Ir ao conteúdo

Ajuda com fonte sg3525 e ir2110

Leonardo69

Posts recomendados

Postado

fonte%20dobrador%20retificador%20de%20te

Para mudar a tensão de saída para pelos menos 14V ou próximo a isso, você precisa recalcular o trafo para dar uns 15 a 20V, depois põe um diodo zener de 14V.

Para ter precisamente a tensão de 14.4V é preciso um circuito substituindo o diodo zener, feito com LT431 com trimpot de ajustes.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tl431.pdf

Ainda é preciso proteções ativas contra curto-circuito.

Postado

coloque um zener de 13V já pre polarizado para maior precisão na tensão de zener no lugar daqueles dois e a relação de espiras de 17, se você quiser 14 + 14V sera relaçao de 8(ao todo) com center tap no meio.

• 4 semanas depois...
Postado

Serve para push pull, half bridge e full bridge.

Se não quiser a calculadora, calcule na ponta do lápis mesmo. Lhe dará o mesmo resultado:

http://www.thornton.com.br/formulas.htm

Use a fórmula da onda quadrada e tome cuidado com o efeito pelicular. Eu até vi que na calculadora tem um local lá onde se calcula o número de condutores paralelos para evitar efeito pelicular. 

Postado

A thornton tem as formulas para o núcleo dela, da calcular para outros se tiver as informações...

Outra coisa, n precisa calcular bitola de fio do jeito q você pensa, olhe na tabela de fios a resistencia por km e veja qual n vai te dar uma resistencia muito alta para a corrente... O diametro do fio n depende em nada no trafo! So na corrente, e também calcule a profundidade do efeito de pele para saber a resistencia final verdadeira para tal frequência!

Se você n souber eletromagnetismo você n vai saber usar essas formulas...

Eu uso essa formula da Thornton mas depois provo com o jeito grosseiro heheh

Postado

127Vac depois de retificada eleva-se para 179Vcc O circuito inversor transformará em corrente alternada novamente, só que desta vez em onda quadrada. Considerando uma onda quadrada com ciclo ativo de 50% terá aproximadamente 179 Vrms. É esta tensão que deve ser usada na fórmula.

A fonte deve trabalhar com dobrador de tensão. Devido ser topologia half bridge, só metade da tensão dobrada recai sobre os transistores e bobina primária.

Postado

Só esqueci de mencionar que deverá usar o valor de gauss em no máximo 3000, Por segurança use de 1500 a 2000. É que ferrites não costumam ultrapassar 6000 Gauss e a maioria fica bem abaixo deste valor. Logo é preciso ter cuidado para o trafo não saturar.

Esta formula pode ser usada em qualquer toroide de ferrite. Por se tratar de um transformador, diferente dos indutores das flybacks, o que se deseja é indutância alta. Por isso a fórmula serve para qualquer núcleo toroidal.

Inclusive quando você muda o valor de gauss de 1500 para 3000 o que vai mudar é o numero de espiras. Com 3000 gauss o trafo terá muito menos espira e poderá saturar. Quando satura o trafo perde a indutância e a bobina iguala-se a um fio em curto-circuito. Destes jeito os mosfets explodem. 

Postado

Só esqueci de mencionar que deverá usar o valor de gauss em no máximo 3000, Por segurança use de 1500 a 2000. É que ferrites não costumam ultrapassar 6000 Gauss e a maioria fica bem abaixo deste valor. Logo é preciso ter cuidado para o trafo não saturar.

Esta formula pode ser usada em qualquer toroide de ferrite. Por se tratar de um transformador, diferente dos indutores das flybacks, o que se deseja é indutância alta. Por isso a fórmula serve para qualquer núcleo toroidal.

Inclusive quando você muda o valor de gauss de 1500 para 3000 o que vai mudar é o numero de espiras. Com 3000 gauss o trafo terá muito menos espira e poderá saturar. Quando satura o trafo perde a indutância e a bobina iguala-se a um fio em curto-circuito. Destes jeito os mosfets explodem.

Não sei se você reparou, mas a foemula da Thornton pra calcular o trafo, essa formula se você decifrar ela, ela serve pra calcular a densidade via a indutancia kkkkkkkllkkkkk logo tanto pra trafo quanto pra indutor é a mesmo kkkkkkj (tem q saber usar ela claro) mas no geral ela calcula a densidade conforme a indutancia que você vai ter kkkkkkkkk

Quer uma prova? Se você calcula um trafo com essa formula, e por acaso com o tanto de espiras que você ponha deu X de indutancia, se fosse pra usar essa mesmo indutancia num indutor que teria a mesmo corrente que o trafo calculado o valor seria o mesmo kkkkkkkkkkkk

Postado

Pronto ai e que ta! Ja calculou, beleza, agora ou você sabe se isso ta certo ou não, por isso falei que você tinha que saber bastante de magnetismo, ou você monta e vai na sorte.. Se tiver certo vai funcionar.. Se não não...

Postado

Eu sou dos antigos, nada supera um conhecimento e você saber realmente o que esta fazendo... Ficar nessas de programas e fórmulas ja feitas e complicado kkkkk no caso das formulas pra calcular indutor e trafo tive que decifrar elas pra me sentir em paz kkkk nao me contento em fazer algo no escuro como seguir formula so por seguir, mesmo que eu chegue na resposta, mas se eu n decifrar aquilo e saber de verdade, não paro Kkkkkkkkk

Postado

Eu sou dos antigos, nada supera um conhecimento e você saber realmente o que esta fazendo... Ficar nessas de programas e fórmulas ja feitas e complicado kkkkk no caso das formulas pra calcular indutor e trafo tive que decifrar elas pra me sentir em paz kkkk nao me contento em fazer algo no escuro como seguir formula so por seguir, mesmo que eu chegue na resposta, mas se eu n decifrar aquilo e saber de verdade, não paro Kkkkkkkkk

Nem tudo você vai conseguir entender, só vai ficar nas fórmulas mesmo kkk

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!