... 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@bot se não tiver problema - novamente vamos excluir a possibilidade de choque - em relação a aquecimento e outros relacionados, eu até prefiro deixar assim já que o pc se torna mais silencioso.

Compartilhar este post

Link para o post

você realmente quer arriscar a usar sem uma ventilacao? depois da um superaquecimento q você nao consiga identificar, queima a fonte e o resto do pc, nao arrisque por meros detalhes, com esses lances nao da pra ficar apostando

Compartilhar este post

Link para o post

@bot se não tiver problema - novamente vamos excluir a possibilidade de choque - em relação a aquecimento e outros relacionados, eu até prefiro deixar assim já que o pc se torna mais silencioso.

Veja bem, sua fonte usa um projeto com 1 cooler, creio eu de 8x8 cm. você retirou esse cooler e deixou a fonte aberta, não tem como garantir que vai funcionar assim, pois você alterou o projeto de refrigeração dessa fonte.

Infelizmente você terá que pagar pra ver se vai danificar a fonte, não tem como prever se vai funcionar.

Se o que te incomoda é o barulho, procure comprar um cooler com qualidade melhor do que esses que vem nas fontes genéricas, com certeza você vai conseguir achar um mais silencioso que vai te atender.

Ah e detalhe, se o seu gabinete for daqueles que a fonte fica na parte superior, muitas vezes o cooler da fonte altera a refrigeração do seu gabinete inteiro, principalmente se você ainda não possui cooler adicionais para auxiliar na refrigeração.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, eu testei por dois dias dessa forma e sem nenhum travamento. Por questão de segurança comprei o cooler. Para quem sempre usa gabinete todo fechado aí sim talvez seja necessário esse cooler na fonte. Eu prefiro deixar aberto por isso talvez a fonte nao teve problema porque o cooler do processador mandava um pouco de ar pra cima bem em direção a fonte e interessante que mesmo sem cooler, dava para sentir o calor saindo saindo no buraco reservado a ao cooler.

Se num pc  com baixo clock  e um gabinete todo aberto em cima, bem onde fica a fonte, acho que possível usar uma fonte sem cooler, já que o calor sobe, seria um processo natural o resfriamento. Uma pena que esses detalhes as vezes não são pensados por fabricantes de gabinetes e até mesmo de fontes.

Para quem usa todo fechado seria mais eficiente ainda se as aberturas fossem na parte de cima do CPU. Ar mais frio entrando por baixo e aquecido saindo por cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo que você não deixe a fonte aberta, para evitar acidentes não com o computador em si, mas acidentes com você, por causa dos capacitores da fonte.

Não sei se você sabe, mas o capacitor foi descoberto a muito tempo atrás quando um cientista morreu ao descarregar acidentalmente a energia que tinha nele(capacitor), fica a dica  ^_^ .

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais